terça-feira, 29 de setembro de 2009

Torta de Banana Integral da Maria



Maria trabalha com a minha mãe há, mais ou menos, 23 anos! Muito tempo, né? A questão é que ela chegou sem saber cozinhar, mas como ela ama cozinha, ela aprendeu rápido com a minha mãe e com a minha avó e consegiu superá-las! rs!

A Georgia, nossa secretária, está lá em casa há menos de um ano e já demostra estar aprendendo bastante com a nossa Maria.

Uma das receitas que ela aprendeu a fazer é a da Torta de Banana Integral. Quem já comeu a Torta de Banana da Maria sabe exatamente do que estou falando! Hoje, é aniversário de uma amigona minha, a Monique. Uma pessoa muito especial e muito querida que está constantemente presente nas nossas vidas. Digo nossas, por que ela é sempre muito atenciosa com a família inteira.

Atualmente, a Monique está trabalhando na mesma empresa que eu e o pessoal do trabalho combinou um café da manhã.

Então, resolvi levar essa torta maravilhosa e divulgar a receita.



O grande problema é que a Maria não sabe as quantidades exatas. E tudo no felling. Mas vou divulgar as quantidades que ela passou para a Georgia e tem funcionado muito bem.

Espero que gostem!

Ingredientes

1 copo de farinha de trigo integral
1 copo de farinha de trigo comum
1 colher sopa (rasa) de fermento
250g de manteiga ou margarina
2 copos de açúcar mascavo
1 copo de granola
½ copo de aveia
½ copo de passas (dê preferência a sem caroço)
Canela
5 bananas d’água bem madura

Modo de Preparo
Em uma vasilha misture a farinha, o fermento, a granola, a aveia, as passas, o açúcar e a margarina com as mãos até se tornar uma farofa homogênea
Corte as bananas em tiras finas e reserve
Cubra de papel laminado uma assadeira (média), àquela que sai o fundo, unte as laterais e monte uma camada de farofa com espessura de cerca de um dedo
Acrescente as tiras de banana formando fileiras, até cobrir toda a superfície
Polvilhe com canela
Monte outra camada de farofa e outra de banana
Finalize com a camada de banana, capriche na pincelada da margarina com canela e decore com aveia, granola e passas
Leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 20 minutos
Sirva ainda morna

Ela quentinha com sorvete de creme... Também fica uma delícia!
Dá para fazer tb com maçã. Maria costuma variar com essas duas frutas!

Se alguém se arriscar, depois me conta como ficou!

A nossa aqui ficou divina!

15 comentários:

Videcorando disse...

adoro tudo que é integral, vou fazer...bjos, vou te seguri, tá?

Uma Mulher de Fases disse...

Ana, não sou muito fã de nada de banana, apesar de adorar banana, vai entender né?

Não fui à Niterói, mas pretendo ir sim, se bem que pra isso preciso perder o medo de passar por 14km sobre a água, rs.

Quanto à lua do post de baixo, eu também tentei fotografá-la, mas eu com a minha HPzinha maltrapilha só peguei um ponto de luz, isso com o zoom digital no máximo, hahahaha. Quanto às crianças, o Gabriel e a Raphaela, desde bebês gostam de olhar o céu à noite!

Beijos!!!

Ana Flávia disse...

Ai que delícia! Adoro banana!
Vou me arriscar um dia... hihihih

Blog da Fatima disse...

Ana...
Oi Passando aqui pela primeira vez!
Gostei do blog..já está favoritado.
Gosto muito de blogs que falam de coisas do dia a dia, de familia, enfim de assuntos leves, e foi isso que senti nas tuas palavras. Já sou sua fã!!
Bjos no ♥

Rosi disse...

Carol
Torta de banana é o que há. Tudo de bom comer quentinha salpicada com canela..........sinto até o cheiro.

Meninas, eu venho aqui sempre porque gosto de comentar. Não se preocupe com o convite da entrevista, a previsão é para a segunda quinzena de outubro, temos tempo. Sei da correria do dia-a-dia, ainda mais com um baby.

Sobre o livro A Cabana, realmente me emocionei demais com a história, a mensagem é linda e nos faz pensar em vários aspectos de nossas vidas, recomendo a leitura e releitura.

Bjs

Priscila disse...

Ai, Carol!!
Que maldade! A essa hora ver uma torta dessa... Eu amo tudo que tem banana. Essa torta deve ser um espetáculo!
Bjs.
Pri

Beta Bernardo disse...

Adoro bolo de banana!!!
Pode levar pra Buzios que vai ser o maior sucesso!!!
Fica a dica! ;)
Bjks

Verônica Cobas disse...

Ei, Carol

Saudade de passar e comentar por aqui. É que, na verdade, tenho visitado e comentado pouco nos blogs. As atribuições e atribulações às vésperas do casamento do filhote são imensas e intensas. Mas passei por aqui hoje e me deliciei com a torta e com a história. Primeiro porque nada é mais saboroso para mim do que torta de banana. Tem cheiro de vida e história, sempre. E gosto muito dessa coisa de pessoas que estão na nossa vida há tanto tempo e com tal intensidade que serão sempre referência e lembrança. Então, vivas à Maria!!

Beijo grande. Vê

Fa disse...

Obaaaaaaa!!!!!! Vou fazer! Beijos!!

Videcorando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiana disse...

Ana, adoro torta de banana, e cuca então? me esbaldo, hehe. Nunca provei uma integral, mas pela carinha tá boa viu?
--
Também gosto muito de juta, qualquer decoração fica bonita não é?
As decorações de natal nem se fala, ficam uma graça.

Bj!

Blog da Fatima disse...

Ana!!
Os selinhos funciona como um termometro do blog!Assim, tu é indicada para ganhar um selinho qdo alguém gosta mto do teu blog, ai ele é indicado no blog da pessoa, e outros vem e olham e vão seguindo!
È um carinho mto especial entre blogueiros, vale a pena participar.
Eu adoro..pois depois que comecei a ganhar selinhos meus seguidores aumentaram..heheheheh e isso é mto gratificante pra nós que escrevemos com muito carinho!
Espero ter me feito entender, qualquer duvida grita lá.
E obrigada pela visita.Volte sempre.
Ahh... linda familia viu??

bjos no ♥

Lucia Laureano disse...

Carol,

O bolo parece maravilhoso e pelo que estou sabendo em breve vou provar a iguaria.... Por sinal esta nosso viagem será uma orgia alimentar! Ainda bem que estou grávida!!!

Anônimo disse...

A torta fez o maior sucesso!! Só você mesmo, amiga! Muito obrigada!! :)

Muitos beijos!
Monique

Fellipe disse...

Ana,
Boa Noite,gostaria de saber qual o tipo de copo e usado para a quantidade dos ingredientes na receita (a sua secretaria usa o americano ou o de requeijao),pois gostaria muito de faze-la. Muito obrigada. Angelica, Iguaba Grande-RJ