quarta-feira, 10 de junho de 2009

Casamento: Decisões que fazem a diferença!

No último post, falei sobre o Dia “D” do casório. Hoje, vou dividir com vcs algumas escolhas importantes.

Tem um ditado que diz: Fazer casamento para quê? Se gasta tanto e tem sempre pessoas falando mal. Vá viajar! Dê uma entrada num apto! Opções também bastante interessantes. Mas a questão não é só o que gastar. E o rito de passagem? Sou, extremamente, a favor desses marcos. E a festa com pessoas queridas? Não é tão bom dividir com amigos e familiares a nossa felicidade num dia tão especial?

Na verdade, o que também está em jogo são as decisões. Elas fazem toda diferença para que a festa dê certo. Para facilitar a vida de vcs resolvi dividir o assunto por tópicos. Espero que vcs gostem!

Divirtam-se!

Escolhendo a data
A escolha do mês do casamento implica em muitas variáveis. Mas, principalmente, no tempo e no que vestir. A grande preocupação das noivas é se vai chover. Sabemos que verão, por exemplo, chove bastante. Há sempre um risco maior nesses meses. Mas com tantas mudanças climáticas... Não dá para acertar sempre. O mês de maio é conhecido como o mês das noivas. Por isso, se a escolha for casar nesse mês, trate de reservar a data e os fornecedores com bastante antecedência. Nós escolhemos junho, por acreditar num clima mas ameno e nas lindas tardes de inverno! A cerimônia do casamento era ao ar livre. O mês de junho foi uma ótima escolha! Por coincidência, o mês de junho, é o mês dos Apaixonados (dia dos namorados) no Brasil e, em muitos países, é o mês das noivas.

Lista de Convidados
Esse é um item importantíssimo mas também muito problemático! Realmente, é um dilema: pessoas queridas X custo total do casamento. Muito difícil também conciliar interesses da família e dos noivos. Os “ricos” conseguem fazer casamento para 50 pessoas. Nós, simples mortais, não conseguimos fazer para menos de 250 pessoas.

Começamos, inicialmente, com uma lista de 450 pessoas. Esse número tornaria o casamento inviável, tendo em vista que, nós, os noivos, arcaríamos com quase todos os custos do casamento. Seria difícil também achar um lugar que comportasse esse número de pessoas. Fomos reduzindo, reduzindo... Tentando priorizar as pessoas que realmente eram importantes e que tinham contato com nós dois... Tinha ainda o casamento do meu irmão em novembro do mesmo ano e tentamos distribuir alguns convidados colocando alguns na nossa lista e outros na lista dele. Convidamos 280 pessoas, mas compareceram, exatamente, o número de pessoas calculadas (250). E, infelizmente, entre mortos e feridos, algumas pessoas não convidadas, magoadas! Fazer o quê? Esperamos ao longo da vida de casados poder ser perdoados. Esse item me incomodou muito...

Escolhendo os padrinhos
Com certeza nossos padrinhos devem ser escolhidos com muito amor. Pessoas que representam muito em nossas vidas... Pessoas muito especiais! Mas também foi uma tarefa árdua. A minha lógica era tentar ter representantes para algumas fases da minha vida: família, amigos de infância, amigos recentes... Foi tão difícil que tínhamos 11casais de padrinhos. Quem conhece o meu maridão sabe que: um casal a mais era do meu lado, lógico! Eu colocaria, tranquilamente, mais uns 3 casais. Pessoas que hoje estão constantemente presentes nas nossas vidas... Mas sabe como é difícil! Visualmente falando também ficaria estranho tanta gente no altar, não ficaria? Bom, dizem que quanto menos padrinhos, mais chique o casamento é. Então, o meu não foi nada chique! E daí? rsrsrs

Convite
O convite é um item também importante. Ele “diz” ao convidado como será a festa. Dizem que quanto maior, mais chique o casamento é. Eu queria algo com a nossa cara. Nada muito sofisticado, nem nos padrões tradicionais de casamento. Uma amiga design, Marina Morato, fez a arte dos convites. Ela acertou em cheio! Adoramos cada detalhe que ela desenhou! Olha a Marina aí de novo! Em breve, darei detalhes sobre as suas criações para o níver da nossa princesinha! Bom, o que seria de nós, família Peixoto dos Santos, sem os trabalhos gráficos dela?! Fizemos a impressão na Kasa dos Convites. Na época pesquisei e eles tinham o melhor preço! Pagamos pela impressão um total de R$ 430,00.

200 convites 16,8 x16,8
340 convitinhos
Papel Dimond 180g
impressão 2 cores
200 envelopes vermelhos

Ainda tem um detalhe que não pode ser esquecido. Como endereçar o convite? Não tenho uma letra bonita, por isso, optamos em contratar o serviço de uma calígrafa. A Girlanda Martins foi indicação de uma amiga. Ela mora no Leblon, mas disponibilizou um serviço de coleta/entrega aqui no trabalho na Tijuca. Eu fiz uma lista com o nome das pessoas que deveriam ser escritos no convite com o devido tratamento e o nº de convitinhos de cada envelope. Optamos por um tratamento menos formal, tipo: Aos Padrinhos, Aos Amigos, Aos Meus Queridos Pais e etc. Só utilizamos Sr, e Sra. Sobrenome para os mais velhos. O valor por envelope ficou em R$ 1,00 e envelopamento por mais R$ 0,60 (convitinho, clips, lacre plástico e seladora) totalizando R$250,00. Mas tenha muito cuidado com a quantidade de convitinhos por envelope. Reforce bastante isso com a pessoa que vai fazer o envelopamento. No meu caso houve erro. Algumas pessoas receberam mais convitinhos e outras menos. Isso poderia causar um problemão. Mas não foi o caso. Conseguimos contornar a situação e deu tudo certo.


Local & Buffet
Como sou Kardecista e não fui batizada, nunca havia me imaginado casando numa igreja. A idéia era realizar um casamento onde a cerimônia pudesse ser ao ar livre e que no mesmo local pudéssemos nos esbaldar com os amigos. Encontramos, uma opção que era a nossa cara: restaurante Marius em Charitas! O restaurante tinha fechado em Niterói e o Marius havia colocado o Fernando Chaves gerenciando o espaço para festas. A decoração do local, por si só, era de extremo bom gosto na escolha de peças e acessórios e não precisaríamos nos preocupar com muitos detalhes. O preço do espaço ficou em R$ 700,00 já com as mesas e cadeira. O Fernando nos apresentou a Cecília Vasconcelos cerimonialista e a Beth Schueler responsável pelo buffet “aprovado” pelo Marius. Bom, além do espaço ser perfeito, a facilidade de poder escolher duas pessoas que já estavam acostumada a trabalhar no local... facilitou muito a minha vida! Acho importante essa divisão e ter duas pessoas diferentes: uma para o cerimonial e outra para o buffet. Já estive em casamentos que era uma única pessoa fazendo os dois e percebi que nem sempre dá certo.

A Cecília é uma graça! Tive empatia de cara! É comprometida, gentil e o valor do seu serviço é bastante competitivo, pois, além de trabalhar diretamente com fornecedores de mobiliários e flores, possui inúmeros modelos de toalhas, arranjos e belas peças de decoração. Pagamos R$ 2.500,00 por todo o cerimonial com RSVP, decoração, flores da decoração, da lapela do noivo e dos padrinhos e o meu buquê e o buquê das daminhas. Um plus: como o nosso casamento foi no domingo, herdamos alguns móveis de decoração do casamento do sábado que ela também tinha feito na Marius, como: lounge e mesa de vidro dos doces. Nada mal, né? Outro plus: a Cecília separou numa caixinha alguns doces para as nossas mães e para a gente levar para casa. Foi ótimo comer os docinhos na lua de mel!

Minha mãe é uma artista e a sua opinião estava presente em várias decisões. Além, das forminhas diferenciadas para os doces que ela comprou, sugeriu ainda o aluguel do souplat e colocou a família para produzir o porta guardanapo. Até na praia estávamos todos na função! Ela comprou argolas utilizadas em cortinas e palha da costa para revesti-las.

