terça-feira, 9 de março de 2010

Teatro na primeira infância

EDITADO! ACRESCENTEI MAIS FOTOS DAS CRIANÇAS NO CIRQUINHO DE LUÍSA!

***************
Adoro ir ao teatro, mas ultimamente tenho indo muito pouco. Quero estimular a Malu e vou procurar incluir nas nossas programações de outono/inverno algumas idas ao teatro e vou aos poucos relatando para vcs. Falo outono/inverno, pois fica difícil no verão tirar o maridão da nossa região de praia...

A primeira peça que a Malu assistiu foi Saltimbancos em Búzios numa praça. Ela ficou quietinha prestando a atenção, batia palma na hora da música.. uma graça!
No último sábado, levei-a para assistir o Cirquinho de Luísa. Já há algum tempo eu queria muito levar a Malu... A peça está em cartaz nos finais de semanas até 18 de abril no Teatro Cândido Mendes em Ipanema. Uma amiga do trabalho tinha comentado que era um projeto pioneiro deTeatro para Bebês. Pequisei e descobri que a peça sensorial é dedicada aos pequenos de 6 meses a 6 anos de idade. A atriz portuguesa Liliana Rosa e o marido, André D´Lucca, decidiram criar um espetáculo sensorial para a primeira infância, aos moldes das peças infantis que passaram a fazer sucesso na Europa nos anos 90. Após 13 meses de pesquisa, o casal estreou O Cirquinho de Luísa, em homenagem à filha, na época, com quatro meses. Com base nos sentidos das cores, sons e músicas, a atriz conta histórias sobre o nascimento dos seres, para os pequenos de seis meses a seis anos, utilizando recursos que incitem a imaginação deles e estimulem seu lado sensorial. A participação das crianças é incentivada através de músicas e outros elementos.

Bom, de acordo com alguns conhecimentos adquiridos recentemente com a minha guru Staphanie (assunto para outro post), combinei com a Lucia e a Tina de ir ao teatro. Afinal, os filhos mais velhos precisavam de mais atenção. A idéia era que o meu maridão fosse para casa da Marconi e fizesse companhia para ele ( com os gêmeos de 2 meses) e para Fábio (com a Duda de 3 meses). Que maridão eu tenho, não? Ficou lá bebendo cerveja e dando aula sobre uso do sling, uso do tummy tub entre outras dicas. rs! Era para ser uma saidinha rápida e se tornou... um mega evento de horas! rs!

Lá fomos nós (eu e a Malu, a Lúcia e o Gui e a Tina e o Lucas) assistir o Cirquinho de Luísa. Combinei ainda com a Fabi que levou a Sophia e com a Sid (amiga do trabalho) que além da Vitória levou tb mais 2 casais com seus pimpoplhos.

A idéia do Cirquinho de Luisa é ativar a memória embrionária e ir de encontro à primeira infância indo até as nossas raízes e origens, explicando as etapas da vida por associações, analogias e estimulação dos sentidos. A peça é bem interativa, as crianças sentam num tatame descalças compondo o cenário... Achei o fato de não ter a divisão palco/atriz e crianças/platéia fantástico. Um meio interessante de introdução da criança no mundo da arte. São 20 minutos de peça e mais 20 minutos para as crianças brincarem no com os elementos utilizados no espetáculo. Esses 20 minutinhos pós espatáculo é um barato.

Para variar... levei a máquina sem o cartucho de memória. Não adiantou nada. Mas tive sorte que a Sid mandou algumas fotos para mim...







