segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Quando tirar a fralda e começar o treinamento no vaso?

O final de semena foi maravilhoso! No sábado, praião em Itaquá e à noite racklete em família. E no domingo... Passamos entre amigos no Rio. A gente já vem para o Rio trabalhar durante a semana e sempre rola uma preguiça de sair nos fds daonde a gente mora, Região Oceânica de Niterói. Mas optamos em fazer um programa no Rio no domingo. Começamos bem! Tomamos café no no Restaurante da Chácara Tropical. O Luciano marido de uma amiga, a Maeli, é o chef de lá e já tinha convidado a gente para conhecer o lugar. A Chácara realmente é um lugar especial. Conseguimos reunir 10 amigos e 3 crianças e foi uma delícia! Acabei não registrando foto de todos no café da manhã. Sorry, Fabi, Marina e respectivos! Mas os seus pimpolhos não deixaram de ser fotogradados.



Depois, partimos para encontrar outro grupo de amigos na praia do Leblon. O dia estava lindo e terminamos almoçando/assistindo o jogo do mengão no Rota 66. Para evitar comentários da minha amiga Verônica... rs! Vê, o flamengo poderia ter ganhado, não? Assim, o fds teria sido mais perfeito! Meu marido não teria terminado o dia de mau humor. rs!

Agora, o acontecimento mais importante do domingo de manhã.... tivemos uma surpresa! A nossa pequena usou o vaso sanitário pela 1ª vez! Começamos o treinamento para desfraldá-la na quinta. Achei que o resultado foi bem rápido e vou detalhar para vcs nesse post.

Com o advento das fraldas descartáveis, os tempos mudaram. A maioria defende que se deve ensinar a criança a eliminar no vaso só depois de 2 anos quando ela já consegue se expressar. Minha sogra já havia me dito que começou a colocar os filhos no troninho com 8/9 meses (naquela época a fralda era de pano) e que ela estava disposta a começar a tentar com a Malu, mas eu achava que era cedo demais. Entretanto, lendo a "Encantadora de Bebês" (capa rosa), descobri que o quanto antes desfraldar melhor já que ela fala em treinamento. Ela sugere que esse processo ocorra entre 9 e 15 meses. Diz que depois de 2 anos a criança já desenvolveu o negativismo e não tem tanto interesse em agradar os pais e está mais determinada a fazer as coisas da sua maneira. Então, eu resolvi começar agora que a Malu está com 1 ano e 2 meses. No livro, ela relaciona uma lista de verificação com alguns marcos que podem ser considerados para avaliar se o seu filho está prontou ou não para essa mudança. São eles:

1. a criança fica seca em intervalos de pelo menos 2 horas durante o dia, ou está seca quando acorda da soneca.
2. os movimentos intestinais tornam-se regulares e previsíveis.
3. as expressões faciais, posturas ou palavras revelam que a criança está a ponto de urinar e defecar.
4. a criança é capaz de seguir instruções simples.
5. a criança consegue entrar e sair do banheiro e também ajuda a se despir.
6. a criança parece desconfortável quando as fraldas estão sujas, e quer ser trocada.
7. a criança pede para usar o vaso sanitário ou troninho.
8. a criança pede para usar roupas íntimas iguais às dos adultos.

Interessante é que a "Encantadora de Bebês" comenta que não há necessidade de atingir todos esses marcos para começar o treinamento. Percebi na Malu, por exemplo, o item 1, 2, 3, 4, 5 e 6. A Malu não fala ainda, mas as expressões faciais e posturas já dizem bastante coisa. Então, eu resolvi optar em começar o treinamento/condicionamento logo.

Primeiramente, você deve observar cuidadosamente a rotina do seu bebê tentando identificar alguns desses marcos. Tenha bom senso e se achar que já está na hora... Não tenha medo! É mais fácil do que você pode imaginar.

A primeira dúvida que eu tive foi se eu compraria um troninho ou o assento para o vaso. Conversei com algumas amigas que me disseram que os filhos quase não usaram o troninho e que queriam fazer no vaso pois adoravam imitar os adultos. A "Encantadora de Bebês" diz que a opção do assento é a ideal para evitar uma transição a menos, depois ter que passar do troninho para o vaso. Então, como sugestão da "Encantadora de Bebês", comprei, então, o assento e um banquinho para ajudá-la a subir no vaso.

Ela deu algumas dicas importantíssimas. Coloque a criança no vaso quando:
- acordar de manhã, imediatamente, antes que ela coma;
- 20 minutos depois de comer ou beber; e
- antes do banho.

