quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Visconde de Mauá - Dicas de Gastronomia

Desabafo: Como eu queria ter mais tempo para blogar! Esse negócio de blog dá trabalho! rs! Os assuntos vão surgindo e a gente não dá conta. O braço tb, às vezes, reclama e acaba atrapalhando e não conseguindo dividir com vcs o turbilhão de idéias que eu gostaria. Sem falar que o conhecimento rola solto...Adoro aprender com vcs! Vcs não imaginam como a vida de blog mudou a minha vida! É uma motivação a mais na minha vida! Tudo que faço acabo pensando em: Como isso pode dar num post?

Vcs viram que eu coloquei as fotos no post anterior sobre o Prato da Boa Lembrança? Vale a pena ir lá conferir a orgia alimentar de FN.

Agora, vamos deixar o trololó de lado e vamos ao que interessa!

Para quem não conhece a Serra vale a pena dar uma olhada no site da região. Normalmente, a gente fica em Maromba ou Maringá. Nós freqüentamos essa região desde a época de faculdade e temos histórias diferentes e divertidas das nossas viagens para lá. Eu e o meu marido amamos essa região. Para vcs terem uma idéia foi a nossa primeira viagem juntos, ainda namorando. Tem um toque de aventura e, ao mesmo tempo, um região extremamente romântica. Tem várias pousadinhas transadas e os restaurantes deliciosos!


A viagem para lá foi maravilhosa, como de costume, mas darei detalhes num outro post. Vou aproveitar o "ar gourmet" instalado no meu blog para falar das nossas comilanças na Serra.

Saímos na sexta-feira direto do trabalho e a idéia era jantar no Gosto com Gosto para aumentarmos a nossa coleção de Prato da Boa Lembrança. Chegamos lá por volta das 21hs e, infelizmente, o restaurante tinha fechado às 20hs. Ao lado abriu o Yuca Goumet sob o comando do jovem casal Dalton Rangel (que é filho de Mônica Rangel do Gosto com Gosto) e Mariana Palmeira, participantes do concurso Super Chef, promovido pelo programa Mais Você, da Ana Maria Braga. Fiquei sabendo que ele terminou em segundo lugar e ela, em quarto. Realmente, a comida deve ser divina, não? Só que acabamos não experimentando e partimos para Maringá. Quem sabe da próxima vez o jantar da sexta não vai ser lá?

Chegamos em Maringá, jantamos no D' Corlenone. A primeira vez que estivemos lá, esse restaurante ficava no fundo de uma casa na beira do rio. O lugar era simples, mas aconchegante e com música ao vivo. Levamos um susto dessa vez! Agora o restaurante é a casa da frente. A comida é bem gostosa, mas o atendimento foi um pouco demorado. Talvez tenhamos sentido mais por causa da nossa fome. rs! Da outra vez, eu pedi uma prato, mas gostei mesmo do prato do meu marido: Lasanha de Truta Defumada! . Achei que não combinava quando ele pediu... esse prato é divino! Guardei o nome e foi o meu pedido dessa vez. Todos ficaram aguando e, depois que provaram... Se arrependeram de não ter pedido o meu prato. Por isso, vale a pedida!

"Para comer, ponto obrigatório é o bar restaurante "Delícias de Maromba", mais conhecido como o restaurante do "do Cesinha" apelido do simpaticíssimo dono. Ir a Maromba e não ver o Cesinha é como ir à Roma e não ver o papa.". Tirei esse texto do depoimento no site Trip to Brazil. A comida é ótima, o atendimento perfeito e a cachaça dele... meu amigo! Sempre almoçamos lá. Teve uma vez que almoçamos os 2 dias do final de semana. Toda as vezes, saímos de lá mais para lá do que para cá. Sem falar que a compra da cachaça dele é sempre tradicional. Dessa vez, compramos a de maracujá! A Pity e Arthur, casal de amigos que acompanharam nessa viagem a família Ripinica, compraram a de caju. Tem um cachaça que o casal tem que tomar em doses iguais e só pode tomar junto. Deu para imaginar o efeito, não?


Para quem quiser localizar o restaurante, fica logo depois da Praça de Maromba, no lado esquerdo de quem sobe. Almoçamos lá no sábado agora o restaurante mudou de nome: Jeca Tatu. Tiramos essa foto para botar no painel dele e, pretendemos levar para ele quando voltarmos.Ele disse para o Marco: Se não trouxer a foto, nem precisa voltar. Rs!





A noite planejamos ir a tradicional Maison de la Fondue em Maringá, mas não conseguimos! A pinga do Cesinha acabou com a gente (no bom sentido) e acabamos preferindo ficar na lareira, brincando com a Malu, tomando uma cerveja, ouvindo música e comendo besteira.





Bom, de qualquer maneira, vale reforçar que o restaurante é especializado em pratos suiços, tem uma lareira central e iluminação reduzida. É bem romântico! Vale a pena incluí-lo no seu planejamento. Nós jantamos lá quase todas as vezes que subimos a Serra.

Dessa vez, nós não fomos nos restaurantes especializados em truta, mas, para quem gosta, recomendo esses dois restaurantes: Truta Rosa (restaurante & trutário) em Santa Clara e Filhos da Truta no Vale do Pavão. As comidas são deliciosas!

