sexta-feira, 11 de março de 2011

Piolhos!!!! Que nojo!!!!


IMG_2445
Eu achava que esse dia nunca fosse chegar! Mas os piolhos bateram na nossa porta! rs! Tenho HORROR e TRAUMA! rs! Eu tive muito muito muito piolho na infância!

Outro dia, a Malu acordou 1h da manhã para fazer xixi e não quis dormir na cama dela, pois tinha tido pesadelo. Acabei deixando ela ficar com a gente na cama. Observei, enquanto tentava dormir, a Malu coçando a cebeça. Dei uma olhada e… SURPRESA!

Passei a madrugada catando lendeas na cabeça dela. rs! O Marco mudou de quarto enquanto eu, preocupada, tentava, numa luta árdua, eliminar as lendeas aos poucos. Convenhamos, uma missão quase que impossível pelas circunstâncias (de madrugada, com sono e catando um a um)!

Eu lavo os cabelos dela todos os dias (acho até que isso faz mal) e só no carnaval observei os malditos! Já liguei para o pediatra e já tomei as providências necessárias.  A Malu foi muito boazinha! Não sei quem passou para quem e se ela pegou na escola ou durante o carnaval. Por isso, passei um e-mail para as mães das amiguinhas que passamos o feriado juntas, pois acho conveniente todas darem uma conferida nas cabeças de seus pimpolhos!

Achei algumas informações interessantes num site. Me chamou a tenção:
“A transmissão ocorre através da partilha de objectos pessoais como escovas de cabelo, pentes, e o contacto directo de cabeça a cabeça; quer dizer se o seu filho estiver muito próximo de um coleguinha de escola que esteja com piolho, há probabilidade de transmissão é grande. Os piolhos não escolhem classes sociais, cor ou tipo de cabelo para ‘habitar’, são insectos que se reproduzem rapidamente independente do clima ser verão ou inverno.”

Ninguém merece! Mas, nos meus últimos dias de licença, além de introduzir suco e fruta na alimentação do João (próximo post), vou ter que acabar com os piolhos da Malu! Só espero que eu não pegue, rs!

A missão 2 x ao dia de vinagre + creme + 30 minutos toca + 1 hora de pente fino+ lavagem + secador está quase terminando! Estou achando apenas algumas lendeas mortas!

A partir de agora, farei uma inspeção toda semana e a tarefa passar pente fino será incluída na rotina da Malu. Na escola, vou seguir a receitinha da vovó: cabelo preso com alfazema, aquela vagabunda de farmácia que os piolhos odeiam! Esse bicho é nojento!

Bom, conversando com algumas amigas e pesquisando na internet, abaixo algumas dicas  para acabar com os piolhos:
- Lave o cabelo da criança com xampu ou loção própria. A substância permetrina foi receitada pelo pediatra. Cada produto tem um jeito de ser usado, por isso leia a bula com cuidado. Eu deixei a Malu 10 minutos com uma toca. Atenção, esses  produtos não costumam matar os ovos (só matam os piolhos)!
- Misture vinagre morno a um condicionador. Quando aplicado e abafado por meia hora, o vinagre dissolve a camada que envolve o ovo, impedindo a fixação da lendea no fio de cabelo. Passe o pente fino em seguida e retire piolhos, larvas e ovos o melhor possível.
- Ao eliminá-los, não jogue-os em qualquer lugar. Para ter certeza de que morreram, deixe-os imersos em uma bacia com vinagre, por, no mínimo 30 segundos.
- A lavagem, o vinagre e o pente fino devem ser feitos todos os dias, durante vários dias. Mesmo se você achar que já acabou com a infestação, deve continuar examinando os cabelos de seu filho uma vez por semana.
- Use o secador também para ajudar a acabar com as lendeas.
- Ferva ou enxágüe com água quente a roupa de cama de quem estiver com a infestação, e depois passe tudo com ferro bem quente.
- Limpe bem o pente usado para retirar os piolhos, e deixe-o separado das demais pessoas da casa.
- Por ser uma infestação que se espalha rapidamente, o ideal é que a criança infestada seja afastada da creche ou escola até que não haja mais nenhum bichinho ou ovo em sua cabeça.
Vamos acabar com a festa dos piolhos!
Alguém tem mais alguma dica que gostaria de dividir com a gente?


8 comentários:

Ingrid Faria disse...

A minha filha já teve piolho e eu passei um pente de ferro e dei um remédio chamado escabin

Flavia Bernardo disse...

Ana,
acho q se vc passar um desses remedios tipo Kwell, escabin, Deltacid, etc associado a um bom pente fino já resolve viu?

Esse lance de vinagre era na nossa época, não? Acho agressivo pros cabelos, sei lá...tenho trauma tb.

Li uma vez num blog falando do Super Pente Fino. Dizem que é ótimo!! Fica a dica.
http://www.lollybaby.com.br/spf/

bjs e xô, piolho!!!
Flavia

Ana Carolina Peixoto disse...

Flavia, adorei a dica do super pente fino da Lolly! Acho que é o mesmo que a Diário da mãe e filha comentou. Já liguei para a farmácia e reservei aqui para casa para usá-lo na próxima vez! Bom, queria dizer que não espero que aconteça de novo! Mas... acho que é ilusão!

bjks,
Carol

Bicho Mãe disse...

Hum... Piolhos! Assim com a Flávia eu também usava na minha filha Kwel resolvia tudo rapidamente. O pente também ajuda muito na hora de retirar lendeas e piolhos mortos. Eca! rss...

Obrigada pelo carinho da visita. Qualquer coisa eu grito!

Beijinhos

Ana Carolina Peixoto disse...

Missão cumprida! Os cabelos da Malu estão limpinhos de novo! Dois dias de muito trabalho, mas veleu a pena! A partir de agora, para ir para a escola... cabelo preso com alfazema! O super pente ajudou a retirar todas as lendeas!
Obrigada!!!

RoPertile disse...

Ei Carol! tudo bem?
cuidado com esta história de passar todos os dias estes compostos e deixar abafado por um tempo.
A permetrina é um inseticida utilizado em lavouras, que tem um grau de toxicidade e o vinagre é o ácido acético, que com água morna fica mais fácil de ter uma dermatite no couro cabeludo da Malu.
beijos
até segunda!!!

Sybelle Alheiros disse...

Carol, morri de rir imaginando a pequena com coceira na cabecinha...
Que dó!
Também tenho trauma, já peguei muito na escola e meu filho mais velho já pegou também, soube que um amiguinho na sala estava e quando fui ver a cabeça dele para minha surpresa estava com piolhossssss
rsrsrsrsr
Faz uns 3 anos...
Olha, amei o post sobre a viagem, que bom que vcs gostaram, pena não ser tão perto de mim para nos conhecermos, mais quem sabe na próxima vez...
Amei o post, os detalhes, e devo agradecer por vc ter falado tão bem de meu estado...
bjsssssssssssssss

Ana Carolina Peixoto disse...

Rô, Obrigada pelas dicas!

O kwell só passei uma vez! A próxima, vou passar daqui a 15 dias para nos resguardar!

Mas o vinagre... eu sei que exagerei!

Desespero total para acabar logo com esse bicho nojento! Foram 2 aplicações por dia.4 aplicações no total! Mas eliminamos todos eles!!!!! E, aparentemenete, o couro cabeludo dela está ok.

Devo repetir a aplicação do vinagre nessa próxima semama.


bjks,
Carol