Mas, no início, não ultrapasse 5 minutos no vaso. Converse com a criança, explique o que vai acontecer, brinque no vaso, cante com ela... É bem provável que nos primeiros dias nada aconteça. Mesmo assim, lave as mãos dela para que ela comece a entender a rotina.Tenha paciência e persistência.

Nos primeiros dias, quando a Malu acordava corríamos para o vaso e... a fralda já estava suja de cocô. Ela tb não fez xixi nenhuma vez durante o dia. Mas não tem problema! Além de ser novidade, a criança senta no vaso e aprende a relaxar os músculos da esfíncteres.

Mas no 4º dia... ela acordou percebi a carinha... e lá fomos nós para o vaso. "Faz forcinha, filha"!Supresa! Cocô e xixi no vaso!!!! Que nem uma mocinha!



Quando ela crescer, vai me implorar para tirar essa foto do post. rs!

A "Encantadora de Bebês" sugere aplaudir, dar parabéns, "bom trabalho", "boa menina"... Ou seja, devemos agir , por exemplo, como quando a criança deu o seu 1º passo. Outra sugestão é anotar tudo para acompanhar a evolução e conhecer melhor a rotina da criança.

Meu marido sugeriu na hora da descarga... "Vamos mandar o cocô para o mundo do cocô". Tchau cocô! E não é que ela deu tchau mesmo! Achei uma graça!

Depois lavamos a mãozinha dela e colocamos a fralda, pois saímos para o Rio.

Bom, o treinamento está só começando. Depois escrevo um outro post para dizer a evolução.

Quanto tempo será que vai levar para ela deixar as fraldas totalmente?

E vc como fez com o seu filho? Foi fácil? Se tiver dicas, me passe please!
Atualização:
A Fabi e a Pri me questionaram sobre algumas coisas no post sobre a quantidade de fraldas. Resolvi deixar registrado aqui tb.

Curiosidade sobre como está o desfralde da Malu: Não estamos tirando as fraldas completamente. Estamos seguindo àquelas regrinhas. Às vezes, dá certo, às vezes, não. Muitas vezes colocamos a Malu no vaso e não sai nada. Às vezes, ela faz xixi, às vezes, ela faz os 2. Às vezes, ela faz àquela carinha, a gente sai correndo e quando chega no vaso... a fralda já está suja. Ontem, o Marco tava com ela de manhã, ela fez "a carinha", ele correu para colocar ela no vaso, mas ela se assustou e travou. Fez um cocozinho pequenininho. Rs! Tadinha! Mas como o livro fala: é um treinamento e estamos treinando. Quando a Malu vê o vaso ela sai correndo em direção dele... Ela adora dar tchau para o cocô. Mesmo que seja apenas água e não tenha cocô. Rs! Prometo dar mais detalhes num post futuramente.

Uso de fralda descartável durante o treinamento: é recomendo o uso de fralda sim para o treinamento até 15 meses. Ela sugere que quando a criança permanecer seca por uma semana (durante o dia e sem acidentes), deve-se, então, começar a usar roupa íntima. O treinamento é diferente dependendo da idade da criança. Por, exemplo, se começar depois dos 16 meses, ela já sugere o uso de roupa íntima de cara. Inclusive, ela não aconselha o uso de calcinha/cueca descartável, pois menciona a dificuldade da criança identificar quando está seca e quando está molhada.
Perguntar para criança se ela quer ir ao banheiro: não se deve perguntar se a criança quer fazer xixi ou cocô. A resposta, na maioria das vezes, vai ser não. Vc deve treiná-la. Veja detalhes do tipo de trianemnto dependendo da idade da criança no livro. Vale a pena!

12 comentários:

Priscila disse...

