sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Stephanie: Armazenando o Leite Materno

Imagem Google

Recentemente, eu comentei num post sobre a necessidade de introduzir a mamadeira com o leite materno antes dos 2 meses. Primeiro, para acostumar o bebê ao bico da mamadeira para evitar que você tenha problemas com o retorno ao trabalho. A Malu é bastante resistente às mudanças e sofri um pouco em ter demorado essa introdução. Segundo, para que você tenha um pouco mais de liberdade.

Mas para que isso seja possível, você precisará de algumas dicas para armazenar o seu leite. Procure armazenar o seu leite desde o nascimento do bebê. Eu não comecei tão cedo, comecei depois de 2 meses e me arrependi.

Quando voltei a trabalhar, a Malu já tomava o suco e comia a papinha de frutas, mas demorei mais uns 15 dias para introduzir a papinha salgada (Malu tinha 6 meses), pois tinha um estoque de leite e ainda tirava leite no trabalho. Se eu tivesse mais leite em estoque eu não teria introduzido o NAN aos 7 meses e, provavelmente, a Malu não teria largado o meu peito aos 8 meses. Já falei várias vezes, eu queria amamentar até a Malu fazer 1 ano, mas ela rejeitou o meu peito aos 8 meses e eu fiquei arrasada.

Por que eu introduzi, a mamadeira de NAN aos 7 meses?
Quando voltei a trabalhar, no início, eu dava o peito às 5:00/5:30 da manhã e conseguia tirar uma mamadeira de 150ml na parte da manhã e outra de 120ml/80ml na parte da tarde. Chegava em casa e dava o peito as 18:00/18:30 e depois de novo às 21:00/21:30.

Fiz uma tabela para orientar a minha mãe e minha sogra (abaixo), e vocês verão que, até 6 meses, ela mamava 3 vezes no peito e 2 vezes a mamadeira com o meu leite. Enquanto eu tirava 2 mamadeiras por dia estava ótimo! A questão é que com as atividades do trabalho a produção de leite foi diminuindo e, tirando 2 mamadeiras no trabalho, quando chegava em casa tinha pouco leite no peito. Mesmo tomando plasil e cápsula de alfafa, eu passei a tirar apenas 1 mamadeira de 120ml/80ml por volta da hora do almoço para ter o leite à noite. Então, introduzindo a papinha salgada, a Malu mamava no peito de manhã cedinho e antes de dormir. A mamada das 8:00/80:30 era do meu leite na mamadeira. Até que aos 7 meses, eu já não tirava quase nada no trabalho (50ml/20ml). Então, resolvi seguir o fluxo natural as coisas e parei de tomar plasil e a alfafa... Foi aí que tive substituir a mamadeira das 8:00/80:30 pela mamadeira do NAN. Mantive por um mês essa rotina. Até que aos 8 meses,... a Malu se jogava para trás quando colocava-a no peito. Inês era morta! A Malu não queria mais mamar no peito! Nem queria mais o aconchego do peito antes de dormir! Novos sabores foram introduzidos e eram mais atrativos para ela do que o leite “sem graça” do peito. Que pena!



A produção do seu leite pode ser afetada por vários fatores.
Para estimular a produção de leite, o ideal é utilizar a bombinha logo após as mamadas. Não se assuste com a quantidade retirada, pois o bebê já mamou. Leia os meus posts sobre problema na amamentação e rotina das mamadas. Complemente, ainda, lendo o blog da Flavia . Tem um post exclusivo sobre a utilização do Mamma Tutti (sondinha) auxiliando na produção de leite.

Normalmente, a produção de leite é maior de manhã quando a mãe está mais descansada. Então, priorize esse horário para tirar leite!

Como eu tirava leite?
Em casa, era sempre mais tranqüilo. Eu tirava o excesso de leite das conchas e usava ainda uma bombinha. É preciso lavar as conchas com detergente, fervê-las fechada e trocá-las a cada mamada. Nunca tive muito muito leite. Então, esse efeito era de formiguinha para mim. A minha cunhada está com o freezer abarrotado só do leite de concha e a Clara te apenas 1 mês! Mas a minha realidade era outra. Acabava usando a bombinha mesmo. É preciso escolher a bomba certa. Nunca tentei usar a manual, mas dizem que é um horror! Amigas compraram bombas que mais pareciam um arsenal de equipamentos. A Stephanie sugeriu uma bomba simples e barata. A Breast Pumps Mini Eletric da marca Medela. Eu comprei lá fora na Toy R US por US$ 65,00. Foi muito fácil de levar para o trabalho.

Eu levava a bomba numa bolsa térmica junto com os reservatórios para colocar o leite no freezer. Comprei uma bolsa térmica na Stephanie da Dr. Brown’s super fashion! Além de ser transpassada, vinha com um gel para manter o leite refrigerado até que eu chegasse em casa.

Comprei alguns reservatórios da marca Avent e Medela (encaixavam diretamente na bomba). Mas esses eram de plástico. Alguns recomendam que o leite vá para o congelador em recipientes de vidro. Eu usei os dois: vidro e plástico. Peguei com uma amiga do trabalho alguns vidros de Nescafé que serviram muito bem e a quantidade de leite que dava neles era a quantidade que a Malu mamava em uma mamada. Importante: esterilizar os recipientes antes de colocar o leite e etiquetá-los com a data do leite retirado.

