sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Visconde de Mauá: Cachoreiras e Trilhas com Malu

Ufa! Que semaninha, viu? Que bom que hj é sexta!

Bom, estava devendo para vcs um resumo da nossa viagem para a região de Visconde de Mauá.

Ju, espero que ainda dê tempo para vc ver essas dicas antes de viajar. Foi pensando em vc que acelerei para o post sair hj!

Para quem não sabe a região de Visconde de Mauá está no alto da Serra da Mantiqueira na divisa com o Parque Nacional de Itatiaia entre os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro , o principal acesso é através da Rodovia Nova Dutra no km 311. São 210 km do Rio até Visconde de Mauá e a viagem de carro dura, aproximadamente, 2 horas e 1/2 . Depois da entrada para Penedo há uma placa sinalizando as distâncias entre as cidades da região de Visconde de Mauá. Como já tinha mencionado a região é composta por 3 vilas :Visconde de Mauá (27 km) , Maringá (32 km) e Maromba (35 km). Uma parte da estrada é asfaltada, ainda há um trecho de terra, mas a estrada não está muito ruim não. Detalhes da serra no site Visconde de Mauá.

Eu fiquei preocupada, inicialmente, com a distância por causa da Malu. Tenho várias amigas que compraram dvd para colocar no carro, mas eu ainda não comprei. Na realidade, a Malu não liga muito para tv... Mas deu tudo certo! A Malu não dormiu na viagem, mas se comportou muito bem. Marcamos de encontrar o casal de amigos, Pity e Arthur em Penedo para subirmos a serra juntos. Procure parar nos mirantes! A vista é linda!

A primeira vez que estive em Mauá acho que foi em 1992. Uma amiga de infância (somos amigas desde 5/6 anos de idade), Fabiana foi acampar com um grupo de amigos da faculdade dela e me chamou. Na época, acho que ela cursava biologia na UFRJ. Atualmente, ela é formada em jornalismo e mora em Paris. Ela tá começando o blog dela Paris em Delícias. Vale à pena ir lá para conhecer.

Bom, essa viagem foi inesquecível! Um ar de liberdade já que tínhamos acabado de ingressar na faculdade. Acampamos no Camping Maromba, com direito a passagem pelo rio para chegar ao Arraial. Hoje tem uma ponte. Já voltei nesse camping várias vezes. Inclusive, com o maridão, outra vez com a Tina e o Marconi (casal de amigos sempre mencionados pela Lucia).

Adoro acampar, mas odeio camping cheio e dou preferência para acampar no meio do mato, no meio de uma praia... Sem ser em camping. Mas a figura muda agora com a Malu. Quero muito levá-la para acampar qualquer dia desses, mas o mínimo de infra nós iremos precisar, né? Uma dica: se vc quer encontrar uma cidade agradável sem muita gente no fds, o ideal é que vc reserve um final de semana antes ou depois de um feriado! Essa dica tb vai ajudar se vc resolver acampar, pois o camping estará mais vazio.

Mas tb curto conforto e falar sobre opções de hospedagens lá em Maromba/Maringá será realmente um outro post. Nessa última viagem, optamos por um esquema ideal para quem vai com filhos. Alugamos uma casa que pertencia à Pousada das Araucárias, ou seja, café da manhã na pousada, roupa de cama fornecida, piscina de água natural... e cozinha na casa que alugamos para apoio para Malu. Perfeito! A casa é simples mas super aconchegante, com direito a lareira na sala. E o melhor é que a casa ficava na beira de um rio e no meio do mato lá no vale de Santa Clara. Dá para combinar com uma galera e os casais sem filhos ainda têm a opção de alugar chalés com hidro, lareira...

Uma viagem com filhos é sempre diferente. Como fazer com que a diferença não seja tão grande assim? Como curtir o ar romântico e ao mesmo tempo curtir a filhota? Existem algumas limitações, mas que são possíveis de serem contornadas.

A gente tem um estilo de vida e procura fazer tudo com a nossa princesinha. Não somos "frescos" e nem "preocupados" em excesso. Somos felizes desse jeito e é com esse clima que vivemos a nossa vida. Então, relaxamos nas nossas viagens. Procuramos seguir o fluxo... Respeitando tb o limite da Malu. Por enquanto, tem dado certo! Se vc tem filhos, se acostume com as tralhas que tem que levar! rs!

Vou procurar detalhar como foi o nosso final de semana com as fotos abaixo. As dicas de restaurantes já foram dadas no outro post. Por isso, vou focar nos passeios. Se a viagem tivesse sido em outro momento da vida, as fotos, provavelmente, seriam diferentes. O foco teria sido a beleza do lugar. Mas com filho... tudo muda. O foco acabou sendo registrar a viagem da Malu. Mas vcs poderão curtir um pouquinho a beleza do lugar... Nas beiradas. rs! Aliás, preciso confessar uma coisa: fico em confusão mental na hora das fotos. rs! Malu x todo resto. Sei que se eu quiser manter os leitores fiéis, preciso, em alguns momentos, tirar o foco das fotos da baixinha. Mas ainda é difícil para mim. Ás vezes, tb fico só nas fotos e acabo não curtindo o lugar, os amigos... Como resolver isso? Eu ainda não descobri! Conflitos...

Bom, espero que gostem do passeio que descreverei abaixo.

Os passeios e caminhadas lá na serra giram em torno das muitas cachoeiras da região . As principais ficam acima da vila da Maromba , no vale da Santa Clara , no vale do Pavão e no Vale do Alcantilado .

A cachoeira do Escorrega é a mais famosa e é considerada o cartão postal de Visconde de Mauá . Ela fica em Maromba a 3 Km acima do vilarejo. Dá para ir caminhando da onde ficamos hospedados (vale de Santa Clara) ou de carro. Acordamos no sábado, tomamos um super café e partimos para a cachoeira do Escorrega. Optamos pelo carro já que o casal de amigos não conhecia a região e tb por causa da Malu. Reparem que as mulheres foram na caçamba!








Chegando lá, a Malu disparou para a cachoeira!




A cachoeira é um tobogã natural que vale a pena arriscar. Eu já desci muitas vezes, mas a gente vai ficando velha e vai ficando medrosa. O show foi mesmo do maridão e do Arthur. Nós ficamos pegando um sol mais acima da cachoeira em piscinas naturais... A água estava muito gelada, eu nem tive coragem de entrar e a Malu queria por que queria ficar na água. Mas quando o Marco deu um mergulho nela... Vejam o que aconteceu!

























Tadinha, né? Mas podem ficar tranqüilos que ela se recuperou rapidinho. Foi mais o susto mesmo da água gelada!







À caminho das piscinas naturais mais acima do Escorrega!


Notem o tamanho do madidão em comparação ao Escorrega!



Show do papai da Malu descendo de frente! Você acha que ele gosta de aventura?





Malu assitindo o papai descer... Veja o semblante de preocupação!


Mais decida! Eu utilizei nessa foto a opção sport da máquina. Assim, registramos várias fotos em sequência.






Não podia deixar de registrar tb o Arthur que foi na onda do Marco!


Normalmente, quem carrega a Malu na mochila de caminhada é o Marco. Dessa vez, pedi para ele registrar algumas fotos minhas com ela na mochila.







Momento natureza registrado pelo Marco.


Na caçamba no caminho para o Poção!



O Poço da Maromba, conhecido tb como Poção, fica 1 km acima da vila da Maromba no caminho para cachoeira do Escorrega. Mas optamos em parar por lá na volta. O poção tem 7m de profundidade e é famoso pois é possível saltar de uma pedra com 8 m de altura . Se vc for a primeira vez é sempre bom dar um mergulho antes e verificar o fundo , o rio é vivo e muda conforme o tempo . Se você dispensa o salto da pedra , entre pela trilha de baixo para entrar nas piscinas naturais sem pular. O maridão gosta ou não de emoção? Vejam o salto abaixo. A foto não ficou muito boa... Eu estava de frente para o sol, mas acho que dá para vcs terem uma idéia.







Dessa vez, nós não fomos à cachoeira Véu da Noiva . Mas o acesso é bem simples: basta ir para vila da Maromba , após passar o vilarejo em sentido a Cachoeira do Escorrega , vire na primeira bifurcação a esquerda após passar a pousada Canto das Águas , têm placas indicando .

Depois almoçamos no Jeca Tatu, desfrutamos de uma tarde muito agradável com o dono, o Cesinha, e partimos para curtir a lareira da casa conforme descrevi no outro post.



No domingão, curtimos um pouquinho a nossa filhota no jardim da pousada logo depois do café da manhã. Veja como o vale de Santa Clara é lindo!












Que cheiro gostoso!



Algumas fotos tiradas na rede na varanda da casa que alugamos. A Malu está uma gostosura ou não?






