quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Alguns Acessórios para Bebês: Carrinho, Canguru, Sling e Bola de Pilates

O que seria das crianças sem os acessórios? Ou melhor, o que seriam dos pais? rs!
Descreverei abaixo algumas aquisições e as nossa experiências!
Carrrinho
O carrinho da Malu é um triciclo Baby Trend Expedition Travel System - Stride próprio para corrida. É isso mesmo! Sempre que conseguimos, fazemos exercício com a nossa pequena! Desde que ela tinha 1 mês de vida ela nos acompanhava na forma física. RS! Ela adorava! Desmaiava! RS! Temos ainda um Maclaren Volo Stroller – Coffee, como carrinho guarda- chuva, muito prático, mas o ideal é usá-lo quando o bebê já está mais durinho 6/9 meses. Ambos foram comprados na Toy R Us. Como o Maclaren é comum no Brasil. Abaixo vou mostrar para vocês algumas fotos da Malu no triciclo em fases diferentes. Todas tiradas no nosso paraíso: Itacoatiara!










A vida voltou ao normal depois da prova e, na segunda, levamos a Malu para uma corridinha! Viva o horário de verão! Mas tô toda dolorida.



Canguru
Bom, esse um carrinho, ou melhor carrão, é grande e em alguns lugares o tamanho dele dificultava um pouco. A sorte é que as rodas saiam e a gente conseguia colocar na mala do carro RS! Devido ao seu tamanho, quando eu ia passear com a Malu, antes dos 6 meses, eu não saía de carrinho, eu preferia usar o Canguru. A Malu se adaptou muito bem. Eu ficava com as mãos livres e a Malu coladinha em mim. A Malu, curiosa, observava tudo ao nosso redor. Era tanta informação que ela sempre dormia. Mas o canguru não era muito confortável para as sonecas. A cabecinha caia...
Usei o canguru em muito nos momentos de campanha, panfletando para o meu irmão (de casaco azul). A Malu fez um sucesso! Família totalmente unida! Preparem-se: RIO FELIZ - FELIPE PEIXOTO FUTURO DEPUTADO ESTADUAL 2010!!


As próximas fotos não têm nada haver com acessórios, mas não resisti em dividir com vcs. Elas foram tiradas no mesmo dia da campanha para o meu irmão.

Reparem no cabelo raspado do Marco. Era para mostrar que o formato da cabeça do Marco é igual ao formato da cabeça da Malu. RS! Coisa de pai coruja.


Vejam também a roupinha de orelinha que minha tia trouxe diretamente da Suíça! Uma graça, não?



Sling
Já o sling (COLOKANGO), é fruto de pesquisas juto às mães de várias culturas: indígena, africana, asiática sendo que foi adaptado à mulher ocidental. Ele pode ser usado tanto pela mãe quanto pelo pai. . O tecido deve estar bem espalhado sobre as costas e ombro para que seja confortável. Assim, distribui o peso do bebê.

E quem não gosta de uma rede? Ainda mais se for juntinho da mãe ou do papai! Pois é. O bebê fica deitado como se estivesse numa rede, como se estivesse ainda no útero, enroladinho, sentindo o balanço do andar... Essa proposta elimina qualquer sensação de insegurança e ansiedade características dos primeiros meses de vida do bebê. Nos 3 primeiros meses, o bebê precisa de colo! Lembre-se o bebê ainda está se adaptando a esse novo mundo. Nada melhor do que dar colo com as mãos livres e o peso distribuído!

Eu já tinha visto algumas pessoas usando o sling na rua, mas me sentia insegura. O fato de poder experimentá-lo nas aulas da Stephanie, foi providencial! Olha a nosso guru aí?


Nós achamos o sling um acessório ideal e pode ser usado desde o nascimento. Além de ficar com as mãos livres para realizar tarefas, o sling proporciona mais privacidade para amamentar em lugares públicos, protege mais o bebê e é ideal para as sonecas durante os passeios. A Malu fica super calma e sempre dorme. E os lugares? Na rua, no mercado, em churrasco, em casamentos... A gente não consegue viver sem ele!

Foi muito difícil selecionar quais as fotos dividir com vocês. Por favor, não fiquem chateados com a quantidade exagerada! RS!
As três fotos a seguir foram tiradas no Rancho do Quilombo. Esse restaurante é bem simples e fica no meio da Serra da Tiririca. A comida é feita no fogão à lenha e é deliciosa! Mas detalhes gastronômicos sobre esse “tesouro” na nossa região, darei em outro post. Reparem no sling apoiado no tronco do banco? Idéia do papai que adora uma aventura.






Bom, as próximas fotos foram tiradas no primeiro ano novo da Malu, na pista de dança do casamento de um casal de amigos e assistindo o jogo na casa de amigos na torcida pelo flamengo! Não reparem na cara do maridão! RS! A gente pediu para Malu fazer GOL!!!! Ela levanta a mãozinha e repete a palavra GOL!!!! Não é uma graça? Vocês acreditam que agora o Marco ensinou ela beijar o “escudo” na blusa dele? Um charme só! Deixa todo flamenguista louco!









Poxa, não localizei nenhuma foto minha com a Malu no sling. Só achei uma foto do casamento de um casal de amigos, mas eu teria que scanear... e me enrolei.

Mas é preciso acostumar o bebê desde pequeno no sling. Existem várias posições que vão variar de acordo o gosto (seu e do bebê) e com a idade do bebê. Pode ser deitado no sentido da rede, na diagonal da rede (as costas do bebê ficam mais retas) e com a criança sentada de lado apoiada na sua bacia (quando o bebê estiver mais durinho).
Mas as primeiras tentativas nem sempre são as melhores. Ás vezes, até frustrantes! No início, tente quando o bebê estiver descansado e o ideal é que os pais também não estejam tensos. Até hoje, a gente, às vezes, coloca a Malu e tira para ajustá-la numa posição mais adequada.

Atualmente, o sling é utilizado mais pelo Marco. Ainda mais agora que ela já está com 1 ano e 5 meses. O modelo que nós compramos pode ser usado até 2 anos (15kg).

Como vocês já puderam perceber, eu adoro os acessórios diferentes! RS!Ainda mais os acessórios que auxiliam na transição útero materno-mundo novo. Precisamos ajudá-los nessa transição e a bola de pilates foi mais uma sugestão da Stephanie que nos ajudou muito.

A bola de pilates pode ser muito útil durante a gravidez e no trabalho de parto. Os exercícios com a bola ajudam a relaxar a pélvis e promovem um bom encaixe do bebê. São também muito úteis para quem tem dores nas costas. Só que além disso, ela também pode ser usada depois do nascimento do bebê.

Como? Para ninar o bebê ainda recém nascido e para ajudar no desenvolvimento muscular do bebê.

Para ninar o bebê, basta sentar na bola, segurar o bebê no colo (dê preferência à posição que o bebê mais gosta de ser ninado: deitado ou em pé), e faça movimentos “pulando sentado”. Esse movimento se assemelha ao movimento que o bebê sentia ainda no útero quando você andava. Você não vai acreditar no efeito... Era perfeito! A Malu acalmava e apagava. Poxa não tenho nenhuma foto ninando a Malu na bola!

Para ajudar no desenvolvimento muscular/motor do bebê vou sugerir um livro, “O Despertar do Bebê”, bastante interessante que tem algumas atividades que podem ser desenvolvidas com o bebê melhorando a sua musculatura. São propostos exercícios de acordo com a idade do bebê (para engatinhar, para andar) e a bola de pilates é utilizada em vários desses exercícios.

Achei tb na internet um site que tem um vídeo para que a mãe se exercite com o bebê. Vale a pena conferir.
Para quem tiver curiosidade dê uma olhada nos posts sobre a cadeirinha de caminhada Domingão no Costão e Costão: As melhores em grande Formato, sobre o bumbo e tummytub.

Bom, por hoje é só! Ou melhor, é tudo!

Espero que tenham gostado das dicas! E divida com a gente a sua experiência! Você usou algum outro tipo de acessório que ajudou na rotina do seu bebê?

18 comentários:

Priscila disse...

Oi, Carol!
O Gui teve um carrinho da Burigotto e quando a Duda nasceu até tentei usá-lo, mas ele estava rangendo tanto! Não obedecia os meus comandos, rs. Acabei comprando um Mc Laren. Adorei. Esse aí de corrida deve ser muito legal.
O sling pra mim foi uma frustração. Não consegui usar. Gastei uma grana à toa. Eu uso de vez em quando o canguru, acho bem confortável.
A bola não deu muito certo com a Duda, pelo menos no colo da Stephanie. Ela não gostou de jeito nenhum...
Depois de ver a sua sugestão da Bumbo, acabei me rendendo e comprando pra Duda. Achei muito legal, mas ela não gosta de ficar nela por muito tempo. Depois de alguns minutos, chora pra sair. Mas eu continuo insistindo.
Bjs.

