quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Chá de Fraldas - Quantidade x Tipo x Tamanho

Muitos assuntos que eu escolho dividir com vocês são assuntos que as minhas amigas acabaram me incentivando a falar. Normalmente, quando elas passam por alguma situação e me consultam... o assunto acaba virando post. Muito bom isso, né? RS!

Você já achou disponível em algum lugar a quantidade ideal de fraldas? Pois é. Sou administradora e para tudo eu faço planilha. E, com relação a quantidade de fraldas, não poderia ter sido diferente. Então, vou ajudar vocês!

É lógico que a quantidade que eu vou relacionar nesse post é para um bebê de peso normal e que, naturalmente, talvez vocês tenham que fazer alguns ajustes. De qualquer forma, imagino que essa informação pode te orientar a organizar um chá de fraldas.

Se você trabalha numa empresa com muitas pessoas, tiver muito amigos e a família for grande... você estará feita! Você pode, inclusive, optar em fazer vários chás. Então, eu fiz um chá de fraldas no trabalho, outro para os amigos e um chá de bebê para os familiares. Os familiares, muitas vezes, preferem dar presentes do que fraldas. Como, normalmente, os familiares me perguntavam o que a Malu estava precisando, na época fiz uma lista na Abracadabra para orientá-los. Eles poderiam comprar lá ou não.

Mas o objetivo desse post é falar das fraldas!

No post sobre a Rotina das Mamadas, eu mencionei que são 8 mamadas diárias, mas que não se trocava a fralda na mamada de madrugada. Então, imaginei que no meu cálculo eu precisaria, aproximadamente, de 7 fraldas por dia. Há uma variação na quantidade de fralda por pacote. Essa variação ocorre de acordo com o tamanho e com o fornecedor.

Com relação aos tamanhos de fralda, normalmente, quando você fizer o seu chá, você pode pedir os tamanhos M e G. Mas vai notar que, mesmo você informando a sua preferência, você vai ganhar também fraldas dos tamanhos RN e P. Você precisa levar em consideração que existem também tipos de fraldas diferentes. Na minha opinião, as melhores fraldas são Turma da Mônica Tripla Proteção 10hs , a Soft Touch e a Pampers (verde). As duas últimas seguram mais para passeios longos e noites de sono. A Johnson só funcionou para Malu para as trocas rápidas (menos de 1 ou 2 horas) e quando o cocô já estava mais durinho. Antes disso, vazava. Pampers básica (vermelha) e a Turma da Mônica básica também só funcionam para trocas rápidas.

Para você ter uma idéia, o uso aproximado:

RN - o bebê deve usar até 15 dias de vida
P - o bebê deve usar até 2 meses de vida
M - o bebê deve usar até 8 meses de vida
G - o bebê deve usar até 18 meses de vida (1 ano e 1/2)


Isso significa que você pode considerar no planejamento do seu chá de fraldas que irá precisar, aproximadamente, da quantidade abaixo por tamanho:

RN - 10 pacotes
P - 20 pacotes
M - 60 pacotes
G - 60 pacotes

Você quer saber quantas fraldas a Malu ganhou nos chás que fizemos? Não tenho a quantidade por pacote, contei a quantidade individual devido a variação da quantidade por tamanho e fornecedor... Coisa de administradora! rs!

Foram 2700 fraldas!!!
Quantidade ideal para aproximadamente 1 ano e 1/2 de vida!
Uma economia e tanto, não?

Chá de fralda no trabalho.

Chá de em casa para os amigos. Repare na blusa do maridão! Linda, né?
Por isso, não deixe de organizar o chá de fralda para o seu filho!

E você? Ganhou muitas fraldas no chá de bebê do seu filho? Fez algum cálculo que deu certo?
Não deixe de dividir com a gente! Complemente as minhas informações!

*************************************
E por falar em fraldas, a Pri comentou que está curiosa para saber como está o desfralde da Malu. Não estamos tirando as fraldas completamente. Estamos seguindo àquelas regrinhas. Às vezes, dá certo, às vezes, não. Muitas vezes colocamos a Malu no vaso e não sai nada. Às vezes, ela faz xixi, às vezes, ela faz os 2. Às vezes, ela faz àquela carinha, a gente sai correndo e quando chega no vaso... a fralda já está suja. Ontem, o Marco tava com ela de manhã, ela fez “a carinha”, ele correu para colocar ela no vaso, mas ela se assustou e travou. Fez um cocozinho pequenininho. Rs! Tadinha! Mas como o livro fala: é um treinamento e estamos treinando. Quando a Malu vê o vaso ela sai correndo em direção dele... Ela adora dar tchau para o cocô. Mesmo que seja apenas água e não tenha cocô. Rs! Pri, prometo dar mais detalhes num post futuramente.

