domingo, 31 de julho de 2011

PICNIC da Malu: A Organização da Festa

Resize of IMG_3312
O tempo tá curto para escrever… Mas eu tô devendo para vcs detalhes do aniversário de 3 anos da Malu. Então, com muito atraso… aí vai!
As fotos oficiais ainda não chegaram. Mas, no dia, pedi para a minha amiga Lucia do Criative-se tirar algumas fotos com a minha máquina. Então, vou tentar mostrar um pouquinho da festa e dividir algumas dicas.
TEMA – Ainda não tive coragem de perguntar qual o tema que  a Malu gostaria de fazer sua festinha! kkk Na verdade, tenho medo da resposta. Como sei que, em breve, não terei muita escolha, perguntei para ela se a gente poderia fazer um PICNIC. Ela disse que sim e curtiu cada momento da confecção dos itens de decoração.
CONVITE – Já dei detalhes sobre os convites em outro post.
LOCAL – Mas uma vez, fizemos a festa aqui em casa. Mesmo com o tema PICNIC, infelizmente, acabei não explorando muito o jardim. Esse ano, por causa do frio, desocupei a sala para a recreação pedagógica com as crianças.
PAPELARIA - Eu já mencionei em outro post que eu queria economizar esse ano e resolvi eu mesma cuidar da decoração. Para isso, como não domino muito ferramentas visuais, acabei contratanto uma empresa que fez toda a papelaria.  Vcs verão detalhes em algumas fotos abaixo.
DECORAÇÃO – Utilizei alguns itens de amigas e outros eu comprei. Comprei: papel de seda (para as cestas); 1 bandeja de MDF (pintei de branco); 2 caixa de MDF (cobri com tecidos); lanternas; caixotes de mercado (pintei de branco) e flores.
MESA PRINCIPAL
Resize of IMG_3312
Resize of IMG_3314Resize of IMG_3316
Reparem nas caixas forradas e nos detalhes da papelaria.
Resize of IMG_3309
BOLO – Foi a Maria quem fez. Simples e delicioso! Minha tia trouxe da Suíça umas canetinhas para escrever… A artista foi minha mãe! Ficou uma graça!
Resize of IMG_3684
MESA DE DOCES – Alguns doces ficam na mesa principal. Mas uso também uma arca para colocar os doces para àqueles convidados que gostam roubar uns docinhos antes do parabéns, me incluo (rs!).  Eu fiz os doces de colher e, como todo ano,  minha sogra fez os docinhos enrolados! Ficaram uma delícia! Ainda fiz trouxinhas de tecido com bombons de Serenata de Amor e coloquei em galhos secos.
DOCES DE COLHER (6 latas leite condensado + 2 latas creme de leite)
30 brigadeiros branco com estrelas
40 brigadeiros preto com bolinhas
DOCINHOS (10 latas de leite condensado)
140 Brigadeiro Preto
140 Brigadeiro Branco
100 Cajuzinho
110 Beijinho de Coco
Resize of IMG_3321Resize of IMG_3320Resize of IMG_3322Resize of IMG_3323Resize of IMG_3329

CUPCAKE – Minha ajudante fez os bolinhos e recheou e eu fiz o ganache. Deu um trabalhão (não tenho muita prática), mas ficou uma delícia. Detalhes em outro post.
Resize of IMG_3317Resize of IMG_3327
MESA DE GULOSEIMA – coloquei em cestas com papel seda colorido com os tons da festa (jujuba, batom, confete e paçoca).
Resize of IMG_3422Resize of IMG_3424Resize of IMG_3427Resize of IMG_3428
COMIDA – A festa foi planejada para 80 adultos e 40 crianças. Esse ano, pela terceira vez, contratei as barraquinhas da Alegria dos Baixinhos (180 cachorros quente /180 pães de queijo/ 180 pizzas). Mas uma quantidade menor, pois fiz uma mesa “para os adultos” com: Caldo Verde (80 pessoas: 3kg calabresa + 15 kg batata + 5 couves), Quiche Alho Poró, Quiche Cebola, Mixed Nuts, Carpaccio de Berinjela, Pasta de Ricota Damasco, Pães e torradas.


