quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Tá chegando…

Não abandonei vcs, não! rs! É que com o maridão de férias, Malu de férias e eu de férias… Tá difícil ter tempo para atualizar vcs!

Aliás, na verdade a minha licença acabou e as férias começaram! Isso significa que, em breve, estarei de volta no escritório!

Estou triste e feliz!

Feliz, por um lado, por ter a minha vida e rotina de volta! É muito hard ficar em função de filho e casa! rs! Admiro muito as mulheres que nasceram para isso! Mas, eu gosto de trabalhar! rs! Tudo bem que queria ter uma carga horária menor… Aliás, esse é o sonho de toda mãe, né?

Triste, por outro lado, pois gostaria de poder ficar mais um pouquinho com as crianças! A Malu vai sentir muito com o meu retorno ao trabalho. Ela nunca esteve tanto tempo comigo! E o João… Ele estará diante de muitas mudanças nos próximos dias!

Então, essas férias não são férias de verdade! Antigamente, viajava 1 mês. rs! Depois da Malu, ainda conseguia viajar 1 semana só com o maridão e depois curtíamos com ela. Agora, com o João pequeno… não dá para fazer muito. Fizemos uma viagem de dois dias para bem pertinho e faremos um outra viagem de uma semana para Cabo de Santo Agostinho (PE). Na realidade, esse um mês de férias, além de muitas arrumações em casa, farei ainda a adaptação da Malu na escola e a introdução do sólido na vidinha do João.

Aliás, a campanha de amamentação do Ministério da Saúde diz para amamentar até 6 meses, mas a gente tem que voltar a trabalhar antes! Eu tive direito à licença 120 dias + 1 mês de férias e estou bastante chateada, pois talvez tenha que começar a introduzir sólidos antes que o João complete 5 meses!

A doula Fabíola Costa me passou algumas informações interessantes sobre o aleitamente nos 6 meses de vida do bebê: Direito Legal de Amamentar e Primeira Vitória na Câmara

Segundo um dos artigos, me chamou a atenção:

“Para amamentar o próprio filho, até que este complete seis meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a dois descansos especiais, de meia hora cada um.

Todo estabelecimento que empregue mais de trinta mulheres com mais de 16 anos de idade deverá ter local apropriado onde seja permitido às empregadas guardar sob vigilância e assistência os seus filhos no período de amamentação.

Essa exigência poderá ser suprida por meio de creches distritais mantidas, diretamente ou mediante convênios, com outras entidades públicas ou privadas como SESI, SESC, LBA, ou de entidades sindicais.”

Amamentei a Malu, exclusivamente, até quase 6 meses, pois, ao invés de dois descansos especiais de 30 minutos cada um, eu pude ficar em casa o equivalente (15 dias) para amamentar e ainda tinha o meu leite congelado. Mas agora a empresa não dá mais os 15 dias de amamentação e, como moro longe (1 hora do trabalho), terei direito para sair 1 hora antes do meu horário durante um mês.

Eu trabalho de 7h às 16h. Saindo uma hora antes significaria sair às 15h. O João Pedro mama aproximadamente: 5:30 / 8:00 / 10:30 / 13:00 / 15:30 / 18:00 / 20:30. Pelos meus cálculos, eu precisaria deixar as mamadeiras para os seguintes horários: 8:00 / 10:30 / 13:00 / 15:30. Pela minha experiência com a Malu, na primeira semana de trabalho, eu conseguia tirar 3 mamadeiras de leite. Na semana seguinte, a quantidade diminuiu e só conseguia tirar 2 mamadeiras. Na terceira semana, apenas 1 mamadeira. Por mais que eu tenha leite congelado, não sei se tenho uma quantidade suficiente para garantir apenas o meu leite até ele completar 6 meses.

Sabemos que o ideal é que o leite materno seja o alimento exclusivo do bebê até 6 meses!!!

Será que devo arriscar e só introduzir os alimentos depois de 6 meses? Corro o risco do leite congelado e tirado no trabalho não serem sufientes e eu acabarei não participando dessa introdução, pois já estaria trabalhando e a minha sogra é que iria fazer… Ou faço com calma antes do João completar 5 meses?

Que dúvida!!! Deixe aqui a sua opinião!

6 comentários:

Priscila Vargas disse...

Oi Carol,

Decisão difícil, pois é bem pessoal, mas já que você pediu uma opinião, no meu caso eu Priscila, prefereria eu mesma introduzir os alimentos sólidos. Com meu filho foi assim, e foi super tranquilo,não sei se faria diferença se tivesse amamentado exclusivamente com leite materno até aos seis meses, pois não tive essa opção, tive que introduzir os sólidos, mas continuei amamentando até um ano. Seja qual for sua decisão o importante é você se sentir segura em fazer o melhor para os dois!
Beijos

Renata disse...

Carol, que decisão cruel....de fato, ficar na função do dia inteiro é hard mas é muito difícil ter que voltar a trabalhar em período integral com eles tão pequenininhos, né?? Mas o negócio é ficar calma que tudo se resolve e todos sobrevivem! :) Good luck! beijos Renata ( lá do curso de shantala da Stephamie!)

Milenna disse...

Oi Carol.
Sei o que está passando pois queria mto amamentar pelo menos até os 6 meses, mas meu leite se foi com os 2 meses da Julia. Entrou no Nan e com o tempo parei de me martirizar. Não foi uma escolha minha, então deixei rolar.
E acho que vc devia fazer a mesma coisa. Vc amamentou exclusivamente o qto pode, mas chegou a hora de trabalhar e não tem como vc vir em casa pra amamentá-lo. Acho que estar presente e ver a reação do João comenndo suas primeiras papinhas será recompensador. E continue tirando sempre que der seu leite.
Em 4 meses, aprendi que ser mãe, é sentir culpa!rs
Vai dar tudo certo!
Bjos.

Cátia Carvalho disse...

Oi lindona... essa questão é sempre um conflito, e sempre digo a minhas mãezinhas que a solução pra este conflito está em saber o que te doi menos. Se decidir manter a amamentação, entre em contato com o banco de leite da UFF pra pedir ajuda na pasteurização do seu leite, assim ele pode ser conservado por mais tempo no freezer. Se sua decisão for pela introdução dos sólidos, o ideal é consultar uma nutricionista especialista em Nutrição infantil, assim seu pequeno corre menos risco de alergias ou de comprometer a absorção dos nutrientes do seu leite. Se precisar tenho o contato de ambos (banco de leite e nutricionista)... Bjocas

Anônimo disse...

o melhor seria um emprego de meio turno.
que bom que vc nao vai colocar ele na creche!! !!
acho um pecado essas crianças que vao pra creche das sete da manha as seis da tarde, pra socializar diz a mãe por favor né.

luiza castelli

Simone disse...

Acho que a decisão é muito pessoal, eu não gostaria de perder esse momento de introdução dos alimentos. Talvez ajude na tua decisão: o jornal britanico de medicina (British Medical Journal)publicou recentemente um artigo de revisão que diz que é melhor inciar a introduçao de sólidos (com orientação, claro) a partir dos 4 meses, mas em países em desenvolvimento (como o Brasil) os cientistas ainda aconcelham o desmame (introduçao dos sólidos) somente aos 6 meses por falta de acesso a água limpa e comidas seguras para o bebê. Mas como você, com certeza, fará uma introduçao com orientação e cuidados acho q o melhor é não perder esse momento.
Simone