quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

As aulas da Malu começam amanhã!

Eu sei que todos estão ansiosos sobre as nossas viagens, mas não poderia deixar de dividir com vcs o grande acontecimento da semana: amanhã será o primeiro dia da Malu na escola. Prometo que, em breve, me organizo para postar sobre os passeios e acontecimentos das férias.

Bom, essa semana o Marco retornou ao trabalho, mas eu ainda estou de férias tentando organizar algumas coisas em casa. Eu achava que as aulas da Malu iriam começar dia 1º de fevereiro, mas, devido à agitação dos alunos maiores com o retorno às aulas, a Escola decidiu que as aulas do Maternal I e II só começarão amanhã. Estou mais ansiosa que a Malu. rs!

Então, além de estar curtindo a cria sozinha... essa semana, estou organizando as coisinhas da Malu para o início das aulas e tb para o nosso carnaval.

Já escrevi sobre a escolha da escola e da mochila. rs! Hoje, vou falar sobre a preparação para o início das aulas! Eu não participei da reunião dos pais, pois estávamos viajando. Mas uma amiga que tb colocará a filha no Maternal I (a Malu estudará de manhã e a filha dela de tarde) me passou algumas oreintações fornecidas pela professora.

O turno da manhã começa às 7:45 e termina às 11:45. Entretanto, os três primeiros dias, (quinta, sexta e segunda) serão apenas de 7:45 até 9:30. Os pais, inicialmente, ficarão na varanda da sala. O idela é que a Malu me veja, mas fique lá dentro brincando com as outras crianças. A professora sugeriu que a gente leve um livro, uma revista para que a criança perceba que eu estarei perto, mas, ao mesmo tempo, ocupada. Se houver necessidade, os pais poderão ainda ficar dentro da sala. A partir do 3º dia, a professora irá identificar os pais que já poderão ser dispensados e em que horário.

A professora pediu tb que a gente identificasse todos os pertences da Malu. Nesse início, ela tb pediu que a gente colocasse o nome numa fita crepe nas mochilas. A Escola fornecerá fraldas, sabonete, pasta de dente... Precisamos apenas providenciar mudas de roupa para troca, tolha, lanche, escova de dente e escova de cabelo.

Vejam abaixo algumas aquisições...



Reparem no detalhe da identificação!


Não tenho muita habilidade, mas até que ficou bonitinho, não acham?


Vejam o uniforme: blusa sem manga e saia short


Tá enorme nela! rs! Tô aqui só imaginando ela amanhã vestidinha com ele... Depois publico algumas fotos.

Apesar de ser pertinho, ela irá para a escola de van. Amanhã o motorista vem nos pegar. Ele só trabalha com a escola dela e tenho ótimas referências dele.

Como será a adpatação da Malu? Espero que ocorra tudo bem. Minha mãe comentou que eu demorei um mês para me adpatar na escola. Eu era meio "bicho do mato". Ela disse que quase se matriculou comigo. rs! Mas acho que a Malu é mais sociável. Acho tb que o fato dela ter ficado com os avós 1 semana para a gente viajar pode ter ajudado ainda mais na independência dela. Se bem que... Ela tá numa fase que não gosta de se despedir de ninguém. Acho que ela sentiu a perda enqanto a gente estava fora. Agora, quando as pessoas comentam que estão indo embora... ela chora e fala: bora, não! Muita fofa!

Bom, espero conversar com a professora e tentar tb colocar na prática algumas dicas de adpatação que a Stephanei me passou. Ela comentou para não criar expectativa na Malu sobre o início das aulas. Não ficar falando que vai para escola. Então, levei a Malu na escola para conhecer a cocó, o pato... para comprar o uniforme, mas sempre sem enfatizar muito. Só para conhecer o espaço. Da última vez, ele não queria ir embora e a ideía é essa mesmo: ela tem que pedir para ficar. Algumas dicas:

- 1º dia - leve-a para conhecer, quando a criança começar a se enturmar, pegue-a e diga: vamos embora, filha! Leve-a embora.
- 2º dia - leve-a para a escola, espere a criança se enturmar e diga: vamos embora, filha! A tendência é que a criança não queira ir embora. Então diga: a mamãe, vai ali e já volta! Suma do campo de visão dela por uns 10 minutos. Volte, veja se está tudo bem... Vc pode levá-la embora depois ou sair por mais 20 minutos. A idéia é que ela não queira ir embora e reclame. Leve-a mesmo assim.
- 3º dia - mesmo processo, só que quando a criança pedir para ficar... vc deixa!

