segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Stephanie: O Banho do Bebê - Momento de Prazer e Relaxamento

Desabafo: eu sempre me enrolo com a configuração do texto. Não consigo criar espaço entre os parágrafos sempre; às vezes, quero centralizar o texto e a porcaria não centraliza de jeito nenhum; às vezes, quero justificar e a porcaria centraliza... Se algém souber algum truque para lidar com esses probleminha do blogspot... please, help me!
**********************************************
Caraca! Esse post tá no forno há um tempão. O pior é que ele estava quase pronto e a internet deu pau... perdi boa parte! Mas agora vai!

Num post anterior, eu tinha falado, surperficialmente, sobre as aulas para casais grávidos que fizemos com a Stephanie. Hoje, vou falar sobre os tipos de banhos e as suas características. Estou devendo esse post para a Pri que questionou a quantidade de água na banheira da Clara. rs!

Como mãe de "primeira viagem" eu estava bem preocupada. Apesar de ter curtido a minha sobrinha Milena (2000) quando ela era pequena e de ter tido uma experiência mais recente com a minha sobrinha, por parte do Marco, Júlia (2003), eu nunca levei muito jeito com bebês e, para falar a verdade, eu não tinha a mínima idéia de como eu me sairia como mãe.

Tinha medo! É muito interessante como os medos mudam... Antes, o medo era sobre se eu conseguiria engravidar fácil. Depois, se a gravidez seria tranquila e se o bebê seria saudável. E, mais tarde, medo que ainda é presente: se eu sou/serei uma boa mãe. Bom, essa resposta eu só vou ter mesmo daqui há alguns anos. Até agora, acho que venho me saindo bem. Será? Espero que sim! Acho que toda mãe busca se superar e ser a melhor mãe do mundo, não acha?

A minha preocupação inicial era sobre coisas simples, mas que eu não tinha experiência alguma: Como trocar uma fralda? Como segurar um bebê? Será que vou afogar a Malu na banheira? Então, escolhemos o assunto e a nossa primeira aula com a Stephanie foi sobre primeiros cuidados/banho.

Eu já tinha assitido à um vídeo que circula na internet sobre banhos. Interessantíssimo, e imagino que deve ter ajudado muitas mães. Eu achava que ia fazer daquele jeito. Mas depois das aulas, aprendi que pode ser bem diferente do vídeo. Banho deve ser um momento prazeroso e de relaxamento!

Não sei se já comentei com vocês, mas a Stephanie tem uma metodologia maravilhosa e estimula que o pai participe das atividades com o bebê. E, o mais interessante é que, além de estimular, ela dá segurança para eles. Todos os maridos que conheço que fizeram as aulas dela se sairam muito bem! Super participativos! São grandes pães (pai+mãe)!

Na primeira aula, nós simulamos um banho de banheira CHEIA D'ÁGUA, com boneco de 3700q e umbigo cortado, trocamos roupinha, colocamos fralda... Ela falou ainda sobre o banho de chuveiro e o banho de tummytub. Tudo era novidade para gente. Ela incentiva o pai dar banho sempre que possível... Ela sugere que a amamentação seja o momento de intimidade da mãe e o banho do pai.

Eu já tinha comentado no outro post que esse assunto - O Banho - é bastante polêmico na família. Normalmente, quando nós nascemos, as nossas avós deram os nossos primeiros banhos. Então, nada mais natural que as nossas mães agora queiram cumprir os seus papéis de avós e queiram dar os primeiros banhos em nossos filhos. Até por que elas nunca deram “o primeiro banho”. Só que, como eu já disse, a Stephanie estimula a participação do pai nas tarefas de recém nascido. Aí começa o conflito: como dizer para avó que o pai vai dar os primeiros banhos, vai trocar as primeiras fraldas...? Foi difícil dizer para elas, mas acho que elas entenderam a nossa posição. Bom, as aulas foram tão perfeitas que tiramos de letra quando a Malu nasceu.

Na primeira semana, o Marco estava de folga e dava todos os banhos. Depois, eu dava o banho de banheira com sabonete depois da mamada do almoço e ele dava o banho de tummy tub ou chuveiro à noite.


