sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Adaptação na Escola

No post anterior falei sobre a preparação das coisinhas da Malu para o primeiro dia de aula e algumas dicas tb. Como todo mundo diz... eu parecia estar mais ansiosa que a Malu para o primeiro dia de aula. Rs! Acordei cedo, tomei café e entrei no quarto da Malu, propositalmente, para que ela acordasse. Ela é super dorminhoca, mas acordou muito bem humurada como sempre. Fizemos a rotina diária com um diferencial: o uniforme e a mochila. Ela já estava familiarizada com a mochila, pois ganhou de natal. Alguém, na semana que viajei com o maridão, fez a associação para ela da mochila com a escola. Então, agora quando ela empurra a mochila... ela fala "cola". Sem nem ter idéia do que vinha pela frente, rs! Então, não resisti e fiz uma sessão de fotos antes da van chegar para nos pegar.

Malu empurrando a mochila na porta de casa


Malu se encantou com o canto dos pássaros de manhã

Até o Zeus deu "boa sorte" para a nossa pequena

Difícil empurrar a mochila na grama?

Que carinha mais gostosa!

Vovô e vovó não resistiram e apareceram tb para ver a nossa pequena!


A Malu resistiu um pouco para entrar na van. Ficou um pouco assustada! Mas tb com tanta platéia! rs!

Na van, com a amiguinha Maria Flor que, além de ser da mesma turminha, faz natação com a Malu


Assim que descemos da van a ajudante do motorista pegou a Malu no colo e se dirigiu para a salinha dela. Eu fiquei mais atrás só acompanhando. Chegando na porta da salinha, fomos recepcionados com um lindo mural de borboletas. Detalhe: cd borboleta tinha um nome de aluno!


A Malu foi entregue pela ajudante da van para a professora, Lulude, que logo a distraiu com muitos brinquedos novos.

Bom, eu fiquei na varanda, sentada, conversando com alguns pais que estavam na mesma situação que eu. Algumas crianças sentiram falta dos pais choraram mais e outras choraram menos. Depois de meia hora, a minha Maria Luísa sentiu falta da mãe e chorou. Entrei na sala para que ela não ficasse preocupada e logo, logo... vejam a carinha de diversão!




Momento espelho!

Momento total descontração!


Malu e o pato


Bom, quando perguntei se ela queria ir embora... ela disse que sim! rs! Tô torcendo para que ela peça para ficar!

Vcs acham que ela curtiu? Ele curtiu muito! Voltamos para a casa por volta das 9:30 e ela estava arrasada. Passei o dia pedindo para ela me contar como tinha sido na escola... uma gracinha contando!

Hoje, no segundo dia, fizemos a mesma rotina. O problema foi que ela reclamou e não queria empurrar a mochila sem que eu segurasse na mão dela e dizia: medo! Um pigo de gente dizendo que estava com medo. Desde que houve uma tempestade com muito trovão aqui em casa que ela começou a falar em medo. Como as crianças conseguem associar os sentimentos com as palavras... Fico impressionada! Não resisti e tirei mais algumas fotos, só que dela reclamendo por eu não segurar a mãozinha dela.


Essas duas fotos a seguir... São um must!
Pena, eu ter estourado aonde o sol batia...

A próxima foto é a melhor de todas!


Ainda resistiu par entrar na van. Mas acho totalmente compreensivo, afinal, um carro grande e cheio de criança desconhecida.

Mas, na escola... ela ficou igual a um pintinho no lixo! Eu não entrei com ela, fiquei na varandinha e ela só chorou depois de 45 minutos quando deu por minha falta. 45 minutos, sem a mamãe ,num lugar novo e com pessoas desconhecidas? Achei ótimo! Entrei, fiquei um pouco por perto e aproveitei para conversar mais um puquinho com a Lulude. Depois fui para a varandinha de novo e só apareci quando era para irmos embora. Ela curtiu muito!

As próximas fotos eu tirei dela já do lado de fora nos preparando para voltar para casa. A Malu não parou um minutinho, rs!



As duas amiguinhas na van...


E no final, descemos da van e eu disse: filha dá tchau para a Maria Flor! Tinha mais gente na van... Sabe o que ela falou? Tchau gente! Linda de morrer!

Como será a adaptação na segunda-feira? Será que depois do final de semana, melhora ou piora?

4 comentários:

Raquel disse...

Ai que coisinha mais linda esta menina...na segunda minha sobrinha tb começa na escola e tb estou ansiosa..já liguei para minha irma e repassei td o que li no blog...o que achei mais lindo é que a duda que tem praticamente a mesma idade da Malu tb fala medo...qd sente medo..ela nâo gosta de pessoas fantasiadas..destes trenzinhos sabe...ela gosta de andar, mas é só um personagem se aproximar que fala - medo!! Dindinha!!! Como é que pode..tâo pequenas e tâo expressivas..um tanto precoces neh!!! bjinhos e td dará certo!!!

:: Nanda :: disse...

Eu postei sobre isso essa semana. Meus sobrinhos passaram pela mesma situação, mas eles são super adaptados à escola e até sentem falta dela quando estão de férias.
Este ano eles mudaram de escola e a ansiedade foi a mesma, mas depois de um tempo a gente vê que a gente "sofre" a toa.
Eles curtem muito a escola..é só uma questão de costume.
Parabéns para Malu neste passo importante na vida dela.
beijos

Adriana de Albuquerque Mello disse...

Que coisa mais bonitinha! Eu fiquei com peninha das fostos dela chorando. Mas isso é importante. Eu acabei adiando a ida da Bibi para o colégio. Cheguei a conclusão q ela é muito nova ( 1 ano e 2 meses). No 2o semestre, sim, a colocarei.

Beijos

Priscila disse...

Adorei, adorei, adorei as fotos! A sua filha é muito linda! A adaptação é complicada mesmo... Aos poucos tudo entra no eixo. Mas o final de semana atrapalha mesmo. Até hj às vezzes o Gui trava antes de entrar na sala em algumas segundas ou depois de feriados prolongados.
E o nosso encontro?
Bjs.