quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Uma Cesárea Humanizada!


Como eu mencionei em outro post, é possível sim, fazer um parto cesárea, mas, ao mesmo tempo, atentar para que o nascimento seja humanizado. É um parto praticado em todos os países desenvolvidos. A minha guru Stephanie ressalta Leboyer : "O parto é da mãe, o nascimento é do bebê.

O nascimento é um momento muito importante para o bebê. É o primeiro contato dele com o mundo.

Como acontece ma maioria das vezes? Ou melhor, como foi o parto da Malu?

Centro cirúrgico congelado, luz forte, os médicos conversando sobre assuntos aleatórios, há um tecido cobrindo a visão da mãe na hora do nascimento. O bebê, depois do nascimento, é mostrado para a mãe, mas não fica no seu peito. No máximo, a mãe faz um carinho no bebê e tira a foto oficial (pai, mãe e bebê). Logo em seguida, o bebê é levado pelo pediatra para o berçário e o pai acompanha. Depois o bebê é levado para a incubadora e permanece por lá, no mínimo, 1 hora. Sendo que na maioria dos casos, os bebês ficam umas 3 horas. Só depois vai para o quarto ver a mãe.

“Como um ser que é agredido ao nascer pode amar o mundo que ele está chegando? Não se trata somente de agressão física, mas da frieza, da ausência de amor em prol da assepsia e dos cuidados médico-hospitalares.” Stephanie.

O nascimento humanizado é feito na penumbra, com uma música especial que o bebê ouviu dentro do útero. O bebê é recebido com carinho pelo médico sem ser pendurado pelos pés, numa sala aquecida. No caso de cesárea, o tecido que cobre a visão é abaixado do momento do nascimento. O pai corta o cordão umbilical quando o médico percebe que o cordão parou de pulsar e o bebê é colocado no colo da mãe para se aquecer e mamar. O bebê enxerga estando na distância do peito e é nesse momento que é criado o laço afetivo com mãe. Quanto mais tempo ele ficar ali no peito/colo da mãe melhor. Terminado o parto, a mãe vai para o quarto enquanto o pai, acompanhado pelo pediatra, leva o bebê no colo para o para o berçário onde ele é pesado e medido. Em seguida, o pai leva o bebê e vão encontrar a mãe no quarto e ele mama de novo enquanto o pai prepara o banho. O bebê é, então, colocado numa banheira, bem cheia e quentinha, onde ele relaxa e chega a sorrir de prazer. Após o banho, ele volta a mamar e adormece. Em nenhum momento o bebê fica longe do pai ou da mãe, da hora do nascimento até a ida para a casa. Este bebê que acaba de nascer tem uma visão muito diferente do mundo: sem medo, com segurança afetiva, ele será mais feliz...

Foi nesse astral que procuramos que o João Pedro nascesse. Foram deixadas só as luzes necessárias e a sala estava numa temperatura suportável ao bebê. Colocamos os cds que o João Pedro escutou ainda no útero. Escolhemos U2 for babies, mas como a Malu tinha arranhado o cd a partir da 5ª música, escolhemos tb o Mozart for babies. Ao escolher uma música é importante dar preferência às músicas orquestradas, sem vozes. As vozes que o bebê precisa identificar são as dos pais.

No momento do nascimento, o tecido que cobre a visão foi abaixado e eu pude ver o João Pedro sair da minha barriga! Muita emoção! E logo em seguida, ele estava no meu peito. Para aquecê-lo, ele ficou o tempo todo coberto e com a toquinha comprada na Stephanie. Ficou ali um tempão! Ele não mamou naquele momento, mas brincou bastante com o bico. Quando o pediatra ameaçava tirá-lo dali, ele começava a chorar. Ele ficou ali quase o tempo que eu estava sendo costurada. Depois, foi o pai que o levou ao berçário e fomos os três juntos para o quarto. Como fomos para o quarto por volta das 2:30 da manhã, o banho só foi dado pelo pai no quarto no dia seguinte de manhã. E mamou,mamou, mamou... Apesar do cansaço, foi maravilhoso ter ele o tempo todo com a gente. Ele dormiu a noite no meu colo/peito.

