domingo, 5 de julho de 2009

Domingão no Costão!

Meu pai, desde que nós éramos pequenos, nos levava para subir ao Costão. Íamos sempre nós, vizinhos, cachorro, papagaio... A gente tem casa em Itacoatiara desde 1974. Nessa época ainda era um paraíso com pouquíssimos habitantes. Aproveitamos muito! É até um pouco nostálgico...

Para quem não sabe o topônimo tupi Itacoatiara, ita (pedra) coatiara (riscada, lavrada, escrita), provém dos riscos encontrados sobre esta pedra, oriundos de sua formação pré-cambriana.

Bom, subir a trilha era um hábito presente na minha vida e tinha algum tempo que eu não subia. Eu tinha a maior vontade de levar a Malu comigo. Foi então que programei um passeio com amigos de dentro e fora da Petrobras para 31/05. Mas para ter mais adesões adiamos para o dia 05/07 (hoje).

O tempo estava instável na sexta-feira e combinamos que as pessoas me ligariam no dia para saber se dava para subir. De manhã o tempo estava nublado, mas era notável que o tempo iria abrir. Bom, algumas pessoas até me ligaram, mas acabaram furando e o passeio acabou se tornando um delicioso passeio em família.

Esse tempinho de inverno é perfeito para trilhas, o sol não está muito forte... E nada melhor que uma trilha há 4 km de casa, não? Com criança isso conta muito!

Várias pessoas me alertaram sobre levar a Malu, de apenas 1 aninho, para subir essa trilha, mas o maridão garantiu que não haveria problema algum. Meu pai também deu a maior força. Ele, certamente, teria ido com a gente se não tivesse operado o joelho na última sexta-feira.

Acordamos, tomamos café e partimos para a trilha por volta das 10:30.

O Costão é também chamado de Pedra de Itacoatiara ou Tucum, tem aproximadamente 250m de altura e pertence ao Parque Estadual da Serra da Tiririca.

Eu tenho que admitir que temos um acessório que nos coloca em vantagens para conseguir fazer esse tipo de passeio com a Malu. Meu pais americanos (intercâmbio USA) nos deram de presente uma mochila para caminhada para carregar bebê de até 25 kg. Então, tiramos de letra!
Viram a empolgação da nossa baixinha chamando a gente para subir logo a trilha?

A trilha para o Costão começa num terreno ao lado do Clube dos Engenheiros, em Itacoatiara, e tem uma placa alusiva ao Parque Estadual da Serra da Tiririca. Sobe-se beirando um muro e logo começa um curto ziguezague, que dura uns 5 minutos, até um pequeno platô onde a trilha se divide em três.

Para a esquerda, sobe-se o Morro do Elefante, mas esta trilha deve ser evitada, uma vez que ela é, na verdade, o leito de um rio temporário que se forma com as águas da chuva e está muito degradada! Seguindo-se em frente, descendo e, em uns 15 minutos, chega-se ao Bananal. À direita, após atravessar um curtíssimo trecho de mata, damos de cara com uma enorme rampa de pedra. É o Costão, nosso alvo! Mais 25 minutos de caminhada íngreme e chegamos ao seu cume.

A trilha para o Costão, apesar de curta, é considerada leve com obstáculos, pois possui acentuada inclinação no começo da subida à pedra, desaconselhável, portanto, a pessoas que tenham medo de altura ou sofram de vertigem. Seu maior atrativo é a vista das praias de Itacoatiara e Itaipuaçu, além do litoral oceânico de Niterói e montanhas do Rio. Dá para ver o Pão de Açúcar e o Corcovado!


Do cume, olhando para o oeste, vemos as montanhas do Rio, o Morro das Andorinhas, parte da Região Oceânica de Niterói, as lagoas de Itaipu e Piratininga, bem como as praias de Itaipu, Camboinhas, Piratininga e, bem abaixo, Itacoatiara, com a sua Prainha no final.

Curtimos muito a vista e a Malu ADOROUUUUUUUUUUU! Senti falta do meu tripé para tirar foto de nós 3... Quando se tem filho é tanta coisa para pensar/levar que acabei esquecendo dele.


A escolha pela bandana na cabeça da filhota foi providencial. Além dela ficar super charmosa, protege a cabeça do sol e o ouvidinho do vento.


Não sou bióloga, mas pesquisei na internet que o Costão possui uma vegetação predominantemente rupícola (adaptada à rocha), com muitas bromélias e orquídeas, além dos dois "oásis" de Mata Atlântica, um em seu cume e outro em sua encosta leste. Eu queria ter registrado mais fotos da vegetação, mas com filho pequeno... o foco das fotos muda completamente!



