quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Resuminho da Escola em 2011

Tenho tanta coisa para dividir com vcs que bem seu por onde começar! kkkk


Como são muitos assuntos pendentes do ano passado ainda, prometo tentar me organizar para aumentar a periodicidade dos posts. O ano letivo de 2012 já começou e o João já começou na escola! Uma delícia! Em breve, detalho para vcs!

Ano passado eu esqueci de postar os relatórios de desenvolvimento da Malu na escola. Como utilizo esse espaço para que no futuro as crianças possam se deliciar com os registros de infância, não poderia deixar de transcrevê-los por aqui. Afinal, a gente pode perder os papéis ou pode dar traças! Então, vamos registrar!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Relatório de Desenvolvimento - 1º Semestre 2011

Iniciou o ano letivo adaptando-se bem a rotina da sua nova turma, porém ainda na hora da entrada costuma fazer um "charminho" dizendo que está com sono, mas logo recebe uns "chamegos" fica bem e participa das propostas.

Relaciona-se com os amigos e professores, mas demonstra preferência por um amigo especial, onde ela desempenha o papel de mãe e ele o filho. Neste momento apesar de demonstrar ser autoritária, mostra-se muito carinhosa.

Seu vocabulário é bem desenvolvido e expressa com facilidade seus desejos, podemos observar isso claramente durante a rodinha, pois contribui contado novidades e fazendo perguntas.

Diante das regras estabelecidas com o grupo, tenta disfarçar para dar continuidade ao que estava fazendo, mas depois de conversarmos ela diz que não irá fazer novamente.

Nas atividades de psicomotricidade ampla, apresenta equilíbrio, segurança e precisão, demonstrando cuidado com o seu corpo.

Adora fazer os trabalhinhos e fica sempre esperando a vez.

Tem total controle dos esfíncteres.

Assimila com facilidade hábitos de higiene, tais como: lavar as mãos, escovar os dentes e mantém ótima desenvoltura em relação a movimentação na hora do lanche, pegando a sua merendeira e abrindo sozinha.

Seu raciocínio lingüístico vem se desenvolvendo de maneira satisfatória, consegue: recontar histórias, manusear livros, fazer análise de gravuras e relatar fatos.

Nas atividades relacionadas ao raciocínio matemático já consegue agrupar objetos iguais, emprega o vocabulário grande/pequeno, em cima/embaixo, longe/perto, dentro/fora. Ainda confunde as cores trabalhadas, às vezes, identifica a cor amarela.

Participou do "Projeto Contos Literários", adorou a história: Cachinhos Dourados, sempre que pode solicita o livro.

São muitos os objetos implícitos em nossa rotina escolar. De uma maneira geral, Maria Luísa, está se desenvolvendo e correspondendo bem às atividades propostas.

Maria Luísa é uma criança adorável que conquista a todos com o seu jeito de ser. É muito prazeroso acompanhar o seu desenvolvimento.


Relatório de Desenvolvimento - 2º Semestre 2011
Costuma chegar alegre e ansiosa para contar as novidades do seu cotidiano, pois sempre traz algum pertence para mostrar aos amigos.

Relaciona-se com os amigos através da fala, demonstrando estrutura de frases e organização de seqüência lógica do seu pensamento. Costuma provocar os amigos para chamar a atenção dos mesmos para conversar e convencer a atender suas vontades. Tem uma fala expressiva marcada por gestos com as mãos, cabelos e face.

Ao fazer uso do material concreto nas atividades de raciocínio lógico matemático, Maria Luísa soluciona as propostas com facilidade, desenvolvendo seu raciocínio lógico dentro da ludicidade o que muito contribui para sistematização das atividades.

Já identifica as cores e as figuras geométricas trabalhadas. Explora objetos que apresentam diferenças marcantes em suas qualidades (cor, forma, tamanho, peso, textura). Compara objetos discriminando suas diferenças e semelhanças. Discrimina contrastes: quente/frio, leve/pesado, duro/mole, seco/molhado. Demonstra persistência quando encontra dificuldades.

Participou com interesse dos projetos no decorrer do ano letivo, mas o seu favorito foi o "Projeto Corpo", demonstrou entusiasmo em levar a boneca para casa. ajudou na escolha dos nomes.

Através dos estímulos das brincadeiras estamos desenvolvendo algumas capacidades importantes, tais como: atenção, imaginação e imitação. Pois essas atividades são aproveitadas para a evolução do raciocínio lingüístico e matemático.

Mostra habilidade, concentração e perfeição na área de psicomotricidade fina, realizando movimentos de: encaixar, enfiar contas, abrir e fechar potes. Constrói com blocos simples e consegue elaborar formas.

A nossa querida Maria Luísa nos deixa com uma ponta de orgulho em relação as suas conquistas, pois fazer parte e contribuir para o seu desenvolvimento foi, sem dúvida muito gratificante.

Maria Luísa demonstrou facilidade para assimilar os conteúdos trabalhados no decorrer do ano letivo, apresentando avanços na área cognitiva, estando apta a ingressas na turma do Jardim I, no ano de 2012.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Toda vez que leio esses relatórios da escola fico emocionada! Como está passando rápido! Como a escola consegue retratar tão bem a minha pequena! Nós pais temos um papel importante na educação dos pequenos, mas não podemos esquecer que a escola tb contribui muito para a formação deles!

Nenhum comentário: