terça-feira, 16 de março de 2010

Dormindo sozinha na cama!

EDITADO!!!!!
As meninas me mandaram as fotos do fds!!!! Beta, a fotógrafa oficial da tchurma, usou a máquina da Lucia e não saiu em nenhuma foto. Eu tb, para variar um poquinho, não estou em nenhuma. rs! O Gui da Pri tb não saiu nas fotos. Que pena! Mas tenho certeza que vcs vão gostar de ver a bagunça lá em casa!
***********************
O final de semana começou na sexta cedo...

Na sexta fui almoçar no Outback com a Lucia e a Beta do Criative-se. A Duda tb nos fez companhia e se comportou muito bem. Foi um almoço super agradável... Aliás, meninas, precisamos repetir mais vezes!

Antes delas chegarem, aproveitei que estava no shopping e comprei um jogo de lençol e uma grade de proteção para colocar na caminha do quarto da Malu. A idéia era tentar colocar a Malu para dormir na cama. Mas não sabia se ia conseguir implementar meu plano esse final de semana.

Na sexta à noite, fizemos pizza no forno à lenha para receber a Lucia e família dela lá em casa. eles dormiram lá, pois os maridos foram fazer trilha de bike no sábado de manhã. O Marco estava ansioso para curtir o presente de aniversário dele. Convidou tb o Alexandre e a Natália para o passeio. No sábado, a Beta e a Pri tb foram lá para casa e ficamos na piscina enquanto os mais radicais enfretavam a trilha do Vai e Vem. Essa trilha foi percorrida por Charles Darwin e o trecho é do Parque da Serra da Tiririca, até a fazenda Itaocaia em Maricá. No retorno da trilha, como de praste, o tradicional churrasco. Marina, Aloisio e Victor tb desfrutaram dessa tarde deliciosa.

Infelizmente, não tirei fotos. Aliás, ando meio preguiçosa. Mas as meninas tiraram!!!

Galera toda equipada para fazer a trilha.

A Duda da Lucia. Que delícia, não?

Que mamada deliciosa!


Pri, Duda da Pri e Malu aproveitando a piscina.

Bagunça gostosa!

Nossa florzinha é um peixinho...


Ai meu Deus! Que carinha mais linda!


Adoro esse sorriso sapeca do Gui (da Lucia)


Pri e Duda curtindo o sol...



Mas o que eu realmente gostaria de dividir com vcs hoje, foi o fato de colocar a Malu para dormir na cama do quarto dela no domingo.

Já há algum tempo eu gostaria de falar para vcs sobre a proposta de quarto de bebê da Stephanie. Mas ainda não consegui postar. A Stephanie, inclusive, me mandou algumas fotos de quartos montados por alguns alunos... Uma proposta de quarto diferente que visa o bem estar do bebê e não dos pais. Sem berço, com tatame e futon. Um barato!

Mas quando conheci a Stephanie eu já tinha montado o quarto da Malu. Já tinha comprado os móveis (berço, cadeira de amamentação, cama, etc.), tudo que uma mãe sempre sonhou em colocar no quartinho do seu bebê, mas nunca levou em consideração o que era bom para o bebê. rs! Então, depois que a Malu fez 1 ano, eu montei uma quarto de brinquedo nos moldes do sugerido pela Stephanie. Mas esse assunto tb será para um outro post.

Eu tb estou devendo um post só sobre sono. Quem acompanha sabe que a Malu dorme a noite toda desde 40 dias. Só acorda mesmo quando está com fome por ter se alimentado mal durante o dia por algum motivo ou quando está doentinha. Além de algumas dicas da Stephanie para ela dormir a noite toda, apliquei tb uma técnica da "Encantadora de Bebês" para a Malu dormir sozinha. Apesar da "Encantadora de Bebês" falar em aplicar a técnica do "pick up put down" a partir de 3/4 meses, eu comecei a adotar quando a Malu tinha 2 meses. As pessoas ficam impressionadas, mas coloco a Malu no berço e saio do quarto, pois ela dorme sozinha desde bebezinha. Prometo detalhar mais sobre o assunto em outro post. Nossa já estou devendo vários! rs!

