quinta-feira, 30 de julho de 2009

New York em apenas um final de semana



É muito difícil dar dicas de uma cidade tão fascinante! Uma cidade que é única durante o dia e mais surpreendente ainda durante a noite. Não falo do povo. Falo do lugar! Um lugar maravilhoso para as compras quando o dólar não ta tão alto... Mas não vou falar de compras...O foco vai ser conhecer o lugar em poucos dias!

A primeira vez que fui a NY foi em 1990 com 16 anos. Então, o foco dos passeios, os interesses eram bem diferentes do foco da segunda vez por lá. Mas essa primeira viagem teve um sabor diferente... Um sabor de liberdade já que eu era adolescente.

Antes de ir para o meu intercâmbio, eu morei 1 ano na casa de uma família americana, fiquei com os meus tios 45 dias numa cidadezinha, Greenwich (Connecticut), há 50 minutos de New York. Foi uma experiência bem legal! Pegava o trem, quase que todos os dias, e ia passear em NY.

Depois tive a oportunidade de voltar lá em 2001. Na verdade, fui para a cidade que eu morei, Hilton Head Island na Carolina do Sul para a minha Reunion, festa de 10 anos de formado da escola americana. Foi ótimo rever “minha família americana”, amigos e professores. Eu estava há muitos anos sem tirar férias e aproveitei o passei para também voltar à NY, rever amigos em Boston e em São Francisco. Foi ótimo, mas detalhes dessa viagem será num outro post. Para vocês terem uma idéia, eu estava nos USA no atentado de 11 de setembro e tive dificuldade de voltar para casa. Aliás, peguei o vôo seqüestrado de Boston para a Califórnia uma semana antes. Então, detalhes serão, realmente, em outro post.


Bom, uma amiga me pediu algumas dicas de NY, pois ela ia viajar à trabalho e só teria um final de semana para conhecer o lugar. Então, fiquei motivada em falar sobre isso e hoje o post vai ser direcionado para quem tem pouco tempo na BIG APPLE.

Espero que ajude na programação de vocês quando forem à NY!

City Tour
Para quem não conhece a cidade e tem pouco tempo nada melhor que um city tour para se posicionar com relação a cidade. Normalmente, você tem várias empresas disponíveis e tem direito a vários roteiros. É bom pesquisar para escolher o roteiro que mais se encaixa com as suas expectativas. O interessante é que pela internet é possível reservar o seu ingresso. Os custos variam de acordo com o percurso. Na minha opinião, tem lugares que não pode deixar de ser visto. Veja no site da City Sights NY.


Musicais da Broadway
Os musicais da Broadway são inesquecíveis! É sempre uma superprodução que deveria ser incluído na programação independente do tempo que a pessoa vai ficar em NY. Alguns temas são famosos, como: o Fantasma da Ópera, a Bela e a Fera, ... Mas existem peças mais novas e também as peças Off-Broadway. Uma amiga que mora lá me falou muito bem da peça "In the Heights". Além dos sites tradicionais como Ticketmaster, há uma dica muito boa: a TKTs Discount Booth. São cabines "físicas" de desconto que oferecem ingressos com até 50% de desconto. Para evitar filas nas cabines é possível comprar alguns desses ingressos com desconto através da Entertainment Link.


Revista de Programação de Eventos
Para saber o que está acontecendo no período você estiver na BIG APPLE você pode adquirir a Revista Time Out New York ou consultar o site onde tem milhares de dicas de shows e eventos gratuitos.


Soho/Greenwich Village/Tribeca
Bairros muito charmosos que não podem deixar de entrar na programação. Conhecido pelos restaurantes finos, cafés, bares, teatros, famoso mercado verde e lojas chiques e diferentes. Se gostar de blues/jazz vale a pena ir ao show de Blues por lá. Os points estão sempre cheio de gente a qualquer hora da noite. Uma amiga deu algumas dicas: Blue Note para blues/jazz e Café Reggio que além de ser um café excellente o clima é delicioso.


Museus
Apesar de um final de semana ser pouco, na minha opinião, vale a pena incluir um museu na programação. Escolha, pelo menos, um desse três: Moma (The Museum of Modern Art), Metropolitan ou Guggenheim. O acervo varia entre eles, por isso, é interessante pesquisar para que a escolha atenda as suas expectativas.

Para quem quiser desvendar NY, achei um site bem interessante "Vamos para NY" com muitas dicas legais e tudo em português.

Boa sorte e boa viagem!

E você já esteve em NY? Tem alguma outra dica interessante para os leitores?

6 comentários:

Lidiane Vasconcelos disse...

Oi, Carol!
Não, nunca fui a NY. Estava tudo mais ou menos acertado para que fôssemos o marido, a sogra, a cunhada e eu neste fim de ano para lá. Mas os surtos de gripe suína nos deixaram com o pé atrás, porque minha sogra é sexagenária, entende? Faz parte do grupo de risco. Achamos melhor deixar para outra oportunidade.