Depois, partimos para mais cachoeiras! O foco do dia era as várias cachoeiras do vale da Santa Clara. A nossa pousada ficava nesse vale, mas para quem estiver em Maromba ou Maringá, a entrada para esse vale fica 300m antes da vila da Maromba , basta atravessar a ponte de madeira que você já estará no vale. De Maromba, dá para ir numa leve caminhada, mas para quem estiver em Maringá é melhor ir de carro (5 km).

Na ida, nós acabamos passando da entrada para a cachoeira da Santa Clara e fomos direto para a cachoeira Toca da Raposa. Tem um espaço para estacionar o carro e depois vc terá que fazer uma caminhada leve de 5 min., atravessando pontes e beirando o rio.








Essa cachoeira fica dentro de uma propriedade particular e o dono cobra R$3,00 por pessoa. A cachoeira é linda, mas não tem sol, ou seja, fica na sombra e água muito muito gelada! Tirei a mesma foto com efeitos diferentes. Reparem o efeito de congelamento e de arraste da queda d'água.





Mesmo com a água gélida, o maridão se arriscou! Foi muito engraçado... eu fiquei dizendo que ia colocar no blog que ele tinha amarelado...ele ficou cantando uma música que ele inventou na hora para ter coragem de entrar. Tipo àquelas músicas de exército para enfrentar a selva... Ficou até com câimbra no pé! rs!








A poucos metros da Toca da Raposa vc pode conhecer tb a cachoeira da Borboleta. Nós acabamos não descendo e partimos direto para a cachoeira da Santa Clara.


A cachoeira de Santa Clara é uma das mais altas e conhecidas da região de Visconde de Mauá , após a queda tem uma piscina natural, para os mais radicais dá para praticar o rapel . Para quem quiser variar, o vale da Santa Clara também é um ótimo lugar para passear de bicicleta, caminhar ou cavalgar. Aliás, na entrada (na ponte), tem um ponto onde se aluga cavalos .



Vejam com a Malu adora brincar com água!














Além da Toca da Raposa e da cachoeira de Santa Clara Outras, há ainda outras opções no vale, a cachoeira do Santuário e dois trutários: o Truta Rosa e o Truta da Floresta , o último é mais simples e mais afastado , porém a truta pescada e feita na brasa na hora sai por R$ 4,00 cada .

Nessa viagem, a gente não foi nas cachoeiras do vale do Alcantilado. Esse vale fica, saindo de Visconde de Mauá, antes de chegar em Maringá. São várias cachoeiras e piscinas naturais, mas ela ficam dentro de uma fazenda e não sei quanto eles estão cobrando para entrar.

O Poço das Antas é uma das maiores piscinas naturais da região. De carro, procure o Vale do Pavão em Maringá, RJ, lá você vai passar por algumas fazendas, que terminam no caminho do Marimbondo, onde carro não passa . A partir daí , suba uma trilha fechada por 40 min.

Também não fomos no Poço das Antas dessa vez. Mas já estivemos lá em outra viagem e o lugar é lindo! Fomos de carro até bem lá em cima e andamos apenas uns 15 minutos. Olha que, na época, nós tínhamos um celtinha! Sugestão: para essa cachoeira se organizem com relação ao horário. Nós chagamos lá por volta de 12hs e o sol já estava indo embora. Por isso, sugiro que vcs cheguem lá por volta das 10hs para aproveitarem e lagartearem no sol por lá.
Bom, como a Malu estava com sono, resolvemos voltar para a pousada. Deixamos ela dormindo na casa e ficamos curtindo a piscina de água natural da pousada. Viva a babá eletrônica!






Bom, o final da viagem vcs já sabem. Terminamos com chave de ouro almoçando no Gosto com Gosto e adquirindo mais um prato da Boa Lebrança conforme descrevi no outro post.
Gostaram da nossa viagem? Vcs conhecem a região? Vcs acham que dá para curtir esse tipo de lugar com criança? Divida com gente a sua experiência!

8 comentários:

Rosi disse...

CAROL
As fotos estão lindas, a Malu tá uma gostosura e o lugar é divino. Tenho certeza que foi um final de semana ótimo.

Bjs

Ah, viu como as fotos ficam ó-te-mas quando estão grande?! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Vou falar isso sempre.

Beta Bernardo disse...

Lugar liiiiindo!!! Vou lá dia desses... tá na lista há anos, uma hora sai! srsrsrs
Bjks, Beta

Uma Mulher de Fases disse...

Carol, adorei as fotos, todas...
A Malu está gostosíssima, linda, linda!