Beth Schueler nos ofereceu várias opções de cardápio. Optamos pelo menu coquetel com 35 entradas diferentes e uma mesa de sustentação com as seguintes opções: MASSAS: Soffiotti ao Molho de Frutos do Mar e Conchiglie ao Molho de Salmão, CREPES: Salmão c/ Molho Branco e Camarão c/ Molho Vermelho, CARNE: Rosbife ao Molho de Alecrim, ESPECIAL: Tortilla de Bacalhau Au Gratin e SALADAS: Primavera (melão em bolinhas, uvas verdes, aipo, camarão e creme de leite ) e Mix de Folhas Verdes. Deu água na boca? Os “quitutes” estavam, realmente, deliciosos e ela demonstrou bastante eficiência. Fechamos, na época, o buffet pelo valor de R$ 31,00 por pessoa. Nesse valor, além da comida, estava incluído também água mineral, refrigerantes, sucos de frutas e chopp.

Bom, na minha opinião, um casamento tem que ter prosecco! Além do efeito alcoólico nas pessoas, as deixando mais descontraídas, é uma bebida leve e gostosa! Então, por indicação de uma amiga, compramos as garrafas de prosecco diretamente com um fornecedor da Salton no Rio. Calculamos, mais ou menos, 1 garrafa p/3. Compramos 96 garrafas do Brut. Fizemos um depósito para a Salton no Sul no valor de R$ 1200,00. E eles entregaram na casa dos meus pais. Realmente, foi prático e não tivemos problema algum. O único cuidado que as pessoas precisam ter é de calcular o tempo para as garrafas chegarem ao Rio em tempo hábil. Na opinião do meu marido, não podia faltar wisky! Então, aproveitamos as viagens da tia e de alguns amigos e encomendamos whisky no Duty Free. Compramos 22 garrafas e gastamos R$ 420,00. Era muita garrafa! Quem ficou até o final da festa se deu bem! Teve gente que saiu com garrafa debaixo do braço. Nós demos de presentes. Sobrou tanto que demos de presente para irmão utilizá-las no seu casamento em novembro.



Bolo & Noivinhos Personalizados
Bolo pode ser bonito, mas tem que ser GOSTOSO!Em Niterói há 3 fornecedores bem conhecidos:Lisete, Beth Gomes e Rosângela & Garcia. Nossa! É uma delícia experimentar bolos tão divinos! A minha mãe é o tipo de pessoa que não sai de uma festa de casamento sem antes comer o bolo. ELA AMA BOLO DE CASAMENTO! Então, deu para imaginar a exigência dela, não? Por isso, que ela nos deu esse item de presente e nem questionou tanto o preço. Além da simpatia e o diferencial no atendimento, escolhemos o bolo mais gostoso. Optamos pelo casal Rosângela & Garcia que ganhou o prêmio do fantástico em 2005. O bolo ficou lindo e delicioso! Para dar sorte, seguimos a tradição de congelar o bolo por 1 ano e comer no nosso 1º aniversário de casamento. Fiquei com medo de ter estragado, mas estava ainda mais gostoso! Vale muito a pena essa dica! Nada melhor que comemorar 1 ano adoçando ainda mais a vida de casada.

O casal Rosângela & Garcia nos indicou a Rita para fazer os noivinhos em biscuit para colocar no topo do bolo. O trabalho dela é lindo! No início ficamos na dúvida do que seria representado. Decidimos que os nossos dogs estariam presentes já que não poderiam comparecer na festa de casamento, que haveria uma detalhe do MENGÃO e que o Marco me seguraria no colo! Ela mora em Piratininga e entreguei para ela várias fotos para inspirá-la: foto do vestido, dos detalhes do cabelo, dos acessórios, dos cachorros... Ficou tudo lindo e muito bem representado!


