quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Chegada em Salvador

Tá chegando o carnaval... Então, precisava, pelo menos, dar uma palinha sobre Salvador!

Não me lembro se já falei para vcs, mas, normalmente, quando viajo procuro pesquisar antes e, mesmo que seja uma cidade bem turística, eu tento descobrir lugares para visitar que não sejam muito convencionais. Procuro ainda pegar dicas com pessoas que já moraram para que eu possa sentir um pouco a rotina do lugar. Mas essa para essa viagem não houve planejamento algum. rs! Decidimos que iríamos conhecer uma cidade que os 2 não conheciam. Tínhamos várias opções, mas acabamos escolhendo Morro de São Paulo. E como o Marco não conhecia Salvador, resolvemos ficar lá 2 noites antes. Retirei as passagens por milhagem em outubro, mas o ano foi bastante agitado e não programamos nada. A única programação: 2 noites em salvador e 5 noites em Morro. Para vcs terem uma idéia da falta de planejamento, fomos para Morro no dia que começou o Festival de Verão em Salvador. rs! Poderíamos, por exemplo, ter ido para Morro antes e ter curtido o final do Festival. Mas, preciso confessar que, como precisávamos descansar, a nossa escolha não poderia ter sido melhor.

Abusamos e ficamos no apê da nossa amiga Carla que está no momento morando/trabalhando em Salvador. Essa decisão foi perfeita, pois, além de economizarmos um din din, matamos a saudade dela e pudemos ainda contar com a deliciosa recepção de um amigo em comum, o baiano Wilton.

Bom, chegamos em Salvador e os dois foram nos buscar no aeroporto. Se vcs forem à Salvador e tiverem que pegar um taxi até o Mercado Modelo, não esperem gastar menos que R$ 90,00. Dependendo do horário, há ainda outra opção: pegar um microônibus por R$ 40,00.

Curtimos a bela paisagem da orla e chegamos no apê da Carla... Era numa segunda-feira à noite... Vcs acham que ficamos em casa? Nada disso! Mesmo os 2 tendo que trabalhar no dia seguinte... Eles fizeram questão de nos levar para um passeio.

Fomos ao Centro Histórico (Cidade Alta), visualizamos o Mercado Modelo lá de cima, tiramos foto no elevador lacerda iluminado e curtimos a noite no Pelourinho. Mas não foi qualquer noite! Temos algumas dicas de invejar qualquer bohemio. rs!

Mercado Modelo


Elevador Lacerda

No passeio pelas ruas do Pelourinho, a Carla e o Wilton nos levaram para um tradicional Boteco O Cravinho . Fica situado no Terreiro de Jesus, Nº 3, próximo a Catedral Basílica, no Centro Histórico e funciona de 11h às 23h.


Segundo a Veja Rio:
" Nas festas do Terreiro de Jesus, José Freitas Brandão vendia uma infusão de cravo, cachaça e limão. Passada para o sobrinho, a receita do cravinho, como a mistura tornou-se conhecida, serviu de inspiração para que Julival Santos Reis batizasse o bar. Nas paredes, barricas de madeira guardam cerca de outras trinta misturas do gênero. Servida em copo plástico e com canudo, a dose do cravinho é bom para abrir o apetite para a maxixada, preparada com ovo, camarão seco, leite de coco e azeite de dendê ou o ensopado de moela, que leva leite de coco e azeite de oliva, ambos em porção individual. Também vende cerveja de garrafa."

Deu para imaginar? Abaixo detalhes da degustação!

Experimentamos a Jatobá (cachaça, Casca de Jatobá, mel e limão) , a de Tamarindo e a de Coco.
Olhem as barricas!


Cachaçaria ao lado...


Vcs podem escolher o sabor da cachaça e encher as garrafinhas personalizadas para dar de presente...


Além de saborearmos a deliciosa cachaça do local... Eu não acreditei, mas o maridão pediu uma porção da Muela de Frango! Eu não me lembro de ter comido antes muela na minha vida...

