sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Voto Consciente



Essa é a carinha do meu querido irmão. Parece comigo? rs!

Bom, estamos nos aproximando do dia das eleições e, como irmã de Felipe, vcs não poderiam esperar menos de mim do que falar um pouco sobre este assunto neste momento. Como vocês já sabem, ele é candidato a deputado estadual do Rio de Janeiro pelo PDT. Fico bastante preocupada em saber de histórias como a do Tiririca (com o slogan: Sabe o que um Deputado faz? Nem eu! Vote em Tiririca! Pior não fica!) que segundo pesquisas deverá ter mais de milhão de votos. Por mais que sejam votos de protesto acho que todos nós podemos nos esforçar para se informar sobre os candidatos.

Eu sei que, diante de tantos escândalos recentes, a população está cada vez mais descrente nos políticos. Apesar desse quadro, sabemos que existem políticos sérios e que é possível fazer uma campanha vitoriosa com a participação de pessoas de bem, que acreditem, defendam e peçam votos para candidatos honestos, trabalhadores, coerentes e competentes.

Imagina uma criança que, aos 9 anos de idade, começa na vida política sem que qualquer parente seja político? Pois é, esse é o caso do meu irmão do meio. Felipe fundou o 1º Comitê Mirim do PDT no Brasil, aos 9 anos. Como qualquer criança da sua idade, envolvida numa ideia legal, “brincava de política” de forma muito séria. Ele não tinha a menor idéia dos desafios que enfrentaria.

E a coisa foi ficando séria mesmo. Felipe se engajou em movimento estudantil e várias outras lutas, até que um grupo de amigos e militantes decidiu lançá-lo vereador em Niterói, com 23 anos. Não foi fácil, mas ele conseguiu convencer 3.018 eleitores. Uma votação extraordinária para primeira eleição. Com 27 anos, foi candidato de novo. E foi o quinto vereador mais votado da cidade, com 4.132 votos.

Felipe já está no 3º mandato como vereador em Niterói. Na última eleição (2008), foi o mais votado com 8.206 votos! Nunca nenhum vereador na cidade teve uma votação tão expressiva numa eleição como ele teve. Já comentei em outro post que, normalmente um vereador em Niterói se elege com 2000/3000 votos. Por isso, dizem que Felipe vale por 3/4 vereadores. rs! Foi uma campanha limpa, com votos de pessoas que querem de fato transformar a política do nosso país.

Felipe é administrador formado pela UFF, com pós-graduação em direito público e hoje, com 33 anos está a concluindo direito na UniLasalle. É um político que atua com transparência, clareza e coerência em suas ações, e tem muita disposição para resolver os problemas do nosso Estado. Em toda a sua trajetória sempre praticou a política em que é a população quem decide os rumos a tomar. É considerado o parlamentar com maior produção legislativa relevante (apresentou em torno de 25% das propostas da Casa) e averigua pessoalmente as denúncias que recebe e propõe soluções.

Agora Felipe dará um novo passo. Quer continuar seu trabalho num âmbito maior, se lançando candidato a deputado estadual. Não será uma eleição fácil. Disputas desse nível com freqüência são feitas através de grandes máquinas despreocupadas com os valores que defendemos. Foi feito uma pesquisa que identificou que mais de 70% dos eleitores não sabem em quem vão votar para Deputado Estadual e tenho certeza que vcs podem ajudá-lo.

Por isso, convido vcs para divulgar o nome, as idéias e tudo que Felipe vem fazendo em prol da população ao longo dos últimos anos. Precisamos provar que, um a um, podemos construir uma campanha feita de idéias e de pessoas. Ligue para os seus amigos, divulgue nas redes sociais, envie e-mails, converse com os seus familiares... Precisamos que as pessoas saibam que existe um cara novo, que é muito correto, leal, competente, honesto e trabalhador, e que tem potencial de fazer muito pelo nosso Estado. Se cada um fizer um pouquinho, certamente teremos muito o que comemorar em outubro!