27 comentários:

Ruby Fernandes disse...

Amiga, na semana passada fui a um chá de fraldas de uma amiga e ela também ganhou muuuitos pacotes de fraldas, sem falar em outros presentinhos. Quando fiquei grávida não fiz nada, mas encomendei um estoque a preço de custo em um supermercado de um amigo nosso. Morava no interior, e lá se costuma fazer esse tipo de coisas...
Quanto a seus comentários, eu adoro viu?
Você tem um super bom gosto e seus elogios me agradam muito.
Bjokitas.

Priscila disse...

Oi, Carol!
Legal que o treino está dando certo. Vai nos atualizando. Se ela conseguir tirar as fraldas cedo, vou tentar com a Duda quando ela tiver essa idade.
Sobre o post, achei o máximo a sua idéia, mais uma vez dando dicas de utilidade pública!
Eu fiz dois chás pro Gui, um em Juiz de Fora, minha cidade, e um no Rio, onde moro. Ganhei fralda pra caramba, deu até um ano. Pedi P e M no de JF e M e G no Rio. Deu muito certo. O problema é que de economia não teve nada. Fui muito exagerada na decoração, comes e bebes e lembrancinhas, que o que eu gastei dava pra comprar o mesmo número de fraldas. Valeu só pela diversão.
Com a Duda resolvi fazer um só, aqui no Rio. Tinha bem menos convidados, foi só pra ela não dizer que o Gui teve e ela, não. Acho que ganhei um terço do que ganhei pro Gui, mas valeu. Foi divertido!
Bjs.

Beta Bernardo disse...

Bem, essa parte de pensar em número de fraldas eu deixei por conta da mãe, eu gostei mesmo foi de organizar o chá e pensar nos detalhes da decoração!! srsrs.
Mas Flávia se saiu uma ótima administradora, conseguiu calcular direitinho a quantidade de fraldas pra cada tamanho. Flávia foi uma grávida super bem informada, vou me dar bem, pq terei uma tremenda guru por perto.!!
Bacana o post... e gostei das fotos!
Bjks, Beta

Lucia Laureano disse...

Carol,
Eu ganhei 2270 fraldas no chá do Gui! Assim como você contei por unidade e não por pacote. As faldas duraram até 1ano e 3 meses aproximadamente. Como ganhei muitos pacotes de P e M, usei as P até 4 meses (usei tudo o que tinha) e a M tive que trocar uns 10 pacotes gigantes, ainda bem que a secretária da minha mãe conseguiu fazer a troca, pois só tinha pampers verde!
beijos,

Fabi Carvalhos disse...

Caramba, Carol! Eu bem conheço este seu planejamento, que já me foi útil e proveitoso por diversas vezes. Agora, uma dúvida, vc está desfraldando a Malu usando fralda? Não entendi. Com Sophia deixo ela de calcinha e fico peguntando se ela quer fazer xixi, ou de vez enquando levo ela ao banheiro, mas ela fica sem fralda. Como faz com a Malu? Bjs, Fabi.

Rosi disse...

Aqui em Sampa, o chá de fraldas não era muito comum. agora parece que as gravidinhas descobriram essa facilidade.

Minha amiga fez antes do Matheus nasceu, como todos os convidados tinham respectivos maridos, namorados, o maridão dela resolveu convidar os amigos dele também e fez um churrasco para os homens. Ai vc imagina a quantidade de fraldas que ela ganhou! Mas, para não errar ela pediu somente em dois tamanhos M e G, deu super certo.

Um ótimo final de semana.

Ah, como de costume hoje lá no Mundinho tem entrevista especial. Passa lá.

Ana Carolina Peixoto disse...

Ruby,
Às vezes, fico preocupada se os meus temas te agradam. Afinal, estou fervorazamente na vida materna. rs! Mas que bom que tem uma amiga entrando nessa fase... De repente, esse post pode ajudar ela a se organizar com as quantidades de fraldas. Na sexta postei sobre a Associação do Prato da Boa Lembrança, vc conhece?
Bjs,
Carol

Ana Carolina Peixoto disse...

Pri,
O treino sobre o uso da fralda está caminhando. O pediatra falou para fazer de forma bem natural, sem pressa. E é assim que estamos levando. Bom conhecer um pouquinho sobre o chá das suas crianças. O que vale é sempre a diversão. Mas. realmente, se deve tomar cuidado com os gastos. rs!
Bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Beta, vc que organizou o chá do Arthur? Que legal! Nenhuma amiga se prontificou a fazer o meu :-(. Eu mesma fiza tudo! Mas foi ótimo do mesmo jeito. Para variar tinha muita gente. A Flávia parece, realmente, ser bem envolvidas com as coisas que ela se propõe. Vc tá feita, amiga!
Bjs,
Carol

Ana Carolina Peixoto disse...

