segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Stephanie: Introdução aos Sólidos e Retorno ao Trabalho

O retorno ao trabalho é sempre mais doloroso para as mães do que para os bebês. RS! Bom, comigo foi assim! A Malu nem ligava, mas eu quase morria do coração! Ligava para Malu, pelo menos, 2 vezes ao dia! Isso mesmo! Eu ligava e conversava com ela no telefone. Falava o quanto eu sentia saudade dela, perguntava para ela como tinha sido o dia dela... Na verdade, eu reproduzia o que as pessoas que ficavam com a Malu tinham me contado. Eu parecia uma louca! Colegas do trabalho riam de mim... Diziam que a minha filha aos 6 meses já falava ao telefone. RS! Talvez seja por isso que ela ama telefone, ama celular. RS! Bom, essa era a única forma que eu tinha de estar mais próxima dela.

Felizmente, eu pude contar, e ainda conto, com a disponibilidade do meu marido, da minha sogra e da minha mãe. No começo, ficou um pouco bagunçado, pois a minha empregada pediu demissão logo que voltei a trabalhar, a minha sogra ainda não estava aposentada e a minha mãe trabalha na UENF em Campos. Deu para imaginar?

Era uma loucura e achei que ia pirar! O Marco tem um trabalho de invejar qualquer mãe. Ele trabalha meio expediente. No dia que ele trabalha o dia inteiro (até as 17hs), dá direito a folgar um outro dia. Então, adequamos o horário dele para tarde. A mãe dele trabalhava de manhã e ficava com a Malu à tarde enquanto o Marco ia trabalhar. Deixava o Marco e a Malu na casa da minha sogra 4 vezes na semana... Na sexta, deixava ela na minha mãe. Agora, imagina ter que adminsitrar essa nova rotina e introduzir as papinhas na alimentação da Malu? Ter que pensar na bolsa de roupas, no cardápio dela, na casa e no cardápio da casa... Era demais para mim! Mas logo logo me acostumei e as coisas ficaram mais tranqüilas.

Aí arranjei uma nova empregada (está comigo até hoje), minha sogra se aposentou e o Marco voltou para a sua rotina de trabalhar de manhã. As coisas sempre se ajeitam, né?
Mas se voce colocar seu filho na creche, não terá que pensar muito em cardápio. Hoje as creches te mandam um cardápio semanal e você diz se concorda ou não. Inclui ou exclui alimentos. Bem mais prático. Vem ainda uma cadernetinha dizendo se a criança fez xixi, cocô, quantas vezes, a consistência... perfeito! A sua preocupação será apenas nos finais de semana. Mas tenha um plano B! É comprovado que as crianças que frequentam creche ficam muito mais doentes e acabam ficando em casa alguns dias para se recuperarem.

Bom, vamos ao que interessa... Como fiz a introdução aos sólidos?

A Stephanie sugeriu que a introdução aos sólidos fosse feita substituindo as mamadas da seguinte forma:
1ª semana: introduzir o suco no meio da manhã;
2ª semana: além do suco de manhã, acrescentar uma fruta à tarde;
3ª semana: além do suco de manhã, da fruta á tarde, acrescentar a papinha salgada no horário do almoço;
4ª semana: e, por fim, acrescentar a papinha salgada no jantar.
Importante: quanto introduzir uma nova fruta, tentar manter a mesma fruta 2 dias consectutivos para verificar como o intestino do bebê se comporta.

Eu fiz exatamente como sugeriu a Stephanie, só que comecei a introduzir os alimentos sólidos 2 semanas antes de trabalhar. A Malu tinha 5 meses. Além da licença maternidade, tirei férias e consegui tirar mais 15 dias "para amamentar". Então, voltei a trabalhar a Malu estava com 5 meses e 15 dias e já tomava o suco de manhã e comia a fruta a tarde. Deixava o meu leite para ela tomar na mamadeira conforme post sobre armazenagem de leite materno. Ou seja, quando introduzi a papinha salgada no almoço, a Malu já estava com 6 meses. Obviamente, como eu, MÃE, queria dar para ela a primeira papinha salgada, comecei a introdução no final de semana. Depois o pai e as avós continuaram na missão.

A Malu comia muito bem no início. Novos sabores! E depois? Tivemos uma fase de muito sufoco. De levar quase 1 hora para dar a comida para ela. Eu tinha também muita dúvida sobre a quantidade. Mas vou abordar esses assuntos no próximo post, ok?


Bom, como eu amo resumos... Não resisti e resolvi dividir o resumo que fiz para orientar minha mãe e minha sogra sobre a rotina da Malu enquanto eu tivesse trabalhando. Apesar de não ter estruturado uma rotina muito rígida para a Malu, apliquei uma seqüência sugerida pela “Encantadora de Bebês”. Mas muitas vezes a rotina ficava bem bagunçada. rs!


Divirtam-se!

Eat - Comer & Trocar Fralda
Activity - Atividades (brincadeiras) & Banho
Sleep - Dormir
You - Tempo para vc

Alimentação

Tempo entre duas mamadas de leite: 2 horas e ½ à 3 horas
Tempo entre suco e mamada de leite: 2 horas
Tempo entre papinha de fruta e mamada de leite: 2 horas


Mamadeira: Force um pouco, mas nunca force demais. Tenha paciência e esteja disposta a eliminar “uma greve de fome”. O bebê não morrerá de fome.
De leite: Esquente em banho-maria no recipiente que o leite está congelado (pouca água para evitar que o recipiente vire e entorne o leite). Coloque no punho para verificar a temperatura e ofereça para o bebê quando o leite estiver morninho quase temperatura ambiente. Passe para a mamadeira com a válvula. Não esquente o leite na mamadeira com a válvula. Caso o bebê não pegue a mamadeira de primeira, não há necessidade de colocar na geladeira. O leite pode ficar 4 horas fora da geladeira, 24 horas na geladeira e 3 meses no freezer.
De suco ou água de coco: Ambos deverão ser colocados na mamadeira/chuquinha em temperatura ambiente. A Malu tomava, aproximadamente, 120 ml. Dê preferência aos sucos das frutas doces. O suco de laranja lima pode ser oferecido puro ou misturado ainda com mamão, maça ou pêra. Nunca oferecer açúcar.

Papinhas: As frutas devem ser amassadas ou raspadas e deve ser dada ao bebê no pratinho com colherzinha. As mais tradicionais: maçã, pera, mamão e banana. Malu prefere mais a maçã cozida do que a raspada. Pode ir variando as frutas. Caso haja 2 frutas diferentes na mesma refeição, não misturar. Dar separadamente para que o bebê crie o seu paladar. É interessante utilizar, em algumas situações, o “saquinho seguro” para o bebê chupar a fruta. Principalmente, quando estiver introduzindo um novo sabor. Não ter pressa em dar a comida. O momento deve ser prazeroso para o bebê. De preferência, coloque-o no Bumbo sem roupa, apenas de fralda, para que ele possa se lambuzar bastante. Permita o contato do bebê com a comida com as mãos, pés... Mundo ideal: não alimente o bebê distraindo-o com TV. Cante para ele e converse com ele. Não adoçar as papinhas de fruta. Não oferecer alimento adoçado: geléia de mocotó, biscoito maisena, danoninho.

Sopa: A sopa salgada só será introduzida após 6 meses. E deverão conter um representante de cada grupo alimentar, como os cereais e tubérculos (arroz, macarrão, batata, aipim, inhame), os legumes (abobrinha, cenoura, chuchu, beterraba, abóbora), as verduras (espinafre, brócolis, couve), as leguminosas (feijão lentilha, grão de bico) e as carnes (carne vermelha, frango ou peixe). Conter as cores: branco/amarelo, verde e vermelho. Nunca passar a sopa no liquidificador. Utilizar a peneira inox para amassá-la. Utilizar o músculo para dar gosto e colocar uma pitada de sal, mas tirar a carne antes de passar na peneira. A substituição da mamadeira com leite pela papinha salgada deverá ser feita, na primeira semana, apenas no almoço e, na segunda semana, incluir também no jantar. Depois vc pode bater a carne junto com a sopa. Quando a criança começar a comer comida (10 meses), decorar o prato com rostos etc.

