segunda-feira, 29 de junho de 2009

Stephanie: Aulas para Casais Grávidos

Esse assunto eu procuro dividir com todas as pessoas grávidas que conheço. No momento, a minha cunhada está fazendo o curso da Stephanie e fiquei inspirada, pois 2 amigas, Lucia e Tina, estão grávidas do segundo filho e não tiveram a oportunidade de conhecê-la. Espero ajudá-las a descobrir o que tem de top para bebês no mercado. Rs! E por incrível que pareça... a gente esquece das coisas. Eu mesmo tive que recorrer ao meu resumão para conseguir lembrar dos pontos chaves.

A busca por alguma ajuda começou assim: estávamos sem dinheiro por causa de uma big reforma na nossa casa, mas queria muito fazer algum curso de gestante e além de aprender, queria também trocar experiências com outras grávidas. É muita novidade quando se engravida de um primeiro filho. Estava um pouco insegura.

Em Niterói, não há opção para esses tipos de curso. Alguns amigos me falaram muito bem do Grupo Nascer Melhor composto por fisioterapeuta, pediatra, nutricionista e psicóloga. Procurei me informar, mas o Grupo já não estava se encontrando com tanta freqüência. Fui convidada para participar de uma palestra onde os membros falaram um pouco sobre suas atividades para grávidas. Gostei muito dos profissionais, mas o Grupo teve dificuldade de data para organizar as turmas e marcaram muito próximo da Malu nascer. Eu já tinha conhecido a Stephanie e feito as aulas maravilhosas dela.

Bom, como eu conheci a Stephanie? Um amigo, o Aloísio, comentou que um amigo tinha feito um curso com uma monitora perinatal em Copacabana (francesa com mais de 30 anos trabalhando com casais grávidos) e que a mulher era fantástica. Ela apresentava várias novidades para bebês. Ela era, inclusive, contra o berço. Dizia que berço é para os pais e que funciona como uma gaiola de bebê.

Inicialmente, achei o comentário estranho. Pois a vida toda eu tinha imaginado a decoração do quarto do bebê com berço... Como assim? Como mudar esse paradigma?

O tempo foi passando, a situação financeira se regularizando e já com 7 meses de gravidez... Coincidentemente, uma amiga grávida falou que ia fazer o curso com a Stephanie e que outra amiga em comum também iria fazer e me colocaram a maior pilha. Éramos 4 amigas grávidas, com partos previstos para maio, junho, julho e agosto. Foi muito bom ter tido oportunidade de trocar experiências pré e pós parto com pessoas tão queridas! Mas esse assunto é para um próximo post.

Depois de um dia inteiro de trabalho cheguei na Stephanie para a nossa primeira aula. As aulas são ministradas na sala do apartamento dela. O local é muito bem decorado com puffs, tatames, futon... A sala comporta aproximadamente 7 casais. Deixamos os sapatos na porta e preenchemos uma ficha. Ela tem uma estratégia bem interessante: o casal, inicialmente, não paga a 1ª aula. Só vai pagar essa aula se a pessoa gostar e voltar na 2ª aula. Ou seja, na 2ª aula a pessoa paga a 1ª e 2ª aula. Assim, ela garante que só volta quem realmente gostou.

A nossa primeira aula foi sobre primeiros cuidados/banho. Fizemos simulação de banho em banheira CHEIA D'ÁGUA, com boneco de 3700q e umbigo cortado, trocamos roupinha, colocamos fralda,... Tudo era novidade para gente. Ela incentiva o pai dar banho sempre que possível... Ela sugere que a amamentação seja o momento de intimidade da mãe e o banho do pai. Falou tb sobre a alternativa de banho no chuveiro mesmo em recém nascido e o banho terapêutico no Tummy Tub, um balde especial para banho de imersão, mas não é para lavar o bebê com sabonete, é como se fosse um ofurô, recomendado à noite para o bebê relaxar, pois ele fica boiando na água e relembra o prazer do útero.

Esse assunto é bastante polêmico na família. Normalmente, quando nós nascemos as nossas avós deram os nossos primeiros banhos. Então, nada mais natural que as nossas mães agora queiram cumprir os seus papéis de avós e queiram dar os primeiros banhos em nossos filhos. Até por que elas nunca deram “o primeiro banho”. Só que a Stephanie estimula a participação do pai nas tarefas de recém nascido. Aí começa o conflito: como dizer para avó que o pai vai dar os primeiros banhos, vai trocar as primeiras fraldas...? Foi difícil dizer para elas, mas acho que entenderam a nossa posição. Bom, as aulas foram tão perfeitas que tiramos de letra quando a Malu nasceu.

