quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Rotina das Mamadas do João Pedro

Apesar de ter ficado satisfeita com o ganho de peso do João Pedro (1kg nos 15 primeiros dias de vida), fiquei um pouco preocupada, pois o normal seria que ele tivesse ganhado umas 500g. As roupas de RN já não dão mais e as fraldas P em poucos dias tb deixarão de ser usadas.


É possível um bebê que se alimenta apenas de leite materno se tornar obeso? O pior é que é possível sim!

Na realidade, ainda não consegui estabelecer um rotina de horário para as mamadas dele. Por ser menino, eu acabava dando mais de 8 mamadas diárias. Por isso, liguei para minha guru, Stephanie. Ela só reforçou o que eu já tinha escrito no 1º post sobre a Rotina das Mamadas.


Após os 10 dias, os intervalos entre as mamadas durante o dia precisam ser pequenos, no mínimo 2 horas e máximo 3 horas (ideal: 02 horas e meia). A referência do horário é sempre o do começo da mamada. Dessa forma, o bebê fica com calorias reservas e tende a fazer intervalos maiores durante a noite (4/5 horas). Nunca acorede o bebê para mamar de madrugada. Ele precisa chorar (fome). Na mamada da madrugada, vc pega o bebê no escuro e dá o peito, sem trocar fralda, sem que ele perceba que está mamando. Com algum tempo, ele vai passar a não acordar para mamar, pois não criou o hábito de acordar.


Apesar de saber de tudo isso, eu não estava conseguindo cumprir... Eu estava deixando um pouco frouxo... Dando a desculpa que JP é menino e é faminto. Dando a desculpa tb que quando o JP dormia 4/5 horas durante o dia era bom, pois eu conseguia dar mais atenção para a Malu. Mas, na verdade, eu estou bagunçando a rotina dele e a nossa (pais) agindo dessa forma, pois à noite ele acabava acordando durante a madrugada em intervalos menores para mamar deixando eu e o Marco bem cansados. E o pior de tudo é que com a Malu o que facilitou muito a nossa vida de casado foi justamente o estabelecimento dessa rotina. Ele passou a dormir a noite toda com 40 dias. A gente podia sair à noite e deixá-la em casa com alguém que ela não dava trabalho algum.


Outra dica que a Stephanie sugeriu para ficar de olho no peso do JP... Inicialmente, eu devo retirar a "mamada sobremesa" e ver a reação dele. A conversa com a Stephanie só me fez reagir. Escrevi bem grande num papel os seguintes horários: 5:30 / 8:00 / 10:30 / 13:00 / 15:30 / 18:00 / 20:30 / 01:30. Esses horários foram estabelecidos de acordo com a nossa rotina. Quando eu voltar a trabalhar, preciso dar o peito antes de sair por volta das 5:30. Lógicamente, que esses horários são aproximados. Outro segredinho, na última mamada da noite, por volta das 20:30, eu "encho o tanque" do JP. Dou um peito antes do banho de tummytub e, logo depois, dou o outro peito. Na minha opinião, não só o JP ganhará com um mínimo de rotina, mas, nós pais, tb.


E mãos à obra na nossa tentativa!!!! JP só terá peitão nesses horários (aproximados)!

5 comentários:

Nat disse...

É isso, Carol, bem vinda ao mundo mãe de meninos famintos!!! Meu Lucas era faminto assim! Eu ficava exaustaaaaa...mas é td uma delícia e passa tão rápido! Hj, às vezes, sinto saudades. Mas isso é uma coisa que dá e passa! rsrs...

Flavia Bernardo disse...

Carol,
gosto muito da Stephanie. Aprendi coisas sensacionais com ela e ainda por cima credito a ela (e a minha perseverança, claro) o sucesso da minha amamentação. Mas me incomoda tanto esse lance dela ser contra a Livre Demanda e ensinar mães a impor horarios pras mamadas.
Bebes, ainda mais os RNs precisam mamar muito! Isso que vai ditar a produção de leite da mãe. Sorte que quando fui nela tinha toda a minha cabeça já feita em relação a LD, então, não entrei nesse lance de horarios.

Se eu queria que Arthur mamasse de 3/3h?? Claaaaaro! sonhava com isso. Mas que isso partisse dele, e não por que eu impus esses horarios. Mas enfim, sei que cada um pensa de um jeito mesmo.

Mas olha: meninos mamam sim, muuuito mais que meninas. Já comprovei essa tese com amigas minhas. Incrível.
Então fique atenta que talvez a demanda dele seja beeem diferente da Malu!

Nào encuque agora não com o lance do peso...daqui a pouco estabiliza esse ganho!

Mas que beleza de peitão, hein! JP tá grandão.

Quero ver vcs!! Vamos marcar!
beijocas.

Unknown disse...

Carol, minha filhota foi uma bebe obesa - rs - e só mamava no peito -lá pelos 8/9 meses ela esticou e ficou tudo bem.... mas tô curiosa pra saber se essa rotina fixa funcionou e, principlamente, se vc conseguiu cumpri-la... Eu não consegui... rs bjs

Rosi Carvalho disse...

Eu não vejo a hora de poder ter o meu Otávio em meus braços(faltam 2 meses pro seu nascimento)e poder amamentá-lo!!!

Gabi Maia disse...

Amiga, desta vez tentei fazer os horarios mais certinhos durante o dia com a Luisa, mas não adiantou... ela continua acordando de madrugada... não tive sorte nesse quesito!!
Qto a 2a amamentação ter mais leite do q a 1a, comigo não valeu! Tenho menos leite com a Lu do que tinha com a Lari... o q tb não impediu q a Lu tb tenha engordado 1kg logo de cara tb!
um beijão!