Flavia Bernardo disse...

Adorei o post!
Realmente esses acessórios são tudo nas nossas vidas! :)
Sling eu adoro! Uso bastante. Só dei um tempinho de usar pq com esse calor Arthur não tá curtindo muito não ficar cheio de panos em volta..hehehhe....
A bola de pilates sempre soube que era bom pro TP, até descobrir via nossa gurua Stephanie que acalma bebês. É mágico com o Arthur. Consegui uma emprestada com uma amiga que me ajudou bastante. Pena que Arthur já estava com quase 3 meses e a fase crítica mesmo dele não usei. Mas era ótimo pra fazer dormir. Agora nem tenho usado tanto, e vou até devolver pra minha amiga.

a Tummy Tub tb acho genial, mas acabei não comprando!

Por essas e outras que gostaria de ter conhecido a Stephanie enquanto grávida! :)

Ah...uma dica: No Youtube tem um video com o som do útero materno. É batata com o Arthur. dormia rapidinho. Mas isso qdo ele era mais novinho. Agora já não uso tanto. Outra alternativa que eu apelava era o som da TV fora do ar. Arthur parava de chorar na hora e já chegou a dormir por 2 horas só com esse barulhinho de fundo. Mto bom.

bjs

Beta Bernardo disse...

Ótimo post, Carol!!
Eu sou fá da Stephanie!!! E qdo chegar minha vez estarei lá batendo ponto nos cursos!
O sling é tudibom!!1 Até eu slingo o Arthur!!
De carrinho não sei palpitar, só empurro! srsrsrs
A bola de pilates é ótima!!! Já ninei o Arthur algumas vezes e funciona!!!
Você explicou tudo direitinho! Adorei!!
Só vê pra pagar um cascalho de royalties pra Stephanie! srsrsrs
Saudades!
Bjks, Beta

Feito a Mão disse...

Carol,
Passei pra te deixar um cheiro, dizer que estava com saudades e que a Malu está cada dia mais linda.

Sidnea disse...

Ótimas dicas Carol!!! meus depoimentos....: o carrinho uso o Pliko P3 e estamos amando! é prático e leve e a Vitoria dormiu nele até os 3 meses (do nosso ladinho na cama....). A bola de Pilates é uma ótima idéia. A Vitoria literalmente 'apaga' quando é ninada nela e eu não faço tanto esforço. Tenho o livro que vc indica e ainda não pratiquei os exercício na bola. O livro é bom mesmo! O Sling também é jóia! Mário aderiu numa boa. A Vitoria relax completamente....é bom demais e prático. Agora eu não estou aguentando é o peso....só o papai...rsrsr E a cadeirinha Bumbo tem sido muito legal. Ela fica encaixadinha, parece uma rainha....
Ah se não fosse a Carol na nossa vida.....

Bjs!!!!!

Uma Mulher de Fases disse...

Carol, meus pequenos já estão grandes, mas acho as dicas super válidas pras futuras mamães!
P.S> Achei um charme o Paizão com a Malu no sling!
Beijos!!!!

Ana Carolina Peixoto disse...

Pri, eu pequei emprestado no início um carrinho da Burigotto, mas eu moro na roça e as rodinhas não se adaptaram.. rs! Mc Laren é tudo de bom. Mas o que eu tenho é àqule mais sentadinho... A opção pelo de corrida é para os pais se exercitarem juntos e, ao mesmo, passear com a Malu.

Para muita gente o sling é uma frustração. São várias tentativas e erros.

Tem bebê que de cara tb não gosta da bola, mas depois acaba amando de paixão. O movimento é similar de qaundo eles estão dentro da barriga a gente caminhando...

Eu acho que o Bumbo é ideal para fortalecer a musculatura e ensinar o bebê a sentar quando o bebê ainda não engatiha (3-7 meses). Mas, realmente, a Malu nunca ficava muito muito tempo. Mas tempo suficiente para ela ficar "presinha" e eu fazer algumas coisinhas mais tranquila. Depois que já engatinha funciona apenas como cadeirinha de comer. Ela conseguia sair de lado... era muito engraçado.

bjs,
Carol

Ana Carolina Peixoto disse...

Flavinha, relamente sem os acessórios não somos ninguèm! rs! Fico feliz de saber que vc usa e gosta de alguns deles!

Bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Beta, pois é. Vc está já se preparando. rs! Sabe que a Stephanie brincou que eu deveria abrir turmas em Nikiti? Mas lógico que não concheço nada Apenas retransmito o que ela me ensina.

Bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Claudinha, muito bom saber que vc tem espiado de vez enquando. Estou morrendo de saudades. Nem tô conseguindo dar conta de ler quase nenhum bolg. Muito menos de comentar. Mas prometo que em breve colocarei tudo em dia.

bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Sid, que bom que vc gostou das dicas. Realmente, o carrinho Pliko P3 é o melhor em relação ao custo benefício. Sugiro sempre ele. A minha cunhada inclusise comprou ele tb. É que a gente queria algo para correr... Com relação ao sling... há muito tempo é só papai que aguenta mesmo! rs!

Que isso amiga! Eu não sou niguém! Ah se não fosse a Stephanie na nossa vida...rs!

bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Sheila, pois é. As dicas são mais para os pequenos mesmo! Fico feliz de vc ter paciência e ler sobre esses assuntos... rs! E ainda deixar seu comentário carinhoso! Amiga, o sling é realmente um charme!

Bjs,

Ivani Santos disse...

Ana
Qual a marca do sling? Parece mais confortável (macio) do que os que tenho visto para comprar. Estou de 35 semanas e gostaria de utilizá-lo desde o nascimento.

Ana Carolina Peixoto disse...

Ivani, seja bem-vinda! Que bom que vc gostou da dica! Esse sling eu comorei na Stephanie (8258-9008). Ele é ótimo. Mas para essa época do ano vc pode achar um pouco quente. Ontem, eu experimetei uma linha "aqua" da empresa Santo Kako de uma amiga.É mais fresquinho, tecido furadinho que entra na água, mas a Malu tá muito pesada 11 kg e ficou meio mole. A Malu não gostou. Nós tb não gostamos achamos ideal para o peso dela atual. Talvez para RN seja adeuqado para o verão.

É isso mesmo! Procure usá-lo desde o nascimento. Seja paciente! As primeiras tentativas são frustardas. rs!

Bjs,
Carol

Adriana de Albuquerque Mello disse...

Ana,

O primeiro carrinho da Bibi foi o Skate da Peg Perego. É um carro super confortavel, tem 3 posições de recline, o cesto é reversível (ou seja, pode ficar virado para mãe enquanto o bebê é muito pequeno, não sendo necessário acoplar o bebê conforto nele, tem umas rodas enormes o que dá mais estabilidade pela ruas. A Bibi adorava, tirava altas sonecas nele. Agora ele tem uma desvantagem enorme: ele é um elefante! Ele cabe no porta malas, mas não é prático. Assim mesmo pretendo usá-lo para o 2o filho por causa do conforto. Quando ela fez 7meses troquei por um do tipo guarda chuva, o Si da Perego. Esse é uma maravilha! Além de confortável, é hiper prático!

Sling e canguro foram minhas maiores frustrações; a menina odiava!

Beijos

Renata disse...

Ana, minha primeira vez aqui comentando o seu blog. Mas já venho acompanhando seus posts há algum tempo. O blog é maravilhoso! Estou encantada com a sua dedicação e carinho. Além do seu conhecimento, é claro. Estou gravida de 15 semanas e louca para fazer o curso da Stephanie. Vou ter que dar um jeito de encaixar meus horários para poder chegar em Copaacabana, já que moro na Barra. Vou viajar para fazer o enxoval no mês que vem e queria tirar uma duvida sobre o canguru: qual a marca que vc comprou? Gostou? Achou confortável para o bebe? Vi um da Chicco que achei interessante mas tenho duvidas sobre o conforto dele para o baby.
Obrigada por tudo e parabéns pela familia linda!!!!
Ps: Morro de rir com a suas fotos. Acho engraçadissimo os bebes no tummy tub e no bumbo....rsrsrs

Bjs
Renata Carbonel

Ana Carolina Peixoto disse...

Renata, eu adorava esse da Malu mas não me lembro da marca. Emprestei para a minha cunhada e voltou sem condições de uso para o João. Comprei um novo modelo mas acho mei complicado de botar. Ambos foram comprados na Abracadabra. O ideal é experimentar na loja para ver se é funcional.

bjs,
Carol

Renata disse...

Obrigada, Carol. Vou tentar testar nas lojas. A propósito, li no seu post sobre chá de bebê os comentários sobre a organização e a sua menção às forminhas compradas na loja Renata's, em Niterói. A loja é da minha família e mostrei o posto para todos...rsrsr Bjsss