Na primeira semana, o Marco estava de folga e dava todos os banhos. Depois, eu dava o banho de banheira com sabonete depois da mamada do almoço e ele dava o banho de tummy tub ou chuveiro à noite. Banho deve ser um momento prazeroso! E a Malu adora! Se a criança chora na banheira, verifique se não tem pouca água. É para encher mesmo! Senão o bebê se sente inseguro.
Primeiro banho em casa.
Primeiro banho de chuveiro.

Primeiro banho de Tummy Tub.

Delicioso banho de banheira.

Tummy Tub time!

Tummy Tub time!


Ainda nessa aula, ela falou que no começo o ideal é que o bebê durma no carrinho ao lado da nossa cama. Além do berço ser muito grande para o bebê, ele faz um monte de barulhinho desconhecido. Imagina ter que levantar a cada suspiro? Depois de 1 mês / 2 meses é importante passar o bebê para o quartinho dele. Ele precisa ter o seu cantinho.

Fizemos também duas aulas sobre amamentação. Vale muito a pena! Uma focada na preparação dos seios e os 10 primeiros dias de amamentação e depois desses 10 dias. Uma dica importante que a Stephanie deu foi a de evitar que o bebê durma no peito. A gente precisa dar uma acordadinha, embrulhar, colocar no berço e, no início, ficar com o bebê até ele dormir. Essa técnica é tão boa que desde que a Malu tem 3 meses, eu coloco ela no berço e ela dorme sozinha. Outra dica: não se acorda o bebê de madrugada. Ele deverá acordar sozinho e quando for dar o peito na madrugada, nunca despertar o bebê, não colocar para arrotar (basta a cabeça ficar inclinadinha), não conversar com ele, não trocar a fralda. É para pegar no escuro, dar o peito e colocar de volta no berço para dormir (a idéia é que com 4 meses ele já durma a noite inteira).

Coincidência ou não, passamos a Malu para o quarto dela com 40 dias de vida, não trocávamos as fraldas na madrugada e ela passou a dormir a noite inteira desde então. 40 dias e já dormia a noite inteira! Ta com inveja? Então, aplique as dicas da Stephanie!

Todos sabem que se deve dar leite do peito, exclusivamente, sem água, sem suco etc, pelo menos até 6 meses. São 8 mamadas diárias! Adorei a idéia dela de introduzir, depois do 1º mês, 3 mamadeiras do meu leite por semana. A idéia é que seja para: uma de dia a mãe se cuidar (salão, unha), uma mamadeira à noite para a mãe ter, pelo menos, uma noite de sono sem acordar e uma outra mamadeira para os pais irem jantar fora/namorar. Isso também ajudaria o baby a não estranhar tanto quando a mãe tivesse que voltar a trabalhar e... 3 mamadeiras por semana... não faria o baby largar o peito. Lembre-se são aprox 56 mamadas na semana sendo apenas 3 na mamadeira e com o seu leite.

Mas não pode ser qualquer mamadeira! A mamadeira indicada por ela, foi a da marca Dr. Brown’s de boca larga. Essa mamadeira tem uma válvula e foi especialmente desenvolvida para o bebê não engolir ar (para não ter cólica) e ainda dificultar o fluxo do leite. Assim o bebê não largaria o peito, achando que mamaria com menos esforço, ou seja, o bebê não acharia que iria mamar uma maior quantidade de leite quando usasse a mamadeira.

Tem muita máquina de tirar leite que é trambolho e bem cara. Ela sugeriu A Breast Pumps Mini Eletric da marca Medela. Eu comprei lá fora na Toy R US por US$ 65,00.

Vc teve problemas com amamentação? Pois é, várias amigas tiveram usaram a Lasinoh e não adiantou nada. Aliás, é impressionante como ginecologista e pediatra não sabem nada sobre o assunto. A Stephanie, inclusive, é referência em problemas de amamentação (bico rachado, pegada errada do bebê)... Você pode achar estranho, mas se tiver problema com bico rachado você vai querer recorrer à famosa pomadinha de gordura de picanha. Ela participou de um congresso na Inglaterra e descobriu o que impede o bico rachar. Ela não comercializa o produto, mas oferece, gratuitamente, para quem participa dos seus cursos. Deixa a Lasinoh no chinelo! Vejam a pegada perfeita ainda no Hospital!


Não fiz a aula de enxoval e me arrependo muito. Comprei várias coisas que não usei.. Mas ela deu uma pincelada sobre enxoval nas outras aulas. Até porque os assuntos se relacionam. Na aula de enxoval ela daria mais detalhes sobre a opção de adotar o futon e tatame no quarto do bebê. Eu conversei muito com ela, mas não adotei pois já tinha comprado tudo para o quartinho da Malu. Vou adotar agora para o quarto de brinquedos. Existem alguns prós e contras sobre essa decisão que precisam ser levados em consideração. Mas vai ser assunto de um próximo post.