Bom, se vocês acharam que o Prato da Boa Lembrança ficou esquecido... Engano de vocês! Como não conseguimos jantar na sexta... a decisão foi unânime e definimos que o almoço no Gosto com Gosto seria na volta para casa no fim da tarde de domingo.


O Prato da Boa Lembrança 2008-2009 foi uma homenagem ao chef Zeca D'Acampora: Frango Patriota do Zequinha - Frango com espiga de milho fesco e angu de ora-pros-nobis. Acompanha arroz e feijão.


Eu fiquei com coxa e sobre coxa na cabeça... e como eu não sou muito fã, eu já tinha decidido junto com o Maridão que ele pediria o Prato da Boa Lembrança! Eu escolhi uma Truta à Mineira! A truta estava uma delícia, mas subestimei, DE NOVO, o prato do maridão. TAVA DIVINO! O TEMPERO INESPLICÁVELMENTE DELECIOSO! O prato é super bem servido e dá para 2 pessoas tranquilamente. Eu que estou tentando perder uns kilinhos... comi o meu prato e, um pouco do prato do maridão. Ninguém merece! Orgia total! E o preço foi bastante razoável (aprox. R$42,00).

Uma pena: almoçamos por volta das 17hs, estávamos famintos, a Malu numa animação só... esqueci de tirar foto do prato servido.

buá buá buá!!!! Queria tanto uma foto! :-(

Mas a comilança é o que vale, né? E estava tudo muito gostoso!


Fico devendo para vocês outros detalhes da viagem! Aguardem um outro post em breve!

E vc gostou das Dicas? Já esteve em Visconde de Mauá (Resende - RJ)? Vc já experimentou algumas dessas delícias?

14 comentários:

Priscila disse...

Oi, Carol!
Nossa, fiquei com água na boca! Não conheço a região, mas do jeito que você falou, me lembrou um pouco Penedo. Eu fui lá quando namorava o Ric e ano passado voltei com o Gui. Foi ótimo e essa viagem certamente vale um post!
Olha, eu tenho conseguido postar todos os dias, porque estou de licença maternidade, né? Mas deve ser difícil trabalhando, até porque, seus posts são super elaborados, ilustrados... e isso dá um trabalhão. Mas assim também é bom, que a gente fica aqui ansioso pelo seu próximo assunto... Parabéns!
Bjs.

Flavia Bernardo disse...

Oi, carol!
Que delícia d epost.

Poxa....depois me passa todos os cursos que a Stephanie ministra. Até respondi seu comment lá nos comentários. Vou adorar fazer todos os que eu puder!
Depois faz o post sobre shantala sim. Vai ser ótimo.

bjks

Verônica Cobas disse...

Carol,

Sabe de uma coisa? Não conheço Visconde de Mauá. Já pensasmos várias vezes em ir até lá, mas - curiosamente - os programas nunca evoluíram. Mas permanece o desejo, o que - em outras palavras - quer dizer que a ideia continua viva. Legal seu relato e a Malu está muito gostosa nas fotos.
Sabe, ontem estive em Niteroi. Fui ao Centro Espírita onde Karla trabalha e depois dormi na casa dela, em Itaipu, porque já era muito tarde. Mas estou a postos para o dia em que combinarmos alguma coisa para fazer por aí. Outro dia, conferindo o caderno especial do Globo sobre restaurantes premiados, percebi que já fui em vários lugares por aí, além ponte. No Torninha, Olimpo, Familia Paludo, Da Carmine, Nossa Casa da Pizza e outros. Mas sempre é tempo e hora de conhecer outro lugar.

beijo grande. Vê

Lucia Laureano disse...

Você não sabe como fiquei triste de não estar com vocês nesta viagem! Foi uma pena ter pintado este curso bem no sábado para o Fabio, mas tenho certeza que assim que esquentar mais um pouco você voltam à serra para nos acompanhar! Preciso aumentar a minha coleção de pratos da boa lembrança amiga!

Karla Lemos disse...

Ana, adoro Visconde de Mauá, já fui algumas vezes e com as meninas, elas amam... a última vez (já faz tempo) alugamos uma casa com amigos nas Cachoeiras do Alcantilado... maravilhoso... adoro as caminhadas e cavalgadas, o verde, o friozinho, o rio gelado, todas as vezes que vou tenho que cair naquela água maravilhosa.
Mas, estou para te falar uma coisa, há um tempão e sempre esqueço... sabe os nossos pais trabalharam juntos no Proderj... a minha mãe é a Glaucyra e meu pai o José Carlos Lemos... conhecidos da sua família. Coincidências do destino,vamos marcar um encontro sim com todas, quem sabe. bjs

Uma Mulher de Fases disse...

Adorei o post, é bem legal saber que tem outros locais legais no Rio, a gente que é de fora, sempre acha que tudo se resume à Cidade do Rio de Janeiro, e não é bem assim!
Sua filha está mega deliciosa nas fotos, como ela é linda, super fotogênica!
O Blog tbm me fascina e é uma espécie de terapia, até ando com a câmera na bolsa, pra poder tirar foto de qq coisa que possa dar num post!
Beijos

Fabi Carvalhos disse...