Se o seu candidato já é um parlamentar (deputado federal, estadual ou vereador das capitais), o site da organização Transparência Brasil, permite pesquisar informações como: assiduidade na câmara, citação em processos na justiça e Tribunal de Contas, declaração de bens, doações para a campanha, além de notícias na mídia envolvendo o candidato.

Infelizmente, esse site não considera os candidatos que atuaram em Câmaras Municipais menores. Os bancos de dados utilizados buscam apenas as Câmaras Municipais das Capitais. Por isso, não é possível localizar o nome de Felipe.

Além de disponibilizar nesse post alguns vídeos que também estão disponíveis no YouTube, abaixo vou relacionar ainda algumas de suas realizações e suas propostas. Para detalhes sobre prestação de contas, sobre o que ele vem desenvolvendo e as leis propostas por ele, visitem o site do Felipe Peixoto.
Realizaões e Propostas
Segurança Pública: Felipe é um grande incentivador do Policiamento Comunitário, mobiliza autoridades e associações para debater e cobrar melhorias. Ele acredita que políticas de segurança precisam ser articuladas com ações sociais. Felipe defende a ampliação das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) e trabalha para isso. A presença das UPPs diminui a criminalidade e traz mais qualidade de vida para a sociedade

Trânsito e Transporte: Felipe é defensor da implantação da linha 3 do metrô (Rio/Niterói/São Gonçalo). Defende a revisão do sistema de transportes da região metropolitana. Felipe propôs a criação do Estatuto da Bicicleta, incentivando o transporte não motorizado.

Meio Ambiente: Felipe é membro da Comissão de Urbanismo e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Niterói. Defende a regulamentação e a implantação do Parque Municipal Darcy Ribeiro e da Área de Proteção Ambiental (APA) da Água Escondida. Autor de leis que estimulam o uso de energia solar e também a reutilização de águas da chuva e de águas de reuso. Em Niterói, Felipe quer ainda a implantação do Bosque Lagunar de Itaipu e a retomada das obras de recuperação do Sistema Lagunar Itaipu-Piratininga. Está presente nas principais discussões e mobilizações envolvendo as questões ambientais no Estado.

Urbanização: Como secretário da Região Oceânica de Niterói, elaborou o Plano de Drenagem e Pavimentação e deu início às obras de urbanização. Hoje, luta pela sua conclusão.

Foro e laudêmio: Felipe lidera a luta contra a absurda e ilegal demarcação de terras feitas pela União. Criou e presidiu a Comissão de Foro e Laudêmio, cujo relatório foi base de decisão judicial que suspendeu a cobrança em 18 municípios do Estado do Rio.

Saúde: Defende a expansão da saúde básica para todas as comunidades afastadas dos centros urbanos e a criação de hospitais regionais. Vistoriou pessoalmente as unidades públicas de Niterói, denunciou os problemas encontrados e propôs soluções. Faz questão de apresentar à população, através de audiências públicas, a prestação de contas dos recursos do SUS.

Educação: É coordenador local do Movimento Educacionista, idealizado pelo senador Cristovam Buarque. Felipe acredita que é necessária uma radical mudança de prioridades no país. Só através da educação é possível criar igualdade de oportunidades e justiça social. Defende a educação pública em tempo integral para o desenvolvimento pleno do país. É autor da lei em Niterói que instituiu o Dia Municipal do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação. Defende educação pública em tempo integral para os estudantes.

Cultura: É autor da lei que tombou o MAC (Museu de Arte Contemporânea) e propôs o tombamento de vários imóveis importantes histórica e culturalmente para a cidade de Niterói. Além disso, Felipe sempre apoiou os artistas que tentavam mostrar o seu talento de alguma forma.

Habitação: Felipe quer garantir o direito à moradia à população. Sempre defendeu a regularização fundiária e a reforma urbana como formas de inclusão social. Foi o relator na Câmara de Niterói do projeto de lei do programa Minha Casa, Minha Vida, criado pelo Presidente Lula.