A última aula antes da Malu nascer, foi o encontro com as avós. A Stephanie faz um resumão de todas as aulas, coloca vídeos... É muito bom para que avós conheçam um pouquinho das novidades que iremos aplicar. Muita gente que dá palpite, sugiro que siga penas uma pessoa... A Stephanie virou minha guru. Muitas vezes eu ligava para Stephanie ao invés de ligar para o pediatra.

Li também um livro a Encantadora de bebês resolve todos os seus problemas (capa rosa). Utilizei algumas técnicas de rotina que me ajudaram bastante.

Eu queria ter feito outras aulas antes da Malu nascer, mas o tempo foi curto, pois quando eu a conheci já estava com 7 meses. Depois que a Malu nasceu, fizemos a aula de Shantala e aplicamos a massagem na Malu antes do banho de balde! Fizemos, ainda, a aula de introdução das papinhas. Compramos, por indicação da Stephanie, a cadeirinha Bumbo para ensinar a Malu sentar a partir dos 3 meses. A Cadierinha seve tb para comer e é super fácil de levar para os lugares.





Tenho amigas que só conheceram a Stephanie depois que os filhos já estavam com meses... e a procuraram para que ela resolvesse problemas de dormir, comer etc... Ela também dá aula de atualização para o 2º filho. Estarei lá com certeza quando engravidar de novo!

E... Não é todo mundo que gosta da Stephanie, tem gente que acha ela muito objetiva mas, ela sabe muito sobre tudo e nós a achamos maravilhosa! Ela foca no bem-estar do bebê. Tem uma super psicologia...

É possível comprar um pacote completo para assistir todas as aulas ou pagar por aulas (R$110,00). As aulas são sempre à noite (19:30 às 22:30). A gente sempre ficava depois da hora conversando, tirando dúvida e acaba saindo de lá 23:30). Ela também dá aulas no sábado! O tels dela 2541 - 4754 / 8111-5848 e o endereço é R. Belford Roxo, 129 apto. 802 (esq. NS Copa - praça Lido).

Aí vão algumas dicas que tenho enviado para amigos... Bem, eu digo que há um antes e um pós Stephánie na minha vida. Tudo teria sido diferente e mais difícil sem ela. Me ajudou muito e ligo prá ela até hoje. Foi um presentão que ganhei na época da gravidez.



Eu, Stephanie com a Malu e o Marco (depois da aula de Shantala).





13 comentários:

Lucia Laureano disse...

Amiga,
Post irretocável! Fantástico! Excelente dica para todas as mães de primeira e de segunda viagem!
Confesso que com um filho em casa te esperando chegar é sempre tudo mais difícil, mas vou tentar convencer a Cris a participarmos do curso!
Na nossa época, toda as dicas ficaram por conta das palestras organizadas pela Renata Tarevic, nossa professora de hidro, que também foi ótimo sem dúvida nenhuma...

Beta Bernardo disse...

Carol, A-M-E-I o post!!!
Esse assunto sempre me atrai e olha que nem gravida eu estou... srsrsrs.
As dicas estão ótimas e tô repassando pra minha irmã que está por parir a qq momento!! Eles fizeram o curso da maternidade e gostaram bastante. Mas esse me pareceu mais intimista e aprofundado.
Sem dúvida é uma dica preciosa pra quando chegar minha vez... só me ajuda a convencer o pai da criança! srsrrs
Adorei ver o Marco participando dos banhos.... delicia esse amor e atenção de pai! As fotos estão maravilhosas!!!
Adoro seu blog!!!
Bjks pra vcs

Flavia Bernardo disse...

Carolina,
adorei o post!
Muitas dicas bacanas. Muitas convergem com o que aprendi no curso de gestantes da Perinatal, outras nem tanto (como a quantidade de água na banheira...lá eles recomendam 4 dedos de água (??)...bem, vou testar as duas técnicas) mas deu pra sentir que tudo funcionou bem por aí!

Sei que não há uma regra geral pra tudo e que nosso instinto tb falará mais alto em algumas horas, mas só de ter uma linha a seguir já nos deixa mais seguras, né?

Ah....que pega perfeita da Malu, hein!
Espero que Arthur seja assim tb, pq sei que a chave do sucesso está na tal pega!

Já recebi o resumão, que minha irmã me passou...vou ler tudinho já que Arthur ainda está aqui na barriga e vou ter tempo de sobra pra aprender ainda mais!

Obrigada pela visita em meu blog. Seja bem vinda!

Beijos
Flávia.

Flávia disse...

Carol,

Adorei o post!!! Deu até vontade de engravidar novamente....kkk..brincadeirinha!
As dicas estão muito legais, super explicadinho...adorei!
Beijos,
Flávia.

Juliana disse...

