sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Danoninho vale por um bifinho?

Não estou aqui para falar mal do Danoninho. Eu apenas ainda não tinha dado para a Malu.

É isso mesmo! Ela está com 2 anos e meio e eu ainda não tinha comprado aqui para casa. Mas outro dia a prima de 1 ano e 4 meses levou para casa da avó uma bandeja e a Malu não só devorou 1 como pediu outro e repetiu. Eu sabia que quando ela experimentasse ela iria gostar. Por isso, eu estava evitando oferecer para ela.

Na minha infância, lembro  do slogan “Danoninho vale por um bifinho”. Pelas as informações nutricionais, me parece que realmente tem muitos nutrientes necessários para as crianças. Mas não sei qual é a melhor idade para consumí-los. Alguém sabe?

A empresa não usa bebés nas propagandas do Dadoninho. São sempre crianças maiores e no site não fala nada sobre a melhor idade para consumí-lo. Mas tem a seguinte informação no site “A ingestão diária recomenda (IDR) para crianças de 4 a 6 anos, é o consumo de pelo menos 600mg de cálcio por dia”.  Então, fica a dúvida: será que o ideal é consumí-lo depois dos 4 anos?

Na realidade, conheço muitas mães que dão Danoninho desde que começam a introduzir os sólidos. Não tenho nada contra. Foi apenas uma opção minha não ter oferecido para Malu antes. Eu consegui manter a Malu sem açúcar até 2 anos. Para vcs terem uma idéia, ela tomava suco de maracujá, de acelora sem açúcar!

Depois que introduzi sucos de caixinha nos finais de semana para facilitar a minha vida… Ela não quert outra vida! Ela acha que suco natural é ruim e só quer pedir suco de canudo.

Continuo insistindo com os sucos naturais para a escola e acabo liberando os de caixinha no final de semana ou quando não tem suco narural em casa. Mas ela reclama, rs!

Além das famosas besteirinhas que ela come nas festas, quando saímos aos finais de semana para comprar pão, ela sempre pedi um “agradinho”, ou melhor, um docinho!

Não acostumei a Malu com sobremesa, mas, às vezes, ofereço uma fruta. Agora, começou a pedir gelatina, sorvete… Tenho liberado mais nos finais de semana, mas rola tb durante a semana. A bichinha tá de férias, né?

O pior é que tenho colacado uma única condição ao agrado de sobremesa. Digo: só depois de comer tudo! E não é que a muleca raspa o prato!

Será que estou fazendo errado?  Psicologicamente falando, mais tarde, na adolescência, qual será a relação dela com doce?

É, definitivamente, a minha menina está inserida no açúcar!

Hoje, levei a Malu para o mercado e quando ela viu o Danoninho… apontou e pediu! Comprei! E agora, José?

3 comentários:

Patricia Novaes disse...

Ah Carol! Eu acho que não podemos ser radicais, também sou contra dar refris e doces para as crianças, mas também não podemos privar as crianças de algumas coisas tipo danone e alguns sucos pois elas verão outras crianças consumindo esses produtos e quando tiverem oportunidade vão comer com tanta gula, o que não vai ajudar a construir um relação saudável com esse tipo de alimento (assim funciona a dieta pra adultos e para crianças não deve ser diferente).
Dilema maior você irá passar quando o JP estiver grandinho e observar a irmã comendo coisas que ele não come...
Eu pretendo privar meu filho de vários tipos de alimentos, mas a partir do momento que ele tiver relação com outras crianças e quiser algumas coisas eu vou ter que começar a liberar aos poucos e com moderação. O pior vilão pra mim são as bolachas recheadas e os refrigerantes.
Acho que moderação e bom senso são as palavras chaves para esse problema.
Beijocas,
Patricia Novaes

Liten disse...

Realmeite é muito dificil saber o que pode ar ou não sem radicalizar, a minha com 10 meses não dei ainda e nem pretendo dar, mas a prima de 9 meses ja toma danoninho e ela pediu, ai disfarcei e dei outra coisa...rsrsrs
mas sou contra dar doces e refri...

beijos
Adoro seu blog.

Amanda disse...

oi,
eu acompanho o se blog há um tempinho e adoro. também acho a Malu e o João Pedro muito lindos.
Eu nõ sou mãe, sou só simpatizante. por isso não sei se o ue eu vou falar está certo, mas eu acho q não tem problema dar um docinho de vez em quando porque dos adolescentes saudáveis quantos comiam doce na infância?Eu acho q muitos porque essa preocupação e recente.Claro q doces só às vezes,mas é isso q vc faz.Eu acho q vc nao devia se culpar.
Ah, eu vou seguir vc,tá?
bjinho