Terceira Idade: É autor de lei que garante a divulgação da prioridade no atendimento para idosos na rede de saúde municipal de Niterói. Apresentou projeto de lei oferecendo a gratuidade nos transportes coletivos urbanos aos maiores de 60 anos de idade. Apresentou diversas indicações solicitando o cumprimento do Estatuto do Idoso.

Em defesa dos royalties do Rio: O Estado do Rio está sendo duramente atacado por políticos oportunistas que tentam cometer um verdadeiro crime contra o povo, retirando o direito a royalties do Rio de Janeiro. Felipe mobiliza, debate e organiza a luta para que esses direitos sejam preservados.

Desenvolvimento econômico: Todo o Estado do Rio vai crescer com a instalação do Complexo Petroquímico em Itaboraí. Esse crescimento será maior ainda se a implantação ocorrer de forma planejada e com participação popular. É isto que Felipe defende.

Copa 2014 e Olimpíadas 2016: Os investimentos públicos que o Estado receberá por conta destes eventos são enormes. A população não pode abrir mão de garantir que esses recursos sejam convertidos em conquistas sociais permanentes.

Trabalho: Apóia os trabalhadores autônomos e todos que procuram exercer suas profissões sem conflito com a ordem urbana. Defende investimentos fortes para preparar a mão de obra para as indústrias naval e petroquímica.

Produção rural: Felipe quer elevar o nível de profissionalização da agropecuária de base familiar, proporcionando novos padrões tecnológicos e gerenciais. Luta para impedir tributações ilegais em pequenas e médias propriedades rurais e fortalecer os serviços de apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar.

Patrulha agrícola: Felipe luta para melhorar a qualidade das estradas vicinais, com a implantação de patrulhas agrícolas em todo o interior. É preciso facilitar o transporte de produtos aos centros comerciais para ampliar o acesso de agricultores e suas organizações ao mercado.

Alguns Vídeos do YouTube
Trajetória



Lançamento da Campanha




Vídeo pra TV



Independente de quem vcs irão votar, não deixem de pesquisar sobre os candidatos! E façam uma escolha consciente! Boas eleições para vcs!

7 comentários:

Anônimo disse...

carol...muito legal seu post..eu como assistente social e cidadã, moradora em niterói por dez anos, conheci e vi a luta do seu irmão...pedindo e explicando suas propostas em icaraí.. e tb pude cpnhece-lo melhor no conselho de saúde ao qual era um dos únicos vereadores a participar..eu era conselheira pela AFAC..associação de cegos ao qual trabalhei..
temos que nos envolver em política sim, pois depois ficar reclamando é muito fácil...
Felipe peixoto na assembléia!!!!..um político jovem, com ótimas propostas e muito transparente..
Precisamos fazer parte da história do nosso país...bjocas
Raquel cabreira
tetelcabreira@bol.com.br

Anônimo disse...

Vou votar no Felipe Peixoto!!!!

Anônimo disse...

Eu também irei votar nele....

Andre Luis do Nascimento disse...

Carol, seu irmão está de parabéns pela atuação parlamentar dele. Merece mesmo nosso voto e nosso respeito.

Nat disse...

Amiga, o texto ficou lindo!!! Parabéns pelo irmão que Deus lhe deu!
Não é a toa que estou com ele há 9 anos. Vamos em frente, rumo a mais uma conquista!!!

bjão bem grande pra vc e JP.
Nat

Unknown disse...

Estamos torcendo para que ele vença mais uma vez. Nosso país e nós, brasileiros, precisamos de políticos honestos e preparados para assumir um cargo de administrador público.
Bjs

Priscila disse...

Muito legal a carreira do seu irmão Carol. E seu post ficou fantástico.
Se eu votasse aqui, meu voto seria dele.
Bjs.