Água: É importante que o bebê beba bastante água. Pode ser dada depois das papinhas e deve ser utilizado o copinho.

Evacuação: Notar sempre a consistência e a freqüência do cocô. Isso determinará o que o bebê irá comer no dia seguinte. Pode-se optar por ingredientes laxativos ou retentores.

Frutas doces: ameixa doce, banana, caqui, coco, figo, fruta do conde, goiaba, jaca, laranja lima, lima da pérsia, maçã doce, mamão, pêra doce, pêssego e uva doce.
Laxativas: aveia, bertalha, caju, chicória, coco, figo, funcho, mamão, nêspera, pêra, tangerina, uva, abóbora, ameixa.
Retentoras: banana, goiaba, maçã, romã, morango, arroz, batata, mandioca.

Atividades & Banho:

Atividades: Brincar representa a relação da criança com o mundo. É a forma que ela tem de se comunicar e de trocar experiências. É importante brincar, pois vai determinar como, no futuro, a criança irá se relacionar com os outros. Estimular um bebê com brincadeira é importante, mas o bebê precisa também brincar sozinho. Através da brincadeira é que o bebê vai desenvolver a confiança e segurança. Evite a super-estimulação com TV. Caso haja necessidade de colocá-lo na frente da TV para que possa fazer alguma coisa, coloque DVDs direcionados à idade, tipo: Baby Einstein, Bebê Mais são os mais indicados até 1 ano. Mas nunca por muito tempo. É adequado colocar CD de música em várias situações, inclusive, na hora da comida.

Banho:
Banho de Chuveiro: Não ensaboar o bebê todo de uma vez, pois ele poderá escorregar.
Banho de Banheira : A banheira deve estar MUITO cheia.
Freqüência: 01 a 02 banhos por dia.
Temperatura da água: vai depender do tempo.

Detalhes no post sobre banhos.

Sono:

Sono: O bebê, normalmente, dará sinais de sono. É possível, acostumá-lo criando uma ambiente, ou seja, colocando-o no berço e colocando uma música. Aos 6 meses, a Malu dormia, aproximadamente, de 40 minutos à 1 hora. Não é aconselhado fechar as janelas para ficar escurinho, para que ele não troque o dia pela noite. Depois do banho, o bebê, tende a dormir melhor. Quando o tempo está friozinho, o bebê tende a dormir mais. Se estiver calor, ele tenderá a dormir menos. Por isso, procure verificar se o ambiente não está quente demais necessitando a utilização de ventilador ou ar condicionado. Esse assunto merece um post, ou melhor, muitos posts. Ainda não escrevi sobre ele.

Gostaram? Nossa, ficou enorme! Por isso, vou deixar para dar as receitas das sopas em outro post também. Mas me conte como foi ou como planeja o seu retorno ao tarbalho!

17 comentários:

RoPertile disse...

Ei Carol!
Não se incomode de pagar mico com estas coisas fofas rsrsrs
Muitas vezes a gente sofre mais do que eles.
No primeiro dia de aula na creche do Johann, ele deu seu melhor sorriso, acenou a mãozinha e entrou feliz na salinha, sem olhar para trás.
Eu? bem... eu sentei na calçada e chorei pois meu filho foi feliz e contente com a tia da creche, não derramou uma lágrima pela separação! Este ingrato! rsrsrsrs
É assim mesmo, e que bom que é assim, pois eles se tornam mais independentes e corajosos!
bjk

Flavia Bernardo disse...

Ai, confesso que ultimamente só tenho feito pensar em como será meu retorno ao trabalho. Tem vezes que acordo de madrugada pra amamentar e mesmo após Arthur dormir de novo me pego com insônia, só pensando em como será essa nossa nova rotina.

Estou animada pra ver Arthur experimentando novos sabores. No início do mês que vem vou começar a comprar seus utensílios de comidinhas e espero que tudo corra bem por aqui. Qto a introdução dos alimentos, vou seguindo meu feeling. Não sei ainda se vou fazer 1 semana com cada tipo de papinha até entrar com todas as refeições, ou se antecipo um pouco. Vai depender de como ele reagirá.
Gostei da dica da rotina...vou ver se faço algo semelhante pra ajudar minha mãe e minha ajudante nesse quesito.