Oi, Carol!!!
Olha, a minha experiência foi bem complicada. Sinceramente, sempre ouvi que o desfralde deveria ser feito a partir dos dois anos, me surpreendi com o que você escreveu. Quando o Gui tinha 2 anos e 2 meses iniciei o desfralde. Comprei também o assento, pois não estava muito a disposta a ficar limpando o troninho (rs). Funcionava assim: eu mandava várias mudas de roupa pra escola e quando chegava em casa no fim do dia ficava perguntando pra ele o tempo todo se ele queria fazer xixi e mesmo com a resposta negativa, levava assim mesmo. Nos finais de semana ficava sem fralda em casa, mas quando saíamos usava a Pampers Pull Ups, que é tipo uma cuequinha/calcinha. Na primeira vez que fomos ao pediatra depois do início do desfralde, ele disse que eu não deveria ter pressa, que era muito cedo, que ainda não estava maduro o suficiente e que deveria esperar mais. Pior, ele disse que se eu começasse antes do tempo ele poderia desenvolver uma síndrome de ter vergonha de fazer cocô e passaria a se esconder pra fazer o número 2. Não acreditei e continuiei com o desfralde. Dito e feito. Acho que posso dizer que o desfralde do Gui durou uns 10 meses, sem exagero. Até hoje, de vez quando, vejo que ele se esconde e vai fazer cocô embaixo da mesa, atrás do sofá... Hoje está bem melhor (apesar de ter dado uma regredida por ciúmes da irmã, ultimamente - tô falando sobre isso no post de hoje, no blog).
Dizem que menina faz o desfralde mais cedo, porque é mais limpinha, rs.
Vou ficar torcendo por você e acompanhando por aqui a pequena Malu, porque depois dessa... tô traumatizada, pensava em começar o desfralde da Duda só depois de 2 anos e meio...
Bjs.
Pri

Anônimo disse...

Olá Carol,

As coisas por aqui aconteceram de um modo bem natural, já que a Giovanna tem o hábito de me observar no toillet. Como temos o troninho desde antes de 1 ano de idade, já instalado no banheiro, ela mesma pediu para sentar lá (apontando) e fez as suas "travessuras" com a maior carinha de sapeca. Eu morri de rir, fiz a maior festa e ela entendeu o recado. Assim, hoje não temos mais dificuldades em fazê-la usar o troninho, muito embora ela ainda não tenha desfraldado por completo, infelizmente. Mas acho que estamos no caminho. Um beijo. Flavinha

Fabi Carvalhos disse...

Carol, Acho q Sophia já poderia ter desfraldado há mais tempo, mas admito q eu não tenho dado muita atenção para isso. Ela me pedi as vezes p/usar o banheiro, mas tenho mantido a fralda por acomodação. Com o adiamento do retorno às aulas decidi começar esta semana o processo, ao invés de esperar q façam na escola, Depois te conto como tem ido. Ah! Adorei o café da manhã/almoço na Chácara, realmente foi delicioso. Beijão, Fabi.

Juliana disse...

Tô rindo muito aqui com essa foto da Malu! Tá uma figuraça!

Karlinha disse...

Oi, Aninha!!!
Tudo certinho?

Vou mandar uma autorização pra você visualizar meu bloguinho, tá?

Adorei ter participado da promoção e ter disputado com você, voto a voto.

Se quiser dar uma passeada no meu cantinho, fique à vontade, viu!
Me empolguei com o concurso e acabei postando alguns cantinhos do meu lar doce lar. Será um prazer tê-la como seguidora.
Já estou te seguindo e vou te linkar também!

Beijinhos e enha um ótimo dia, viu!

Rosi disse...

Olá Carol
Parabéns pela vitória sua e da Malu. Realmente enfrentar o vaso nessa idade e se sair bem, não é para todo mundo. Malu promete!!!

Sobre o concurso, minha querida não fique triste. Eu adorei o seu cantinho e é claro que votei nele. Mas vc está certíssima em protestar com a Bonfadini, pôxa e o prêmio para o segundo e terceiro lugares? Rssssssss.
Bjs

Babi Mello disse...

oi! Ana, mãe faz o filho passar por cada constrangimento, tenho certeza que ela vai implorar para você tirar essa foto dai. E o treinamento que bacana e já tinha ouvido isso de falar para a criança dar tchau para o cocô e achei interessante, qdo for mãe vou ensinar isso aos meus filhos. kkkk
Bj!

Rosi disse...

Carol
Para adicionar o roll dos blogs que vc visita com as devidas atualizações é muito fácil:

Vá em Editar/Layout/Elementos da Página/Adicionar um Gadget. Vai abrir uma janela com várias opções para vc acrescentar. Procure por Lista de Blog, clique no sinal de +, vai abrir outra janela chamada Configuar Lista de Blogs, clique no botão azul: adcionar à lista, vai abrir outra janela onde vc vai colar o endereço do blog (URL), depois clica no boão laranja adicionar. O blog que vc acabou de adicionar vai aparecer na janela anterior e na frente dele vai aparecer dois nomes (renomear e retirar), aqui vc pode personalizar como fiz no meu blog, colocando o nome das respectivas donas na frente.

Depois de todos os blogs que vc deseja adicionados, clique em salvar.

Visualize o blog, caso o roll dos blogs não fique no local onde vc deseja, volte em Elementos da Página e apenas arraste esse "quadro do roll" para onde vc quiser. Pronto.

