terça-feira, 21 de julho de 2009

A primeira febre de 40º a gente não esquece

Eu não tinha como deixar de registrar esse final de semana...

No início da semana, a nossa baixinha estava com o nariz escorrendo. Telefonei para o pediatra homeopata já na segunda e fiz uns envelopes para ajudar com o início da gripe. Totalmente normal com a mudança de tempo. A Malu tem uma saúde de ferro. Nunca fica caidinha e nunca tem febre. Mas, na última sexta-feira (17/07), foi diferente.

Minha mãe ficou com ela e me disse que ela não se mexia, estava amoadinha e que chorava quando ela levantava as perninhas para trocar a fralda. Dor no corpo! Ninguém merece um bebê com dorzinha no corpo, né? Minha mãe colocou o termômetro e a Malu estava com 38,5º de febre. Fiquei no trabalho apreensiva e sem muito o que fazer: conversei com o pediatra, articulei com o maridão e... minha mãe e o Marco a levaram para a consulta. Resultado: a garganta começava com pus e o ouvidinho estava vermelho.

Troquei recentemente de plano de saúde e isso possibilitou também a troca por uma pediatra homeopata que eu tinha conhecido na época da gravidez e que tinha gostado muito. Já com menos de 1 mês tivemos um ganho enorme. Além das bolinhas tradicionais que apresentaram resultado, ele nos deu algumas dicas importantes. Eu pingava no nariz dela o conidrin, antes de dormir quando ela estava com o nariz entupido. Eu evitava ao máximo, pois sabia que o remédio era forte e era vaso constrictor. A primeira sugestão do médico foi substituir o conidrin pelo Allegra Pediátrico. Resultado fantástico! Para a garganta, tendo em vista o estado dela, tivemos que dar um anti-biótico: Clindal AZ

No sábado de manhã, ela estava melhor e ficamos brincando no seu novo quarto de brinquedos. Darei detalhes de como ficou esse quarto no próximo post. Mas à tarde a febre foi aumentando...

Nós estávamos controlando a febre com Tylenol, mas não adiantou e a febre chegou a 40º! Temos termômetro digital, mas, às vezes, não confiamos muito e usamos um normal que era do avô do Marco. Daqueles antigos... Dessa vez foi o contrário. O termômetro antigo nos apontou 40º e imediatamente medimos com o digital que também deu o mesmo resultado. Ficamos apavorados! A primeira coisa que nos passou pela cabeça: criança não tem convulsão com 40º de febre? Febre alta não dá problema neurológico nessa idade? Na verdade, depende de criança para criança. Tem criança que tem convulsão com 38º.

O pediatra já tinha nos alertado para o substituirmos o Tylenol pela Novalgina. Mas como tínhamos dado o Tylenol, estávamos esperando dar às 6 horas. Liguei para o pediatra e... Erro grave! Poderíamos ter dado logo! E quando a febre for alta podemos dar de 4 em 4 horas. O supositório também é uma opção com resultado quase que imediato. Só que para crianças menores de 4 anos o supositório deve ser cortado e o 1/3 final deve ser descartado, ou seja, deve ser inserido apenas 2/3 do supositório. Outra dica importante do pediatra: não dar banho “frio” para passar a febre alta. Quando damos banho o corpo perde calor e tenta depois recuperá-lo. Aí que mora o perigo! Nós demos banho e a febre disparou! A sugestão é colocar muita roupa, cobertor... para suar!!! Suando a febre vai baixar. Mas é preciso trocar a roupa molhada o tempo todo.

Muitas coisas novas aprendidas nesse final de semana...

Os nossos finais de semana são sempre muito agitados com várias programações, mas esse... Nós ficamos de molho! Não fomos ao casamento que tínhamos no sábado e preferimos não sair no domingo para o chá de bebê da priminha da Malu, a Clara! Espero que as pessoas entendam!

A função desse fds foi diferente e com um certo ar de preocupação presente. Olha a carinha de dodoí da nossa princesinha!







Mas já passou e ela está melhorando!
Depois de tantas novidades nas nossas vidas, só me restou dividir co vocês as lições aprendidas!
E você? Já passou por algo parecido com seu filho?

7 comentários:

Flavia Bernardo disse...

Oh..que dó que dá de ver a carinha dela de dodói!
Mas q bom que já está tudo melhorando, né?