O Banho de banheira é o mais tradicional. E convenhamos: é maravilhoso! Acho que quase impossível um bebê vir ao mundo e nunca ter tomado um banho de banheira. Diferente do que se ouve por aí... a banheira deve estar bem cheia d'água e o corpinho do bebê quase todo imerso. Só a cabecinha de fora. Reparem na foto.

1º banho em casa

Se a criança chora na banheira, verifique se não tem pouca água. É para encher mesmo! Senão o bebê se sente inseguro. Não tem problema encostar o ouvidinho na água. Pense que vc não vai afogá-lo e que ele já vivia imerso na água! O banho deve ser um momento prazeroso! No início, a Malu relaxava tanto que chegava a cochilar. Nunca tenha pressa em terminar o banho de um recém nascido!
Banho com 2 meses.

Adorava as dicas práticas da Stephanie. Ela reforça que precisamos tomar cuidado para não nos tornarmos escravos da banheira. O ideal é variar o tipo de banho. Imagina deixar o bebê na casa da vovó ou viajar e não precisar levar uma banheira? Ideal, né? Por isso, ela sugere que a gente tb dê banho de chuveiro nos bebês. Isso facilitou muito a nossa vida!

1º banho de chuveiro com 10 dias

Vc gosta de sentir a queda de uma cachoeira relaxando as suas costas? Acho que para os bebês é a mesma sensação. Com uma vantagem/desvantagem (depende do ponto de vista): a água é morninha! Bom, a Malu ama o banho de chuveiro. O único cuidado que vc deve ter é não ensaboar o bebê todo de uma vez para evitar que ele escorregue. Pode ficar tranquila que não entrará água no ouvido. As manobras teriam que ser radicais para isso acontecer.

Vc já ouviu falar de banho no balde teraupêutico? Pois é. Como eu já disse, conhecemos o Tummy Tub nas aulas da Stephanie. O TummyTub Balde especial (ofurô) que auxilia a fase de transição útero-mundo novo. Recomendado à noite, antes de dormir, pois é muito relaxante. O bebê fica boiando na água e relembra o útero materno. Não é um tipo de banho para utilizar sabão. Na aula da Stephanie, assistimos à um vídeo do Evandro Mesquita dando banho no tummytub no seu bebê com apenas 4 dias. Ficamos empolgadíssimos!
" A transição para o mundo externo é extremamente traumática para os bebês. Por nove meses eles se sentiam seguros e protegidos, envolvidos pela água dentro do útero materno. Esles estão satisfeitos e felizes no seu mundo familar, mas tudo isso muda drasticamente quando nascem. Novas circunstâncias, muitas pessoas, luz e nova respiração, podem significar stress para o recém nascido, especialmente dentro dos 5-6 primeiros dias. Para alguns bebês o stress continua por vários meses dando aos pais dias instáveis e noites perturbadas. É muito comum também, bebês que até os 2-3 meses, fiquem tensos e chorem quando tomam banho. Um banho diário no TummyTub traz a segurança do útero da mãe de volta para o bebê".
Bom, retirei esse texto do site oficial do TummyTub. Usá-lo é muito prático! A gente dava banho no TummyTub em vários cômodo da casa. Além de ser fácil de carregar (possui alças ergonômicas) mesmo quando cheia, é bem estável e segura. Tem uma base anti derrapante. Como a área de superfície da água é bem reduzida, a água se mantém aquecida por mais tempo e tem ainda um formato ergonômico que faz o bebê relaxar na posição fetal. Quer coisa melhor para um recém nascido que relembrar o útero da mãe?
Dizem que um balde caseiro não tem design e formato adequados para dar banhos com segurança e que são produzidos com material tóxico que podem comprometer a saúde do bebÊ (frisos cortantes e a falta de estabilidade). Será?
Na época, não era muito fácil achar esse balde aqui no Rio. É um balde especial e holandês. Então, como sempre aproveitamos as amigas que viajam... A Monique foi o alvo dessa vez. Ela estava lá na Holanda e saiu à procura do nosso tão almejado balde. Diz ela que esteve em várias lojas e que além dessa marca achou também outras marcas genéricas. Bom, atualmente, eu sou frequentadora assídua dessas lojas de bebê e sempre acho tummy tub por lá. O da Malu é transparente e já vi tb da cor azul e da cor rosa.
1º banho de TummyTub com 20 dias.
Quando o bebê é RN, vc deve encher bastante de água, cobrindo os ombros. É bom apoiá-lo em um banquinho. Vc só precisa apoiar com as suas mãos a cabeça do bebê abaixo do queixo. Ficar em pé. O Marco sentou por causa da foto. rs! O bebê vai boiar e girar! E vc deverá circular acompanhando o movimento bebê. É super divertido!