A internet também menciona que a fauna do Costão é representada por répteis e pássaros, como calangos, serpentes, gaviões, bacuraus, sabiás, etc. Nós fomos surpreendidos por moradores locais, uma ave (que não sei o nome) e muitos miquinhos.




Bom, o passeio todo levou 1 hora e meia, pois ficamos lá uns 40 minutos e para descer... foi bem rapidinho. Mesmo conhecendo o famoso ditado: para descer todo Santo ajuda... meu joelho reclamou um pouquinho. O Marco falou que foi tranqüilo subir com aproximadamente 10 kg nas costas. A Malu, como sempre nas trilhas, apagou na mochila.



Esqueci de mencionar que virando-se para o leste, temos a imponente presença do Morro do Elefante, bem à nossa frente, e uma bela mata que chega até o mar, emoldurando, junto com as pedras, a Enseada do Bananal.


Chegamos da trilha e fomos para o quisque esperar a nossa princesinha acordar. Ela ficou toda tortinha. Tentei melhorar a situação escorando a cabecinha dela no casaco. O Sono era tão profundo que ela só acordou depois de alguns minutos no quiosque e dividiu um coco com o pai.



Vc acha que a nossa Malu curtiu o passeio? E vc? É do tipo preguiçoso(a) ou gosta de fazer trilhas? Já levou seus filhos com vc?

Se quiser aproveitar o destino que nós escolhemos para o nosso domingo abaixo descrevo algumas dicas de como chegar ao nosso paraíso.

Até a próxima!


Como Chegar:
Na saída da ponte, pegue a pista do meio (Icaraí). Siga a Rua Jassen de Melo (depois ela vira Marquês de Paraná) e, na bifurcação, vire à esquerda no Posto BR (Av. Roberto Silveira). Depois do Campo de São Bento, entre na 4ª rua à direita (Rua Sete de Setembro) e depois irá virar na primeira à esquerda (Rua Lemos Cunha). Passe pelo túnel em direção à São Francisco e siga pelo canal (Mc Donalds na esquina). Vá até o final e suba a Estrada da Cachoeira. No Largo da Batalha, entre na 1ª rua à direita (Posto Essona esquina) ou entre na 3ª rua à direita (Estrada Fco da Cruz Nunes). Ambas irão se juntar mais adiante. Contorne o DPO do Cafubá e siga em direção à Itaipu. Após a rotatória na Padaria Glamour e Shopping Multcenter se mantenha à esquerda em direção à Itaipu, Itacoatiara e Engenho do Mato. Em Itaipú, contorne a rotatória e vire à direita no Posto Monza (Esso) e siga em direção à Itacoatiara. À esquerda vc verá um trevo (Engenho do Mato) onde tem um prédio do corpo de bombeiros à direita . Siga e, mais adiante, terá outro trevo (Itaipuaçú) à esquerda. Após o supermercado Flash, vc entrará no próximo trevo à esquerda para Itacoatiara.

Entrando em Itacoatiara, contornar o Posto Policial e pegar a rua central. Chegando na praia, vá para esquerda. Você estará de frente para o Costão. O Clube dos Engenheiros e a guarita do Parque ficam no final do asfalto. A trilha começa num terreno à direita do clube.

De ônibus (linha 38), partindo do Centro da cidade de Niterói, leva-se uma hora para chegar à praia de Itacoatiara. Existe também uma linha (770) que sai do Menezes Côrtes, no Rio de Janeiro, e que leva umas duas horas.

O que levar:
Leve água, protetor solar e repelente.

3 comentários:

Lucia Laureano disse...

Carol,

Uma pena não estarmos presentes desta vez, mas com um molequinho de 2 anos e eu gravida era complicado e até um pouco perigoso, né?!
Na próxima vez estaremos presentes!
Lindas fotos, passeio maravilhoso!

Verônica Cobas disse...

Carol,

Estava vendo suas fotos e curtindo muito o passeio. Nunca fui até o
Costão, mas já o vi da praia de Itacoatiara. Náo sou local, mas Karla, minha amiga e também do Criative-se, é não apenas nativa ( mora em Itaipu) como faz da praia seu point mais querido. Como não olhar com os olhos generosos quando a melhor amiga diz que aquele é o melhor lugar do mundo? Não sei se é o melhor, mas a praia é linda e agreste. Hoje já conheço varios lugares legais em Itaipu, Piratininga, Camboinhas...só falta o Costão. Suas fotos são tentadoras e a Malu está linda. Bjssss. Veronica

Unknown disse...

Amei! Estou procurando fotos e dicas sobre esse lugar e achei aqui, exatamente o que eu procurava... muito obrigada mesmo!

Vai ser um passeio e tanto...