Lu,
Pô, o Gui ganhou uma quantidade muito boa de fraldas! Já observei que vc é como eu: adora planilhas!
Bjs,
carol

Ana Carolina Peixoto disse...

Fabi,
Pois é. Não estou tirando as fraldas, totalmente, ainda. Eu percebo a carinha, tiro a fralda e levo ela no banheiro. Para xixi é mais difícil perceber. Não sei se é o correto. Talvez até não seja. Vou até ler de novo o capítulo da "Encantadora de Bebês". A Malu não fala ainda e, toda vez que pergunto se ela quer fazer cocô e xixi, ela doz que não. O pediatra falou para fazer de forma bem natural, sem pressa. E é assim que estamos levando.
Bjs,


Rosi, pois é, chá de fralda é ótimo! Vc não acha que é mais conveniente a mãe escolher o que o filho vai vestir? É, por isso, que muitas mães preferem ajuda nas fraldas! É muito gasto mesmo! Os meus chás, de panela & bar e da Malu, todos tiveram a presença dos homens. Acho que não conseguiria fazer só para as mulheres... Acho que junto fica mais animado.

Bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Gostaria de deixar registrado que recorri ao livro Encantadora de Bebês e verifiquei que ela recomenda o uso de fralda sim para o treinamento até 15 meses. Ela sugere que quando a criança permanecer seca por uma semana (durante o dia e sem acidentes), deve-se, então, começar a usar roupa íntima. O treinamento é diferente dependendo da idade da criança. Por, exemplo, se começar depois dos 16 meses, ela já sugere o uso de roupa íntima de cara. Inclusive, ela não aconselha o uso de calcinha/cueca descartável, pois menciona a dificuldade da criança identificar quando está seca e quando está molhada.
Bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Outra coisa, com o treinamento, ela sugere que a gente não pergunte se a criança quer fazer xix. A resposta, na maioria das vezes, vai ser não. Vc deve treiná-la. Veja detalhes do tipo de trianemnto dependendo da idade no livro. Vale a pena!

Gabrielle disse...

Ola Carol! Estava tentando achar dicas de quantidade de fraldas e acabei achando seu blog. Adorei! Também estou fazendo o curso da Stephanie por recomendação da Grazi (que foi recomendada por você rsrs). Estamos no sexto mês esperando pela Elis.
Sua filha é muito fofa. Vou passar a a companhar seu blog.
Um abraço
Gabrielle (esposa do Carlinhos Krykhtine)

Ana Carolina Peixoto disse...

Gabrielle, seja bem vinda! Pode espiar a vontade! Que bom que está fazendo as aulas da Stephanie! Procure anotar tudo. Principlamnete, estabeleça uma relação com ela que te permita ligar para ela sempre! Eu ligo para ela até hj! rs!

Bjs,
Carol
PS: Espero que vc veja a minha resposta!

Gabrielle disse...

É o que estou fazendo... Ela realmente é ótima.
Já fiz o chá de fralda no trabalho. Ganhei uns 20 pacotes e o melhor foi que todo mundo deu a marca de sugeri (que foi recomendação de outras mamães). Por recomendação de uma amiga (mamãe rescentemente) inclui no pedido pro pessoal levar hipoglos amendoas, ou lenço umedecido ou algodão em rolo (que são coisas que usamos muito segundo ela).
bjs
Gabrielle

Anônimo disse...

Socorro Ana. Você computou os totais de fraldas usando a unidade "pacote". Mas estou ficando louco aqui. Fraldas G vêm em pacotes de 28, 34, 18, 32, 48 e 20 unidades. Fraldas M vêm em pacotes de 40, 52, 32, 28, 30, 24 e 11 fraldas. Afinal, por tudo que é mais sagrado, quantas fraldas vêm no seu "pacote"? ;-)

Ansioso por sua resposta, deixo um abraço à família.

- c.a.t.

Ana Carolina Peixoto disse...

Carlos, naõ sei se vc vai ler a minha resposta, mas não tenho o seu e-mail. Desculpe a demora em responder, mas estou de férias.

É para ficar maluco mesmo! rs! os pacotes variam na quantidade de fralda de acordo com o tamanho e com a marca.