Vou pro Rio agora em Setembro, mas como vai ser a primeira vez da família Rufato na cidade maravilhosa, vamos focar nos passeios bem turísticos, Cristo, Pão de Açucar e etc...mas este lugar parece lindíssimo, quem sabe numa próxima né?

Beijos!

Juliana disse...

A do Rio Grande é linda, tem um poção ótimo pra banho e bate bastante sol. As 3 do Prata são legais, a última, maravilhosa. Teria sido melhor ainda se a minha câmera não tivesse "se jogado" na água, mas valeu muito pelo visual e pelo guia - um husky siberiano que acompanha toda a trilha, espera e tudo. Parece gente! Muito fofo!

Depois de almoçar no Jeca Tatu, ainda fomos pra Maromba no Véu de Noiva, Poção e Escorrega. Ainda tivemos forças pra ver o jogo do Mengão com 'cervejotas', só então, encaramos 30min (11km) de volta até a pousada.

Acordamos no domingo bastante doloridos. Não temos mais idade pra tanta coisa! hahaha Uma pena, porque acabou que não conseguimos ir ao Acantilado. Ficará pra próxima, assim como alguns restaurantes que ficamos com água na boca só de passar pela frente.

Ah, as fotos da Malu estão maravilhosas!

Bjs

Juliana disse...

Ops....a primeira parte do post não foi! Sorry!

Como não salvei, deixa eu tentar dizer o que tinha por lá: primeiramente, eu agradeci a lembrança do post. Como já lhe respondi no email, cheguei a Visc de Mauá antes do seu post, mas o anterior, sobre os restaurantes, foi de muita serventia. Amamos o Jeca Tatu! O Maison de la Founde é uma delícia, todo romântico, mas achei muito caro pra quantidade que vem (saímos com fome de lá ahahaha).

Nós nos hospedamos na Pousada Xangrilá, lááá no Vale das Flores, depois do Acantilado. A pousada é uma delícia, tudo é caseiro, até o pão do café da manhã. Os donos são super simpáticos, umas gracinhas. Pena realmente ser bem longinho de Maringá (11km, 30 min).

Aproveitamos, portanto, pra conhecer as cachoeiras que são mais distantes de Maringá/Maromba. Fomos nas do Prata (em Mirantão) e Rio Grande (Santo Antonio)

continua...

Priscila disse...

Oi, Carol!
Mas essa mochila é pra pais aventureiros profissionais, hein? Que legal, não conhecia.
Sabe que eu também fiquei medrosa depois que o Gui nasceu? Engraçado, né? Adorei as fotos. O lugar é lindo, mas a Malu é linda demais. Totalmente compreensível você focar nela!
A gente sempre viaja, mas na maioria das vezes pra Buzios ou pra Juiz de Fora. O Gui dorme sempre a viagem toda, é bem tranquilo. Não dá trabalho. Mas a tranqueira é grande. Fico imaginando, agora, com dois...

Bjs.
Pri

Fabi Carvalhos disse...

Ai, Carol! Que coisa mais fofa a Malu na foto sorrindo! A viagem parece ter sido realmente maravilhosa. Beijão, Fabi.
Obs: Acho q deve escrever mais e mais sobre viagens, acho q tem sempre ótimas hist'rias e imagens p/ dividir. Aliás, se prepare, pois seu layout vai seguir este caminho...

Ana Carolina Peixoto disse...

Rosi, realmente, foi um fds muito gostoso...
Bjs,
PS: tenho que admitir sim... as fotos grandes ficam bem melhor!

Beta, estamos organizando de voltar no verão. Vê se vc se organiza para ir com a gente!
Bjs,

Sheilinha, que legal que estará por aqui. Se quiser alguma dica, me escreva!
Bjs,

Ju, que bom que gostou do restuarante do Cesinha. Ele é uma figura, não?. Não conheço as cachoeiras do Prata e Rio Grande. Quem sabe da próxima vez?

Pri, tô querendo levar Malu para Ibitipoca. Amo esse lugar! Tô só esperando esquentar mais um pouquinho...
Bjs,

Fabi, sentimos a sua falta na viagem... Aliás, precisamos marcar uma viagem com as crianças, vc não acha? Vc sabe que amo vaijar. Preciso só de mais tempo para escrever. Ai meu DEUS! Meu layout novo? Oba! Que presentão! Não vejo a hora de vc me mostrar! Mas pode fazer com calma viu? Vc reparou nas roupinhas da Malu na viagem? Muitas herdadas da Sophia. rs!
Obrigada, amiga!