A Carla ficou feliz da vida dizendo que ela sempre tinha vontade de comer a muela de lá, mas que nunca tinha conseguido companhia. rs! E o pior... Eu tb comi e estava divinamente maravilhosa! rs!


A pimenta estava "arretada" de boa!


Bom, partimos pelas deliciosas ruas do Pelourinho...
Seguem algumas fotos.





Ainda com fome... Afinal, a muela era apenas um petisco, partimos para comer o famoso Acarajé da Cira. Mas vcs acreditam que passava da meia noite de segunda-feira e ela já tinha fechado. Tentamos outro acarajé famoso, o Acarajé da Dinha, mas tb já estava fechado. Então, partimos para o Kombi 4 Rodas. Já ouviram falar? Foi classificado na Veja como uma ótima opção de fim de noite. Fica na Avenida Amaralina. O Wilton contou para gente a história e pesquisei tb na internet e vejam o que eu achei:

"O negócio começou há mais de duas décadas, quando Gilvando Ribeiro, mais conhecido como Gil, estacionou sua kombi na rua, ao lado do Clube Português, no bairro da Pituba. Desde então, o bar móvel tornou-se ponto de encontro de artistas baianos após shows e festas da cidade. Eles chegam em busca de refeições fortificantes, como rabada servida com arroz e pirão, sarapatel, feijoada, ensopado de lingua de boi e maniçoba. Para acompanhar, há cerveja em garrafa e refrigerante."

Refeições fortificantes?rs! Optamos pela feijoada! Reparem que feijoada lá é com feijão marrom! Lugar simples, mas com uma comida... Divina! E cerveja... gelada! Aliás, a Bahia tá de parabéns! Só tomamos cerveja muito gelada na terrinha!


E dormimos feito uns ajinhos! rs! Essa foi apenas a primeira noite em Salvador. Aguardem que, em breve, conto para vcs, aos pouquinhos, o resto da viagem.

Gostaram? Conheciam algum desses lugares? Vale a pena incluí-los no seu roteiro quando forem à Salvador.

4 comentários:

Priscila disse...

Oi, Carol!
Eu amo Salvador. Fui lá duas vezes, no Carnaval. Mas sempre tentava chegar um pouco antes pra curtir a cidade.
Eu AMO acarajé! Nossa, deu água na boca!
Bjs.

Rosi disse...

Carol

Fui a Salvador apenas uma vez a trabalho e fiquei por lá apenas três dias, mas deu para sentir o gostinho bom dessa terra. Amei o Pelourinho e a energia boa daquele.
Pretendo voltar, é claro, e levar o maridão que, assim como o seu, não conhece.

Desejo um excelente Carnaval, boa folia e bom descanso. Hoje tem entrevista especial lá no Mundinho. Passa lá quando puder.

Bjs

Catia disse...

Oi Carol! Tô trabalhando pra caramba e com o Luquinha dodozinho, então não tenho tempo nem de ler email, mas ao ler esse seu post tive que dar uma parada e me deliciar com suas fotos! Que delícia essa curtição! E o melhor de tudo era saber que nesse momento sua filhota estava nas melhores mãos, da vovó! Já tô ansiosa esperando o post sobre Morro de São Paulo. Não conheço, mas quero muito conhecer. Só fui para Itacaré, que é outro paraíso! Ah, tô utilizando bastante suas dicas pra organizar o Arraiá do Luca. Obrigadíssima!! Bjs

:: Nanda :: disse...

Eu estive em Salvador em dezembro e não resisti: voltei para o carnaval.
Conheci o mercado modelo, o elevador, o pelourinho, fui no ensaio do Olodum (recomendo muito). Tomei o famoso sorvete da Ribeira, comi pão-delicia (uma delicia mesmooo), fui na Igreja do Bonfim, no Guantua e na praia do Flamengo. Ahhh vi o por-do-sol no Farol da Barra (maravilhosoooo!)
No carnaval passei a maior parte do tempo na avenida e conheci a praia da Ondina e a Pedra de Sal.
Um amigo que mora lá quer que eu volte para conhecer o morro de São Paulo...
Vou acompanhar os posts pra conhecer um pouco de lá.
Beijos