terça-feira, 8 de junho de 2010

Sambebê

Eu amo samba de raiz! Era freqüentadora assídua de rodas de samba no Candongueiro. A última vez que estive lá, eu estava grávida da Malu e ela já faz fazer 2 aninhos. Na verdade, eu poderia ter priorizado algumas saídas com o maridão para lá. Mas tenho que admitir que tenho aproveitado mais os dias em família. Programinhas à noite, acabam sendo mais para jantar, ir ao cinema ou festinhas de aniversário de amigos. O samba ficou de lado sim!

Mas talvez o meu problema esteja resolvido! Em maio, recebi de uma amiga, Ana Pimentel, por e-mail, a filipeta de um projeto idealizado por ela e por algumas amigas: Sambebê. Um projeto que promove shows de samba e música brasileira, com músicos de primeiro time, destinado a mães e pais que entre fraldas e mamadeiras querem retornar a vida cultural.
Aproveito o texto e as fotos que a Ana me mandou: "O nascimento dos filhos muda totalmente a rotina dos pais que muitas vezes sentem o desejo em retornar, aos poucos, ao “universo dos adultos". É muito difícil para os pais de bebês irem a qualquer evento cultural. Nem sempre uma babá está a disposição, e para as mães que amamentam no peito se afastar de seus filhos é ainda mais complicado, pois os bebês não fazem intervalos maiores do que três horas entre as mamadas. Portanto, é comum o sentimento de reclusão. Levar o bebê ao evento pode ser uma solução, mas na maioria das vezes os locais não estão preparados para receber os pequenos. Além disso, os próprios pais sentem-se constrangidos em possivelmente atrapalhar outras pessoas. Foi então que as duas jovens mães apaixonadas por música tiveram a idéia de promover um show onde mães e pais possam ir acompanhados de seus bebês, se divertir, ouvir boa música e ao mesmo tempo trocar idéias sobre a experiência da maternidade. Como atração, músicos e cantores que fazem sucesso nas melhores casas da cidade.Sambebê é diferente dos outros shows porque o ambiente é especialmente preparado para receber os bebes! Para que o ambiente seja acolhedor, não é permitido fumar, o som é mais baixo que em shows regulares, há um trocador a disposição e tapetinhos no chão com brinquedos. "




O evento acontecerá mensalmente nas tardes de sábado (horário apropriado para os menores). Na primeira edição, no dia 15 de Maio, se apresentou Simone Lial, apontada pelos jornais O Globo e Jornal do Brasil como uma das melhores cantoras reveladas nas noites da Lapa. As mais de 70 pessoas presentes (90% com filhos entre 0 meses e 2 anos) aprovaram o evento, e tanto a qualidade do show como a infra-estrutura para os bebês foram avaliadas como boa ou ótima por 100% do público. A próxima edição, 19 de junho, contará com a apresentação de Roberta Nistra. Cantora, cavaquinhista e compositora. Já tocou com os maiores bambas do samba. Em pouco tempo de trajetória tornou-se respeitada pelos mestres do samba por ser instrumentista de samba, choro e outros ritmos, além de compor com compositores consagrados. O evento será realizado no Casarão Austregésilo de Athayde, localizado no bairro do Cosme Velho (ao lado do bondinho do Corcovado). O local, onde viveu o jornalista e acadêmico Austregésilo de Athayde e sua família de 1943 a 1993, se transformou em Instituto Cultural em 2006 e conta com uma programação de oficinas, cursos e eventos culturais.

O projeto é focado nas mães e pais e seus bebês, mas todos que gostem de boa música, e que não se incomodem com a presença de crianças, são bem-vindos! Achei a idéia genial, mas não consegui ir nessa primeira edição do projeto, pois a Malu teve um evento na escola a manhã toda com contadores de histórias. Ela chegou em casa morta, tirou uma soneca e acordou muito tarde para irmos para o Rio.

Esse mês vai ter de novo! Mas, infelizmente, já temos compromisso na data! Teremos aniversário do sobrinho/afilhado do Marco e, logo depois um chá de boas vindas de mais um bebê que veio ao mundo! A Bia nasceu pré-matura, então, não teve nem chá de fralda e nem visita no hospital. Por isso, não posso garantir que iremos nessa segunda edição. Aliás, tenho evento quase todos os finais de semana de maio à julho. Chego a ficar cansada só de pensar, rs! Mas não poderia de deixar de divulgar para vcs! Espero que vcs tenham gostado da dica.
Abaixo detalhes:


SERVIÇO
Local: Casarão Austregésilo de Athayde
Rua Cosme Velho, n° 599
Data: 19/06, das 15 às 18h
Couvert: 15,00 reais, 12,00 na lista amiga

PROGRAMAÇÃO MUSICAL
Roberta Nistra e convidados

MAIS INFORMAÇÕES:
www.sambebe.com.br

Se animem e depois dividam com a gente a sua experiência!

4 comentários:

Priscila disse...

Adorei!!
Quem sabe a gente não marca de ir na terceira edição, hein?
Bjs.

Flavia Bernardo disse...

Conheço esse projeto. Tenho amigas que foram nessa última que aconteceu no Humaitá. Só não fui pq foi dia de pediatra do Arthur e depois preferimos ir ao shopping do que ir ao samba....akakkakak

Mas é uma boa pedida, sem duvidas.

Beijos
Flávia.

Rosi disse...

Carol

Saudades sua!!

Achei a ideia genial. Um projeto com esse objetivo merece ser prestigiado.

Mesmo sem filhos já sinto essa distância das rodas de samba que tanto gosto. Quando a gente casa, os passeios ficam mais seletivos e raros. Imagina com filhos...

Bjs

Isabel disse...

Carol,
Amei a dica!
Meu bebê ainda está dentro de mim mas com certeza vou querer prestigiar. Infelizmente nessa edição não vai dar. Já tenho um compromisso agendado. Quem sabe na próxima não nos encontramos por lá?
Beijocas e valeu.
Como está o João Pedro? Beijinhos na Malu.