segunda-feira, 13 de julho de 2009

Arraiá da Malu - O Convite da Festa

Convite para mim é tudo numa festa! Estamos na era digital e é muito comum o convite virtual. Por sinal, esse tipo de convite é bem mais prático. Não dá para não aderir. Eu sempre faço convites virtuais para os nossos eventos, pois, com a correria do dia-a-dia, é muito difícil conseguir encontrar as pessoas para entregar um convite de papel. Mas tenho que adimitir que sou da moda antiga! Gosto de entregar o convite impresso. Dá mais trabalho e é mais caro. Mas acho que vale a pena o efeito final. Entretanto, como não sou designer e tenho limitações, na maioria das vezes, preciso da ajuda de alguém. E nada melhor que os amigos, não?

Bom, a idealizadora do convite para o Arraiá da Malu foi a minha querida amiga Marina Morato. Ela também fez o nosso convite de casamento. Bom, para quem não sabe, eu conheci a Marina na escola, no CEN. Eu tinha 15 anos quando começamos a ter mais contato. Ou seja, somos amigas há 20 anos! Nossa! Não tinha me dado conta do tempo! Passa tão rápido!

Pedi para Marina escrever um pouquinho sobre as suas criações para o aniversário de 1 aninho da Malu. E ela me fez uma surpresa enviando esse lindo texto!


Eu, mais uma vez, agradeço o carinho do casal com a nossa família. Eu sei que o maridão dela, o Aloísio, também teve participação ativa. E tenho certeza que o Victor também colaborou!


Espero que vocês se divirtam com esse delicioso texto e com a idéia do convite do casal!




TUDO COMEÇA COM UM SIMPLES CONVITE.

Um dia, Carolina recebeu um convite para uma festa.
Lá, ela acabou conhecendo um cara que tinha recebido o mesmo convite.
Dizem que os dois começaram a se convidar pra chegar mais perto e, daquele dia em diante, foi um tal de convite pra lá, convite pra cá entre eles que o restante da história todo mundo já conhece...

O tempo passou e, como eu já tinha feito o convite de casamento desses dois, acabei me convidando pra fazer o convite de aniversário da Malu. Além de ser um presentinho simpático, ficaria estabelecida uma espécie de monopólio para esse tipo de serviço na família Peixoto “Festeira” dos Santos.

O que mais me atraiu foi o tema do aniversário. Carolina queria fazer um Arraiá. E, como tudo o que ela faz é profissional, achei que o convite tinha que seguir a mesma linha. Que responsabilidade. Tinha que pensar em algo prático, adequado ao tema, original e que chamasse a atenção (nem que fosse pelo barulho das bombinhas).

A inspiração veio das caixinhas de estalinhos que eu curtia na infância. Hoje em dia, fazem parte da infância do meu filho, mas o fato é que as tais caixinhas não mudam de cara. Continuam com aquela programação gráfica bem primária. E se essa fórmula deu certo até agora, quem sou eu para mudar? Tentei me manter fiel àquela identidade visual e só adaptei as informações. Deu um trabalhinho resumir o convite em tão pouco espaço, mas achei melhor do que colocar um convite impresso dentro da caixa.

Daí pra frente nem teve muito mistério: era só pegar as caixas originais, abri-las, reproduzir a medida no computador, fazer o layout, alterar, imprimir, colar na caixa aberta, fechar e, como não poderia ser diferente, concluir que ficou tudo errado. Não tinha problema. Era só testar de novo, reajustar a arte, reimprimir algumas folhas no bureau e lá pela décima vez, depois de muito exercício de paciência, conseguia ajustar todos os detalhes de medida, cor, alinhamento, etc. E a verdade é que eu amei muito tudo isso. Meu trabalho costuma exigir tanto contato com o computador que essa aproximação com o papel, cola e tesoura me fez voltar ao passado e a coisa foi se transformando numa diversão (geralmente noturna, quando meu ajudante, de 3 anos de idade, caía no sono).



Pra tornar tudo um pouco mais interativo, resolvi propor um blog, Arraiá da Malu, com mapa, espaço para comentários e todos os detalhes que não caberiam numa caixinha. Um toque de tecnologia no Arraiá. E tanta dedicação valeu a pena. A festa estava especial e a Malu nem parecia uma estreante em comemorações. E não era mesmo. Todo mês rolava um ensaio e no dia D, ela fez bonito. Quem foi lá, sabe do que estou falando.