Beijos.
Flavia.

Ana Carolina Peixoto disse...

Rô, vc realmente é uma figura! Olhei o coment Muito Prazer... fiquei pensando quem seria... é vc! Adorei saber como foi a sua experiência com o Johann!

Pois é amiga! Na época do retorno ao trabalho a Malu nem ligava. Mas vc sabe que agora ela tem chorado quando me despeço dela! Acho que a fase de sentir mais esse separação é agora mesmo...
Bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Flavinha, a preocupação é normal. Tudo vai mudar! Para vc e para ele! Mas é isso aí. Siga o seu feelling sempre! Atualmente, a Malu enjoa fácil dos sabores. Tenho que variar sempre. No primeiro dia ela como bem, no segundo já reclama. Isso significa que ela não come a mesma comida no terceiro dia de jeito nenhum. rs! Mas no começo tudo é flores! É novidade! É bem capaz que consiga fazer ele comer amesma comida a semana toda. rs!

Bjs,
Carol

Adriana de Albuquerque Mello disse...

Ana Carolina,

Encontrei seu blog no blog da Flávia. Adorei! Sou mãe de uma menina de 10 meses. Amei seu blog! Parabéns! Infelizmente não fiz o curso da Stephanie. Mas vendo vocês falarem, me arrependo. Quem sabe numa segunda gravidez.

A Bibi mamou até os 8 meses. Um dia, simplesmente não quis mais. Sofri muito. A introdução de alimentos começou aos 5 meses e meio, aos pouquinhos. Foi super tranquila. Hoje ela come de tudo.

Um bj e parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Ana..qd crescer srá que vou ser tão organizada qt vc??? bom vou copiar pelo menos os modelos hahahahah
Adoro seu blog como já te disse... bjinhos e aí vai meu email
Raquel
tetelcabreira@bol.com.br

Priscila disse...

Oi, Carol!

A minha vida tá corrida esses dias e eu não tenho tido tempo de andar pelos blogs... Tô sumida por aqui.
Adorei o post. Exatamente a fase que estou vivendo. A Duda está com quase 5 meses e eu volto ao trabalho daqui a duas semanas. Ainda não sei como vai ser a rotina das papinhas. Na semana que vem vamos ao pediatra conversar sobre isso.
Bjs.
Pri

Ana Carolina Peixoto disse...

PRi,
Não se preocupe. vai dar tudo certo! Depois me conta como foi e se precisar de alguma dica, grita! rs!

Bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Raquel,
Fiquei muito feliz em saber que vc gosta de acompanhar o blog. Pode espiar a vontade e se precisar de alguma orientação mais específica me manda um e-mail. Eu nem sou tão oragnizada assim... rs! Eu tento!

Bjs,
Carol

Ana Carolina Peixoto disse...

Adriana,
Fico muito feliz de ter vc por aqui espiando...Venha sempre! É muito bom poder dividir as nossas experiências, né? Adoro como a rede de amigos/leitores vai aumentando! Eu só conheci a Stephanie no final da gravidez. Ela tem muita aula interessante que eu gostaria de ter feito. Gosto muito da visão dela sobre a maternidade/filhos! Ela virou mais que uma gur. Virou uma amiga! Mas vc sabe que a gente esquece das coisas com o tempo? Eu mesmo quero fazer aula quando eu engravidar de novo! Ela tem uma aula sobre segundo filho! Qual é o nome da sua filha? Bibi é apelido, né? Se vc já leu os outros posts descobriu que a a minha Maria Luísa também parou de mamar aos 8 meses da mesma forma. Não quis mais o peito. Estou com um post no forno com algumas receitinhas após 9 meses. Acho que vc vai gostar.
bjs,
Carol
PS: Como não tenho o seu e-mail, espero que volte e leia a minha resposta. rs!

Sidnea Alvim disse...

