segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Natação para Bebês

Quando fiz o curso para casais grávidos com a Stephanie, ela passou um DVD com um bebê de 10 dias de vida nadando debaixo d’água. Ela enfatizou que a criança nasce sabendo nadar e desaprende com o tempo. Fiquei fascinada com a idéia de colocar a Malu o quanto antes na natação. Além de me preocupar, pois temos piscina em casa, a relação do bebê com a água é algo divino e desde a barriga. Afinal, o bebê já é adaptado ao meio líquido desde a gestação.

Os pediatras recomedam a natação a partir dos 6 meses. Mas, infelizmente, demorei um pouquinho para ajustar a nova rotina. Eu voltei ao trabalho depois da licença maternidade em dezembro. No começo, foi muito difícil essa adaptação: casa x trabalho x filho x marido. Para ajudar... a minha empregada que estava comigo desde que a Malu estava na barriga, pediu as contas. Deu para imaginar, né? Bom, demoramos um pouquinho a fazer com que a nova rotina estivesse funcionando bem e só conseguimos colocar a Malu na natação em março quando ela já estava com 8 meses. Como o ano no Brasil começa só depois do Carnaval... até que não fez tanta diferença assim. Abaixo foto da Malu com o prof. Carlinhos e com a amiguinha Bia no primeiro mês de aula.



Para quem não sabe, as crianças de até os 2/3 anos, precisam da presença de um acompanhante nas aulas, alguém que ela realmente confie. Essa relação de confiança é de fundamental importância para o desenvolvimento da criança. Os horários das aulas também não facilitam muito. Tivemos que adequar o horário do Marco, que é bem mais flexível que o meu, para que ele levasse a nossa princesinha. Optamos pelas aulas 2x na semana numa academia onde a piscina é coberta e aquecida.

Como nós temos piscina em casa, o Marco estava resistente no início achando que seria um dinheiro gasto sem necessidade, mas depois de freqüentar as aulas com ela... hoje, ele não falta a aula por nada!

Além de ter que escolher uma boa academia, os pais precisam sentir a empatia e a confiança que o professor desperta no seu filho. O Carlinhos é ótimo e fiquei impressionada com a evolução da Malu. Temos certeza que isso determinou a ousadia da nossa baixinha.

Normalmente, são utilizadas atividades que buscam facilitar o desenvolvimento dos órgãos sensoriais das crianças (tato, audição, olfato, e visão). O ideal é que a musicalidade também faça parte das aulas, pois estimulam a memória e aumenta o vocabulário significativamente. Para cada atividade diferente, o professor da Malu canta uma música diferente e a Malu já associa e sabe exatamente o que fazer.







Repare na batida de mão com o professor após a realização da atividade!Tipo: bom trabalho Malu!

Quem leva a Malu na natação é o Marco. Tive a oportunidade de levá-la em uma aula bem no início... Depois, ele só me contava sobre o desenvolvimento dela e eu ficava tentando imaginar... Outro dia, eu fui lá conferir. Fiquei impressionada com o que eu encontrei!


Vocês acreditam que a Malu com 1 ano e 2 meses mergulha com o papai lá no fundo para pegar argola e bastão?



Ela vai de olho aberto e só quer subir se pegar os dois! Estou até pensando em comprar alguns brinquedos de piscina para usar com ela lá em casa fora do horário da natação.

Sem falar nos mergulhos! Vejam como ela se exibiu para a mamãe!





Isso não é demais para o coração de uma mãe? E o pior é que foram vários mergulhos até que eu conseguisse tirar a foto dela no ar! Arrasou ou não?

São muitos os benefícios que a natação proporciona aos bebês. Além de ser divertido, melhorar a coordenação motora, proporciona noções de espaço e tempo, prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto-salvamento, estimula o apetite, aumenta a resistência cardiorrespiratória e muscular, tranqüiliza o sono e também previne várias doenças respiratórias.

Uma coisa eu posso garantir: a Malu come e dorme muito melhor depois da natação. Para vocês terem uma idéia, um dia da semana, eu fico com o carro e o Marco a leva de bike. Veja como, normalmente, é a volta para casa!


Bom, se é verdade eu não sei, mas alguns estudos apontam que, quando as crianças são iniciadas em um programa de adaptação ao meio líquido em idade pré-escolar, elas têm um rendimento mais satisfatório em seu processo de alfabetização. Será?

E vc? Colocou o seu filho na natação? Com qual idade? Me conta como foi a sua experiência!

Atualização: Inclusão das fotos da Malu em grande formato. Solicitação da amiga Rosi que adora ver fotos GRANDES.

21 comentários:

Fabi Carvalhos disse...

Ai, que linda, Carol! Estou esperando passar esta onda de gripe p/colocar a Sophia, p/ela, especialmente, será ótimo, por causa das crises alérgicas. Beijão, Fabi,

Beta Bernardo disse...

