quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Uso das conchas

Quando criei o blog, relembrei sobre a amamentação da Malu e escrevi um post sobre Problemas na Amamentação que mencionava também sobre a importância do uso das conchas.

A concha auxilia a cicatrização de rachaduras, proporcionando alívio imediato. O mamilo fica na posição normal, arejado, sem ser amassado, e livre dos atritos com o sutiã. A concha possui um reservatório interno muito eficaz, que ajuda a evitar o vazamento na roupa e, além de ajuda a evitar que a mama fique muito cheia e dolorida, pode ser esterilizada e funciona também armazenando o leite.

Quando der um dos peitos, vc vai observar e sentir que o leite do outro peito cai na concha. É isso mesmo! É esse leite que vc deverá armazenar! Lembrando ainda que o leite, segundo a Stephanie, pode ficar 4h fora da geladeira, 24h na geladeira e 3 meses no congelador. Detalhes no post Armazenando o Leite Materno. Então, se vc for armazenar o leite da concha, esta deverá ser esterelizada (sempre fechada) e o leite não poderá ficar no reservatório da concha mais que 4 horas.

São muitos acidentes com com o leite armazenado nas conchas! rs! Toda vez que me abaixo e não estou atenta, acabo me cagando toda de leite várias vezes ao dia... rs!

Mas não pode ser qualquer concha, tem que ser a de base rígida. A mais indicada é a Salvemilk.
A concha pode ser utilizada antes do parto, a partir de 36 semanas (um mês antes do parto), para ajudar na formação do bico ajudando os mamilos planos, curtos ou invertidos, deixando-os mais salientes, facilitando a sucção pelo bebê.

Como eu mencionei em outro post, na amamentação da Malu eu quase não armazenei leite das conchas, pois não tinha tanto leite como na amamentação do João. Comecei a armazenar quando o João Pedro tinha 13 dias e, em 24h, armazenei 400ml de leite. Meu freezer está cheio, já não tenho pote vazio. Mas, hoje, a quantidade de leite nas conchas é bem menor. Por isso, se vc quiser ter liberdade e deixar mamadeira para alguém dar para o seu filhote, o ideal é vc começar a armazenar logo que o leite descer.

Não é aconselhado dormir de concha, até porque, a concha costuma sair do lugar. Mas, preciso confessar que eu não consigo ficar sem elas. Sinto que o peito fica muito duro e dolorido. A Stephenie, sugeriu nesse caso, para ser mais confortável o uso da concha de base flexível. Mas só nesse caso deve usar a de base flexível!

Uma amiga me perguntou se a concha de amamentacao é pra ficar usando "pra sempre"? Não sei dar uma precisão de até quando. Cada um vai sentir quando deve parar de usar. Acho que na amamentação da Malu eu usei até a Malu ter uns 3/4 meses. Meu leite deu uma diminuída e aí comecei a não usar nada. Na amamentação do João, por enquanto... não consigo viver sem as conchas! Com relações aos pads (absorventes) de peito, eu não gostei de usar. O bico não respira e fica meio úmido.

Bom, espero ter ajudado!

11 comentários:

Marina disse...

Oi Carol,
eu tb não conseguia ficar sem as conchas, até pq eu sou uma pessoa que jorra leite! hahahaha Então eu usava toda hora! Vez ou outra tirava pro peito respeirar, mas me sentia super incômoda! E usei até uns 2 meses!

bjbj

Juliana YY disse...

Oi Carol, sou sua seguidora aqui faz um tempo, mas dificilmente comento...rs
Devo dizer que adoro seus posts, vou la votar na fotinho do JP. =D

Referente o assunto de hoje, tenho uma dúvida. Ja ouvi dizer muitas vezes que o uso das conchas estimula a produção de leite, aumentando esta produção corremos o risco de parto prematuro??? Você saberia me dizer se isso realmente ocorre?

Um beijo!
Desejo tudo de bom não só à você, mas aos pequenos tbém...

Unknown disse...

Oi Carol!
Votei na foto do JP! Lindo demais!!!
Ah! Passa lá no blog, tá rolando um sorteio , quem sabe vc não ganha?
Bjocas

Flávia
http://ateliedacaie.blogspot.com

Juliana disse...

Votei!

Anônimo disse...

Carol..tenho amado seus post.. e como vc está com tempo..cada um tão detalhado..que aprendo com vc a cada dia esperando meu Luiz Filipe!!! Até minha mãe já leu seu blog..pois td falo..que vi no seu blog...depois passa lá no meu tb tá!!! Estas crianças estão lindas.. e vc uma mãe muito zelosa e antenada!!
estou entrando no sexto m~es e a~´e agora só engordei 5.400kg..uma beleza..bjocas e vou te acompanhando por aqui..
Raquel cabreira
tetelcabreira@bol.com.br

Ministério da Saúde disse...

Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!
Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.
É muito importante, tanto para o bebê como para a mãe, amamentar até os dois anos de idade ou mais. O leite materno é o únio alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.
Acontece que nem todas as mães sabem de todos os benefícios e deixam de amamentar mais cedo. Você pode ajudar nessa campanha divulgando materias e informações.
Caso se interesse pelo tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e participe!


Atenciosamente,

Ministério da Saúde

Sybelle Alheiros disse...

Já votei no JP...
Lindooooooo
bjs

Livia e Nicolas disse...

Oi,
Tenho uma dúvida... Porque não pode ser a de base flexível (que eu já comprei), já que a minha médica disse que meu bico é normal? Tem alguma contra indicação?
Obrigada,
Livia

Ana Carolina Peixoto disse...

Lívia, seja bem-vinda! Vc pode experimentar a de base flexível. Avalie se o bico vai respirar bem e não teroa rachaduras. Avalie tb as conchas vão ficar cheias de leite e os bicos dos seios vão ficar mais pretuberantes! Depois me conta!

bjs,
carol

Mystica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Carol,
Sei que os seus baby's já estão grandinhos rsrs, mas vc lembra como dar o leite de geladeira ou o congelado para o bebê? Como deixar na temperatura ambiente para oferecer? Bjs