terça-feira, 11 de agosto de 2009

Stephanie: Rotina das Mamadas

Os leitores sabem e eu não canso de repetir que há um antes e um pós Stephanie na minha vida. Tudo teria sido diferente e mais difícil sem ela. As aulas foram maravilhosas! Anotei tudo e fiz um resumão que levei para maternidade e não me desgrudei até que a rotina estivesse no sangue.

Hoje, vou falar da rotina da amamentação. Essa rotina tem muita relação com a rotina do sono, mas o enfoque será sobre as mamadas. Você sabia que, dependendo do tempo de vida que o seu bebê tem, você não deveria trocar os seios na mamada? Você sabia que o bebê não deve “sentir” que está mamando da madrugada e que isso vai facilitar para que o bebê depois durma a noite inteira?

Pois é. Cada bebê é um bebê. Mas segui as dicas e funcionou muito bem com a minha filha. Espero que ajude vocês. Coloquei os tópicos de acordo com tempo de vida do bebê e sei que essa divisão será muito útil para vocês na hora “h”. Mas se quiserem se aprofundar, me escrevam! Ficarei feliz em ajudar! Também vale a pena consultar o post anterior sobre Problemas na Amamentação.

Então, aí vai o resumão com as rotinas das mamadas! Sem fotos, mas espero que gostem!

1. ALIMENTAÇÃO DA MÃE DURANTE A AMAMENTAÇÃO
A alimentação da mãe vai influenciar diretamente na produção de leite. Por isso, resolvi dar algumas dicas antes de falar das mamadas.

· Beber, no mínimo, 4 litros de líquido por dia;
· Beber líquido durante a mamada;
· Tomar o Chá da Mamãe (Weleda);
· Tomar 3 cápsulas de Alfafa nas 3 refeições do dia;
· Comer o que estava acostumada durante a gravidez;
· EVITAR: bebida alcoólica, chocolate, leite e derivados, chá preto, chá de hortelã, chá de capim limão, mate, ice tea, coca-cola, café, alimentos ricos em enxofre (couve-flor, couve, rabanete, repolho e espinafre, por causarem gases), frutas com digestão lenta (manga, fruta-do-conde, goiaba e melancia);
· CONSUMIR: frutas (melão, banana, maçã, pêra, laranja, mamão e figo), vegetais (taioba, aipo, gergelim, rúcula, alface, agrião), muita água, sucos e água de coco.

2. AMAMENTAÇÃO (MAMADAS)

DO PRIMEIRO AO TERCEIRO DIA (3 Dias )
Livre Demanda: Colostro

· Quanto mais a criança “mamar” o colostro, mais leite a mãe terá.
· Não tem horário e não tem preocupação se foi o peito esquerdo ou direito.
· 5 minutos de colostro = 1 colher de café de colostro (quantidade suficiente para o bebê ficar alimentado até 4 horas)
· 95% dos bebês querem “mamar” o tempo todo, por isso, deve-se intercalar o peito da mãe com o dedinho do pai (engolir ≠ chupetar).
· 5% dos bebês querem dormir o tempo todo, por isso, deve-se acordá-los, no máximo de 4 em 4 horas, gentilmente, tirando-os a roupa.
· Hospital: 1ª mamada depois do banho da mãe / gordura animal/ concha / próximas mamadas.
· Não há necessidade de esterilizar a concha, pois não vai guardar colostro.
· A principal medida para evitar rachadura é a pega do bebê na aréola. Ele deve abocanhar o máximo da aréola possível.

APOJADURA (2 Dias)
Descida do Leite
· Seios doloridos, cheios e, possibilidade de ter febre.
· Depois da mamada, passar gelo, massagear, em movimentos circulares começando pela aréola, e fazer a ordenha manual.

DO QUARTO AO DÉCIMO DIA (7 Dias)
Livre Demanda: Leite
· Não tem horário, seguir o fluxo do bebê com relação à quantidade de mamadas. Voltar ao pediatra, 10 dias depois, com o mesmo peso que nasceu.
· Fazer o bebê encontrar o bico do seio estimulando o reflexo dele tocando, gentilmente, o seu queixo.
· Mamada (engolir ≠ chupetar): 1º leite (bebida) + 2º leite (comida)
· Dar um seio a cada mamada.
· Colocar para arrotar 2 a 3 minutos (não há problema se não arrotar).

DO DÉCIMO EM DIANTE
Rotina: Leite
· 8 mamadas em 24 horas.
· Mamada com intervalos de no mínimo 2 horas e no máximo 3 horas (ideal:02 horas e meia).
· Os horários das mamadas devem ser estabelecidos de acordo com a rotina dos pais (se acorda cedo, se dorme tarde etc.).
· Quanto maior a freqüência das mamadas durante o dia, menor a freqüência à noite. OU seja, quanto menor o intervalo entre mamadas durante o dia, melhor!O bebê acordará menos para mamar durante a madrugada.
· Quando o bebê não acordar mais para a mamada da madrugada, adequar os horários para que continue com a quantidade de 8 mamadas.
· Dar só leite do peito, sem água, sem suco, sem chá e etc.
· Posição: barriga com barriga (mais utilizada), deitada (à noite), gêmeos (para variar a pegada) e cavalinho (refluxo).
· Troca de peito: 1 peito a cd mamada até 3 meses. Depois de 3 meses, dar os 2 peitos na mesma mamada com um intervalo para troca de fraldas e começar a mamada seguinte pelo peito que terminou.

Mamadas Durante o Dia




Evitar que o bebê durma no peito. Dar uma acordadinha, embrulhar, colocar no berço e ficar com o bebê até ele dormir.

Cada bebê é diferente e você precisa conhecer o seu muito bem. Por isso, eu sugiro que, no início, você compre um caderninho para anotar o horário de início e término das mamamadas e o peito (direito e esquerdo). No primeiro mês, a Malu mamava de 10 à 20 minutos. Eram raras as vezes que ela fica mais tempo que isso. Depois o poder dela de sucção aumentou e a mamada dela demorava de 5 à 10 minutos. No segundo mês eu acrecentei nas anotações a rotina da Encantadora de Bebês (E.A.S.Y). Eu anotava o tempo do Eat (comida), Activity (atividade), Sleep (sono), e You (você). Aliás, comprei o livro "A Encantadora de Bebês Resolve todos pos seus Problemas" (capa rosa) e me ajudou muito a resolver alguns problemas, como: introdução da mamadeira, dormir sozinha no berço etc. Mas são assuntos para um outro post.

Mamada da Noite (Jantar)
· Seqüência: Mamada / arrotar/ limpar / banho relaxante (Tummy Tub) / mamada (troca de peito) / colocar para dormir.
Depois de um mês, inclui a Shantala na Malu antes do banho de Tummy Tub. Ela amou! O banho a noite à noite é fundamental. Mas, vou falar sobre esse assunto em outro post.

Mamada da Madrugada
· O noite de sono de um bebê, normalmente, é de 9 horas com uma mamada no meio, nas 4 ou 5 horas, do sono.
· Não se deve acordar o bebê de madrugada. Ele deverá acordar sozinho, mas procure não despertá-lo quando ele acordar.

O ideal é não o colocar ele para arrota. Coloque ele deitado mais inclinadinho. Mas essa dica é para bebê sem refluxo. Não converse com ele para que ele não crie o hábito de acordar no meio da noite querendo atenção. O ideal é não trocar a fralda. A gente se incomoda muito mais com a fralda suja do que o bebê. A não ser que tenha vazado por todos os lados... Pegue o bebê no escuro (não acenda a luza do quarto), dê o peito e coloque de volta para dormir. A idéia é que com 4 meses ele já durma a noite inteira e. Você vai me agradecer por isso! A Malu passou a dormir a noite toda com 40 dias de vida! Não sei é que é noite mal dormida, rs!

Horário das Mamadas (aproximadamente)
Inicial: 5:00 / 8:00 / 11:00 / 14:00 com banho com sabão / 17:00 / 19:00 com banho relaxante / 21:00 / 1:00
Posterior: quando a mamada da madrugada passar a não acontecer, adequar os horários para que continue com a quantidade de 8 mamadas.

Nós acordamos muito cedo para trabalhar. Então, achei mais conveniente estabelecer os horários conforme a nossa rotina. Hoje, com a alimentação sólida os horários variaram um pouquinho. Mas para vocês terem uma idéia, continuamos com a mamadeira as 5:30 antes de sair para o trabalho.

Gostou das dicas? Me conte como estabeleceu a rotina das mamadas com seu bebê. Se vocês quiserem se aprofundar, me escrevam! Ficarei feliz em ajudar!

Até a próxima!

15 comentários:

Verônica Cobas disse...

Carol,

Só para dizer que adorei amamentar meus filhos e sempre sofri quando era chegada a hora do desmame. Acho um ato de amor tão íntimo quanto visceral. Dicas ótimas para as mamães de hoje. Também passei por aqui para dizer que além de achar o seu cantinho o mais bonito, votei em você até porque agora chegou a sua vez. beijossss

Anna disse...

Estou adorando estas dicas, to gravida do segundo e nao tive muito sucesso na primeira amamentacao. Qual seu email?beijos Anna

Ana Carolina Peixoto disse...

