segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Decoração para o Natal

Nós adoramos decorar a nossa casa para o Natal! Ainda mais que, a partir do ano passado, o Natal passou a ser na nossa casa. Vou fazer um outro post só sobre a iluminação da casa para esse final de ano. Hoje, mostrarei alguns detalhes da decoração para esse ano. A idéia é que a cada ano possamos incrementar ainda mais.

Não sou a nossa fotógrafa oficial, Beta Bernardo do Criative-se, mas me esforço em tentar tirar boas fotos! Alguns resultados são frustrantes outros... acho que ficam legais!

Espero que gostem das dicas!

As nossas Guirlandas

O significado da guirlanda de Natal, tem referência na Roma Antiga, os romanos ofereciam ramos de planta que significavam um voto à saúde, proporcionando o costume de enrolar os ramos em uma coroa. Os romanos expunham as coroas nas portas para favorecer a saúde de todas as pessoas da casa.

Hoje, a guirlanda é um símbolo de prosperidade, evolução e recomeço. Significa "Boas Vindas" aos visitantes e pode ser usada ainda em qualquer época do ano. Mas nós a colocamos apenas na época de Natal.

Como a nossa porta principal da casa é dupla, para compor, optamos, então, em colocar duas guirlandas menores: uma em cada porta. Optamos ainda por uma guirlanda mais rústica. No natal passado, ainda muito endividados com a obra (rs) a minha mãe deu para gente as guirlandas de presente! Comprou numa loja em Itaipu, a Scada.

Observem ainda que contornamos a "moldura" da porta principal com festão e luzes pisca-pisca.








A nossa Sala e a nossa Lareira

Na decoração da sala, alterei as capas de almofadas para tons mais próximos das cores de Natal e, como mencionei no post anterior, mantivemos, esse ano, a nossa árvore grande e magrinha, mudamos a posição da árvore e decoramos a nossa lareira.


Para quem estiver questionando o fato de termos uma lareira em pleno Estado do Rio de Janeiro... Moramos próximo a Serra da Tiririca e próximo a praia de Itacoatiara. Tem dias que curtimos a praia de manhã, entra àquela frente fria à tardinha, e acendemos a lareira à noite. Situação de invejar, não? rs!

O cantinho ficou bastante especial! Comprei uma saia para árvore de Natal na Aidan linda! Colocamos ainda um Papai Noel comprado nas Lojas Americanas no chão da lareira. Na madeira da lareira, colocamos um festão com luzes pisca-pisca verde, compramos bico de papagaio de tecido dourado no Bazar das Flores e penduramos botas para cada criança que passaria a noite de natal com a gente (Malu e sobrinhos). Essas botas também foram compradas nas Lojas Americanas.


Reparem nas lembrancinhas deixadas nas botas!

Os presentes nem sempre cabem nas botas. Então, resolvemos comprar algumas lembrancinhas e escrever cartões para cada criança dando uma dica do que Papai Noel traria. Já na noite de Natal (24/12), autorizamos as crianças a abrirem os presentes das botas antes da chegada oficial do Papai Noel.


A nossa Árvore de Natal

Abaixo vou mostrar alguns detalhes da nossa árvore. O dourado e o vermelho foram as cores priorizadas nos enfeites. Mas preciso confessar que tive que administrar os meus interesses de enfeites com os interesses de enfeites da Malu. Pode ter certeza que uma casa com criança precisa levar isso em consideração. Por exemplo, eu prefiro pisca-pisca branco, mas o Marco insistiu que eu comprasse o colorido argumentando que a Malu iria gostar mais. Mas o efeito do pisca-pisca... só no post que farei sobre a iluminação no Natal. Mas vcs perceberão essa mistura de interesses nas fotos abaixo... rs!

Escolhemos uma estrela como ponteira da árvore e fizemos um acabamento com um laço até quase o meio da árvore. O Marco já tinha um colar metalizado que sempre decoramos a nossa árvore.

Essa bola foi adquirida em Berlim numa viagem em 2005, o bico de papagaio vermelho comprei no Bazar das Flores esse ano e a estrela foi comprada nas Lojas Americanas no ano passado.


A loja Bazar das Flores é um sonho. Tudo de muito bom gosto. Mas o preço não é dos mais razoáveis. Amei essa borboleta e essa bola diferenciada e não resisti.

A bola vermelha abaixo foi mais um grande achado no Bazar das Flores para incrementar ainda mais a decoração. Mas preciso confessar que amei tb as aquisições das bolas com formato diferente e não resisti acabei comprando uma dourada e outra vermelha (mais abaixo).