Mesa “para adultos”
Resize of IMG_3371Resize of IMG_3367
Barraquinhas
Resize of IMG_3450
BEBIDA – Irei especificar abaixo as quantidades das bebidas compradas, mas gostaria de chamar a atenção que fiz uma escolha muito interessante. Adotei os sucos de caixinha para as crianças. Não teve disperdício e nem sujeira! rs!
80 adultos + 40 crianças
120 latas de cerveja
37 litros Refri (4 Cocas Normal, 4 Cocas Zero, 3 Guaraná Natural, 2 Guanará Zero, 2 Minerinhos)
10l água (sobrou muita água por causa do frio)
80 caixinhas de suco (não sobrou nada!)
5 Mates
ANIMAÇÃO – Eu sou meio chata e não gosto muito de animação. Não gosto daquela gritaria, daquelas brincadeiras competitivas… No aniversário de um ano – ARRAIÁ DA MALU, contratei animação para ficar na barraca de pescaria, trazer o som e puxar uma quadrilha.  Na festa de 2 anos – A MALU E O MAR, não contratei animação. Já tinha um quarto de brinquedos montado. Mas as crianças estão crescendo e nada melhor que uma boa recreação para entreter as crianças! Eu descobri a melhor animação do mundo! A MAMULENGO, loja de brinquedos pedagógicos, é sensacional. Além de verder brinquedos que resgatam as brincadeiras de antigamente, o espaço – Quintal- para as crianças curtirem os brinquedos no local. Foi através da Mamulengo que descobri a 1, 2, 3 e Já – Recreação Pedagógica.
Eles trabalham  com uma proposta diferente, planejando a recreação de acordo com a idade das crianças. Estimulam a criatividade e a participação através de experiências.
Durante 4 horas, os recreadores, profissionais da área de educação, ficam responsáveis pelo som ambiente, com repertório de músicas dirigidas ao público infantil, onde propõem, uma Oficina de Artes (com pintura, colagem, argila, desenho e massinha), Contação de História em Roda, Bola Mania, Oficina de Sucata (onde confeccionam um brinquedo de sucata e levam para casa), Pintura na Mão, propondo brincadeiras dirigidas e resgatando brincadeiras antigas e culturais, sempre de acordo com a idade.
Eles fazem uma entrevista (por email ) para combinar alguns itens como música, brincadeiras e outras informações necessárias para fazer o planejamento.
Eu fiquei impressionada, pois as atividades foram dirigidas para a faixa etária da maioria e, realmente, conseguiram prender a atenção das crianças de idades diferentes!
Além de massinha, pintura, contação de história, teve 3 momentos que me chamaram muito a atenção: a oficina com instrumentos, as fantasias e a horta (luvinhas na mão).
Resize of IMG_3457Resize of IMG_3540
Resize of IMG_3537Resize of IMG_3538
Resize of IMG_3636Resize of IMG_3628
As pinturas que os amiguinhos da Malu fizeram foram me entregues para que eu pudesse guardar de recordação. As crianças plataram alpiste e levaram para casa. Vejam como ficou depois de alguns dias!
IMG_3782
CAMA ELÁSTICA –  Como nós temos aqui em casa um quarto de brinquedo com tatame,a cama elástica foi o únco brinquedo que contratei e que não poderia faltar… A Malu ama! Na realidade, todas as crianças adoram!
Resize of IMG_3378Resize of IMG_3407
No quarto de brinquedos os pequenos tb se divertiram muito!
Resize of IMG_3518
Resize of IMG_3534Resize of IMG_3536
FOTÓGRAFA –  Fotografia para mim tem que ser sempre um serviço diferenciado. Amo fotografia e odeio flash direto. rs! A Beta não tinha disponibilidade para a data. Conversando com amigas optei pelo trabalho da Dani Prates da Fazendo Pose. Estou ansiosa para ver o resultado.
LEMBRANCINHA – Apesar de saber que as crianças amam besteirinhas, eu prefiro escolher algo diferente. A questão é que essas coisas são caras. Mas tento achar algo diferente e barato! No aniversário de 1 ano da Malu, dei um par de dedoche. No de 2 anos, bolinhas de sabão. No de 3, massinha de modelar. Coisas simples, mas que as crianças aproveitam. Botei numa cesta de picnic ao lado da mesa de doces.
Resize of IMG_3333Resize of IMG_3336
Queria deixar registrado que sem a ajuda das amigas nada teria sido possível. A Marina pela criatividade nos convites; a Lucia e a Pri pelas idéias e idas ao SAARA  e a Claudinha por alguns alguns itens emprestados.
Abaixo alguns momentos especiais que a Lucia registrou…
Resize of IMG_3483Resize of IMG_3477Resize of IMG_3493Resize of IMG_3612
E na hora do parabéns… a Malu ama parabéns! Sabe todas as músicas e ainda pede para cantar “Abençoa” (Derrama Senhor)! Esse ano cantamos dois parabéns! Ela cantou na mesa principal com a família e depois numa mesinha montada para as crianças apagarem, cada uma, a sua velinha! As crianças ficam enlouquecidas! Amam o fato de poderem cantar parabéns com a aniversariante!
Mesa principal
Resize of IMG_3649Resize of IMG_3651Resize of IMG_3656Resize of IMG_3664Resize of IMG_3666Resize of IMG_3678
Mesa das crianças…
Resize of IMG_3689Resize of IMG_3694Resize of IMG_3701
Espero que vcs tenham gostado! Assim, que a Dani Prates me enviar as fotos… mostro para vcs!
Até!