Adorei o post Carol! obrigada!!!!!! também tô sofrendo por ter que voltar ao trabalho e deixar a Vitoria (agora...) em casa....mas faz parte.
A mudança de dieta é outra coisa que me atormentou muito. Agora, depois de duas semanas, as coisas vão ficando mais tranquilas, nada como o tempo.
Suas dicas tem sido valiosas em nossa vida.
Bjs

Unknown disse...

Olá, adorei o seu blog, até comprei o bumbo. O meu filho João Pedro está com 4 meses e 10 dias. Semana que vem ele começará na creche. Resolvi pedi ajuda deles para introduzir alimentos ou quem sabe ficar somente na mamadeira com Nan. Por enquanto o João Pedro só mama no peito e não conhece mamadeira. Fiz o curso de Shantala na Stephanie e ela está sem previsão de turma para o curso de papinhas. Estou com esperança que quando o João Pedro não estiver somente no peito, que ele durma a noite toda e dessa forma eu também possa descansar para voltar a trabalhar. Infelizmente não consigo tirar leite. Aperto o bico e sai um super jato, quando coloco a bomba elétrica, não sai quase nada. Fico 2 horas com a bomba e encho 30ml com muito sufoco. Creio que ao voltar para trabalhar, dar de mamar de manhã e a noite será suficiente. Uma pena, pois gostaria de deixá-lo exclusivamente com leite materno até os 6 meses. O pediatra me alertou que se der somente mamadeira tem o risco dele rejeitar o peito.

Unknown disse...

Olá, por que não se deve bater as comidas no liquidificador? Vc tem dicas de como decorar a comida no prato, ou algum livro com fotos para nos inspirar? Obrigada

Ana Carolina Peixoto disse...

Celina, espero que vc veja as respostas, pois não tenho o seu e-mail. Estive com a Stephanie ontem. A minha cunhada terá uma "aula particular" para introduzir alimentos. Liga para ela!

Cd criança é uma criança. Eu introduzi a mamadeira com 2 meses e foi um parto. A Malu não pegou de jeito nenhum fez até grve de fome. Mas de repente o seu filho pega.

O leite diminui com o tempo. Temos mais leite de manhã do que à noite...São informações que vc deve levar em consideração. O fato dele acordar, pode ser por causa da fome.Eu utilizei vários recursos para amentar a minha produção de leite.

Eu, as vezes, tb não conseguia tirar leite. Mas era por causa de erro na montagem da bomba. Não encaixava direito e não dava pressão. Será que pode ser isso? Fica a dica!

Leia os outros posts. Procure tema Stephanie. Acho que pode te ajudar.

A questão de não bater no liquidificador... é para o bebê não ficar preguiçoso depois (só querer comida liquida). Amassar é o ideal.

A decoração é só quando ele estiver mais velho.Tem que ter criatividade... rs! por ex: uma árvore- arroz e feijão: tronco, brocolis: galho, cenoura: maçã.

Espero ter ajudado.

bjs,
Carol

Unknown disse...

Olá, estive hoje na Stephanie para o curso de Introdução aos alimentos e conheci sua cunhada. Foi excelente o curso, são dicas valiosas, João Pedro se acabou de comer caqui, gritou de felicidade, e até tomou água de coco. Para quem só estava no peito, foi um avanço e tanto. Obrigada pelas respostas tão rápidas e atenciosas. Parabéns pelo blog, é ótima essa troca de informações, definitivamente muito útil. Depois queria saber sobre o curso que fez sobre segundo filho. Meu email é coutinhocelina@gmail.com

Simone disse...

Ola..Meu nome é Simone e sou mae de um garoto de 3 meses, O Gustavo. Adoro o seu blog e gostaria de dizer que voce me ajudou a ser mãe..Rs. Quando tenho dúvidas, o seu blog (super completo) é meu recurso. Moro no Paraná e o recomendo a todas as minhas amigas. Obrigada e beijo grande.

Ana Carolina Peixoto disse...

Simone, fico muito feliz com o seu comentário! A ideia é essa mesmo! Trocar experiência! Seja bem-vinda!
bjs,
Carol