terça-feira, 20 de abril de 2010

Gravidez - Primeiro Trimestre

Já há algum tempo eu gostaria de dividir com vcs um pouquinho de como foi o primeiro trimestre da minha gravidez. Na realidade, como não tinha blog na época da gravidez da Malu, vou tentar, sempre que as lembranças permitirem, fazer um comparativo entre as duas.
Enjôo
Nas duas gravidezes, eu acordava sempre muito enjoada, imagino que era por causa do tempo entre a última refeição e o café da manhã. Eu ficava 8/9h sem me alimentar. Mas vômito mesmo só aconteceu 3 vezes! E mesmo assim, normalmente, era pura "bílis". O que eu fazia para evitar o vômito de manhã era colocar alguma coisa para beliscar na cabeceira antes de me levantar (uma fruta, um biscoito cream craker etc). Isso ajudava bastante.
Durante o dia, eu sentia um mal estar e precisava mastigar alguma coisa quase que de hora em hora. O enjôo só passava mastigando. E é aís que vc precisa tomar cuidado e escolher muito bem o que vai colocar na boca para não engorgar. Sempre optei pelas frutas, iogurte com linhaça ou granola, biscoito integral... Coisas mais saudáveis e tb que seguravam mais a fome. Eu não gosto e nem tenho o hábito de mascar chicletes, mas nessa gravidez descobri esse hábito fazia com que eu não me sentisse mal. Então, além dos belisquetes saudáveis apelei e masquei muito chiclete. rs!
Fome & Ganho de Peso
A vida inteira fiz dieta. Sempre tive tendência para engordar. Então, segurava a boca durante a semana para poder abusar um pouquinho nos finais de semana. Então, as refeições duranate a semana, eram sempre: salada+ legumes + carne/frango/peixe. Ás vezes, um quiche tb completava a refeição. mas tenho que confessar que tenho um vício. Sinto necessidade de um docinho depois das refeições. Numca fui de comer pedaços de torta durante a semana. As opções eram: salada de frutas, gelatina, 1 bombomzinho... Mas não ganhava peso por causa disso.
Mas na primeira gravidez eu ganhei um total 21.600g. Deu para imaginar? E o pior e que não parecia que eu tinha ganhado tudo isso! Dê uma olhada nas fotos do chá de fralda da Malu.
Além da substituição dos itens diets pelos normais que já representam, naturalmente, ganho de peso... Na primeira gravidez, inseri o arroz e feijão. E o pior é que no primeito trimestre a fome era tanta que fiz algo que nunca tinha feito antes: chegava em casa do trabalho, jantava um pratão de arroz, feijão, salada, legumes e "carne" e ia dormir.
Antes de engravidar da Malu, eu pesava 55 kg. Até o final da gravidez cheguei a 76.600g. Quando voltei ao trabalho, estava com 60g, só faltavam 5kg para voltar ao meu peso de antes da gravidez. A Malu mamava em 5 minutos. Ela nunca foi de ficar muito tempo no peito. Sei de casos que o bebê fica 30/40/60 minutos no peito e a mãe seca! rs! Não foi o meu caso. Mas quando a Malu largou o peito quando ela tinha 8 meses ... ganhei mais 2kg. Tenho aqui no blog, caso haja interesse, vários posts sobre amamentação.
Não me lembro quantos kilos eu ganhei no primeiro trinestre da gravidez da Malu, mas, nesse primeiro trimestre, eu já estava 7 kg acima do peso. Então, o controle está sendo redobrado. Não inseri arroz e feijão nas refeições e, po enquanto, não desmaiei por aí. rs! Em três meses de gestação, ganhei 3 kg. Se somados aos 7kg... são 10 kg! Ai meu Deus! O que me espera? Bom, não era exatamente o que eu imaginava, mas tenho que levar em consideração o meu metabolismo que é muito lento. E depois dos 30 anos... Não quero enganar ninguém, mas tenho 36 anos e cada ano que passa vai ficar mais defícil perder os kilinhos extras. Espero, pelo menos, que eu não ultrapasse até o final da gravidez os 76.600g. Bom, estou trabalhando para que seja bem menos que isso.
Exercício
Na primeira gravidez, não conseguir manter uma rotina na academia. Não fiz drenagem, não fiz hidro... A gente tava com pouca grana por causa da obra e quando dava, eu caminhava. Tenho certeza que se tivesse feito algo com mais frequência, eu teria engordado menos. E o pior é que nessa gravidez, tb não estou conseguindo fazer exercício. Estou trabalhando muito. Chego antes das 7h no trabalho e tenho saído depois das 18h. Isso significa, uma média de 10h de trabalho. E para piorar, devidos às chuvas, as estradas de acesso ainda não voltaram a sua normalidade e tenho levado 2h para chegar em casa. Estou pensando em tentar fazer a Curves: 30 minutos 3x na semana na hora do almoço. Mas nem tenho conseguido almoçar direito... Não sei ainda como vou resolver. Quando consigo chegar cedo, o Marco e a Malu me acompanham na caminhada. Temos um carrinho triciclo e a Malu chega até a tirar um cochilo. Nos finais de semana, tb tentamos incluir uma caminhada ou pedalada. E, por enquanto, tem sido assim.
Sono
Grávida tem sono? SIM!!!! Algumas amigas bateram cabeça e todos os lugares possíveis. rs! O meu sono nas duas gravidezes acontece a partir das 16h e acaba não interferindo no trabalho. Acordo 5h, então, já no caminho do trabalho para casa o sono começa. Antes, jantava e ia dormir. Mas nessa gravidez, chego, curto um pouquinho a Malu e, no meio do Jornal Nacional, começo a bater a cabeça. rs! Coloco a Malu para dormir e logo em seguida tb vou para os lençóis. Preciso confessar que ando muito cansada nessa segunda gravidez. Além do acúmulo de trabalho, agora, tb tenho que dar atenção para Malu... Alguns episódios marcantes de sono nessa 2ª gravidez: uma dia à tarde na praia não tinha vontade de me mexer e nem conversar com ninguém; numa sexta à noite, num aniversário de 1 ano, por volta das 21h, não conseguia me controlar de tanto sono, não conseguia nem manter um diálogo, rs!
Sexo
Esse assunto é bem delicado, mas, nem na 1ª nem na 2ª gravidez tive grandes alterações na vontade de transar. Sei que para algumas mulheres é diferente. Acredito que o psicológico interfira bastante tb. Se eu pudesse mencionar alguma alteração hormonal, poderia falar que o que ocorreu no 1º trimestre na gravidez da Malu, foi que observei um ressecamento vaginal, mas foi tanquilamente resolvido com o uso de KY. Interessante é que na 2ª garvidez, não percebi diferença alguma até o momento.
Humor & Hormônios
Sempre fui chorona. Para vcs terem uma idéia eu choro assistindo novela. rs! Então, não posso ser referência nesse assunto. Mas posso garantir que meu humor nessa gravidez está mais alterado que na gravidez da Malu. Pode até ser pq ando mais estressada, trabalhando mais e ainda tendo que administrar o tempo para dar tb atenção para a nossa pequena. Só sei dizer que nesse 1º trimestre, estava um horror. rs! Tudo me irritava! Tinha pequenas discussões diárias, sem cabimento algum, com o maridão... Mas tks God já pasou!
Já estou com 16 semanas, e gostaria de reforçar que é impressionante como tudo muda depois da 12ª semana. O 2º trimestre é, sem dúvida alguma, o melhor trimestre da gravidez!
Aguardem que, em breve, vou falar sobre a aula que fiz na Stephanie sobre o 2º filho.