Tirava o leite com a bomba e colocava num recipiente na geladeira do trabalho. Avisava a todos para não beber! RS! O gel eu colocava no congelador. Quando ia embora, transportava tudo na minha bolsinha fashion. Foi tudo muito prático sem grade stress. O único problema era o local para tirar leite. Às vezes, na copa, na sala de reunião... teve casos, de tirar até no banheiro. Apesar de não ser higiênico, o leite não tinha contato com o ar. Saia da bomba, já direto para o reservatório que era lacrado fora do banheiro. Bom a Malu não teve nada! RS!

Armazenamento do Leite
Por sugestão da Stephanie, o tempo de armazenagem do leite pode ser de: 4 horas fora da geladeira, 24 horas na geladeira e 3 meses no freezer. Se o leite estiver congelado, você pode descongelá-lo em banho-maria e a temperatura ideal para dar para o bebê é morninha.

Bom, espero que as dicas descritas acima ajudem as mamães armazenarem o leite materno garantindo as mamadeiras de seus bebês já no retorno ao trabalho!

No próximo post vou falar sobre a introdução aos sólidos. Aguardem!


6 comentários:

Flavia Bernardo disse...

Ai....confesso que ainda não sei como será isso qdo eu voltar ao trabalho. Eu não tenho tanto leite assim que dê pra ficar tirando uma boa quantidade com a bomba, e tb tem esse lance da produção diminuir com a redução de mamadas no peito, após o retorno ao trabalho.
Bem, vou tentar armazenar o máximo que eu puder pra poder oferecer a ele LM na mamadeira, mas o que nãod er, vai ter q ser LA mesmo.
E rezar, rezar, pra ele vir correndo pro meu peito qdo eu chegar!

Ah, aproveitando pra falar da cadeirinha, a minha mesa de jantar é de tampo de vidro, ou seja, não dá pra colocar dessas cadeirinhas que se prendem a mesa. Por isso acho que vou optar pelo cadeirão e até pelo bumbo. Poderia deixar na casa da minha mãe pra qdo ele ficar lá...to amadurecendo a idéia.
Valeu pelas dicas.

Lucia Laureano disse...

Carol,
Minha quantidade de leite era bem parecida com a sua. Se eu tentasse tirar depois da mamada era um sacrifício e o que sobrava nas conchas era quase nada... Quando voltei a trabalhar também tirava o leite com a bomba elétrica da medela, que é excelente! Tirava na copa quando voltava do almoço e consegui sempre algo em torno de 200ml, aí quando chegava em casa as 5:30h estava com o peito explodindo para ele se deliciar! Assim Foi ta o oitavo mês tomando o meu leite na mamadeira e depois ainda seguiu no peitinho da mamãe até 1 ano e 3 meses! O Gui em especial sempre curtiu o carinho do peito, mesmo que estivesse sem fome, o negócio dele era ficar por ali... Até hoje ele tem uma relação muito forte com o peito, se está triste ou muito cansado vem para o meu colo e coloca a mãozinha descansada em cima do peito... Será que ele vai se enciumar vendo a irmã mamar? Tomara que não...

Ana Carolina Peixoto disse...

Flávia, é isso mesmo cd organismo é um organismo. Eu tive que tomar plasil e alfava até decidir que deveria parar. O importante é fazer o possível.

O Bumbo é ótimo para auxiliar no fortalecimento da msuculatura das costas! O Arthur vai ficar com a sua mãe quando vc voltar a trabalhar? Se for, a opção é otima! Vc fica com o cadeirão em casa e leva o bumbo para a sua mãe. Agora vc aproveitaria para o bumbo para o fortalecimento das costinhas e para tirar mnuitas fotos dele. rs! O hábito à mesa (cadeirão) pode ser iniciado depois dos 10 meses quando ele começar a comida de gente grande e quiser comer sozinho... Nem precisaria comprar o cadeirão agora... Até pq eu até hj não consigo comer no mesmo horário que a Malu. Acho que isso só vai acontecer mesmo quandpo ela comer sozinha. Imagino que ainda vai demorar um pouquinho.

Bjs,
Carol

Ana Carolina Peixoto disse...

Lu, acho que cd criança estabele uma relação diferente com peito. Acho até que com menino deve ser mais diferente. Só para te falar... O Gui deve querer mamar junto com a Duda, viu?

Bjs,
Carol

Verônica Cobas disse...

Meu Deus, Carol, isso é uma aula completa. E como vocês são mais bem informadas do que eu era quando tive os meus filhos. E sim, quando tirei leite, usei a única bombinha que existia: a da tortura mesmo.
Curioso ler tudo isso aqui. Muito interessante também. Ah...adorei a sua entrevista com o Marco para a pergunta que fiz hoje no blog. Legal demais. Beijo grande

Ana Carolina Peixoto disse...

Vê, que bom que vc gostou! Tudo evolui até a maneira de tirar leite! rs!
Bjs,