Comprei um rolo de fita no Bazar das Flores e colocamos laços estrategicamente em alguns galhos da árvore. Detalhe: A maioria dos laços o maridão foi quem fez! Que habilidade para um rapáz, não acham?

Essa cavalinho foi herança dos enfeites que a minha tia comprou nos USA e deu para gente. Tenho que admitir que começou a dar um tom mais infantil para a árvore.

Amo bico de papagaio! Deu para perceber, não?

O boneco de neve e a bola vermelha foram compradas no Bazar das Flores, mas o Papai Noel produzindo os brinquedos de Natal e a bola de Papai Noel... Foram herança da minha tia. Se não fosse essa doação, a nossa árvore, provavelmente, teria mais a minha cara do que coisinhas para agradar a Malu.



Agora, imagina esses enfeites numa árvore cheia? Ano que vem ninguém me segura! rs!

O nosso presépio (emprestado)

Até hoje não consegui comprar um presépio que eu realmente gostasse. Além de caros, não acho do jeito que eu gostaria. Então, apelei para esse modelo rústico de presépio da minha mãe. Adoro ele e não acho nada parecido para comprar um para mim... Se alguém se habilitar para produzir algo similar, me avisem!

Mais um cantinho...

Essa árvore e essas velas também foram adquiridas na viagem para Berlim em 2005. Coloquei emcima do aparador da sala. Esses bonecos sentados foram adquiridos ano passado na Átrio. Achei esse cantinho tb bem bonitinho!

No próximo post, vou tentar tirar umas fotos com o foco na iluminação da casa para o Natal. A casa ficou tão linda! Mas esse tipo de foto é bem difícil para quem tá começando a brincar com fotografia... Não tenha uma SRL. Apesar de tirar as fotos no manual, a minha máquina é uma híbrida (Nikon Coolpix P80). Requer muitas habilidades e não tenho a mínima idéia do resultado. Mas prometo apresentar o que eu fizer de melhor.

Bom, eu sei que esse post está com um certo atraso. rs! Mas espero que tenha servido de ispiração para a decoração da casa de vcs para o próximo Natal. Rs! E vcs? Alguma dica especial de decoração que queira dividir com a gente?

7 comentários:

Priscila disse...

Carol,
A sua sala ficou maravilhosa!! Amei as botas na lareira, que sonho!!!
Já passei várias vezes, mas nunca entrei no Bazar das Flores, ano que vem vou conferir.
Menina, como vc conseguiu trazer aquela árvore de Berlim?!?!?! Dentro da mala?!?!?!?
Bjs.

:: Nanda :: disse...

adorei sua decoração!
parabéns pela criatividade
bjos

Flavia Bernardo disse...

Adorei a decoração Natalina.
Esse ano travei uma verdadeira saga atrás de uma árvore de natal. Qdo encontrei ela veio quebrada, peguei o dinheiro de volta e depois já tava tao perto do Natal que desisti de comprar outra. Deixa pro proximo ano.

Mas o bazar das Flroes pra mim, só serve de inspiração. Acho aquela loja muito cara!! Mas é td lindo!

Feliz 2010!

Adriana de Albuquerque Mello disse...

Que coisa mais linda, Ana! Parabéns pelo seu bom gosto. Queria ter essas habilidades.

Beijos

Fabi Carvalhos disse...

A decoração ficou ótima, Carol. Agora, o calor tá tanto só de olhar p/ lareira já começo a suar!:) Melhor olhar as postagens com a piscina e a praia.:)
Beijão, Fabi.

Beta Bernardo disse...

Carol, dificil comentar cada foto... rsrsrs.
Mas no geral as fotos estão bem boas. Você tirou todas no manual??
Você tem que avaliar cada fotometria que você faz, é o melhor aprendizado. Sua casa é bem iluminada, dá pra reduzir o flash a zero durante o dia.
Enquadramento já é mais pessoal, cada um gosta de um jeito. A mim agradou. Tá no caminho certo.
Tu é veterana na fotografia!! Já tirava boas fotos da Malu antes mesmo de eu começar o curso!! ;))
Estude e olhe bastante, não tem outro caminho! ;)
Bjks e parabéns pela decor.. liiinda!
Beta

PS: Tb acho o bazar das flors "carézimo"!! Comprei a mesma arvore que vimos la pela metade do preço na camicado. E os acessórios, então... tudo da LA e Camicado! srssrs. Plagio pela metade do preço e a mesma beleza!! Criative-se!! ;)

Beta Bernardo disse...

Ahhh... amo presepio!!! Esse é lindo!!!
Ano que vem ele não me escapa! ;)
Bjks