quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Dormindo a noite toda!

Quem acompanha o blog sabe que a Malu passou a dormir a noite toda com 40 dias de vida! Como o João é muito mais faminto, eu achava que ele ia demorar muito para dormir a noite toda. Mas com o João Pedro também não foi diferente! Ele passou a dormir a noite toda com 45 dias!

Todo ano um grupo de amigos faz um jantar japonês de confraternização. Muita comida gostosa e muita caipê saquê! O evento aconteceu no início de dezembro! Não queríamos dar trabalho para quem fosse ficar com os nossos 2 pimpolhos aqui em casa. O melhor é que tudo ocorreu como previsto. Tenho um estoque de leite no congelador. A idéia era beber até mais ou menos 1 hora da manhã e depois beber muita água! A mamada das 5h/6h foi do meu leite na mamadeira e dado pela minha sogra. Por volta das 9h, eu tirei 50ml de cada seio e joguei na pia. Deu tristeza! Mas isso não é rotina! Foi uma ocasião especial! Toda essa logística era para garantir que a próxima mamada não teria álcool circulando no sangue, rs!

Então, esse jantar era a minha grande motivação para que a rotina do João já estivesse estabelecida! Não foi milagre! Apenas segui as orientações da minha guru, Stephanie. Já escrevi sobre esse assunto e dei algumas dicas em posts diferentes. Por isso, resolvi escrever esse post para ficar tudo registrado em apenas um post.

Após os 10 dias de vida, os intervalos entre as mamadas durante o dia precisam ser pequenos, no mínimo 2 horas e máximo 3 horas (ideal: 02 horas e meia). A referência do horário é sempre o do começo da mamada. Estabeleci os seguintes horários: 5:30 / 8:00 / 10:30 / 13:00 / 15:30 / 18:00 / 20:30 / 01:30. Esses horários foram estabelecidos de acordo com a nossa rotina. Quando eu voltar a trabalhar, preciso dar o peito antes de sair por volta das 5:30. Lógicamente, que esses horários são aproximados. Ás vezes, os horários tb ficam bagunçados e acabam interferindo no sono. Lembrem-se os horários precisam estar alinhados com a rotina dos pais..

Como já mencionei, por causa da rotina das mamadas durante o dia, o bebê fica com calorias reservas e tende a fazer intervalos maiores durante a noite (4/5 horas).

Se vc quiser detalhes sobre essa a Rotina das mamadas leia os dois posts sobre o assunto: 1º post e 2º post.

Como dormimos cedo, a última mamada da noite é por volta das 20:30, eu "encho o tanque" do JP. Dou um peito antes do banho de tummytub e, logo depois, dou o outro peito. Ele só acordava para mamar uma vez por noite, por volta de 1h/2h da madrugada. Uma dica importante: nessa mamada da madrugada, vc pega o bebê no escuro e dá o peito. Não coloque o bebê para arrotar, não troque a fralda… O bebê deve deitar de ladinho e inclinado. Assim, caso ele dê uma golfada, cai para o ladinho. Faça tudo sem que ele perceba que está mamando nesse horário. Com algum tempo, ele vai passar a não acordar para mamar, pois não criou o hábito de acordar.

Com 45 dias de vida, o João Pedro não acorda mais por volta das 1h/2h. O normal é só reclamar por volta das 5h/6h. Reclama, mama, e volta a dormir. Às vezes, quando os horários das mamadas durante o dia ficam bagunçados ele volta a acordar 1h/2h. É impressionante como a rotina funciona.

Nunca acorde o bebê para mamar de madrugada. Ele precisa “chorar” (normalmente indicativo de fome). Lembrando ainda que, muitas vezes o bebê acorda depois de uma mamada e não é fome. Pode ser algum outro incômodo. Fique atenta sempre a questão das mãos estarem bem “amarradinhas” na manta (até, pelo menos, 3 meses). Mãos livres dá insegurança para o bebê

Na minha opinião, não só o JP ganhará com um mínimo de rotina, mas, nós pais, tb. Uma amiga me mandou um link para essa tabela que orienta os pais sobre quanto tempo o seu filho precisa dormir de acordo com a idade. Achei bastante interessante. Espero que vcs gostem!

2 comentários:

Priscila disse...

Oi, Carol!!!!!!
A Duda desde bem pequena tb dormia a noite toda, mas eu tinha que acordá-la pra mamar de madrugada. Dava uma pena... Como ela não ganhava peso, precisava de reforço...

Bjs.

Renata disse...

Carol, quando eu egravidar de novo, eu vou fazer o curso com vc! rs
O JP tá lindão.. a sua cara! Beijos e feliz ano novo pra vcs!