Sabe o que achei mais legal? O fato de mostrar a importância da participação do pai e incentivar a divisão de tarefas. Com certeza, isso previne muitas discussões bobas sobre a mãe estar sobrecarregada e tal. Ou seja, é garantia de harmonia do casal e, por consequencia, da família!
Bjs

Stéphanie disse...

Você explicou melhor meu trabalho do que eu poderia fazer!
Muito obrigada pelos elogios: espero que não inflam meu ego !
Porém, o que mais me tocou e sempre me emociona é perceber o resultado do meu trabalho !
São 30 anos de luta pela aceitação e o respeito dos médicos pelo meu trabalho mas todas as dificuldades se apagam quando percebo o resultado e vejo crianças felizes, pais tranquilos, e tenho a sensação de ter jogado uma gota positiva no oceano do futuro.
encontrei esta frase que achei ótima ;
"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
é o que vocês e eu tentamos fazer.
um beijão com muito carinho
Stéphanie

Juliana disse...

Eu também fiz o curso de Stéphanie e adorei !
Entendo tudo que você diz pois, comigo, aconteceu a mesma coisa !
Clara dorme a noite inteira desde 5 meses e desde o começo dorme sem problema.
Fiz o quarto com futon e amei !
Agora, ela engatinha e fica sozinha no quarto , brincando sem precisar de ninguém.
Ela já não cabe no Tummy Tub mas foi muito bom enquanto durou.
Eu me identifiquei muito com você:
voc^disse o que eu gostaria de ter dito.
Parabens pelo Bog e pela Malu que é muito linda !

Ana Carolina Peixoto disse...

Essa parte da participação do pai, realmente, foi um diferencial das aulas da Stephanie. O Marco é um excelente pai, mas tenho certeza que a Stephanie lhe ajudou muito lhe dando mais segurança para essa nova função.

É muito bom tb ver amigas se empolgando com a idéia do primeiro ou do segundo filho!

Não podeia deixar de mencionar que o comentário da Stephanie não poderia ter sido melhor! Só agora me dei conta que a luta é essa mesmo: tentar "deixar filhos melhores para o nosso planeta".

Ontem, finalizamos o quarto de brinquedo no 1º andar da casa com tatame e colchão no chão. Ela já brincava sozinha no berço... Agora... Não preciso nem dizer que a nossa baixinha AMOU!!!! Ninguém segura a Malu!

Obrigada pelo carinho de todas e espero poder sempre contribuir para melhorar a vida dos nossos filhos e, consequentemente, deixar filhos melhores para o nosso planeta.

Um abraço,
carol

Tainá XP disse...

Olá Carolina!
Marina comentou comigo sobre seu blog e AMEI! Esse post é fantástico! Pena que ainda não conseguimos nos encontrar para você ver minha barriguinha e me dar mais dicas maravilhosas! Mas tenho certeza que conseguiremos estar numa feijoada dessas do Quilombo em breve!
Beijos enormes,
Tainá

Beta Bernardo disse...

Perfeito o comentário da Stephanie!! Carinho e segurança numa pessoa que faz o bem! Bom demais! Já gosto dela!
Obrigada pela ajuda!
Bjks, Beta

Grazi disse...

Foram ótimas as aulas da Stephanie, em especial a aula de enxoval, banho, amamentação 1 e 2. Ela dá dicas superinteressantes e atuais, foge a linha do tradicional. Infelizmente ainda não podemos contar com algumas coisas aqui em Niterói, como parto humanizado. Para alguns médicos parece até que você está falando grego quando toca no assunto; mas espero que isso possa ser mudado.
Boa dica Carol!

Veronica disse...

Adorei também o blog Carol, já tinha lido quando você escreveu sobre o casamento e daquela caminhada em Itacoatiara que todo mundo furou, inclusive eu! Mas, eu tinha um bom motivo, estava desconfiada que o bebê estava a bordo, e estava evitando fazer esforço, e, agora que se confirmou: interesse total em ler todas as matérias!
Achei as dicas ótimas!
Estou animada para fazer o curso da Stephanie também! Além de já ter gravado o resumão.

Obrigada por compartilhar e ajudar as futuras mamães!

Bjs para você, a princesinha Malu e para o Marco,
Veronica

Unknown disse...

Carol,

fiz a aula de Shantala com vocês... Já faz tempo... Minha bebê chama Maria Paula e está com 1 ano e 6!!!.. Não sei se vc se lembra! e hoje, procurando o tel da Stephanie na internet para ter dicas de como desmamar ( sim, a MP ainda mama!!), acabei achando o seu post... Nossa como foi legal ver esse post! Lembrar dos "velhos" tempos.. rs Pena que não conheci a Stephanie antes! Fico feliz que esteja tudo bem com vcs!
beijos Renata

Beijos