sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Associação do Prato da Boa Lembrança


Vocês já ouviram falar do Prato da Boa Lembrança?

"O nome já diz quase tudo, mas a história merece ser contada com alguns detalhes. Quando visitamos um lugar diferente, conhecemos alguém interessante ou assistimos a um filme genial, sempre guardamos um souvenir. Seja uma fotografia, um cartão ou um ticket usado. É um jeito simples de nunca esquecer bons momentos. Por que não fazer isso quando degustamos um prato criativo e bem preparado? A idéia chegou com Danio Braga, fundador e vice-presidente da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Inspirado pelos costumes que trouxe da região onde nasceu, a Emilia Romagna, e de Parma, sua cidade natal, Danio resolveu estimular, aqui no Brasil, o hábito de se levar uma lembrança simpática depois de uma boa refeição. Aliás, mais do que um simples souvenir, uma peça de arte, digna de ser colecionada - o Prato da Boa Lembrança".

Retirei esse texto do site da Associação do Prato da Boa Lembrança.

Pois é, desde 1997, comecei a coleção com um antigo namorado. Na época, fiquei tão empolgada e comprei até um livro de capa dura com receitas de alguns restaurantes credenciados.


Terminei o namoro e a coleção foi, temporariamente, interrompida. Fiquei solteira um bom tempo e não freqüentava mais restaurantes rs! Era só noitada!
Aí, quando conheci o Marco... começamos a colecionar de novo. Mas recomecei em ótimo estilo. O 1º prato adquirido pela gente foi o da nossa lua de mel em Noronha!

Não tenho o vício de só ir nesses restaurantes. Mas quando viajo e quando tem alguma data especial... Gosto de incluí-los no meu planejamento para guardar o prato de recordação.

Além da recordação, utilizo os pratos para decorar a nossa casa. Penduro eles na minha cozinha! Para quem não sabe reformei a casa toda, menos a minha cozinha. Mas penduro eles mesmo assim. Dá um toque especial. Não fica um charme?


Às vezes acho que a nossa proposta da coleção não combina com alguns restaurantes credenciados. Quando estávamos em Natal, por exemplo, descobrimos que o restaurante era em um hotel em Ponta Negra (praia urbana), nem vi a cara do hotel, mas acabamos não animando. Se de repente fosse em Pipa... Acho que o astral do lugar combinaria mais com a nossa proposta de coleção!

A Associação tem também o Clube do Colecionador, onde colecionadores, de fato, trocam e vendem seus pratos. Nunca experimentei. Já que coleciono desde 1997, devo ter algumas relíquias, não acham? Rs!

Então, para vocês conhecerem um pouquinho o nosso “acervo”... RS! Segue abaixo a relação dos nossos pratos:

Sagrada Família - Niterói - 1997 - Prato: Ducktales
Pax Delícia - Rio de Janeiro - 1998 - Prato: Pato Carioca
Enotria - Rio de Janeiro - 1998 - Prato: Panzerotti Aperto com Frutti Dimari
Guimas - Rio de Janeiro - 1998 - Prato: Monte Nevado (sobremesa)
Divina Gula - Maceió - 1998 - Prato: Frango com Quiabo
Sagrada Família - Rio de Janeiro - 1999 - Prato: Sherwwod Forest
Gosto com Gosto - Visconde de Mauá - 1999 - Prato: Vaca Atolada
Sagrada Família - Niterói - 1999 - Prato: Crazzy Mama
Pato com Laranja - Rio de Janeiro - 1999 - Prato: Rolinho de Pato



COLEÇÃO INTERROMPIDA

Zé Maria - Fernando de Noronha - 2006 - Prato: Peitinho de Peixe Meca à Dois Irmãos ( lua de mel)
Virada's do Largo - Tiradentes - 2006 - Prato: Jeitoso ( continuação lua de mel)
Gosto com Gosto - Visconde de Mauá - 2007 - Prato: Picanha de Cordeiro com Mel de Pimenta (viagem para serra)
Da Carmine - Niterói - 2007 - Prato: Risoto de Gamberoni (1º aniversário de casamento)
Swasdee - Búzios - 2008 - Prato: Kung Mamuang (1º viagem da Malu aos 4 meses de idade/ 1º banho de mar dela)

Bom, é importante mencionar que alguns desses restaurantes não existem mais ou não fazem parte mais da Associação.

Muito importante! Se você estiver planejando uma viagem e quiser trazer uma recordação: o Prato da Boa Lembrança, você precisa consultar o site para verificar se o restaurante continua credenciado. Às vezes tem rotatividade. Vale à pena fazer uma ligação antes para confirmar se realmente o restaurante está credenciando. Foi muito chato o que aconteceu com a gente em Ilha Bela. Fomos num passeio com a minha professora de mergulho para lá. Queríamos registrar a ocasião e descobrimos no site da Associação que havia um restaurante credenciado. Pegamos os dados do restaurante e lá fomos nós! Chegamos, sentamos e fomos informados que o restaurante tinha se descredenciado recentemente. Ninguém merece! Desapontamento total!

Mas esse fato não influencia, de maneira alguma, a qualidade e o ambiente agradável que, normalmente, encontramos nesses restaurantes! Pelo contrário, as experiências são sempre muito agradáveis!

Perguntei para o maridão qual foi o melhor momento e melhor prato até hoje e a resposta não poderia ter sido diferente: o destaque foi para FN.

Obviamente que os detalhes dessa viagem serão abordados em outro post. Mas já que estamos falando do maravilhoso restaurante da Pousada do Zé Maria...

Recomendo para qualquer pessoa que for para FN que vá nesse restaurante no dia do festival gastronômico (quarta e sábado). É O EVENTO DA ILHA! NÃO DEIXE DE IR. E como vir ao Rio e não ir ao Corcovado, Pão de Açúcar. É um verdadeiro banquete com pratos exóticos e deliciosos. Sabores que nunca tinha antes experimentado. O Zé Maria é super simpático, explica como os pratos são elaborados, circula de mesa em mesa e música ao vivo dá um toque ainda mais especial ao jantar. O espaço lota de turistas e artistas! Fique o dia inteiro sem comer e aproveite! É uma orgia alimentar saudável, mas não é barato. Custa R$120,00 por pessoa incluindo as deliciosas sobremesas. Não me lembro, mas acho que fizemos reserva assim que chegamos na ilha. Não se deixe abater pelo valor. Economize em outras coisas e não perca esse evento por nada nesse mundo! Você verá que será uma noite inesquecível.





Repararam na mesa de sobremesa!

Bom, mas o Prato da Boa Lembrança não é oferecido no dia do festival gastronômico. Então, tivemos que fazer o sacrifício e voltamos no dia seguinte. Nesse dia, estávamos voltando para casa, e almoçamos, então, o Prato que trouxemos de recordação de uma viagem inesquecível.



Estamos subindo hoje para a Serra. Vamos para Mauá. Na verdade, ficamos sempre em Maromba ou Maringá. Estamos planejando jantar no Gosto com Gosto. Já estivemos lá e adoramos! Mas dependo da disposição da nossa princesinha depois de horas de viagens e de um casal de amigos que vai com a gente. Conto tudo para vocês no próximo post.

Descobri um blog que contem a foto de alguns pratos e suas receitas. Mas não sei a periodicidade que esse blog é atualizado. Pelo que eu entendi, podemos enviar a foto do prato degustado que o responsável pelo blog publica.

E você? Conhecia Associação do Prato da Boa Lembrança? Gostou da dica? Vá no site para conferir se na sua cidade tem algum restaurante credenciado! Divide com a gente a sua impressão!

24 comentários:

Rosi disse...

Puxa Carol, que ideia ótima. Eu realmente desconhecia.
E quem sabe eu visito um desses restaurantes...te aviso.
ótimo final de semana.

Ypsilon Yvone disse...

Experimentei o Pax Delicia e o Gosto Com Gosto.
Ambos estavam uma delicia.
Particularmente quando morava no Rio adorava o Pax Delica baquela praça de Ipanema que é um charme!
bjk e bomfimdese

Priscila disse...

Oi, Carol!
Que coincidência, fiquei sabendo dsso no início da semana!
Vou pesquisar onde tem aqui no Rio. Legal a sua coleção.
Bjs.

Feito a Mão disse...

CArol, amei seu comentário lá no feito a mão. Ele me deixou tão feliz, mas tão feliz, que fiz outro post só pra agradecer.

Muito obrigada pela dica de como instalar um feedburn. Graças a ela, eu cosnegui instalar o meu.

Olha, eu posso linkar seu blog no meu blogroll? Fico em dúvidas proque é um blog de família, pode ser que vc não goste de tanta exposição. Por apenas por isso que ainda não o fiz.

Um abraço.

Feito a Mão disse...

Ah, já ia me esquecendo... eu tb coleciono pratos da boa lembrança, praonde quer que viajemos, sempre procuramos um restaurante da lista. Mas acredita que nunca pendurei os meus pratos?

Lucia Laureano disse...

Muito legal a ideia do post Carol! E por Incrível que possa parecer, hoje almocei com a Beta no Rancho Inn, justamente por quê decidi voltar a minha antiga coleção! Quando vc esteve lá em casa, deve ter percebido que servi os belisques nos pratinhos da boa lembrança, que comecei a colecionar pouco depois que casei, mas depois a coleção caiu no esquecimento... Quando finalmente dei uso a minha peças me empolguei!
Bem, agora vamos ter que marcar alguns eventos nos restaurantes associados, para aumentarmos juntas as nossas coleções!

Beta Bernardo disse...

Coincidência eu ter ido com a Lu num restaurante da lista bem na sexta! Ela tava louca pra me levar lá há tempos e querendo retomar a coleção dela. Eu não sou muito dada a coleçoes, mas me alegro de acompanhar nas baladas... ssrrssrs.
O que mais gostamos no Centro é o Sagrada Família. Pra mim é imbatível!! Os outros só nos fds...
Bjks

Ruby Fernandes disse...

Carol querida, eu não conhecia essa proposta! Muito interessante, foi ótimo aprender com você!
Valeu pela dica.
Bjo flor.

Verônica Cobas disse...

Carol,

Eu conheço sim! Até tenho um, que ganhei em Gramado, no restaurante La Caceria. Lugar lindo e de pratos maravilhosos.O meu, e que deu direito ao prato, era a paella de frutos do ar. Assim mesmo: do ar. Feita com codorna, pato, faisão e mais alguma coisa. Já fui no Sagrada Família, no Pax Delicia, no Enotria e no Guimas, mas - confesso - nunca escolhi o prato que me trouxesse a boa lembrança. Seguindo seu conselho, vou fazer a partir de agora.

beijoss. Vê

Rosana Sperotto disse...

Oi, Carol, tenho só umzinho, uma relíquia na minha parede, ganho também no restaurante La Caceria, em Gramado. O prato, assinado pelo chef Emanuel Bassolei (ai,ai será que é assim!?), serviu Codorna Linha Moleque, perfeito para a noite gelada na serra. Amo pratos de parede e produzo alguns. Se quiseres dar uma olhadinha, será uma alegria. Um abraço grande

Uma Mulher de Fases disse...

Oi Carol, achei bem interessante a coleção, minha avó também tem, mas não são pratos de restaurante, são decorativos mesmo, eu acho um charme!
P.S. Li em algum comentário seu em algum blog que você é de Mauá, Mauá-SP?
Beijos!