Eu já tinha notado que ela já não se mexia no berço como antigamente e queria arriscar colocá-la para dormir na cama. A Malu, às vezes, resite à algumas mudanças, mas fiquei surpresa, pois na primeira tentativa... deu certo! A nossa baixinha está ficando uma mocinha! rs!
Montei a caminha no domingo antes da soneca, mostrei para Malu a novidade... Logo ela estava subindo, com uma certa dificuldade, na cama para testar. Tudo era novidade! A liberdade no quarto, poder abrir gavetas, armários, acender o abajur, subir na poltrona... Fiquei no quarto com ela supervisonando a bagunça. Quando percebi que ela estava com sono, resolvi sair do quarto, pois já estava com o dedinho na boca e pediu "dedeira". Fechei a porta e ela estava em pé no quarto. Fui pegar a mamadeira e quando voltei... lá estava ela: já deitadinha na cama, agarrada com o seu "soninho" e dedinho na boca. Dei a mamadeira, sai do quarto e fiquei escutando pela babá eletrônica. Ai, eu queria ser uma mosquinha para ver! rs! Ainda escutei algumas andaças pelo quarto, mas acabou dormindo.

Fiquei na piscina com o maridão, mas atenta e, assim que escutei pela babá eletrônica alguns movimentos, subi e ela ainda estava na cama. Meu Deus! Me dei conta que ela está realmente crescendo! Uma etapa cumprida!

À noite repetimos o ritual e ela dormiu a noite toda na caminha! Sucesso total! Vejam que gracinha!














Ontem, não teve aula, pois a escola ficou sem luz com a tempestade e, durante o dia, o Marco estava de folga e me relatou o que eu sempre quis ouvir... A Malu estava no quarto de brinquedos vendo dvd, deu sono e ela subiu as escadas sozinha rumo ao quarto dela. Quando o Marco se deu conta, foi até o quarto e ela já estava deitadinha na cama, agarrada com o seu "soninho" e dedinho na boca. Totalmente independente! Ir para cama sozinha com 1 ano e 8 meses! E, desde o início, essa foi a prosposta de quarto da Stephanie: a criança brincar, ter sono e ir dormir sozinha, ou seja, do tatame para o futon. Agora que ela já está maiorzinha, já consegue subir na cama! Mas sabemos que não é o ideal e que há risco dela cair. Aliás, hoje às 0:40, acordamos com um barulho e choro. Tadinha! Ficou assustadíssima com a queda, chorou muito e machucou o lábio. Fiquei com o coração apertado. Pq que crescer dói? Empurrei a cabiceira da cama para a parede, coloquei mais almofadas, mas não preguei o olho à noite toda preocupada. Adpatação necessária para mãe e filha! rs!


Eu achei que fosse muito mais difícil colocar a Malu para dormir na cama. Acho que o fato dela já dormir sozinha no berço facilitou muito. E vc? Com que idade colocou seus pimpolhos na cama? Foi fácil ou difícil?

13 comentários:

Flavia Bernardo disse...

Ah, que linda ela dormindo sozinha na caminha! Ela deve ter curtido a novidade, né? Sensação de liberdade que o berço não dá.

Tb acho essa proposta da Stephanie o máximo. Vi algumas fotos de quartos assim nas vezes que estive lá e adorei! Fábio tb se amarrou. Se tivéssemos conhecido ela antes de montar o quartinho do Arthur, teria altas chances de fazermos sem berço.

Eu não sou mto fã da Encantadora de bebês, mas coloquei em prática algumas dicas do Soluções para noites sem choro e hj Arthur, quando está com sono, se damos a chupeta e deiatamos ele no berço, ele adormece sozinho. Uma vitória pra nós. Não preciso mais ficar embalando ele pra dormir. Mas por outro lado ainda acorda umas 2x pra mamar de madrugada. Isso qdo não é mais. Fico um caco!
Mas sei que é fase e vai passar. Vou seguindo fazendo minha parte, logo ele irá aprender a dormir...rs...

Vamos sim marcar de vermos o Bebê e o Mar!!

bjs

NiNe disse...

Oi Carol,
Muito obrigada por passar no meu bloguinho! E pelos elogios a Sophia! Sua Malu tbem é linda!!!
Tomara que eu consiga ainda levar ela no cirquinho... tudo depende do redimento da mono do maridão!

Q lindo a sua menininha dormir sozinha já... Eu e Sophia sofremos bastante com isso do sono dela... Tanto que hoje pra eu nao ficar tao tao cansada e tbem pra usar o unico ar da casa, coloco ela pra dormir no meu quarto num cercadinho ou as vezes coloco num colchao no chao tbem... Ela prefere o colchao... acorda e já sai engatinhando pelo quarto qdo nao vejo, ou se levantando apoiada em nossa cama! rsrs
Mas qro muuuito colocar ela de volta no berço, ou no quartinho dela mesmo! acho otima esta proposta do colchao no chao pra eles ficarem a vontade... mas da uma dó desmontar o bercinho...

Vou te seguir pode??? hehe

Bjoes

Raquel disse...

maravilha..esta Malu é demias..ou será a mamy da Malu...linda dormindo sozinha...ai quero saber como é este quarto ...pois qd engravidar quero fazer ele para o meu bb...bjocas

Andréia disse...

Que fofa!!!!!!!!!! RSrsrsrs, uma mocinha!

Priscila disse...

Oi, Carol.
O sábado foi perfeito. o Gui nem queria ir embora. Adorei.
Pena que não pude me juntar a vcs no almoço, tava enrolada levando a duda no médico.
A Malu é muito fofa. Fiquei encantada.
Eu coloquei o Gui na cama com a mesma idade. Deu muito certo.
Bj.

Filomena disse...

A Malu tá uma mocinha linda... PARABÉNS!!! Sabe eu queria sugerir uma pauta...rs... Vou ter um baby e meu marido quer muito fazer como os antigos faziam pra curar o umbigo (colocar faixa, moeda, e outras loucuras) Não sei se vc ficou na dúvida com a Malu... O que vc fez com o umbigo nos primeiros dias de vida??

Meu email é: filomena.melo@gmail.com

Se vc tiver alguma sugestão... estou aceitando tudo!! Não concordo em ficar amarrando o bebê!!!

Beijão

Filó

Mary disse...

Oi Carol, a Malu tá uma mocinha dormindo sozinha!!! Linda linda!!!
Bjoss

Andréia disse...

oi querida! Bom, rsrsrs eu to tentando engravidar... Tenho SOP e não ovulo, daí tomo utrogestam pra fazer a monstra descer e indux pra induzir a ovulação..
Esse é o primeiro ciclo... espero em Deus que engravide de primeira.... BJs

Lucia Laureano disse...

Carol,
Sua filha é um espetáculo! Como diz o Fabio, preciso aprender a ser mais macha com vc risos)!!!
quanto ao nosso fim de semana, foi tudo maravilhoso, vc é um anfitriã irretocável!
Desejo do fundo do coração que possamos dividir momentos como estes por muitos e muitos anos, seja do lado de lá ou de cá da ponte...
beijos,

Anônimo disse...

Oi...Carol, sou sua leitora assidua, mas nao posso dizer os mesmo dos comentários...desculpe, mais quase nunca comento. Vai ver pq ainda nao sou mãe, porém espero que este ano eu inicie minhas tentativas. Rs..rsrs. Cheguei no seu blog atraves da Lucia. Adoro o blog dela DEMAIS.
Muito lindo a forma com que conduz os passinhos da sua filhota linda. Amei ve-la dormindo. E melhor, primeira mãe que vejo q nao reclama do dedo na boca, pois desde de qdo era pequena ja ouvia um monte...rs.rs.
Ah gostei da ideia do quarto da Stephani, conte mais pra gente...fiquei curiosa.
E tb como vc consegue colocar sua filhota pra dormir na cama.
Adorei tb, ler que ela ficou com seu marido, brincou e depois foi dormir sozinha...que lindo. Realmente encantador. Parabéns.
Um grande abraço
Núbia RJ
nubiarj_56@hotmail.com

Fa disse...

Que barato! Vamos tentar em breve! Beijos e saudades
Fa

Sidnea Alvim disse...

Quanta independência!! Vitoria passou a dormir no quarto dela somente após completar 3 meses....foi uma transição muito tranquila. De lá pra cá dorme sozinha e no escuro (além da noite toda, ufa!). Agora falta é a transição para o futon....a resistência, é claro, é minha. Mas não vai demorar, espero...
Quanto ao final de semana, que legal! sabe que adoro pedalar? estou afastada há um tempo, mas voltarei em breve.
Bjs
Sid

Uma Mulher de Fases disse...

Oi Carol, adorei o post, as fotos, tudo tudo!
Lá em casa tirei do berço só quando não teve jeito, rs. O Gabriel saiu do berço com 3 anos, pois a Raphaela estava chegando e ia pro berço...agora a Raphaela vai sair do berço, pois o berço vai ficar na casa do pai!
Beijos!!