Nós demoramos um pouquinho a dar banho de TummyTub na Malu (20 dias), pois a gente achava que estava muito frio na época que a Malu nasceu (junho). Quando o bebê fica maiorzinho, vc pode encher menos o balde (na marca sugerida) e deixar o bebê brincar sem necessidade de segurá-lo.

TummyTub com 2 meses

TummyTub com 6 meses
Embora o TummyTub tenha sido originalmente desenvolvido para bebês com até 6 meses, a Malu, com 1 ano e 3 meses, até a semana passada, continuava aproveitando o TummyTub.

Fiz uma sessão de fotos da Malu se despedindo, temporariamente, dele. Mas é por um bom motivo. Vamos emprestá-lo para a priminha, Clara, que acabou de nascer. Vejam como é diversão garantida para as crianças!




Tô a cara da minha priminha Júlia nessa foto!


Figurinha gostosa essa minha filha, não? Vou tentar redimensionar as filmagens dos banhos e colocar num outro post.

Algumas dicas adicionais para finalizar:
  • O banho deve ser todo preparado antes de ser iniciado, pelo menos, até vc conhecer bem essa nova rotina;
  • A freqüência do banho vai variar de acordo com clima de onde vc vive. O ideal é que seja de 01 a 02 banhos por dia, um banho com sabão e o outro relaxante. Usar sabão demais resseca a pele do bebê;
  • A temperatura da água deve ser em torno de 36º. a 37º.C. Vc pode usar um termômetro para banho ou pulso/cotovelo para sentir a temperatura;
  • Vc acha que o 1º banho no hospital foi com água filtrada? Isso significa que em casa vc pode usar a água da torneira/chuveiro tranquilamente;
  • O uso de sabonete líquido me facilitoou, mas dê preferência aos transparentes / brancos. Nós usamos 2 da Johnson ‘s: Milk e Hora do Sono (embalagem lilás, mas sabonete transparente). Evite os sabonetes de cor rosa e amarelo, pois tem um componente que é mais agressivo à pele do bebê recém nascido;
  • Sabe essa tolhas que vendem nas feiras de bebê? Pois é. Quando conheci a Stephanie eu já tinha comprado. O ideal é usar toalha de algodão bem fofa. Se vc reparar, as toalhas que vendem nas feiras são até meio ásperas
Não tenho habilidade com artesanato, mas, como uma boa administradora, vou divulgar tb um PAP. Só que esse é para alguns cuidados na higiene e no banho de RN. rs!

O que é necessário na higiene
  • Algodão;
  • Garrafa témica com água morna;
  • Fralda descartável;
  • Creme protetor para bumbum ( eu uso hipoglós 90g + 1 colher de chá de óleo vegetal Weleda.- receita tia Stephanie);
  • Álcool absoluto (para a higiene do coto umbilical);
  • Cotonete (para secar os ouvidinhos por fora);
  • Soro fisiológico (para pingar no nariz para escorrer a meleca);
  • Conta gotas (para aplicar o soro);
  • Escova e pente sem bolinhas.
Procedimentos do Banho

  • Despir o bebê, retirar a fralda e, se estiver com fezes, retirar as fezes antes com algodão e água morna.
  • Colocar o bebê na banheira. O bebê fica apoiado com o glúteo na banheira e a nuca apoiada em seus braços (pulsos).
  • Lavar primeiro o rosto do bebê, somente com água e o couro cabeludo com sabonete, e em seguida enxaguar.
  • Lavar o corpo com sabão, não esquecendo das dobrinhas e não esfregar a pele para não provocar ranhuras.
  • A vagina da menina deve ser lavada de frente para trás. A vulva nos primeiros dias é bem vermelhinha.
  • Depois de lavar a frente, tem que lavar as costas, apoiando o tronco em seu braço.
  • Secar o corpo, aplicar pomada antiassaduras, colocar a fralda, secas os ouvidos (por fora) com cotonete, pingar meio conta gotas (escaldar antes) com soro fisiológico no nariz, realizar o curativo do coto umbilical, vestir o corpo e pentear o bebê.
Gostaram das dicas? Mas conte para gente como foi a sua experiência com banhos no seu filho!