Vê, eu fiquei arrasada quanto a Malu não quis mais meu peito... Mas uma hora isso ia acontecer, né?
Espero que eu ganhe dessa vez!
Bjs,

Anna, muito bom saber que de alguma forma eu posso te ajudar. Eu não tenho como te responder. Não aparece nenhuma informação sua quando vc deixa o comentário. Então, deixei esse comentário, mas não sei se vc vai ver. De qq forma, o meu e-mail é ana_carolina3@hotmail.com . Aguardo um contato.
Bjs,

Flavia Bernardo disse...

Oi, Carol!
Tão bom ler isso....qdo lembrava de vc falando que a Malu dormia a noite toda desde 40 dias de nascida eu ficava me perguntando: Qdo será q Arthur entrará nessa rotina?
Pra falar a verdade, aqui tá longe ainda de termos uma rotina. Arthur ainda não dorme mto bem de dia, pedindo peito a todo instante. embora de madrugada ele tem dormido bem, fazendo 2 mamadas por noite.

Uma coisa q sei que é fundamental é o banhod e noite pra ele relaxar, não to conseguindo colocar em prática.

Vou ler esse post várias vezes mais pra ver se consigo absorver tudo. Pq por mais que eu tenha ido na Stephanie e escutado tudo isso dela, fico sem saber colocar em prática. Principalmente no que diz respeito a duração das mamadas e intervalo das mesmas. Arthur não deixa eu fazer dessa forma.

Mas mto bom vc compartilhar conosco suas experiências. Valeu mesmo por toda a ajuda q vc me deu indicando a Stephanie.
Beijos grandes.

Priscila disse...

Oi, Ana Carolina!
Eu estava comentando ontem com a Lucia que esse seu post é quase um artigo de utilidade pública! Mesmo eu não sendo mãe de primeira viagem, consegui aproveitar várias dicas pra aplicar com a Duda.
Aproveito pra dizer que acabei de criar um blog e citei vc no primeiro post (espero que não se incomode). Passe lá pra conhecer... Bjs.
http://priscilaresende.blogspot.com

Ana Carolina Peixoto disse...

Flavinha, acordar 2 vezes por noite está ótimo! O normal é isso até 3/4 meses e depois a mamada da madrugada não acontecerá mais.

Quanto ao banho da noite, tente dar mesmo de chuveiro, banheira... Vc pode tb tentar fazer o curso de shantala. Depois de 1 mês de vida já pode fazer no bebê.

Ainda grávida, eu fiz apenas 4 aulas com a Stephanie, mas criei uma relação legal com ela e, mesmo tendo feito o resumão eu sempre ligava para ela. Depois voltei para aula da Shantala, Papinha e assuntos focados no 1º ano de vida.

O que eu estou querendo dizer é que vc pode me ligar à vontade. Posso te dar muitas dicas. Qndo a gente conversou e qndo vc foi na Stephanie, vc estava tensa... Agora, tenho certeza que poderá absorver muito mais. Por escrito não é a mesma coisa... Por isso, me liga!!!!

Bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Pri, fico muito feliz em saber que as minhas dicas estão ajudando as mamães não só de 1ª como de 2ª viagem. Na realidade, escrevo não só para ajudar, mas tb para deixar registrado. A gente esquece as coisas com o passar do tempo... e Eu não quero esquecer nada. Vc acredita que as pessoas me perguntam algumas coisas que eu não lembro como fiz e tenho que ler o meu resumão? Aguarde! Vou tentar registrar tudo! Vou lá no seu blog agora dar uma espiadinha...
bjs,

Raquel Cunha disse...

Olá Ana...amei essa dicas!
vou imprimir e colocar na mesinha de cabeceira! risos
meu filho tem 20 diase normalmente mama de 3 em 3 horas...ele mama meia noite e depois só as 3 da manhã, mas estou errando em alguma coisa pois ele na mamada das 3 fica com os olhos tão abertos que eu fico pra morrer! não acendo a luz nem nada mas só dorme depois de umas 2 horas mais ou menos. se eu o deito no bercinho ele fica reclamando...ai penso q eh por caudsa de fralda suja e o troco, depois ele acaba deitado ao meu lado num travesseiro e dorme depois d mto tempo!fico acabada no dia seguinte. no que estou errando??? beijos raquel

raquelcorrea@gmail.com

Ana Carolina Peixoto disse...

Raquel, que bom vc gostou das dicas! Vc leu tb os outros 2 posts sobre o assunto? Se vc não chegou a ver, dê uma olhada nos posts em um junho e julho. Fala da experiência das aulas da Stephanie e de problemas comuns na amamentação. Pode imprimir e levar com vc para onde quiser. rs! A idéia é essa mesmo!