Doce & Bem Casado
Recebemos algumas indicações da cerimonialista e escolhemos a Lourdinha. Eu queria algo bonito, delicioso, mas com um preço razoável. Além disso, quando fomos à sua casa, descobrimos que os meus pais a conheciam há anos. Encomendamos com ela 1500 doces por R$ 1100,00. Minha mãe também AMA DOCE DE CASAMENTO... E ficou preocupada com a quantidade e então, encomendou mais 200 doces com a Betinha da Praia de Icaraí. Os doces dela eram mais caros, mas bem bonitos e gostosos. Calculamos 7 doces por pessoa! Uma quantidade mais do que razoável... Mas os doces fizeram tanto sucesso que acabaram num piscar de olhos!


Vestido
A maioria das noivas fica na dúvida se deve alugar ou comprar um vestido. Eu sou a favor de alugar. Depois o que se faz com um vestido de noiva? Eu sei que tem o lado emocional... mas guardar pra quê? A questão é que, às vezes, o preço do aluguel é superior a mandar fazer. E foi o meu caso. Comprei muitas revistas e achei um modelo que me inspirou. Levei para Mathilde Kraichete, costureira indicada por uma amiga da minha mãe. Posteriormente, descobri que ela era tia de uma amiga de escola. Ela conseguiu dar um toque pessoal e ficou ótimo! O preço... vcs não vão acreditar! Olhando a planilha dos custos do casamento para escrever esse post, fiquei chocada com o preço e cheguei a confirmar com a minha mãe, ela me deu o vestido de presente. Na época, minha mãe negociou bastante, encomendou os vestidos das daminhas e o dela. Mas mesmo assim! Saiu bem em conta! Pagamos R$ 1.600,00 pelo meu vestido e R$ 180,00 pelo vestido de cada daminha. As minhas amigas pagaram pelo aluguel em torno de R$ 3.000,00 / R$ 4.000,00. Vejam o modelo da revista e o modelo final do vestido.




Cabelo & Maquiagem e Acessórios
Eu tinha várias indicações de profissionais para fazer o cabelo & maquiagem. Mas optei por um profissional que não era muito conhecido no meio das noivas. O Daniel de Matos é especialista em fazer maquiagem e cabelo em modelos para revistas. Fiz uma “prova” e amei! Nada muito pesado... Exatamente como eu queria. Inicialmente, ele me cobrou R$ 450,00. Eu disse que não tinha como pagar esse valor, mas que queria muito fazer com ele. Perguntei sobre a possibilidade das madrinhas se arrumarem também com ele... Ele acabou cobrando R$ 200,00 para mim e 100 cada madrinha/minha mãe. Ficamos um espetáculo! O trabalho dele é tão bom que até hoje faço cabelo & maquiagem para outros casamentos com ele. Uma pena é que ele está se envolvendo com outros trabalhos e o tempo dele tá curto!”

Escolhendo os acessórios....Para quem não sabe Hijab (véu), quer dizer, em árabe, "o que separa duas coisas". O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa. Mesmo sabendo desse significado, eu não queria véu. Queria algo bonito para colocar no belo. Então, optei pela grinalda. Não queria ficar parecendo uma rainha. Eu queria algo simples, mas elegante. Realmente, não sei se em Niterói, há tantas opções de fornecedores para esse tipo de acessório. Acho que as pessoas, normalmente, alugam junto com o vestido de casamento. Não me lembro, exatamente, como cheguei à Sônia Andrade de Lima. Acho que várias pessoas me indicaram ela. Amigas, a costureira... Bom, o importante é que ela tem muitas opções de peças e para os mais variados gostos. Não me lembro, mas acho que ela é quem produz. Além da grinalda e dos grampos que acompanhavam, acabei alugando também os brincos e um lindo bracelete. Ficou um charme! O preço não é barato. Paguei, na época, R$ 580,00. Isso tem 3 anos! Não tenho idéia de quanto custaria hoje.

Grinalda R$ 350,00
Grampo Margarida R$ 120,00 (R$40,00 cada)
Bracelete R$ 80,00
Brinco R$ 30,00

Importante: as peças precisam ser devolvidas em ótimas condições. Eu perdi um grampinho das margaridas durante a festa. Mas, thanks GOD, eu achei na pista de dança. Se eu tivesse perdido... Acho que seria uma facada!