Carol que orgulho que dá ver nossos filhotes fazendo algo tão lindo assim, né? Eu sinto de tabela por vocês.
Eu sempre tive em mente que bebê tem que nadar e espero conseguir colocar o meu qdo ele chegar. Até parto na água eu já quis ter, mas na hora H não sei se banco.... preciso me informar qdo a cegonha chegar. Nós somos água, viemos dela, por isso dá tão certo.
Como disse lá na Lucia, além de todos os benefícios de natação pra bebês vocês tem mais um motivo, que é a piscina em casa. Ter uma criança que sabe lidar na água já é uma ruguinha a menos nesse quisto de preocupação, né?
Lindas fotos!!! Um dia tiramos dela mergulhando com o polarizador, que tira o reflexo da água e dá pra ver a peixinha lá em baixo com perfeição!! ;)
Bjks, Beta

Priscila disse...

Oi, Carol!
Amei o post. As fotos dela no ar e na bicileta estão demais!!!!!!
Já tinha ouvido falar em aula de natação pra recém nascidos, mas será que é indicado pelos pediatras? Lembro que o pediatra do Gui da época liberou com 6 meses. Ele começou a fazer as aulas na creche que ele frequentava, mas tempos depois fui descobrir que não era natação e sim "adaptação ao meio líquido", onde ele ficava numa piscina de plástico minúscula brincando com a água. Com dois anos ele começou a fazer natação de verdade, em academia especializada e sempre que posso vou assisti-lo também. Fico super orgulhosa ao ver como ele se desenvolveu neste último ano. Está super esperto. Acho a natação extremamente necessária pra qualquer criança. É um conjunto de fatores, como você citou, motores, psicológicos e de saúde que fazem toda a diferença no desenvolvimento infantil.
Olha, queria te agradecer por ter me colocado em contato com a sua amiga sobre a vacina. Ela me deu uma dica muito legal, de tentar a vacina em SP. Infelizmente, pra esse ano, já não dá mais tempo porque eles só dão a vacina até o mês de agosto. Mas pro ano que vem eu já posso me agendar. Muito legal essa rede de amizades que a gente cria com os blogs. Um dia quero te conhecer pessoalmente e colocar essas crianças pra brincar! A gente combina também com a Lucia.
Bjs.
Pri

Rosi disse...

Ai que delícia de post.
Essa Malu é uma figura, não é mesmo?
Nada muito melhor que eu. Quase um peixinho.

Adorei as fotos, mas algumas ficaram bem pequenas, que tal colocá-las todas no mesmo tamanho? Não se importe se o post vai ficar grande, a gente adora ver fotos.
Bjs e boa terça para vc.

Lucia Laureano disse...

Carol,

Eu coloquei o Gui na natação por volta de um aninho. Minha ideia sempre foi coloca-lo antes nas aulinhas, mas como não tinha como leva-lo durante a semana isso acabou sendo postergado até ter a possibilidade de ingressar na tuminha da escola. Ele sempre adorou piscina e sempre teve este contato, pois temos piscina na casa da minha mãe e hoje ama a natação! Desde um ano e pouco que fica sozinho na água de boinhas sem nenhuma preocupação para mim!
Assim como você eu sou super adepta a este esporte para os pequenos!

Pri,
Em geral os pediatras só liberam a natação deposi de 6 meses!
beijos,

Ana Carolina Peixoto disse...

Fabi, uma amiga me falou que deve-se evitar a natação no inverno quando a criança é alérgica. Vc sabe sobre isso? Não vejo a hora de colocar essas meninas juntas de novo na piscina!
Bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Beta, eu imagino que a pressão para vc ter filho tá cada vez maior. rs! Se depender dos assuntos dos blogs... vc já estaria grávida! Parto debaixo d'água deve ser maravilhos! Mas aqui no Brasil a gente depende de plano de saúde e, normalmente, não tem estabelecimentos desse tipo credenciados. Uma amiga tentou ter numa banheira na roça dela... Depois ela te conta! Menina, ontem comecei a ler de novo o manual da minha máquina. Descobri muita coisa legal! Será que consigo terminá-lo algum dia? Não vejo a hora do verão chegar para a gente ficar na piscina lá em casa e de brinde... ter fotos espiciais da tia Beta usando polarizador!

Bjs,
Carol

Ana Carolina Peixoto disse...

Pri,
Pois é. Ela é um figurinha, né? Normalmente, os pediatras só liberam depois de 6 meses mesmo (acrescentei essa info no texto do post). E com relação a dica da vacina em SP... Nada é por acaso! Ela já tinha comentado, mas não tinha certeza se era a mesma vacina. Li o post e resovi perguntá-la. Muito bom essa ajuda nos blogs, né? Bom, espero que vc consiga o benefício por aqui ou por lá! De repente, vale a pena entrar com advogado para conseguir pelo Rio.
Bjs,
Carol

Ana Carolina Peixoto disse...