Posso dizer que é uma proposta de espetáculo diferente e que os bebês de 6 a 10 meses ficaram "hipnotizados". Inclusive, a primeira impressão que eu tive é que a peça é meio bobinha, infantil de mais, ou seja, voltada mais para bebê do que para a idade da Malu. Mas eu fiquei intrigada, pois mesmo os mais velhos (quase 3 anos) prestaram atenção. Aí percebi que cada criança entende a peça da sua maneira, do seu jeito. É uma peça bem lúdica e os mais pequenos entendem pelo sensorial e os mais velhos pela historinha. Na minha opinião, não sei se esse espetáculo prenderia a atenção de uma criança de 6 anos. Nossas crianças hoje são muito estimuladas e, provavelmente, as crianças mais velhas vão preferir peças mais "elaboradas". Mas posso garantir que a Malu (1 ano e 8 meses ) adorou. Vou até levar a Malu no próximo espetáculo do grupo "O Bebê e o Mar".

Nosso sábado não terminou...

Como a peça durou pouco tempo e a gente já tinha montado uma super estrutura para sair com as crianças, ficamos com vontade de quero mais. Então, fomos ao Teatro da Gávea levar as crianças para assistir o Rei Leão. Eu, como mãe, estava toda animada para levar a Malu num teatro de verdade! Mas não sabia como seria a reação da Malu. Ela ama o Barney, mas nem chega perto quando alguém se veste de Barney em algum aniversário. Como seria a sua reação?

Escolhi a terceira fila e quando o espetáculo começou... A Malu agarrou no meu pescoço, falou MEDO e começou a chorar! Àquele choro alto, estridente que faz qualquer mãe querer se enconder... E o pior é que até o Leão no palco falou sobre o choro. rs! Peguei a Malu e fui lá para o final da plateia. Ela se acalmou, mas, às vezes, ainda ameaçava a chorar e dizia "medo". O pior é que fiquei no corredor e os artistas passavam por alí correndo... Tinha que preparar a Malu para cada passagem para evitar o susto.

Eu sei que enredo do Rei Leão não era muito fácil para a idade dela. Mas preciso dizer que estou sem resposta. Será que ela gostou? Afinal, é legal assistir algo com medo? Definitivamente, acho que ela curtiu mais a proposta do Cirquinho de Luísa. Uma peça mais lúdica, sem divisão palco/platéia. Outra opção que talvez tb seja interessante é escolher fantoches, marionetes... Coisinhas do tamanho dela... sei lá! Talvez uma peça com uma tema mais "amigável" da próxima vez tb possa ajudar... Se vc tiver alguma dica, please, me conte!

Bom, quem mora no Rio sabe que a chuva no sábado foi algo sem explicações! Tivemos que fazer hora no shopping, com criança com fome, com sono... As mamães ansiosas para dar o peito... Só chegamos na casa do Marconi por volta das 22hs. Mas deu tudo certo! Os maridos ficaram super bem com as crianças! Isso significa que mais programinhas culturais acontecerão! rs!

12 comentários:

Flavia Bernardo disse...

Oi, Carol!
Que bom que as crianças curtiram o teatro. Eu já conhecia essa peça há um bom tempo atrás, mesmo antes de engravidar. Quando Arthur nasceu, eu e outras companheiras de barriga estávamos esperando eles completarem 6 meses pra irmos. Infelizmente não pude ir no domingo. Mas vou levar ele com certeza. Amigas minhas que foram amaram e disseram que os bebês curtiram muito. Uma das bebês tinha 5 meses e curtiu mto também.

Quando vc mandou o email fiquei na dúvida se Gui e Lucas, e até a Malu, por serem maiorzinhos iriam curtir a peça, pois já vi amigas minhas dizendo que seus filhos com mais de 1 ano nao curtiram. Realmente cada criança é diferente da outra, então, só levando mesmo pra saber.

Agora, já me falaram que entre o Cirquinho e o Bebê e o Mar, dizem que a primeira é muito melhor. Vamos ver...

Caramba, vcs na rua com as crianças com aquela chuva? Que sufoco, hein! ainda bem que tudo ficou bem no final!

Sábado foi mesversário do Arthur, dia de pediatra, nao daria pra acompanhar vcs!

Beijcoas.
Flavia.

Marina disse...

Ai, que delícia de passeio, apesar da chuva e do medo da Malú, tadinha! rssss

Deve ter sido divertido pros maridões tb ficarem com os bbs! rsss
Beijocas

Lucia Laureano disse...