18 comentários:

Flavia Bernardo disse...

Adorei o post!!!
Eu aprendi sobre esse lance da quantidade de água na banheira de duas formas: aqueles famigerados 4 dedinhos de água no curso da Perinatal e sobre a abundância da água qdo li seu post, antes mesmo de ter o Arthur. Confesso que os dois ou 3 primeiros banhos do Arthur foram com os 4 dedinhos de água, depois lembrei da sua dica e passamos a encher bastante a banheira. É incrível a diferença. Arthur ama tomar banho. Seja de banheira, de balde ou de chuveiro.
Agora mesmo, cheguei da academia e ele estava todo suado. Pra não perder tempo montando banheira, eu tendo q tomar banho....(já que ele tinha q mamar), entrei no chuveiro com ele. Foi ótimo. E ele aidna pôde dar uma mamadinha durante o banho...rsrsrsrrs....

Mas confesso que semrpe tenho medo de entrar agua no ouvidinho. Mesmo sabendo que é MUITO dificil devido a anatomia do canal auditivo. Sei lá...cisma de mãe.

bjks.
Flávia.

Priscila disse...

Oi, Carol!
Primeiro, respondendo ao seu desabafo... Não sei como te ajudar, mas sou solidária a você. Passo pelos mesmos problemas com os espaços entre os parágrafos, rsrs.

Adorei o post!
Desde que você me contou que a Stephanie recomendava o banho com a banheira cheia, passei a dar o banho na Duda assim. Na primeira consulta com a cardiologista, ela recomendou que déssemos banho na Duda apenas dia sim e dia não. Segundo ela, a criança perde algumas calorias pra reaquecer o corpo e essas calorias poderiam fazer falta pra ela, já que era sabido que ela teria problemas pra ganhar peso. Além disso, ela recomendou um banho super rápido.
Com a banheira cheia, posso me demorar um pouco mais e dar mais tempo pra ela curtir esse momento.
Ainda não dei banho de chuveiro, mas vou fazer isso na semana que vem, pois vou fazer a primeira viagem dela, na casa da minha mãe. (Por falar nisso, pena que marcamos essa viagem pro mesmo final de semana de Buzios, queria ir com vcs...) Mas fico meio insegura porque o pediatra pediu que o banho fosse com água filtrada e fervida. Confesso que só fervi até uns 2 meses. Depois foi só filtrada.
Essas últimas fotos da Malu na Tummy Tub estão muito lindas! Fiquei apaixonada!
Bjs.
Pri

Lucia Laureano disse...

Carol,

Seu post de hoje foi maravilhoso!!! O melhor na minha opinião...
Com certeza não vou resistir a comprar uma TummyTub para a pequena Duda se refastelar!
Você está um blogueira melhor a cada dia, tô virando fã!

Quanto a formataçaõ do texto, intale o windows live writer em casa e poste por ele, muito melhor! Lá tem editor para o texto e mil possibilidades para as fotografias! Eu agora só posto de lé, principlamente no CRTVS!

beijos,

Juliana disse...

Carol,

Sobre a formatação, eu sempre vou na aba de html e insiro alguns lá. Tipo:
pular linha:

justificar: onde estiver escrito "center", substituir por "justify"
Mas eu sou meio nerd pra ficar lendo códigos, né!?

Tenho feito muita propaganda do blog, pra umas amigas que mesmo antes de ficarem grávidas, já estão bem assustadas!

Ah, realmente, a Malu ficou a cara da Juju!

Bjs

Uma Mulher de Fases disse...

Carol, adorei o post!

Sabe que tive tanta certeza do que queria quando fui mãe pela primeira vez que não queria que ninguém tirasse isso de mim, desde a saída da maternidade ao primeiro banho.
Sem mãe/sogra (esta não viria mesmo, rs) avó ou qualquer outra alma feminina, fomos eu e o Gabriel pra casa, o super pai providenciou a água, enchi bem a banheira e dei o primeiro banho no Gabriel foi uma delícia, achei que ele iria escorregar do meu braço quando o virasse de bruços, mas deu certo! Com a Raphaela foi ainda mais difícil, estava sozinha em casa, o Carlinhos teve que trabalhar, o Gabriel estava com a minha mãe, éramos eu, ela e a banheira, só que agora uma daquelas banheiras com suporte, na altura certa. Com tudo a mão, sempre perto da janela, ela tomava banho iluminada pelo sol indiretamente, foram momentos mágicos, eu sinto falta, passaram rápido demais!
Beijos

Feito a Mão disse...