Ana Carolina Peixoto disse...

Rosi, estou doida para saber! Afinal, conseguiu localizar algum restaurante que te interessasse?
bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Yvove, pois é. O Pax é uma delícia mesmo! Tem tempo que não vou lá! O maridão não conhece. Quando eu fui, foi com o ex. Faz muito tempo. Gosto com Gosto... Fomos em 2007 e voltamos nesse fds. Aguarde o próximo post com detalhes. A almoço estava divino!
Bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Pri, que legal! Tem vários restaurantes aqui no Rio! Na cidade e no estado. Vale a pena conferir sim. É legal associar a datas especias.
Bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Claudinha,
Que bom que conseguiu instalar o feedburn! Vc vai ver que é o maior adianto. Eu mesmo, às vezes, não consigo comentar, mas recebendo por e-mail, pelo menos, eu leio. Qaundo ao linkar meu blog, fique a vontade! Eu adoria! Eu mesmo preciso me organizar para linkar os blogs que acompanhanho no meu blog.. Amiga, tá muito hard de trabalho. Adorei saber que vc colecina tb pratos da boa lembrança. Acho que o mue post servirá de estímulo para vc pendurar os seus pratos, não? Aguarde o próximo post com detalhesda viagem. A almoço no Gosto com Gosto estava divino!
Bjão,

Ana Carolina Peixoto disse...

Lu, que legal que vc recomeçou a sua coleção! Aonde iremos? Tinha loucura de ir no Locanda em Petropolis, mas acho que com criança não rola. O que vc acha?
bjk,

Ana Carolina Peixoto disse...

Beta, a sua companhia é muito boa nas baladas! rs! Espero que vc consiga ir com a gente na próxima aquisição do Prato de Boa Lembrança!
Bjs,
PS: O Sagrada é realmente muito bom! Eu tenho pratos do Rio e de Niterói (quando eles tinham uma filial por lá).

Ana Carolina Peixoto disse...

Ruby, nossa! Eu te ensiando alguma coisa? Que chic, né? Bom, espero que vc encontre algum restaurante da associação nas suas andanças.Aguarde o próximo post com detalhesda viagem. A almoço no Gosto com Gosto estava divino! Comidinha miniera... lembrei de vc!

Ana Carolina Peixoto disse...

Vê,
Fiquei aguando aqui com a a paella de frutos do ar! Vc vai ver que é muito legal associar o prato da Boa Lembrança as datas especias. Depois me conta.
Bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Rosana, (rosana sperotto)
Adorei a visita! Seja bem-vinda! Só de pensar na Codorna Linha Moleque... já engordei uns kilinhos! rs! Eu não tenho muitos pratos de parede. Tenho os da Boa Lembrança e alguns que trouxe da Espanha. A minha mãe pinta e sou cheio de quadros dela na parede! rs! Vc tem algum post com os seus pratos?
bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Sheila, que legal que gostou do post o prato da Boa Lembrança. Realmente, fica um charme. Eu sou de Niterói. Viajei esse final de semana para Visconde de Mauá (Resende - Rj). Aguarde o próximo post com detalhesda viagem.
Bjs,

Priscila disse...

Carol,
Vi seu comentário no blog da Flavia, sobre o sling... Eu comprei e não consigo encaixar ela direito! Você tem foto? Faz um post sobre isso!
Bjs.

Fa disse...

Cacá, adorei essa história de restaurantes e de pratos! Quando eu for aí, quero testar! Grande beijo pra vocês três.
Fa

Ana Carolina Peixoto disse...

Pri, pode deixar! Vou preparar um post sobre o assunto em berve. Se quiser uma aula pessoalmente... é o ideal. Meu marido é expert! rs! Podemos tentar marcar algo.

Bjs,

Fafá, adorei a visita e o comentário. Vc não conhecia? Que legal a idéia, né? Vamos combinar um almoço nosso!
Bjs,