segunda-feira, 7 de junho de 2010

Meu segundo ano de vida!!!

O aniversário da nossa princesinha está chegando. Então, não podia deixar de registrar alguns fatos marcantes da vida dela nesse 2º ano de vida! Assim, vcs terão um resuminho para rir um pouquinho.

Aproveitei o feriadão e cliquei um pouco. Apesar da Malu ter saído séria nessa foto, eu achei a pequena um charme!



Escola
No início do ano, a Malu começou a freqüentar a escola (maternal I) e não podemos negar a importância da escola na socialização dela. O desenvolvimento dela é surpreendente. Vejam que gracinha ela de uniforme! Mas se quiserem detalhes, vcs terão que ler outros posts já publicados sobre o assunto.





Fala
Dizem que menina fala mais cedo e muito mais que menino. Na realidade, acho que cada criança é uma criança. Mas tenho que admitir que Malu é um tagarela! rs! No momento, ela já está compondo frases inteiras! Algumas conquistas no vocabulário nos chamam atenção:
Tirar e sair - ela não fala tirar. Quando precisa empregar o termo "tirar" algo ela fala “sair”: Sair meia, sair sapato, sair Croc
Babou - o pai ensinou a falar "babou" no sentido de "deu errado”. Não é que ela está empregando direitinho!
Obrigada e de nada - uma delicadeza só! Para tudo ela fala "obrigada" e "de nada". Têm situações até que ela nos lembra dessas palavrinhas mágicas!
Desculpa - ela está com uma mania de fazer algo errado e, logo em seguida, pedir desculpa e dar beijo. Derrete o coração de qq um!
Nomes - agora, todos já têm nome. Ela se chama de Maria Luísa, o pai é Marco, a mãe é Carol.... Uma coisa bastante interessante é que ela consegue diferenciar os nossos amigos pela idade: alguns ela chama de titio/titia e os mais velhos de vovó/vovô. kkkk
Repertório - no início, as músicas que ela mais gostava eram as musicas da natação: A Baleia, O sapo não lava o pé, O Elefante. A escola ampliou bastante o repertório e ela pede para a gente cantar algumas músicas que a gente nem lembra mais. As que a gente lembra e que ela anda pedindo para gente cantar com ela: "Sapo Jururu", "Boi da cara preta" e de fazer rodinha para cantar "Não atire o pau no gato".


Fase do "é meu"
Não temos como fugir, mas todas as crianças passam por essa fase e com a Malu não poderia ser diferente. A gente tem que estar perto o tempo todo e ficar explicando que não é dela... Bom, para vcs terem uma idéia, ela acha que todo presente é para ela. Outro dia, ela não queria dar o presente para aniversariante e ficou chorando na festinha. Abaixo registrei o momento que eu quis pegar o boneco dela e ela disse: É meu!





Cambalhota
Imagino que seja perigoso, mas a Malu adora dar cambalhotas. É no tatame, na cama, no colchão. Ás vezes, tenho que reprimí-la, pois até no chão duro ela quer dar cambalhotas.






Pular
A Malu não conseguia pular (tirar os dois pés do chão juntos). Mas agora é só o que ela pensa. O pulo dela é um barato, pois ela volta para o chão com um pé de cada vez. Tipo trotando! Uma gracinha!



Alimentação
Continuo tentando manter a alimentação dela saudável e com pouco açúcar. Mas com a vida social na escola, em festinhas... Não estou conseguindo controlar algumas besteirinhas. No último aniversário que fomos, fiquei até com vergonha! Ela devorou uma tigela de jujuba. Outra mania da pequena é que a gente costuma lanchar à noite e ela depois de jantar ainda pede para completar a refeição: pão com requeijão e fatias de queijo minas!

Natação
No sábado antes do feriado, estive num evento da natação da nossa pequena. E ela mais uma vez deu show! Uma oportunidade ótima para eu ver como anda o desenvolvimento dela. Como vcs sabem, o Marco é que leva ela para essa delícia de aula. Não é pq é minha filha, não! Mas o professor fala que nunca teve um aluno bebê como ela. A Malu é realmente um peixinho e cada vez mais enfrenta desafios na água. Grande parte dessa evolução é a atuação do Marco nas aulas. Ele sempre incentiva, sem medo, que ela se supere. Se eu a acompanhasse nas aulas, tenho certeza que ela não estaria fazendo 1/3 do que ela faz. Já fiz alguns posts sobre a importância da natação na vida dela. Mas há algum tempo não escrevo nada sobre esse assunto. Poderia reforçar que ela atravessa a nossa piscina debaixo d'água com o pai, pega argolas no fundo, dá salto mortal, que passa por debaixo da nossa perna dentro da água, já aprendeu a voltar para a borda (técnica de sobrevivência) quando cai sozinha na água, nada um bom trecho sozinha... Uma gostosura! Filmei esse evento, mas sou uma negação e não consigo colocar no blog. Então, a seguir algumas fotinhas das proesas da nossa Maria Luísa.