Traje do Noivo
Para o traje do noivo e dos padrinhos, optamos em alugar na Só à Rigor. Assim, todos ficariam padronizados e não precisariam gastar muito e estariam bem-vestidos. Escolhemos o meio fraque tradicional e o aluguel era R$ 90,00. Para que o noivo não ficasse exatamente igual aos padrinhos, optamos por uma pequena diferença na cor do colete, gravata e do modelo do terno. Se puder, substitua o cravo de tecido que acompanha o meio fraque por flores naturais. Dá muito charme e fica muito mais bonito. Importantíssimo para economizar: o meio fraque do noivo saiu de graça já que os padrinhos alugaram na Só à Rigor. Mas para isso, o noivo precisa preencher uma ficha, com uma certa antecedência, com o nome dos padrinhos já definindo o modelo/cor do meio fraque. Um diferencial da Só à Rigor é que eles tem lojas em todo Brasil. Isso facilitou muito, pois tínhamos padrinhos em vários locais do Rio e de fora do estado.


Fotografia
Esse item merece um post só para ele. Mas vou tentar resumi-lo.
Eu estava disposta a pagar o que fosse preciso pela fotografia. Afinal, as fotos ficariam para vida toda! Eu queria alguém que cobrisse o casamento sem eu ter que ficar posando durante toda a festa (foto tipo jornalística). Pesquisei vários profissionais no Rio e em Niterói... Tem muito trabalho cafona, mas tem também muito trabalho bom. Mas o detalhamento dessa busca ficará para um próximo post.

Eu escolhi o Renato Moreth. Ele é bem famoso em Niterói. Marquei para ver suas fotos e... não resisti! Ele, realmente, é THE BEST! As fotos falam por si só... Ele monta um historinha... Só tem um problema: ele é caro! Muito caro! E, para piorar, ele não entrega as fotos em cd. Então, toda e qualquer cópia, precisa ser feita através dele. Dessa forma a pessoa teria garantia na qualidade de impressão. Ele diz que, além da foto digital, ele trabalha com um filme de 1600 ASAS importado para não usar o flash e capturar melhor a luz natural. Bom, foi uma facada! Fechamos o seguinte: 50 fotos impressas 10x15 + livro/foto encadernado 24x30 com 48 fotos por R$ 4.100,00. Mas quando fui selecionar as fotos... Já deu para imaginar o que ocorreu? Acabei montando 2 álbuns de 40 fotos cada um. Um focava na cerimônia e o outro na festa. Tive que pagar mais R$2.500,00, ou seja, o custo total com fotografia ficou em R$6.600,00. Muito din din, né? Foi difícil convencer o maridão por causa do valor, mas consegui! Na verdade, ficou mais fácil, pois meu pai nos deu de presente e não saiu do nosso bolso! Pergunte ao Marco se ele se arrependeu? Ele ficou maravilhado com o trabalho final do Renato. E quem não ficaria? As fotos ilustradas nesse post são dele!

Filmagem
Inicialmente, eu não ia contratar filmagem, mas, por insistência de muitos que acabaram me convencendo... Fechamos com o Fernando & Marize. Eu tenho muito medo das edições. No mercado tem muita coisa cafona. Foi, então, que pedi indicação para o fotógrafo. Posteriormente, descobri que eles haviam filmados vários casamentos de amigos. O resultado final ficou ótimo! E não poderíamos ter feito escolha melhor. O único defeito foi a demora na entrega do CD. Desde o início, eles tinham avisado que demoraria 6 meses. Mas a gente nunca quer esperar tanto, né? Pagamos R$ 1.500,00 pela filmagem + 3 cds editados.

Vale ressaltar que eu não me arrependi nem um pouco em contratar o serviço de filmagem. Fiquei impressionada, mas, realmente, é a única forma de registrar os acontecimentos gerais da festa. A gente não vê tudo que acontece na hora e foi fantástico ver pequenos detalhes que passariam despercebidos!

