sábado, 23 de julho de 2011

As sextas-feiras na casa da avó!

Sem tempo para escrever, mas não podia deixar de registrar o e-mail da minha mãe sobre a experiência dela com os netos nas sextas-feiras.

Minha mãe dá aula numa universidade e fica fora da cidade durante a semana. Sempre muito atarefada, vida acadêmica não é fácil, ela faz questão de ter um tempo para ficar com as crianças na sexta.

Me ajuda muito, pois é o dia que a minha ajudante dá uma geral na casa e que o Marco fica liberado para resolver coisas para casa. A Maria, ajudante dos meus pais, e meu pai dão um suporte para ela, afinal, são 3 crianças com idades diferentes!

Normalmente, o João Pedro vai para casa dela quando acorda e a Malu, Clarinha e Milena vão depois da escola.

Essa sexta-feira Malu e Clarinha estão de férias e foram desde cedo! Estou deixando registrado o e-mail que a minha mãe mandou para alguns amigos dela.

Com a resposta do meu irmão: Eu apoio a Campanha Vovó Aposentada!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Queridos

Quero compartilhar um dia na casa da vó.

Como sabem, às 6f os netos passam o dia com a avó e sempre dá para ficar meio doida, pois são três idades próximas, mas diferentes (9 meses, 1 ano e 10 meses e 3 anos), e Milena, de 11 anos que chega à tardinha querendo ficar na internet ou indo para casa das amigas.

Eles estão saindo de uma virose e João Pedro e Clara, em uma semana, devem ter emagrecido quase um quilo.

Malu adora tudo sobre as princesas, mas as roupas que comprei nos USA foram para as suas casas e a casinha de boneca, da casa da vó, anda meio desfalcada!!!!!!

Mesmo assim, temos algumas fantasias, véus de filó que dão para muita dramatização.

Ela ontem resolveu se fantasiar de Minnie e vestiu Clara de bailarina. Brincaram muito e Malu resolveu colocar um filó vermelho comprido na cabeça e disse que precisa ter casamento!!!!!

Perguntei quem seria o noivo e imediatamente disse que seria o avô. Assim, Paulo levantou da cadeira do computador. Malu fez com que eu, Clara e Maria ficássemos sentadas na sala e ela, seriamente, caminhou de mãos dadas com Paulo pela sala.

Parecia uma princesa desfilando e precisavam ver como estava compenetrada!!!!

Depois, aproveitou o berço de tela, pediu para eu fazer uma cabana. Coloquei um lençol por cima e abri uma das laterais, onde tem uma abertura com fecho.

Ela ficou deitada, de olhos fechados, disse que estava morta e era a Bela Adormecida. As mãozinhas uma em cima da outra, no peito. Depois de alguns segundos disse que eu chamasse o príncipe, pois ele tinha que vir dar um beijo nela para ela acordar.

Como Paulo não estava, nesta hora, ela disse que poderia ser Clarinha ou João Pedro. E assim, ela recebeu os beijos, se espreguiçou muito e acordou.

O interessante é como ela curte o faz de conta, como dramatiza e a seriedade, expressa em seu rosto, quando brinca.

Clara e João Pedro, por sua vez, se divertem muito e fazem muita farra com tudo isso e Malu aproveita o tempo todo para ensinar tudo a Clara. Lógico que tem horas que Clara não aguenta e sai no tapa.

Como não curtir estes momentos de vó!!!!

Como garantir que estas coisas gostosinhas de netos não percam a magia, o encantamento e a poesia da vida!!!!!!

Não podemos deixar despertiçar cada gesto, os momentos importantíssimos que precisam ser vividos intensamente quando crianças.

Sabemos que são estes os ingredientes para uma saúde integral. 

Só me falta mais tempo. além das máquinas de retrato e filmadora à mão para registrar estes momentos......

Agradeço aos filhos pelas bênçãos dos netos que já me deram e pelos que ainda virão!!!!

Abraços

Cristina

4 comentários:

Flavia Bernardo disse...

Que delicia de relato, Carol!!!
Amei!!

Vao ser belas lembranças de infância ao lado dos vovós que as crianças terão.

Bjks
Flavia

Anônimo disse...

Emocionante.

Ingrid Faria disse...

Amei o relato. Lindo mesmo, realmente é emocionante.


Beijos

Rafaella disse...

Que lindoo....
Vovó é babona... como é bom ter vó...
Seus filhos vão ter muitas lembranças desses momentos magicos...