quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Stephanie: Rotina das Mamadas (complemento)

Quando eu escrevi o 1º post sobre a Rotina das Mamadas, já tinha passado por esse momento e eu me baseei no resumo que eu havia feito para levar para a maternidade na época da gravidez da Malu. Hoje, passando pela situação novamente, sinto a necessidade de complementá-lo. Espero que eu possa ajudá-las.

1. ALIMENTAÇÃO DA MÃE DURANTE A AMAMENTAÇÃO
Além de todas as dicas descritas no post, me lembrei que para que o bebê não tenha alergia à lactose, eu evito leite e derivados na minha alimentação. Por isso, consumo bastante Ades/similares e pasta de soja no café da manhã e lanche.

2. AMAMENTAÇÃO (MAMADAS)

DO PRIMEIRO AO TERCEIRO DIA (3 Dias )
Livre Demanda: Colostro
Apesar de ter descritos por tópicos informações importantes no post (não deixem de ler), eu tinha esquecido o quanto cansativo tinha sido esses 3 dias. Realmente, o bebê quer sugar o tempo todo. É o instinto de sobrevivência do bebê. Ele quer sugar para informar ao seu corpo o quanto de leite vc deverá produzir para alimentá-lo. Por isso, a importância do pai em intercalar com o dedinho. Para isso, as mãos precisam ser higienizadas e a unha não pode estar grande e deve ser posicionada para baixo em contato com a língua. De qualquer maneira, deverá ser 80% peito e 20% dedinho para que a produção de leite não seja comprometida. Se o bebê chorar, na maioria dos casos, não é fome, não é dor, não é cólica, não é.... ELE SÓ QUER SUGAR!!!!!! Nessa fase a possibilidade do bico ficar esfolado é muito grande. Por isso, usei bastante a gordura de picanha. Detalhes no post Problemas na Amamentação. Depois da descida do leite, o peito já está calejado!

APOJADURA (2 Dias)
Descida do Leite
Os seios ficam, realmente, muito doloridos, cheios e, há possibilidade de ter febre. Se estiver muito cheio há possibilidade, inclusive, do bebê não querer pegar o peito. O gelo funciona como antiinflamatório. O ideal é colocar gelo em todo peito (deixe apenas a aréola de fora), logo que perceber que os seios estão começando a encher, por, pelo menos, 20 minutos. Depois, massagear utilizando os dedos indicador e médio, faça movimentos circulares começando pela aréola até as axilas, e, se for necessário, faça ainda a ordenha manual. Meus seios estão tão grandes dessa vez, que tive que separar um sutiã para usar na hora do banho.

DO QUARTO AO DÉCIMO DIA (7 Dias)
Livre Demanda: Leite
Não precisa se preocupar com horário. Importante seguir o fluxo do bebê com relação à quantidade de mamadas. A idéia é voltar ao pediatra, 10 dias depois do nascimento do bebê, com, pelo menos, o mesmo peso que o bebê nasceu. Dar um seio a cada mamada e ficar atenta, pois o 1º leite (água/bebida) + 2º leite (comida). O leite mais “gordo” é o 2º leite. Se ficar trocando o seio, o bebê vai beber apenas a “água”. Ficar atenta se o bebê está chupetando ou mamando (engolindo). A cada mamada, colocar o bebê para arrotar 2 a 3 minutos (não há problema se não arrotar).

De qualquer maneira, vcs precisam ler o 1º post sobre a Rotina das Mamadas . Tem muita informação relevante que podem ajudar vcs.

3 comentários:

Juliana disse...

Já escrevi isso mas vou repetir: nunca apague esse blog!
Entro em contato pra visitar meu mais novo priminho e a sua mamãe assim que possível! O negócio tá difícil pro meu lado!
Bjs grandes!

Anônimo disse...

Concordo com a Juliana!! Esse blog é o meu manual para mamae de primeira viagem! Anotando todas as dicas e ja marcando minha primeira palestra com a Stephanie.
Obrigada!!
Bjs
Luciana

Cynthia Kopp disse...

Oba, ainda bem que vc escreve tudinho aqui.. assim que eu precisar virei correndo ler essas informações super valiosas, bjs!