Viagens
Para variar um pouquinho, os destinos certos da família... as viagens com a Malu esse ano foram para Búzios (2 veses) e para Mauá. A Malu se divertiu horrores! Tentei separar abaixo algumas fotos, mas são muitas, então, se quiserem ver detalhes e dicas terão que ler outros posts publicados.

Em Mauá




Em Búzios






Trilhas
Amamos fazer trilhas e moramos perto de várias. Com um aninho a Malu já tinha subido ao Costão, esse ano fizemos a trilha para o Morro das Andorinhas. Ambos com uma vista privilegiada para Itacoatira e Rio de Janeiro. Vou diexar vcs com gostinho vendo as fotos abaixo. Para quem quiser se aventurar, vão encontrar detalhes em outros posts.




No Costão


No Morro das Andorinhas



Sapatos
A nossa pequena é louca por sapatos. Outro dia, ela fez um escândalo para colocar um determinado sapato. Para que ela ficasse combinando, eu tive que trocar a roupa que ela já estava vestida por causa do sapato. Ninguém merece! A Croc também é uma paixão da pequena, pois ela consegue colocar e tirar sozinha. Comprei um modelo novo, vermelha, linda, mas ainda está enorme e ela não quer tirar do pé. Tenho que esconder para garantir a segurança dela, rs! A pequena tb adora calçar nossos sapatos. Outro dia peguei a Malu com uma sandália altíssima que uso em casamentos. Vejam que figurinha!



Dormindo na cama
Em março, colocamos a nossa pequena para dormir na cama do quarto dela. Eu já sabia da gravidez e não queria que a Malu sentisse que ela estava indo da cama para disponibilizar o berço para o irmãozinho. Algumas vezes que ela está sozinha no quarto ela não dorme de imediato e as cenas são hilárias. Escutamos tudo pela babá eletrônica... Queria ser uma mosquinha. Já pegamos a Malu em pé na poltrona de amamentação subindo pelo armário e jogando tudo do nicho no chão (jóias, lacinhos de cabelo, perfume, brinquedos etc); ela acende a luz; desliga o som; esfrega o cd no chão; abre todas as gavetas e... imaginem! Vai tudo para o chão! Roupas, sapatos, roupas de cama... E, mesmo de luz acesa, depois ela volta para dormir na cama sozinha. Já peguei ela tb dormindo no chão. Rs!




Chamando as pessoas e os cachorros
Para chamar as pessoas que estão mais distantes, a Malu imita a professora quando anuncia que vai contar uma história. Ela coloca a mão (em forma de concha) na boca e fala o nome da pessoa. Para chamar os cachorros ela tenta estalar os dedos e assobiar. Exatamente como o Marco faz. É muito engraçado!

Beijo
A Malu é uma beijoqueira de marcar maior e sabe a diferença entre bitoca e beijo na bochecha. Às vezes, ela dá uma bitoca na gente (pai e mãe). Acho que ela vê eu e o Marco se beijando e quer imitar. Assistindo o filme "A Era no Gelo 3", quando os esquilos se beijaram e aparece um coração ao fundo... Ela virou para o pai e falou: Ai, ai, ai!
Deu para imaginar a cena?

Se defendendo
A Malu odeia ser agarrada por outra criança. Ela sai correndo e empurra a criança que insiste nessa missão. Quando ela não concorda ou não quer deixar que a criança faça alguma coisa, ela chega a fechar a cara e empurra a criança. O nosso olhar tem que ter 360º. Uma fase de muita educação! rs!

Gravidez
Apesar de estar numa fase mais manhosa, ela está curtindo bastante a gravidez. Ela vê a barriga, fala João Pedro, agarra, dá beijo! Canta até musiquinha do Barney: "Amo você". Ela tem tb a mania de dar alguns beijos barulhentos na barriga que ela chama de: dar pum! kkkkk Recentemente, ela começou a sentir os movimentos do bebê. Ela chega a dar pulos de susto!



Vaidosa
A nossa pequena é vaidosa e bastante feminina. Ela se olha no espelho e fala "bonita". rs! Outro dia, ela se trancou no banheiro e quando me dei conta ela estava passando Cutinazol (remédio de brotoeja) no rosto como se fosse um hidratante facial. rs! No sábado, ela estava pronta para ir ao aniversário de uma amiguinha... Eu estava no banho e perguntei ao Marco aonde a Malu andava. Ele respondeu no quarto dela. Eu falei para ele ir lá olhar o que ela estava fazendo. Bom, ela veio em direção ao pai, toda feliz mostrar o que ela tinha feito! A Malu espalhou hipoglós no rosto, sujou o vestido...




E, pelo visto, daqui para frente teremos muitas situações engraçadas para registrar!

13 comentários:

D&D Atelier de Festas disse...

Oi Ana, tudo bem? já faz um tempinho que visito seu blog, mais acho que nunca deixei um comentário, conheci seu blog através do blog da Flavia, e gosto muito do que leio por aqui.

Parabéns pela gravidez e muita saúde pra vcs dois.
Agora tenho que falar da Malu, nossa que filha linda você tem Ana, é uma fofa essa menininha... Como o tempo passa rápido né menina? quando nos damos conta nossos pequenos já estão crescidinhos e impondo suas vontades.

Amei esse post, e o que é ver esse pexinho na piscina, cheia de poses...linda!!!!

Que Deus continue abençoando sua família sempre.

Bjkas. Dani

Marina disse...

hahahahahahaha
Ai, Carol, que delícia!
A última foto tá impagável!
Lindona essa Malú!

Juliana disse...

Nossa, eu tô dando gargalhadas aqui com a história do Hipoglos! hahahahahahahahaa
Muito bom!
Bjs

Isabel disse...

Carol,
Estou adorando essa fase que vc está postando com mais frequencia.
Quando os posts vêem com fotos então... humm .. que delícia! Ainda mais com fotos lindas da Malu fazendo poses e travessuras!
Adoro!!!
Beijocas.

Mary disse...

Oi Carol, adorei ler as historinhas da Malu. Que graça, hein? Como é importante a natação, ela faz tudo isso?! Muito bom!!!
Imagino as peripécias que ela faz no quarto antes de dormir, deve dar uma vontade de entrar no quarto e brincar com ela tb né?
Tb adorei a vaidade dela usando hipoglos kkkkk
Bjoss

Unknown disse...

Malu, estava lendo a historia de sua vidinha quando seu pai ligou para falar da festinha...uma coincidencia! Estarei lá, com certeza, babando muito esta minha sobrinha linda!!
Um beijinho,
Tia Jô

Paula Bertelli disse...

Carol, leio sempre seu blog, mas nunca pude postar comentários pois o servidor do meu trabalho não deixa. Mas Não podia deixar de parabenizar a Malu pelo niver e pela sorte de ter pais tão maravilhosos como vcs! Sou mãe da Luiza de 1 ano e 3 meses e não nego que ver as fotos da Malu me incentivaram a colocar a Lu na piscina!
Depois dá um pulo no meu blog http:// maislukisses.wordpress.com.br
Temos muita coisa em comum, inclusive tentar incentivar nossas crianças com hábitos mais saudáveis, mas sem pirar com a idéia!
É engraçado que mesmo estando longe (estamos em Santos- SP) estamos indiretamente ligadas, pois somos mães e passamos por experiências bem parecidas!
Um grande beijo a vcs!

Unknown disse...

Momento pausa aqui no trabalho...distraindo com o blog!! rsrs
tá tudo lindo e a malu mais ainda. Vc sabe q Igor é apaixonado por ela, todo babão.
Essa família está um arraso!!

beijo grande,

Gabriela Maia disse...

Fiquei morrendo de rir com a foto dela do Hipoglos!!! Mto fofa que ela ta!!! Vi que ela gosta de sapato e a Lari de chapeu!!! Ela já ta com uma coleção de tanto q gosta!!! Cheia de personalidade!!!
Já faz muito tempo q não vejo vcs!!! Saudades!
um beijo!

Martha disse...

Oi Carol, que graça! Adorei seu post. Espero um dia conseguir descrever as proezas da minha pequena desta forma (sempre esqueço tudo hehe)!
A Malu esta uma graça, me divirto com as histórias dela!
Bj em todos!

Ericka disse...

Amiga, sua filha é linda!!!!
Mas isso você já sabe.
A-do-rei o convite/blog da festinha de 2 anos dela. Simplesmente o máximo.
Estarei por aí em Outubro para que a Eva conheça a Malu e o irmãozinho.
Um grande abraço para toda a sua linda família.
Com muitas saudades,
Ericka

Olivia Vianna disse...

Oi tudo bem?
Que criança mais linda, parabéns pela filhona, uma graça!!!
Adorei o blog, muito lindinho.
Um bjo
Olivia
www.inandoutdecor.blogspot.com

Olivia Vianna disse...

Oi tudo bem?
Que criança mais linda, parabéns pela filhona, uma graça!!!
Adorei o blog, muito lindinho.
Um bjo
Olivia
www.inandoutdecor.blogspot.com