quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Banho & Higiene

Quando criei o blog, eu fiz um post sobre os tipos de banhos que a gente dava na Malu. Eu não vou escrever detalhes sobre o banho, pois o 1º post está bem completo. Mas, como não poderia ser diferente, foi dividir com vcs algumas fotos do João Pedro no banho. O banho de banheira CHEIA D’ÁGUA vcs já puderam ver as fotos no post Cesárea Humanizada. Então, vcs verão o banho de chuveiro que ele tomou em casa com apenas 8 dias de vida e o de tummytub (ofurô terapêutrico) com 10 dias!












Fui lembrando de algumas coisinhas e não podia deixar de registrar por aqui, rs!

Higiene de Menino - No mesmo post sobre banho, eu dou algumas dicas sobre a higiene do bebê, ou melhor, sobre a troca de fraldas. Apesar de ser bem mais prático fazer a higiene de menino, preciso confessar que estou meio atolada. Como segurar as perninhas e limpar debaixo do saquinho? Minha mãe me deu uma dica, RS! O dedo mindinho segura o “saquinho” para cima enquanto os outros dedos seguram as perninhas! Isso facilitou muito a minha vida! Aproveito para comentar que o “bilau” do João Pedro é incontrolável, RS! A cada troca de fralda ou eu levo uma mijada ou ele mija a roupa dele inteira. No início, colocava um pedaço de algodão úmido, mas não deu muito certo. Aí comecei a direcionar o xixi para baixo com as mãos. Pelo menos, dessa forma as roupas eram poupadas. O Marco já partiu para uma situação mais prática que tem funcionado melhor: ele pega uma bola de algodão e faz um buraco no meio para o “bilau”. O algodão seco fica encharcado e até o momento sem grandes estragos nas roupas e na gente.

Coto umbilical – Normalmente, o “umbigo” cai com 5/6 dias. As pessoas têm me perguntado como se deve fazer a higiene do umbigo. Na verdade, basta, a cada troca de fralda, pingar álcool. Não há necessidade de gazes ou algodão. Se quiser pode até usá-los para não deixar escorrer pela barriga do bebê quando estiver aplicando o álcool, mas nunca faça curativo! Há, entretanto, uma diferença entre o uso do álcool 70% e 100% (absoluto). O álcool 100% ajuda a secar mais rápido. O álcool 70% esteriliza. Pergunte ao seu pediatra.

Fezes - Depois que o bebê nasce, ainda na fase do colostro, as fezes do bebê é conhecida como o mecônio que apresenta uma cor verde petróleo. Depois, fica castanha com aspecto de diarréico. Com a decida do leite, fica amarelada com pedacinhos pastosos. Isso significa que as fezes mudam a cada mudança do leite.

Fralda – Quando abrir a fralda suja, passe a parte interna que estiver limpa para tirar o excesso de fezes e xixi e coloque o bumbum do bebê sobre a fralda fechada (usada) para começar a higiene. Uma coisa que parece óbvia, mas que eu havia esquecido... Quando tirar o adesivo que fecha a fralda, cole-o de volta na fralda para que ele não cole na barriguinha do bebê.
Por hoje é tudo!

4 comentários:

Priscila disse...

Oi, Carol!
Que coisa gostosa esse menino!!! Que meninão!
Eu acho que trocar fralda de menino é mais difícil que de menina. As trocas de fralda do Gui sempre vinham seguidas de uma esguichada que vinha ou em mim, ou na roupa ou nêle! Rs.
Bjs.

Priscila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosi Carvalho disse...

Adorei o post, como estou esperando um menino, já vou ficar atenta na hora das trocas de fraldas,rsrsrs
As fotos tbm ficaram muito lindas, dá vontade de pegar esse meninão no colo!!
Bjos...

Lucia Laureano disse...

Carol,
Hoje que reparei que JP tem o olho azul! Que lindo!
Seu meninão está muito gostoso, não vejo a hora de tirar uma casquinha e pega-lo no colo...
Se Deus quiser, semana que vem vamos te visitar!
beijos,