Parece difícil, mas depois que vc faz fica fácil, fácil.

Uma Mulher de Fases disse...

Oi Ana, sempre vejo sua foto nos comentários do Criative-se!
Adorei o post e veio à calhar, aqui em cada os bumbuns são frescos e só rola pampers, haja bolso!
A Raphaela tem dois anos e como aqui o tempo é bem instável, vou esperar o verão pra tirar as fraldas, assim como fiz com o Gabriel!
Gostei do post, muito prazer!
Beijos

Ana Carolina Peixoto disse...

Pri,
Eu aplico muita coisa da "Encantadora de Bebês" e tudo tem dado certo. Eu imagino que o fato dele se esconder para fazer cocô estaje realcionado com outra coisa. O livro tem um outro tipo de treinamento para quem começa o desfralde mais tarde. Não li, mas posso dar uma olhadinha e escrever um outro post qq dia desses. Minha sobrinha de 9 anos de vez enquando dá sinais de querer dormir no cercadinho da Malu na casa da avó...Então, acho que a regressão dele é normal. Para chamar a atenção mesmo! Com relação a iniciar o desfralde com a Duda... entendo o seu trauma, mas será que se vc começar mais cedo não seria menos traumático para vc e para ela? Pense nisso com carinho! Talvez , realmente, seja melhor! Tente comprar o livro "Encantadora de Bebês Resolve Todos os seus Problemas" (capa rosa). Ele pode te ajudar em várias situações. Queria te sugerir algo no blog... coloque àquela opção do feedburn... Toda vez que vc escrever um post novo, a pessoa recebe por e-mail. As pessoas têm a opção de se cadastrar para isso. É bem prático e fácil para acompanhar os blogs. Na correria do dia-a-dia, se não for assim... acabo não lendo os posts.
Bjs,

Flavinha,
Adorei o comentário... Bom saber que as coisas estão sendo naturais por aí... a gente tem conversado tão pouco, né? Se tiver alguma dica importante nessa fase, me fale! É muito bom ter amigas passando pela mesma situação, né? Sempre que quiser, passe por aqui e deixe um comentário.
Bjs,


Fabi,
Realmente é muito mais fácil e Cõmodo manter as crianças de fralda. Eu mesmo estava resitente. Tenho que adminitir que a minha sogra me incentivou e ela está super disposta nessa missão! Se não fosse isso, talvez demorasse mais para começar. Eu tb adorei te ver no domingo. Aliás, só consegui acrescentar hoje algumas fotos do passeio no post. Passa lá!

Ju,
Concordo com vc...
Realmente, essa carinha tá especial! Vc precisa ver a filmagem! Ela dando tchau para o cocô! Rs!


Karlinha,
Vou lá ver o seu cantinho sim!


Rosi,
Obrigada pelo carinho com a Malu e a força na promoção do Criative-se. Tem que ter prêmio para 2º e 3º lugar!!!! Valeu tb a dica sobre o links dos blogs. Assim que eu tiver um tempinho, vou colocar em prática. Vc tem alguma objeção àquela opção do feedburn? Toda vez que vc escrever um post novo, a pessoa recebe por e-mail. As pessoas têm a opção de se cadastrar para isso. É bem prático e fácil para acompanhar os blogs. Na correria do dia-a-dia, se não for assim... acabo não lendo os posts.


Babi, que saudade! Não tenho te espiado ultimamente... muita correria! Mas adorei a visita! Vou fazer a mesma pergunta que fiz para Rose...Vc tem alguma objeção àquela opção do feedburn? Toda vez que vc escrever um post novo, a pessoa recebe por e-mail. As pessoas têm a opção de se cadastrar para isso. É bem prático e fácil para acompanhar os blogs. Na correria do dia-a-dia, se não for assim... acabo não lendo os posts.

Ana Carolina Peixoto disse...

Sheila, que bom que vc gostou do post. A idéia é poder dividir com vcs os nossos acertos e erros. Eu tb já tinha visto alguns comentários seus no Criative-se, mas nunca tinha ido no seu blog. Muito bom fazer amizades por aqui, né? Tô indo conehcer o seu espaço...
Seja bem vinda e espie sempre.
Obrigada pela visita e bjs,
Carol

WWW.MERCADOZETS.COM.BR disse...

MELHOR SITE DE VENDAS http://www.mercadozets.com.br/

VENDE DE TUDO

TRONINHO

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=troninho&IDCategoria=110

BEBÊ INFANTIL
http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

VENDE DE TUDO TEM BERÇO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS