sexta-feira, 4 de março de 2011

Malu na escola!

Além de compartilhar com vcs de algumas decisões, gosto desse espaço e uso como diário virtual da família. Então, não podia deixar de mencionar o relatório do 2º semestre de 2010 mesmo que em atraso.

Já postei aqui o Relatório de Desenvolvimento do 1º semestre de 2010 da Malu na escola.  Desde dezembro estou com o relatório do 2º semestre, mas não consegui postar.

Na realidade, vou aproveitar esse post para falar tb sobre a adpatação da Malu esse ano na escola e sobre alguns acontecimentos (mordidas) recentes também na escola.

**********************************************************

Relatório de Desenvolvimento

Maternal 1 - 2º Semestre de 2010

MARIA LUÍSA chega ao Colégio puxando a mochila, o que faz com prazer e com uma postura segura plena do seu agir. Entra na sala de aula pisando firme como um adulto e com um olhar sapeca como a linda criança que é e  se dirige para o banheiro, a fim de guardar seus pertences.

É uma aluna de fácil convívio, apresentando ótimo relacionamento com os professores e amigos da sala. Compratilha as brincadeiras prazerosamente com toda a turma sem distinção.

Participa de todas as atividades, tanto as individuais como as em grupo, com grande interesse. Encerrando-se no tempo previsto.

As atividades com música são as suas preferidas, onde canta, dança, demonstrando facilidade em decorar as letras e as coreografias sugeridas nas mesmas e com a carinha mais linda chama os amigos de sala para participar, sempre os levando para frente do espelho.

No momento da contação de história sua participação é efetiva: sleciona a história que quer ouvir, dando preferência pelas novidades, fazendo sempre um comentário depois de ouví-la.

MALU continua tendo um bom desempenho nas atividades de Psicomotricidade Ampla, onde corre, pula com os dois pés, rola, sobe e desce com destreza.  Assim como, nas astividades de Psicomotricidade Fina, onde possui bom tempo de concentração no manuseio com massa de modelar, jogos de encaixe, tintas e etc.

As normas e regras preestabelecidas com a turma são percebidas e assimiladas pela aluna, porém demonstra resistência em realizá-las, só fazendo quando é do seu interesse ou por insistência do professor.

Possui bom controle dos esfíncteres, porém ainda precisa ser lembrada para evacuar. Faz uso de um bom vocabulário no relacionamento com o próximo. Termos de cortesia como: “por favor”, “desculpe”, “obrigada” entre outros, já podem ser facilmente ouvidos.

Em conflito com algum amigo da sala, MALU tenta resolver sua insatisfação, muitas vezes diz:  “ai ai, ai", não pode” ou “é meu, ai, ai, ai” e quando questionada pelo professor ela dá as costas e sai ou olha para ele como quem quer dizer: “pode deixar que eu resolvo isso sozinha!”

Na hora do lanche demonstra autonomia. Pega seu lanche, abri os potes sobre a mesa, mas ao se deparar com os lanches dos amigos de sala prefere os deles ao seu. A aluna ultimamente está apresentando dificuldade em socializar o seu alimento com os amigos.

MARIA LUÍSA deixará, por tudo que se falou acima e por tudo mais que vivenciamos ao longo deste ano, marcada sua passagem pelo maternal I. Está apta para vivenciar a próxima etapa da sua jornada escolar.

Foi uma experiência maravilhosa a convivência e a participação do seu desenvolvimento durante todo este ano letivo.

**********************************************************

Reparam que a menina tem MUITA personalidade, não? Estamos fritos! Educar, educar, educar…

Para esclarecer, o desfralde…. a Malu não usa mais frlada durante o dia. Usa apenas para dormir. Ás vezes, de manhã, a fralda fica seca. Mas ainda acho cedo tirar a fralda noturna. O que vcs acham?

Adaptação na Escola

A adaptação da Malu no maternal II foi tranquila e bem parecida com a do ano passado.  Ela estava um pouco mais dengosa por ter ficado comigo por 2 meses de férias. Mas ocorreu tudo dentro do previsto. A única grande diferença é que viajamos no meio da adaptação por uma semana.

A turma tem 16 amiguinhos dos quais 8 são os mesmos do ano passado. Fiquei preocupada, mas, como ela já conhece o espaço e a metade dos amiguinhos, o retorno foi tranquilo.

Fase oral

Na quarta, eu recebi um telefonema da professora. A gente fica sempre “gelada” quando a escola liga, né? Pois é. A Malu tinha mordido um coleguinha da sala!

No ano passado, ela tinha mordido o Vinícius. Ela adora o Vinícius e faz aniversário no mesmo dia que ele. Mas era uma disputa por algum brinquedo. Foi um único episódio do ano. Esse ano, segundo a Malu, foi o João! Bom, ele tem o mesmo nome do irmão, rs!

Segundo a professora, não tinha motivo aparente. Todos escutavam uma história e de repente… a Malu morde o amiguinho.

Eu imagino que ela estivesse dando o troco por algo que aconteceu antes ou que ela quisesse chamar a atenção.  Afinal, ela está na fase oral e adora chamar a atenção para si.

O que me chamou a atenção é que a professora comentou tb que ela andava mordendo o pulso para fazer a marca dos dentes e falava que era o relógio rosa dela!

Ela ganhou um relógio rosa da minha tia… Mas ficar se mordendo não é legal! Ontem, peguei ela mordendo o tornozelo. Perguntei e ela me explicou que tinha uma mordida de mosquito e, ao ínves de coçar, ela estava mordendo. Depois falou que era um cachorrinho! Conversei bastante sobre o assunto com ela para diferenciar o que ela pode morder e o que ela não pode. E… esse é o nosso papel. Espero que a frequência diminua!

Alguém já passou por uma situação similar?

Nenhum comentário: