quarta-feira, 19 de maio de 2010

O que a maternidade não faz com a gente!



O aniversário da Malu está chegando... Então, a imaginação começa a funcionar. Esse ano vou fazer duas festinhas: uma na escola e outra em casa apenas para os familiares e amiguinhos da Malu mais próximos. Mas esse assunto é para ser aboraddo em outro post.

Já há algum tempo, vejo os posts da Fabi, Lucia e da Pri e tenho vontade de me arriscar na vida dos cupcakes. Não sou muito habilidosa e só gosto de cozinhar quando não tenho a obrigação do dia-a-dia. Graças à Deus a Maria, empregada da minha mãe, cozinha muito bem e a minha empregada tb leva muito jeito e tem aprendido muito com a Maria. Ás vezes, até supera a Maria. rs!

Bom, quando a gente era pequeno, a minha mãe fazia bolinhos para que cada criança convidada cantasse parabéns junto com a gente. Sempre decorava uma mesa baixa para que ficasse na altura das crianças. Acho a idéia genial.

Me arrisquei nessa vida e resolvi experimentar algumas receitinhas antes do aniversário para ver se davam certo. Quando liguei para escola, a professora me orientou a fazer um bolo sem cobertura e sem recheio já que os pequenos não comem muito açúcar. Ela sugeriu baunilha ou laranja. Li um post da Pri sobre o cupcake de cenoura que me estimulou bastante nessa aventura. Depois de trocar alguns e-mails com a Pri, além de me orientar sobre o que eu deveria comprar, surgiram ainda várias opções de sabores.

Então, fui às compras no Ateliê da Confeitagem no Shopping 45 na Tijuca e já comprei tb itens que irei precisar caso algum dia coloque recheio e cobertura.

forminhas de papel pra cupcake;
forma de metal de cupcake;
velinha combinando com as forminhas;
confeito de estrelinha colorida;
1 saco de confeitar;
1 matriz para confeitar (duas pecinhas de plástico pra conectar o bico de confeitar);
1 bico de rechear (230);
1 bico médio pra confeitar (vc escolhe o modelo).

Tudo era novidade para mim! Nas próximas semanas, farei algumas experiências de sabores até a data do aniversário da Malu! Isso significa, provavelmente, o ganho de alguns kilinhos. kkkkk

Na semana passada, como tinha alguns limões em casa, resolvi adpatar para cupcake a receita do Bolo de Limão do Celeiro que a Fabi publicou no blog dela. Passei para a empregada fazer e deu super certo. Ficou meio melado por causa da calda, mas ficou divino!

Espero que vcs gostem!

CUPCAKE DE LIMÃO
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo com fermento
1 e 1/2 xícara de açúcar
8 colheres de leite
200g de manteiga
4 ovos
1 colher de chá de baunilha
raspa de 2 limões
pitada de sal

Calda:
1/3 xícara de suco de limão
1/3 xícara de açúcar confeiteiro

Modo de fazer:
Juntar todos os ingredientes do bolo e bater na batedeira por uns 5-7 minutos em potência máxima. Colocar nas forminhas de papel pousadas na forma de cupcake de metal e assar em forno médio até começar a dourar. Depois misturar o suco de limão e o açúcar confeiteiro e pincelar sobre o bolo ainda quente.


A idéia era a Malu levar para a escola de lanche no dia seguinte. Mas como ela não está acostumada a comer bolo, resolvi dar em casa para ver se ela ia gostar. Foi muito engraçada a reação dela! Como a calda do limão é meio azedinha e a forminha do cupcake estava melada... Ela falou: ruim. rs! Mas tava divino! O que eu fiz foi tirar da forminha melada e tb cortei a parte de cima que a calda empreguinou mais o sabor. Aí ela acabou comendo. Sugestão: se fizer o cupcake sabor de limão para criança, não coloque a calda ou coloque pouco dela.

Se alguém se arriscar, depois me conta como ficou!

3 comentários:

Priscila disse...

Que legal!!!!!
Sabia que vc ia gostar de fazer os cupcakes. Eles são viciantes de fazer e de comer, claro.
As opções de sabores, recheios, coberturas e decorações são infinitas! O seu de limão me deu mais uma inspiração. Vou tentar fazer um com recheio de mousse de limão! Também queria tentar um de queijo com goiabada! Pro aniversário da Duda quero testar os mini cupcakes!
Bjs.

Juliana Chicrala disse...

Nossa que delicia!!!
Estou aqui agora seguindo seu blog.
Fiz um blog, depois de perder uma gestação, e gostaria de compartilhar com você!!
Será um prazer te receber:
http://blogdajuchicrala.blogspot.com
beijinhos

Isabel disse...

Nossaaaa!!!
Cupcakes devem ser tudo de bom mesmo.
Ainda não me aventurei a fazê-los mas encontrei na internet uma apostila com várias receitas.
Estou doida para testá-las mas só depois que me mudar pra casa nova. Até lá.... huuummmmmm.... vou ficar só com água na boca.
Beijocas.