Carol, duas coisas:

1 Que fotos mais lindas são essas? Um escândalo! Ótimo post que serivirá muito às mães de primeira viagem.

2. Quanto à formatação, siga a dica da Lúcia. Desde que meu blog não aceitou mais textos copiados do word eu baixei o tal programa e minha formatação de fotos ficou muito mais fácil. Primeiro porque ele inseri a foto onde a seta está. Acabou-se o trabalho de ficar arrastando do começo ao fim... muito melhor! Veja meus 3 últimos posts que diferença dos anteriores. Ele tem recuros de correçãod e fotos, marca d´água, molduras etc... Além do que vc visualiza exatamente do jeito que será publicado.

Posso te dar uma sugestão? Me desculpe a intromissão, mas como eu atuo na área jurídica, vejo de tudo nessa vida. Exclua a foto da Malu em pé na banheira. Enquanto nós mães só vemos beleza nessas fotos, há malucos pra tudo nessa vida. Desculpe se eu estou me intrometendo, mas é que tb tenho duas meninas e morro de medo dessas coisas.

Fique com Deus.

Katia Bonfadini disse...

Que banho de balde delicioso!!!! Beijos!

Ana Flávia disse...

Amei! Obrigada pela dica!
Bjs

SIDNEA ALVIM disse...

É Carol.....a aula de banho da Stephanie fez a diferença. O Mário deu banho nos primeiros 15 dias e foi ótimo!
Muito bom vc ter publicado as dicas!
Bjs

Ana Carolina Peixoto disse...

Flavia, que bom que gostou do post! Eu tb adoro dar banho de chuveiro, mas o ideal é que tenha alguém para ajudar na saída do banho, né? Se não fica tudo molhado! rs!

Ana Carolina Peixoto disse...

Pri, realmente, acho que no caso da Duda vc deve ter mais preocupação. Uma dica: pq vc não marca uma consulta com a Stephanie? Conversa primeiro com ela no telefone... Acho que ela pode te ajudar com a sondinha aumentando a sua produção, acho que ela pode te dar dicas sobre banhos. Eu já escutei essa história da criança perder calor... mas até que ponto isso realmente influencia tanto assim para a Duda?
Bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Lu, que bom que vc gostou do post! Acho que vale a pena conhecer as dicas da Stephanie. Ela tem módulo para quem está no 2º filho.

BJs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Ju, já tentei mexer no htlm e perdi tudo. Um horror! Não sou muito de tecnologia... rs!
Bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Sheila, muito legal a sua postura! Fiquei aqui imaginando vc e o banho dos seus filhos...
bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Claudinha, que bom que vc gostou do post. Sou muito ingênua. Resolvi aceitar a sua sugestão e exclui a foto da Malu que vc falou.
bjs e obrigada,
Carol

Ana Carolina Peixoto disse...

Meninas, que bom que vcs gostaram das dicas! Aproveitem tudo mesmo! Amei a visita de vcs! Continuem espiando!

Gabrielle disse...

Carol, a Elis vai fazer 3 meses e tem mais ou menos 1 mês e meio que ela não toma banho de banheira, só toma de chuveiro. O Carlinhos sempre deu banho de chuveiro nela (desde o primeiro dia em casa) e minha mãe dava banho de banheira quando ele não estava (as vovós adoram) mas ela começou a ficar muito espertinha e querendo nadar na banheira então ficou dificil para ela segurar a Elis então eu passei a dar o banho no chuveiro quando o Carlinhos não estava em casa. Quando não tem ninguem para enxugar a Elis depois do banho, sigo a dica da Stephanie de deixar a Elis no balde enquanto eu me enxugo e me visto. Tem dado super-certo. Ela fica sozinha só curtindo... O dificil é controlar o choro dela depois pois ela não quer sair do banho rsrsrs
Bjs
Gabrielle esposa do Carlinhos Krykhtine

Anônimo disse...

adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii esse conteudo1!!!!!!!!!!