Rosi, que bom que vc gostou de ler o post. Atendendo ao seu pedido... Coloquei as fotos, todas, em tamanho gigante!
bjs e obrigada pela dica,
Carol

Ana Carolina Peixoto disse...

Lucia,
Fico só imaginado o verão chegando... Vc na varanda lá de casa com a Duda e as crianças na piscina brincando!
Bjs,

Rosi disse...

KKKKKKKKKKKKKKK
Carol, tú é uma figura. E não é que seguiu minha dica?!!! Adorei.
Mas viu só como ficaram melhores de visualizar? A gente adra ver detalhes, mulher, concorda?
Bjs e ótimo dia.

Ah, sou torcedora Roxa do Corinthians, todo poderoso Timão. Porém o maridão é Palmeirense verde, verde, Imagina a briga que isso dá. Uma loucura.

Priscila disse...

Carol,
Como anda o desfralde da Malu? Tô curiosa! Bjs.

Uma Mulher de Fases disse...

Ana,

Queria muito colocar meus pequenos na natação, mas esbarro em dois problemas: tempo e dinheiro.
Sim, tempo pois trabalho até às 18h, chego às 19 e em seguida meu marido sai com o carro, volta só 23h e os pequenos dormem às 21h.
Dinheiro, pois o aluguel é caríssimo e precisamos muito comprar algo nosso!
O Gabriel tem 5 anos e queria muito colocá-lo na natação, a Rapha é pequena, tem 2 anos, mas adora água!
Eu sempre fui "cagona"...então acho que eles deviam aprender desde cedo!!
Beijão!

Uma Mulher de Fases disse...

Ahhhhhhhhh eu tinha que dizer...
A MALU É UMA DELÍCIA!!! AINDA BEM QUE TEM FOTOS GRANDES...RS!

Verônica Cobas disse...

Oi, Carol,

Faz tanto tempo que esse tempo passou na minha vida, mas lembro ainda da delícia que era levar os meninos para a natação quando pequenos. Meus filhos sempre adoraram, fizeram com prazer e começaram bem cedo, sempre perto de um ano. Adorei a foto da Malu voltando para a casa e dormindo na bicicleta.
E que pena que não pudemos nos conhecer na sexta passada. Mas Lucia avisou muito em cima da hora e Carlos trabalha à noite em casa, a não sem em datas já previamente combinadas. Bom...fica para a próxima ou para a vez em que formos nos encontrar aí nas terras além ponte.

bjss. Veronica

Fabiana disse...

Ai Ana Carolina, como é fofa a Malu.
Natação para crianças é super recomendada mesmo. Parabéns pela iniciativa.

--
Obrigada pelo comentário lá no blog, fico feliz.
Artesanato é muito bom de se fazer, vc pode ir começando aos poucos mesmo, pra ver se gosta mesmo, rs.
PAP realmente quer dizer passo a passo, já está indo bem né?

Beijos!!!

Ana Carolina Peixoto disse...

Natação
Pri, respondi a sua curiosidade no post seguinte sobre Chá de Fraldas. Dê uma conferida!
bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Sheila,
A questão de tempo e grana sempre atrapalham mesmo. Os horários de natação para bebês tb não ajudam em nada. Vc acredita que a aula da Malu é as 10:00 da manhã? Ainda bem que meu marido tem um horário de trabalho de invejar qualquer um! Eu mesmo morro de inveja! Mas se não dê para colocar eles, procure proporcioná-los SEMPRE situações de contato com a água. Vai ser ótimo! Vc vai ver! Eu incentivo todos os amigos a sair de aluguel! É muito melhor pagar esse valor de prestação de um finaciamento, né? Torço para vcs realizarem logo o sonho da casa própria!

A Malu é um figurinha mesmo! A Rosi tinha razão, as fotos em grande formato ficam sempre melhores!
Bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Verônica, vc sempre tão carinhosa nos seus comentários! Na verdade, eu já te conheço. Vc não cortou o pé níver do Gui & Lucas? rs! O Marco é padrinho do Lucas... Mas, realmente, foi uma pena a gente não ter se encontrado na sexta. Foi uma noite muito agradável. O apê da Lucia tá lindo! Espero que a gente consiga, em breve, marcar algum programinha legal para se ver.

Bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Fabiana,
Obrigada pelo carinho!
Qq dia vou contar sobre as minhas tentativas com artesanato...
bjs,

Gabrielle disse...

Adorei as fotos.
Lá perto de casa tem uma natação para bebes mas fica só a professora e bebe na água. Acho a participação dos pais mais interessante. Onde a Malu faz?
A Elis (minha filha) chega no final desse mês. Estou começando a me sentir mais cansada e pesada mas ainda estou trabalhando.
Continuo lendo os posts aos poucos mas em breve vai ficar mais dificil rsrs
bjs
Gabrielle - esposa do carlinhos Krykhtine