Oi, Carol! Acabei confundido a data da viagem de vcs, achei q fariam neste feriado. A Malu parece q curtei bastante, né? E está fofíssima!
Passa p/ sua mãe as idéias de tetra pack sim, acho q ela vai gostar. E vai lá no blog participar da minha primeira promoção, não e competição, não, é só acertar a brincadeira. Beijão, Fabi.

Juliana disse...

Tô indo pra lá no próximo fim de semana (após o feriado)!
É claro que vou aproveitar as dicas!
Bjs

Ana Carolina Peixoto disse...

PRi, Penedo é mai arrumadinha. rs! Mauá, Maromba é Maringá é pura roça. rs! A região era muito frenquentada por hipies na década de 70. Então, deu para imaginar, né? Já mudou bastante, mas espero que não se urnbanize demais. Para não peder seu charme. O lugar tem tudo haver com a gente. Algumas pessoas não gostam, por acharem a estrada ruim, muita poeira... Nós amamos. É a junção de garantir aventuras durante o dia e romantismo à noite! Tá difícil manter os posts, respondâ-los e visitar blogs amigos... rs! Mas faço o que consigo. Não pode virar neura! tem que ser prazeroso.
Bjs,
carol

Ana Carolina Peixoto disse...

Flávia, adorei a sua visita. Vê se aparece mais vezes, viu?
Bjs,
Carol

Ana Carolina Peixoto disse...

Flavinha,
Com relação aos cusros pós nascimento: shantala e papinhas. Mas a filha dela montou um grupo sobre os aspectos psicológicos da crainaça até 1 ano. Dicas de estímulos, brincadeiras. Foram 4 aulas. Foi bem legal! Liga para ela!

Beta Bernardo disse...

Carol, eu acho uma vergonha eu ainda não conhecer Mauá, sabia???
Já viajei tanto e não fui pra um dos lugares que sempre quis conhecer.
Nas minhas viagens o lado gastronômico não é o foco. Gosto de dicas de lugar bom pra comer, mas não é isso que geralmente eu pesquiso antes de ir. Sei lá porque. Mas o post ficou bem legal com as dicas e bem ilustrado, que é seeeempre o grande baratos dos posts, na minha opinião.
Vou esquematizar pra conhecer a região. Quem sabe no verão não acampo na serrinha?? Um amigo sempre me recomendou. Preciso aproveitar enquanto não tenho filhos... depois é mais complicado!
A viagem deve ter sido bacanérrima!
Bjks, Beta

Ana Carolina Peixoto disse...

Vê, Adorei o comentário! Niterói no meio da semana? Que ótimo! Vc sabia que sou Kardecista de berço? Meu pai era da UMEN (Centro) e minha mãe do Leôncio de Albuquerque (Fonseca). Eles montaram um grupo dentro de uma comunidade carente no Cafubá (Piratininga). Depois dá uma olhada no site http://www.gepar.org.br/. Que tal um almoço num fds desses em algum restaurante da Região Oceânica? O Quilombo é no meio do mato e barato, mas tem tb o Seu Antônio que é rústico/arrumadinho e mais caro.Ainda não fui no Maria da Praia, mas dizem que é legal! Fala com a Karla se ela se anima.


Lucia,
Pois é. Vc tinham que ter ido. Mas reserve algum fds do verão. Que tal uma subida para Locanda qq fds desse? Eles fazem parte da Associação...
Bjs,


Karla, não acredito! Lembro muito do seu pai apoiando a candidatura do meu irmão! Que maravilha! Ótima coincidência! Mas um motivo parar reunirmos as Criativas! Veja as sugestões que eu escrevi para a Vê.



Sheila,
Tem muito lugar bonito no Rio. Vou procurar divulgar mais lugares para vcs.

A Malu é uma figurinha mesmo!

Estou doinda para postar as outras fotos da viagem.

Menina, blog para mim é um terapia total! Um prazer fora do comum. A idéia de poder dividir com as pessoas um pouquinho da nossa história é muito gratificante. Sem falar que acaba sendo um diário digital para ser acompanhado pela nossa princesinha com o passar dos anos.

Vou procurar escrever sobre as coisas que gosto: fotografia, decoração, festas, passeios, viagens, culinária, casamento, maternidade, filhos... Ainda não defini a periodicidade das postagens... Tenho conseguido só de 2 a 3 postagens por semana. Até pq as atribuições trabalho, casa, família tomam bastante tempo. Me sobra para escrever as noites depois que a Malu dorme e os finais de semana... Mas, continuo bastante empolgada com a idéia.
Bjs,

Fabi,
Já passei as dicas para os meus pais e minha irmão. tentei advinhar e deixei uma pegunta lá no coment.
Bjs,

Ju, que maravilha! Aproveite muito. Vou tentar postar as fotos da viagem antes da sua. rs!
bjs,
Carol

Ana Carolina Peixoto disse...

Beta, aguarde o próximo post com as nossas andanças por lá. A Malu deu show, para variar.
bjs,