Com relação a rotina das mamadas, eu precisaria conversar com vc por telefone para realmente avaliar outras coisas que podem estar influenciando o seu bebê acordar as 3 da manhã e ficar de olhão aberto. O intervalo de 3 horas é razoável. Mamar a meia noite e depois às 3 da manhã, acho muito bom já que ele tem apenas 20 dias. Mas reforço que se o intervalo das mamadas durante o dia for menor, o espaço das mamadas a noite será maior. Vc poderia tentar reduzir para 2 e 1/2 ou 2 horas.Uma dica que pode ajudar: procure não escurecer o quarto dele durante o dia para não confundí-lo quando é dia e quando é noite.

Com relação a trocar a fralda... a fraldinha suja de cocô incomoda mais os pais do que o bebê. Por isso, o ideal é não trocá-lo. A não ser que ele esteja assado. Se isso ocorrer, troque sem acender a luz (use a luz do corredor, um abajour). Procure não conversar com ele. Tente deixá-lo dormir sozinho. O banho a noite tb tranquiliza. Eu sei que está frio, mas vc pode tentar experimentar. Um música para o bebê relaxar tb ajuda.

Uma coisa eu posso te garantir, você pode estar criando um hábito indesejado no seu bebê ( A "Encantadora de Bebês" diz sobre paternidade acidental) e agora ele só dorme do seu ladinho, no quentinho... Eu conheci uma mãe que o bebê criou o hábito de acordar as 3 da manha, pois a mãe ficava brincando com ele. Que bebê não vai querer a atenção da mamãe a qq hora do dia? Bom, é muito gostoso deixar eles dormirem com a gente na nossa cama, né? Mas eu quase nunca deixei! Eu não queria que a Malu criasse o hábito de só dormir no meio da gente. A vida do casal poderia ser afetada mais tarde. Então, no início, colocava ela no carrinho no meu quarto e depois de 40 dias passamos ela para o berço. De lá para cá, ela dorme sozinha no berço a qq hora do dia.

Cd bebê é diferente. Acho legal tb vc ler a "Encantadora de Bebês Resolve Todos os seus problemas" (capa rosa). Eu consulto esse livro até hoje. Acho que vai ser bem útil. Tem varias dicas de rotina que aplicadas funcionam muito bem.

Vou te escrever um e-mail com o meu tel. Me liga!

Adorei a sua visita!
Seja bem-vinda e espie sempre!
Adoro dividir com as pessoas a minha experiência!
Aprendo muito tb com vcs!

Bjs,
Carol

Priscila disse...

Carol,
Desde que o pediatra disse na semana passada que a Duda tinha ganho pouco peso nesse mês, fiquei pensando em voltar a ler esse post, mas sempre que lembrava, estava com ela no peito e não dava. Hoje consegui...
Onde vc encontrava o chá da mamãe e onde comprava as cápsulas de alfafa?
Bjs.

Unknown disse...

Carol,
Adorei o post!
Vou incluir algumas das suas dicas na minha rotina, tenho certeza que isso vai nos ajudar muito!
Beijos e obrigada!
PS: Duda está linda com os brinquinhos que você deu!!!!

Aline disse...

carol,o Ramon dormiu super bem nesta noite,graças as suas dicas..muito obrigadinha. tô seguindo o intervalo das mamadas, vamos ver como sera hoje a noite...dps te conto..beijinhos e até

Bicho Mãe disse...

Adorei as dicas! Vou coloca-las em prática!

Beijinhos

Mafe furquim disse...

E em 2012 seu post ainda ajuda tanta gente! Inclusive eu! Já tinha lido todos os livros mas nada tão didático como vc! Seus Évora já devem estar bem maiores e o meu Pedro só ten 2 meses... E agora esta na mesma rotina que os seus! Não é o máximo? Copiei ate os horários! Ontem elu dormiu a 01, hj as 23... Pra quem tava indo dormir as 3,4... E acordando 12! Carol, muito muito obrigada! Muita saúde para toda sua família! Um beijo com carinho mafe

Unknown disse...

Oi! Amei o seu blog! Sou mamãe de primeira viagem e meu filho tem 18 dias. Graças a Deus estou amamentando e ele está ganhando peso, mas ainda tenho dúvidas se estou fazendo da maneira correta e se está sendo suficiente pra ele (acho que é preocupação normal de mãe, né?!) Sei que você postou essa post já faz muito tempo, mas se puder me responder ficarei muito grata. Eu estava oferecendo os 2 peitos a cada mamada e agora comecei a oferecer apenas 1, revezando a cada mamada. Minha dúvida é: e o peito que meu bebê não mamou, eu devo retirar o leite ou o fato dele mamar nele da próxima vez não vai deixar empedrar? Outra coisa, fiquei curiosa sobre a mamada de sobremesa depois da troca de fralda. Qual o propósito dela? Muito obrigada! Que Deus abençoe vc e sua família!