Ai ai ai! Tô com o coração na mão! rs! Como será que a Malu vai se sair? E vc? Como foi a adaptação do seu filha(a)? Tem alguma dica ?

10 comentários:

Priscila disse...

Oi, Carol!
Que bom que vc está de volta!
Essa fase de adaptação muitas vezes é mais traumática pros pais do que pras crianças. Mas fazer como vc, de não mostrar tanta importância pro assunto, vai ajudá-la.
A adptação do Gui à creche com 4 meses e à escola com 1 ano e 8 meses foram muito tranquilas. Mas o coração de mãe fica sempre apertado!
Bjs.

Adriana de Albuquerque Mello disse...

Ai, ai, Ana... imagino com o seu coração deve estar apertadinho. Mas tenho certeza que vai correr tudo bem.

Beijos

Anônimo disse...

Carol,acho que Malu se sairá mto bem na escola.Minha mãe conta q eu fui para creche com 2 anos e não estranhei nada ela diz que todas as crianças choravam e ela ficava lá me olhando e eu só curiosa querendo mexer nos briinquedinhos nunca chorei.Mas minha dica é para identificação de material se vc quiser dá uma olhadinha neste site:http://www.names2glue.com.br,ele fazem umas etiquetas de uma material emborrachado que não solta com água,vou encomendar agora que minha filha via para creche.
BJs e boa sorte
Priscilla Jacoby

Mary disse...

Carol, boa sorte pra vc e pra Malu no início das aulas!!! Bjoss

Bel disse...

Oi, Carol!
Nossa.. que saudades dos seus posts!
Estou ansiosa pra saber novidades das suas férias e torcendo pra que dê tudo certo na adaptação da Malu na creche.

Beijos,

Juliana disse...

Ela vai tirar de letra!
Bjs

Rosangela disse...

oi Carol!
estamos com saudades!
Bom ... reze para que Malu te dê um belo tchau na porta da escola e vire as costas .... rsrsrs
isso porque se ela agir assim, já e um indício que a adaptação dela na escola vai ser ótima!
aconteceu assim com Johann e a adaptação foi maravilhosa! Ele sempre ficou muito bem!
beijos
RoPertile

Beta Bernardo disse...

Xiii... tu tá famosa, hein? Minha amiga Pri Jacoby passou por aqui tb!!!
O material tá uma graça! E vc é daquelas mães que sempre pensam bem em cada decisão que tomam e ainda tem a gurua, não tem como não dar certo!
Mauricio sempre cobra de ver vcs...
Bjks, Beta

Uma Mulher de Fases disse...

Carol, olha, eu não tive problemas com o Gabriel, não sei se foi a criação, só sei que no primeiro dia de aula dele, não teve adaptação, pois eu fui chamada pra trabalhar de um dia pro outro e não tive opção...
Mas tinha um porém, a escola era exatamente atrás do prédio onde eu ia trabalhar, era só ir na janela do chefe pra ver meu filho brincando no quintal da escola.
No primeiro dia, eu mal dormi, quando cheguei lá pra deixá-lo, ele entrou correndo, em direção as crianças, já eu...saí chorando aos soluços, pois tinham sido 1 ano e 9 meses com ele em casa!
Já com a Raphaela foi mais fácil, como dizem o segundo filho é mais tranquilo, a gente já vai se acostumando. A Rapha foi pra escola aos 8 meses, pois eu trabalhava, fiquei de licença até o 4º mês, depois ela ficou com a minha mãe e nas férias com uma babá, em fevereiro, ela foi pro Berçário, fiquei com ela o primeiro dia, um pouco menos no segundo e no terceiro dia fui dispensada, minha filha estava totalmente adaptada às tias e às crianças.
Fico pensando: será que não sou boa mãe? rs...
Mas a Diretora da Escola me tranquilizou, quando antes a criança conviver com outras crianças e adultos, melhor pra adaptação dela!
Beijos e boa sorte pra Malu!!!

Katia Bonfadini disse...

Carol, volta às aulas deve dar um trabalho danado, né? Até hoje lembro do cheio da papelaria onde minha mãe comprava meu material escolar... menina, queria te dizer que sua amiga Cynthia Kopp é uma simpatia e que a gente trocou vários e-mails sobre o Egito. Hoje fiz o último post da viagem e desejei boa viagem à ela, mencionando seu blog. Ela já viajou???? Acabei ficando sem saber o que ela resolveu... Beijão!!!