Na época, como uma boa administradora, fiz uma planilha com as seguintes colunas: marca, especificação, tamanho, quantidade por chá de fralda (já que fizx mais de 1), sub total por tamanho e total portamanho. Por ex: a Mônica RN tem 12 fraldas, colocava na quantidade 12x nº de pacotes. Fiz isso para todas marcas e tamanhos. Por isso, achei mais fácil contabilizar cd unidade.

Espero ter ajudado! rs!
bjs,
Carol

Anne Caroline disse...

Ana,
adorei suas dicas. Farei meu chá de fralda daqui a três semanas mas estava preocupada com a conta de fraldas que fiz.
Vou pedir, aproximadamente, 2 pacotes RN, porque fico com medo do Miguel nascer muito grande e nem precisar. 20 P / 42 M / 36 G
Tirando algumas noturnas que irei pedir... mas pela sua conta, é por aí mesmo né.
Obrigada
Abraços

Livia e Nicolas disse...

Oi Ana,
Estou grávida de 29 semanas e sempre acompanho seu blog, se a Stephanie é sua guru, vc é a minha! rsrs É sério. Já li e reli diversas vezes os mesmos posts. Tô até pensando em imprimir as páginas de amamentação e levar pra maternidade pra ler quando o baby estiver dormindo. Vai ser um manual e tanto.
Queria te perguntar algo: farei meu chá este Domingo e tenho uma dúvida, queria te perguntar como foi o controle da mesa de doces em seu chá... Vc liberou a a mesa só depois de um certo horário ao cortar o bolo ou cada um se servia durante o chá?
Vc não teve a brincadeira da adivinhação? Ou seja, não te pintaram toda? rsrs
E por último... Na sua opinião, quantas horas deve durar o chá?
Um beijo e muito obrigada!
Livia Almeida

Ana Carolina Peixoto disse...

Lívia, que bom que gosta do blog. A idéia é ajudar mesmo! Espero que vc consiga ler essa resposta!

Eu acho importantíssimo vc imprimir o post sobre amamentação. rs! Eu levei o resumão das aulas da Stephanie para o hospital e não me arrependo. Tudo é muito nove e precisamos seguir alguma orientação. Me ajudou muito!

Com relação ao chá, acho que depende do que vc vai fazer para determinar quantas horas. Mas acho que umas 4 horas são suficientes. Fiz um chá que homens e mulheres participaram. Sò fiz brinacadeira no da Malu. Envolvi todos na bricandeira, mas não fui pintada. Comprei uns dvds e dei um barbante para as pessoas. Elas escolhiam o tamanho e eu não dizia para quê era. As medidas mais próxima da minha barriga, ganharam os dvds.

Não dá para controlar as formiguinhas! rs! Uma dica é ter uma bandeja extra para repor os docinhos na hora que vc for liberar a mesa. No chá do João, coloquei uma arca com doces ao lado da mesa principal. Funcinou bem, pois as pessoas pegaram da arca e a mesa ficou mais arrumadinha!
bjs e espero ter ajudado!

Livia e Nicolas disse...

Oi Ana,
Vim aqui agradecer a resposta às minhas dúvidas e te falar que o chá de fraldas que aconteceu este fim de semaa foi um sucesso! Ganhamos 1.422 fraldinhas no total! Alguns aspectos da decoração, organização e do menu foram inspirados no chá do João Pedro e o pessoal adorou! Obrigada de coração! Beijos, Livia e Nicolas

Dah... disse...

Fiz o meu chá de fraldas ontem e mesmo apesar de morta acordei hoje cedo so pra contar quantos pacotes eu ganhei (foram 91, variados) e assim como você contei as fraldas por unidade e no somatório final ganhei a quantidade incrível de 3.106 fraldas, dispostas da seguinte forma, 140 rn, 330 p, 1.267 m, 1 222 g, e 147 gg, apesar das rn e gg nao terei sido muitas acho que a parte intermediária vai dar pra um bom tempo...

Dah... disse...

Fiz o meu chá de fraldas ontem e mesmo apesar de morta acordei hoje cedo so pra contar quantos pacotes eu ganhei (foram 91, variados) e assim como você contei as fraldas por unidade e no somatório final ganhei a quantidade incrível de 3.106 fraldas, dispostas da seguinte forma, 140 rn, 330 p, 1.267 m, 1 222 g, e 147 gg, apesar das rn e gg nao terei sido muitas acho que a parte intermediária vai dar pra um bom tempo...

leticia disse...

Essa quantidade é para pacote com quantas fraldas???

Ana Carolina Peixoto disse...

Acho que todas as marcas tem a mesma quantidade de fraldas por tamanho. Desculpa, não lembro mais.

Ana Carolina Peixoto disse...

Que ótimo! Não acesso meu blog faz tempo! 😘