Agora só resta esperar pelo segundo aninho da Malu pra me divertir novamente. Ou será que antes disso, vai dar tempo de elaborar o convite pro 1º aniversário do novo filhote do casal? Pra saber a resposta, é só fazer um convite pro Marco e Carolina, preparar uma cerveja bem gelada que, lá pelo terceiro ou quarto copo, eles acabam entregando os planos. E daí pra frente, a história do casal é conhecida. Vai ser um tal de convite pra lá, convite pra cá, que a Malu vai ser convidada a dividir a atenção dos pais com um irmãozinho.
Marina, Aloisio e Victor.
Não preciso dizer que AMAMOS o texto e tudo que eles fizeram para fazer possível a festinha da Malu ter sido um grande sucesso!
Bom, além do blog e do convite, a Marina também fez uma imagem para compor o convite virtual e o tag para os cata-ventos da mesa de convidados. Veja como o trabalho ficou.







E você ? Quando comemora alguma ocasião especial gosta de pensar no convite? Me conta o que você já criou de diferente.
No próximo post, vou falar da decoração do arraiá.
Aguarde!

9 comentários:

Lucia Laureano disse...

Carol,
Você me surpreendido a cada post, como você demorou tanto a ter um blog?!
Post fantástico!
Eu adorei a arte do convite da Malu, saiu do tradicional e ficou uma graça!
O texto da sua amiga também está de parabéns, ficou emocionante!
beijos,

Fabi Carvalhos disse...

O convite, a festa, todos os detalhes, tudo muito caprichado e bonito. Parabéns! Bjs, Fabi.

ALO disse...

A Marina é sempre dedicada e caprichosa no que faz, mas paplite de marido é sempre suspeito. Aliás, durante esses processos de trabalho da Marina o q não falta da minha parte é palpite...
Bjs e parabéns pela Malu e pela disposição (sempre com acerto) de vcs. Vou aprendendo...

Ypsilon Yvone disse...

Retribuo a visita e o comentário que vale muito a pena.

Não tenho promovido muitas festinhas não...
Quando meus filhos eram pequenos as coisas eram bem mais simples. Mas sempre havia um convitinho impresso e entregue em mãos. Confesso que mesmo que fosse nos dias atuaias (onde tudo é virtual) até convite de casamento já recebi pelo e-mail), continuaria a fazer os convitinhos e entregá-los na medida do possível em mãos.

Se não cultivarmos esses pequenos mimos acho que tudo perederá seu encanto, e eu gosto de encantos, de mimos.
Sua amiga a (Marina) é muito talentosa e esse convite bolado e inspirado nas caixinhas de estalinho ficou simplesmente MARAVILHOSO!

Não esqueça de guardar um exemplar para no futuro a familia " Peixoto" se deleitar.

Amei tudo por aqui. Seja muito bem vinda ao meu blog!
Parabéns

Lidiane Vasconcelos disse...

Carol

Já vi o blog da festinha... :D
Ficou lindão!
Parabéns!

Sabe que nunca promovi evento algum? Sempre recebi convites... ehehehe

E quanto aos quadros da Fabi, não tinha como não trazê-los para o Bicha, né? ;)
Beijos

Ana Carolina Peixoto disse...

Lucia, obrigada pelo incentivo! Daqui a pouco escrevo um livro, né?

Fabi, que bom que vc gostou das criações e da organização para a festinha da Malu. Vc é exigente e isso é muito bom!

Aloisio, eu sempre repito: O que seria da nossa família sem as criações e idéias de vcs? Obrigada sempre!

Yvone, obrigada pelo carinho. Guardei alguns exemplares de estalinho e espero, em breve, estourar alguns com a princesinha.

Lidiane, é muito bom receber convites! Mas é muito bom organizar festinahs tb! Experimente para sair da rotina. Comece com menos gente. Vc vai adorar!

Babi Mello disse...

Olá Ana vi sim, dei uma espiada no seu blog inteiro e achei uma graça esse convite.
Bj! e obrigada pelo comentário.

Beca Pazzini disse...

Olá, estou procurando quem faça convite estalinhos para a festinha de 1 ano do meu filho (olha a coincidencia!), e me deparei com seu blog.
Pelo que entendi do post você mesmo fez as caixinhas?
Você vende a arte?

Obrigada,

Rebeca

Ana Carolina Peixoto disse...

Rebeca, uma amiga fez para mim e ela faz para fora sim! Entre em contato com ela no marinamorato@hotmail.com.

bjs e boa sorte,
Carol