Iríamos passar um pouco mais de uma semana, e quando eu for novamente, lógico que vou dar uma nova olhada no seu post, néam? Parabéns! Ele ficou ótimo. :D

...
Pois é, você mostrou os dois lados da moeda entre trabalhar fora e estar em casa. Ambos tem vantagens e desvantagens, isso é fato. Por isso a mulher precisa se conhecer bem e eleger suas prioridades, e a partir desse auto-conhecimento saber o que lhe cabe e deixa feliz, né? Assim é que é uma escolha consciente. :D

PS.: Depois que eu engravidar, creio que todo o meu perfil de leitura vai mudar muito... kkkkk...

Beijos!!!!

Lucia Laureano disse...

Amiga,
Seu blog está em dando uma vontade louca de voltar a investir no blog pessoal! Coitadinho do meu blog, fica tão abandonado por conta do criative-se...
Não conheço NY, mas morro de vontade de conhecer! Agora não tenho opção terei que esperar a pequena crescer um pouco para pegar o maridão e fazer uma lua de mel por lá...
beijos,

Beta Bernardo disse...

Tô louca pra ir!!! Pena não ter sabido antes que teria uns dias em setembro, agora não dá mais tempo pra tirar o visto! :((
No proximo ano vou me programar pra ir, ahhh vou!!
Vou guardar suas dicas bem guardadinhas!!
Bjks, Beta
PS: Concordo com a Lu, seu blog tá atualizadíssimo!! Que venham fotos no nosso finde pra eu atualizar o meu! ;))

Criative-se disse...

Carol,

Também não tenho dicas para dividir sobre Nova Iorque, só o desejo de visitar de cidade. Conheço poucas cidades americanas, apesar da atração cosmopolita que NY me inspira. Tenho uma tendência a virar-me mais pro lado europeu do mundo na hora das viagens de férias,mas tenho certeza de que irei em breve. E quando for, é claro, farei de suas dicas uma boa parte de meu roteiro.
Bem trazendo o passeio para um universo mais pertinho de nós, qualquer dia desses, quando estiver lá prá perto de Itaipu, onde minha amiga Karla mora, vou conferir as dicas de sua regiáo também. bjs.Veronica

Fabi Carvalhos disse...

Ai, amiga! Que saudades da nossa viagem! Faz um post sobre ela p/eu reviver aqueles dias um pouquinho...
E conta como organizou todo nosso roteiro, divino!
Adorei o post! Bom conhecer um pouquinho de uma cidade que nunca fui. Qd for já sei onde procurar p/ me planejar!
Bjs, Fabi

Ana Carolina Peixoto disse...

Lidiane,
Obrigada! Que bom que vc gostou do post. Tenho muitas dicas de lá, mas o objetivo era dar algumas dicas para uma amiga que ia viajar. Então, tive que focar no tempo que ela tinha para a viagem. Eu, normalmente, curto viagens sem guia de turismo. Nunca faço excursão. Mas imagino que para alguns é bem mais prático. Gosto de pesquisar tudo antes de ir... Eu tb ia para os USA em agosto, mas achei conveniente esperar. Pode ter certeza que a decisão em deixar para outra oportunidade é acertadíssima. Pq se expor, né? Apesar de variar nos temas dos meus pots... estou torcendo para poder contribuir com uma breve alteração sua no perfil de leitura, rs!
Bjs,


Lucia, acho importantíssimo vc manter o blog pessoal. Mas não se exija tanto! o Criative-se precisa muito de vc! rs! Com relação a NY... achei a idéia ótima! Tô até com vontade de fazer o mesmo! Quem sabe deixo a Malu com a nana americana dela (Dallas) e fujo com o maridão para um finde em NY?
bjs,


Beta,
Que pena que o visto não sairia a tempo de ir para NY! Mas tem uma lado bom... É bom não se arriscar com a gripe suína, né? Vc vai ver que não faltaram oportunidades! Bom, adorei as fotos da barriga da Lucia esse fds. Tb adorei ter tido a oportunidade de oferecer um studio natural! rs! Sorry, amiga! Mas ainda não li o post sobre fotografia. quero ler com calma... acho que hj à noite em casa eu consigo.
bjs,

Verônica,
Eu também sempre preferi a Europa! Mas não tenho como negar que criei laços afetivos pelo USA depois que fiz intercâmbio por lá. Tenho muitos amigos queridos e acabo sendo tentada a ir visitá-los. As viagens para Europa são completamente diferentes. O nível cultural... bom é tudo maraviloso! À pedido da minha amiga Fabi, vou tentar qq dia desses fazer um post da nossa viagem. A Beta e a Lucia estiveram lá em casa esse fds... Da próxima vez, se vc se animar a se juntar, será muito bem-vinda! Tem muita coisa legal na nossa região.
Bjs,


Fabi,
Tb me deu saudades! 28 dias na Europa... Foi muito bom mesmo! Quem sabe qq dia faço um post sobre o assunto?
Bjs,
Carol