O ideal é que o 1º banho seja sem sabonete, sem esfregação. Deve ser um banho sem traumas, relaxante e com muita água na banheira. Totalmente diferente do banho que as enfermeiras dão no hospital. Normalmente, o banho é dado numa torneira, o bebê e esfregado e chora muito. E o banho foi outro momento maravilhoso! Colocamos o cd novamente e o João Pedro ficou anestesiado!

O Santa Martha tem fama não permitir os procedimentos que fazem o parto ser mais humanizado. Mas quem dita as regras são os médicos. Principalmente, o pediatra. Quando perguntei ao Dr. Pedro Ângelo, pediatra da Malu e que fez o parto do João Pedro, se a gente teria problemas para dar o banho no quarto, ele disse que não. Se tivesse, era para ligar para ele. E, realmente, não tivemos problema algum.

Tinha deixado a Beta de sobreaviso para tirar as fotos do parto. Mas tudo aconteceu na madrugada... Então, acabou não rolando. Como já falei anteriormente, pai-máquina fotográfica-filmadora não combinam nem um pouco, rs! Mas vcs verão alguns registros do parto mesmo assim. Os melhores registros os são meus no dia seguinte, rs!

Espero que gostem!

Momento vínculo mãe-bebê.

O pai cortando o umbigo, a cabeça foi cortada!
Reparem ainda que o saquinho dele é vermelho.
Segundo o pediatra, ele é russinho!

Beijo de despedida para o pai levá-lo ao berçário.

No dia seguinte, retirando-o da roupa saco para o banho.



Pai curtindo mais do que o filhote!



Amei essa foto!
Cuidado do pai e curtição do João Pedro!


Pai segurando as mãozinhas para dar limite (como no útero) e fazer o filhote relaxar ainda mais!


Que carinha mais gostosa!


Secando na toalha...


O Marco apelidou o João Pedro de Mr. Magoo, rs!
Ele é muito russinho e não tem sombrancelhas!


Se a Malu é a cara do pai... O João Pedro veio a minha cara! Inicialmente, achava ele parecido com o meu pai. Tudo bem que eu sou a cara do meu pai, rs! Mas quando peguei uma foto minha RN, fiquei pasma com a semelhança! Em breve, scaneio essa foto para vcs compararem.

4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Carol!
O João Pedro é muito fofo! deus abençõe vocês! E a Malu, como recepcionou o irmão?
Bjocas

Flávia
http://ateliedacaie.blogspot.com

Priscila disse...

Ai, Carol!
Que lindo! Adorei o post. E as fotos ficaram ótimas! Tô doida pra conhecê-lo!!
Acho o parto humanizado muito melhor pra criança e pros pais, claro. Mas não acho que o tipo de parto vai influenciar na felicidade ou no mode de ver a vida da criança, e sim, a criação que ela tiver e o amor que receber!
Bjs.

Anônimo disse...

nossa este dois posts estão incríveis..estas fotos com a Malu estão demais!!! E até li sobre a cesarea humanizada para o meu marido...lindo e muito muito legal..minha tia teve bb no santa martha e não passou nem perto de ser assim..mas temso que lutar pelos o que acreditamso sempre..tb adorei as fotos com o papai dando banho..ele com uma carinha de tranquilidade...Parabens seu bb é lindo..grande..nem parece RN...bjocas
Raquel cabreira
tetelcabreira @bol.com.br

Anônimo disse...

nossa este dois posts estão incríveis..estas fotos com a Malu estão demais!!! E até li sobre a cesarea humanizada para o meu marido...lindo e muito muito legal..minha tia teve bb no santa martha e não passou nem perto de ser assim..mas temso que lutar pelos o que acreditamso sempre..tb adorei as fotos com o papai dando banho..ele com uma carinha de tranquilidade...Parabens seu bb é lindo..grande..nem parece RN...bjocas
Raquel cabreira
tetelcabreira @bol.com.br