Música
Eu, desde o início, não queria música de cd tocando na cerimônia. Eu queria músicos ao vivo para dar mais charme. Não escolhi muito. Ouvi falar da professora Mariza da UFF e fui assistir um casamento onde os músicos da equipe dela tocaram na igreja São Vicente de Paula. Achei emocionante, o violino, o trompete... Fui até o apto dela e escolhi as músicas abaixo e os seguintes “instrumentos”: Teclado, Vilonino, Trompete, Soprano e Tenor.

Sala de Espera
Músicas em geral.

Entrada do Noivo
Clarins de Roma – Max Steiner

Entrada dos Padrinhos
Jesus Alegria dos Homens - J.S.Bach

Dama e pagem
A Flauta Mágica - Mozart

Entrada da Noiva
Marcha Nupcial - F. Mendelsohn

Dama Surpresa
Primavera (de "as 4 estações" ) - A. Vivaldi

Benção das Alianças
Ave Maria - d’Gunoud - Bach

Prece
Adágio em Sol Menor - Albinoni

Assinatura
She – Charles Aznavour

Cumprimento dos Padrinhos
All E Ask of You de "O Fantasma da Ópera"

Saída do Noivos
9ª Sinfonia - L.Von Bethoven

Realmente, a escolha do repertório e dos músicos...Foi acertadíssima! Deu muito charme na cerimônia. Não pesquisei preço na época. Gastamos por esse serviço R$1.050,00.


DJ
Esse item ficou por último, mas não é o menos importante. Se você quer que uma festa dê certo, a escolha do DJ é fundamental. Pista de dança tem que ficar cheia! Pesquisei pouco. Tinha indicação do Capelli & Guanabara. São considerados os melhores DJs do Estado. Fui até o escritório, negociei músicas que não podiam faltar... e fechamos por R$ 800,00. Realmente, nos esbaldamos! Pergunte aos convidados?

Graças à minha formação, faço planilha para tudo! A planilha do casamento tem a relação dos fornecedores com os dados, os valores e quem pagou o quê. Por isso, ficou tão fácil descrever para vcs. Aí vem a facada... Gastamos R$30.000,00 para um casamento para 250 pessoas. Planejamos com 10 meses de antecedência e dividimos o pagamento de alguns serviços. Isso facilitou muito. Algumas pessoas questionam esse gasto. Inclusive, os presentes recebidos representaram apenas a metade desse gasto. É muito dinheiro, eu sei! Mas se eu tivesse $$$, faria uma festa de casamento todo ano!

Gostou das dicas?
E você? Me conta sobre as suas decisões no seu casamento.


5 comentários:

Anônimo disse...

Carol, você está uma verdadeira "blogueira".

Ah! "Colocou a família E OS AMIGOS para produzir o porta guardanapo". :)

Beijos, Monique

Beta Bernardo disse...

Carol... adorei o post. Todo detalhadinho, cheio de referências, muito, muito bom!!!!
Tenho certeza que um monte de noivinhas vai chegar até aqui pra pegar suas dicas. Prepare-se pra receber os contatos!
Você tá se saindo muito bem!
Tô adorando... qual o próximo? ;)
Bjks, Beta

Lucia Laureano disse...

Caroal,
Que post maravilhoso!!!
Já está uma blogueira de mão cheia e agora com este post vai receber milhões de comentários e e-mails!
Queria muito ter estado enste casamento, por sinal podíamos uma ter estado no casamento da outra, não é?
beijos,

Juliana disse...

Pode ter a certeza de que esse post elevará demais a audiência do blog. Tá ótimo!
Concordo com você sobre a data ser um marco, um rito de passagem. Encaro exatamente da mesma forma. Se for possível promover todo esse rito, por que não?
Bjs!

Unknown disse...

Carol quanto detalhe guardado... muito legal!!! Pelo pouco que vivo ao lado de vcs foi exatamente o que aconteceu... nunca esqueço da noiva perdida na praia de Charitas... só vcs mesmo.
Vou passar seu blog para uma amiga minha que vai casar... ela quer todos os detalhes do meu casamento, mas eu não lembro de tantos assim e o seu foi um SUPER casamento.
Muitos beijos da sua "fã" Luciana Vianna Meano