3 comentários:

Priscila disse...

Oi, Carol!
Tudo bem?
desde que a Duda operou não conseguia visitar nenhum blog. Agora as coisas estão voltando ao normal.
Adorei o post.
Alguma ultra por vir?
Bjs.

Martha disse...

OI Carol!!! Acompanho seu blog desde que estava gravida da Laís. Agora q ela esta com 3 meses e meio, tomei coragem para fazer um blog para dividir minhas experiencias com ela.
Varias veses recorri ao seu blog para tirar duvidas, e ainda faço isso pq ela ñ param de aparecer, rs!!
Tbm tenho intenção de ter um segundo bb com pouca diferença de idade. Deve ser uma loucura de sentimentos e de trabalho, mas vale a pena!!
Parabens pela Malu e pelo bb q esta a caminho!!
Bjs

Gabrielle disse...

Ola Carol, vi seus comentários sobre o ganho de peso e resolvi contar o que aconteceu comigo: eu tinha muito medo de engordar muito durante a gravidez pois as mulheres da minha familia geralmente ficam obesas na gravidez e algumas não voltam ao peso normal depois. Quando engravidei da Elis a primeira coisa que fiz foi procurar uma nutricionista pois não queria engordar mas também queria garantir a saude dela. Também entrei na hidroginastica. O resultado foi que só engordei 6 kg a gravidez inteira. A Elis vai fazer 3 meses e novamente recorri a nuticionista mas dessa vez para engordar pois já perdi os 6kg + 8kg!!! Por enquanto esta dando certo parei de perder peso.
bjs
Gabrielle esposa do Carlinhos Krykhtine