Vim aqui agradecer pelo carinho e apoio que me deu. Fomos na Stephanie ontem e foi maravilhoso. Pguei muitas dicas boas pra nossa rotina, já comecei a implementar ontem mesmo e já vi melhoras na nossa madrugada....a tendência agora é ficar cada vez melhor, aumentar minha produção de leite e largar o complemento.

Muito obrigada mesmo!
bjs.
Flávia.

Maria Cristina Peixoto disse...

Minha lindinha doente
Você acordou nesta 6ªf tão bem, foi para a cama com Milena. Lá ficamos juntas, brincando e você imitando a avó tossir, de repente começou o febrão. Você toda molinha e tristinha, agarrada no colo, e com a cabecinha encostada no meu ombro.
Foi um dia cinzento, pois a sua alegria estava escondida, como o sol que se esconde atrás das nuvens.
Lembrei muito de tio Felipe e tio Frederico, com as suas pneumonias, gripes e bronquites que me deixavam muito insegura.
Com a avó e o Pai fomos ao médico e, infelizmente, você teve que entrar no antibiótico.
Custou alguns dias melhorar. No sábado e no domingo, o febrão de 40º persistia e eu, o avó e o tia Frederico, lhe demos passes. Sabemos que nesta hora você recebeu a visita da “irmã Sheila”, pois sua mãezinha querida, na hora do passe, pediu para cantarmos a sua música.
Hoje, 4ªf, a avó, meio de férias, pois, está aproveitando para compor um livro, foi lhe visitar e a alegria estava de volta novamente. Você com aquele sorriso lindo aberto!
As suas perninhas já estão bem mais firmes.! Aposto que daqui a uns poucos dias você estará dando corridas!!!
Beijinhos sempre!
Um cheirinho gostoso no cangote!!!

Gabriela Maia disse...

Tadinha, fiquei com peninha dela vendo as fotos...
beijo e melhoras

Beta Bernardo disse...

Tadinha, Carol! A primeira foto dá um dó! Tá com carinha de dodói mesmo!!
E descobri mais uma coisa que temos em comum... homeopatia! Minha primeira experiência profissional foi na homeopatia e tenho verdadeira paixão pela ciência/filosofia. Sem contar que sabemos bem onde é que ela atua, né? ;)
Tá explicado porque é dificil a Malu ficar doente.
Que sustos assim não se repitam muitas vezes...
Bjks, Beta

Verônica Cobas disse...

Carol,

Tenho filhos adultos, mas lendo o seu post revivi todos esses momentos. O primeiro resfriado, a primeira febre de 40 grauas. Sempre digo que ninguem está preparado para o que não conhece. E ter filhos e criá-los envolve também esse "não saber". É tudo uma grande experimentação. Várias outras vezes você estará frente a esse desconhecimento. E bom mesmo é não apenas aprender, mas ver que tudo passa também.

Quanto tive a minha segunda filha, na primeira febre grande é que descobrimos que ela tinha alergia à dipirona. OU seja, a febre não só baixou, como a temperatura chegou à 35. Mas como poderíamos saber, não é? E olha: a foto da Malu amoadinha e com nariz meio melado está linda. bjs. Veronica

Aline Vachelli disse...

Oi Ana!!
A pessoa que copiou meu post não teve o trabalho de mudar uma vírgula, copiou o pap escrito e as fotos. Pelo menos todas estavam com marca d'agua. Mas eu já entrei em contato com ela, e ela retirou do ar. Porém, nesse mesmo blog ela posta coisa de outras artesãs.aff...

Para colocar a marca d'agua eu uso um programa chamado PhotoFiltre que baixei da net. Você pode baixá-lo ou usar o paint mesmo. O que importa é deixar a sua marquinha nas suas fotos, pois caso alguém copie de você, com a marquinha você tem como provar que é sua.

Beijoksss

Gabrielle Muller Menezes Krykhtine disse...

O primeiro febrão da Elis (8 meses)foi nesse final de semana. Como doi em nós... O pior é que no caso dela não tinha nenhum sinal de inflamação... Começou no sabado e só hoje (terça) que conseguimos vencer a febre. O pediatra disse que esta tendo outros pacientes com febre sem nenhum outro sintoma. Também começamos com tylenol e o médico passou para novalgina. A febre chegou a 39,8 a noite. Qdo baixava, chegava no máximo a 37. O pior foi quando ela começou a recusar comida (ela come muito bem) mas como ainda estou amamentando, o peito salvou.
O importante é que passou...
bjos