Carol,
Nosso programa foi maravilhoso! Eu estava mesmo precisando dar uma saída de casa, tô de saco chio de ficar na toca...
Quanto ao desempenho dos papais de plantão, estão com nota 10! Isso é fantástico pois assim vamos nos sentir cada vez mais livres para passear com nossos primogenitos.

Adriana de Albuquerque Mello disse...

Fiquei curiosa. Nunca tinha escutado falar. Vou tentar Levar a Bibi nessa do cirquinho.

Quanto a peça mesmo, eu acho um pouco complicado. Acho tudo meio assustador para eles. Creio que eles só cirtem mesmo com uns 2 anos. Pelo menos, com os meus sobrinhos foi assim. Mas é claro que cada criança reage de um jeito.

Beijos

Priscila disse...

Oi, Carol.
Eu levo o Gui a teatro desde poucos meses. Ele sempre curtiu! Ainda não levei a Duda, mas vou levar, com certeza.
Bjs.

Mary disse...

Oi Carol, pena a Malu ter ficado com medo! Mas foi engraçado vc contando a história, não deve ter sido na hr né? Muito legal levar as crianças ao teatro desde cedo.
Bjos

Ruby Fernandes disse...

Oie Carol! Saudades de você também!
Minha vida também anda uma correria!
Adorei o programa com os miúdos!
bjo florzita *Ü*

Verônica Cobas disse...

Oi, Carol

Que saudade de você!!! Engraçado que já náo consigo ir mais até Itaipu sem lembrar de você e desse tempo imenso em que não trocamos nenhum alô. Quando você falou do Zéfiro, lembrei não só do dia bom por lá, mas da ideia que tinhamos de nos encontrar. Pode ter certeza de que por mim esse encontro já teria acontecido.
Me diverti muito com toda essa página de posts, incluindo os do carnaval. Malu estava linda de havaiana e corpo moreníssimo. Vocês todos de abelha, também.
Sobre o teatro, quando meus filhos eram crianças não havia nada no sentido sensorial. Mas empre levei as crianças ao teatro a partir dos três anos de idade e eles sempre adoraram. Quanto mais você levar, mais Malu se sentirá à vontade.

Não suma, Carol! Também não vou sumir!. beijo grande

Catia disse...

Carol, mais uma das suas dicas marfavilhosas! Eu nem conhecia essa proposta de teatro, e tb estou louca pro Luquinha ser inserido nesse mundo teatral, ainda mais lúdico como parece esse Cirquinho. Tentarei levar nesse sábado, acho que ele vai curtir, tá com 8 meses... depois conto aqui como foi. Obrigada!! Bjs

Ana Carolina Peixoto disse...

Meninas, que bom que gostaram da dica! Não estou conseguindo responder as notas... Bom, a minha dica é que até 2 anos é o ideal levá-los para assistir o Cirquinho e Luísa. Uma boa opção para introduzir teatro na vida dos pequenos. Se levar mais cedo, de 6 a 8 meses, vão ver que eles ficarão hipnotozados.
Depois quero saber se as crianças curtiram, viu?
Bjs,
Carol

Isabel disse...

Oi, Carol.
Minha mãe conta que quando eu era criança ela me levava a quase todas as peças teatrais que rolavam por aqui por perto em Niteroi. Eu confesso que não me lembro mas hoje eu ainda adoro teatro apesar de não ir com muita frequência. Esse é um plano que incluo a cada virada de ano rsrsrsrs.

Mas falando em bebê, vou querer todas essas dicas pra quando meu bebê nascer e já estiver com 06 meses.
Beijocas.

Sidnea Alvim disse...

Adoramos a peça, valeu a dica!! Vitoria e os amiguinhos ficaram hipnotizados mesmo! e curtiram muito, com certeza. Iremos na próxima também.
Quanto à chuva....o mais importante é que deu tudo certo!
Bjs
Sid