8 comentários:

Má! disse...

Oi Carol, eu estava ansiosa pra ver os detalhes da festa, e está td lindo!
Adorei o tema, super criativo e colorido! Parabens !
Bjos

Sybelle Alheiros disse...

Ana, simplesmente AMEI, estava ansiosa para ver as fotos e seu relato da festa da Malu e vc nos surpreende com fotos lindissimas, a Lúcia quem fez as fotos?
Nossa, está além de decoradora uma excelente fotógrafa... fotos lindas...
aNA, QUE MESA maravilhosa... adoro festas assim, sem aqueles bonecos de isopor ou espuma...
Estou na contagem regressiva para festa de 1 aninho de meu Gui sábado, tema Passarinhos, inspirados na festa da Bianca que fez para Felipe que a Lúcia postou no Criative-se...
Malu estava lindaaaaaaaaaaaaaaaaaa
um dia vou fazer um quarto de brinquedos para os meus...rsrsrsr

RoPertile disse...

ficou linda a festa! parabéns! tem coisa melhor que ser mãe (exceto piercing)?
postamos a mesma coisa este fim de semana - falta de tempo, porque será?
rsrs
bjs

Anônimo disse...

Linda festa, parabéns!!!

Isabel Martins disse...

Carol,
Demorei mas estou aqui postando.
Amei! Simplesmente adorei a festinha da Malu. Vc sabe que eu tb já estou pintando caixinhas de frutas que peguei no CEASA? Quero fazer mais ou menos no mm estilo só que quero uma festinha menos colorida. O tema vai ser flores e borboletas em tons de rosa.
Acabei de pegar o contato da Tuty pra ver se faço tb a papelaria da festa. Bem que eu tentei mas não consegui criatividade pra fazer as coisinhas bonitinhas. Então é melhor deixar com quem sabe, né?
Depois te conto mais.
Um beijão e fica com Deus.

Simone disse...

Ana,
Também estava louca para ver as fotos da festa! Adorei! Ficou realmente linda. Estou encomendando com a Tuty a papelaria pra fazer o aniver do meu filho. É muito difícil de fazer a montagem? ACho que vou encomendar só o PDF e eu imprimir e montar, mas não tenho muiitta habilidade com a tesoura, será que eu consigo?
Bjs

Ana Carolina Peixoto disse...

Meninas, obrigada pelo carinho! Eu não levo jeito para nada de trabalhos manuais. Principalemente, tesouras, rs! Mas tenho me superado a cada dia! É tranquilo cortar e montar. Ficava assistiendo novela montando a festa à noite... bjs, Carol

Roberta disse...

Amo seu blog e estou fazendo um da minha familia tambem, em dezembro é o niver da minha filha e vendo esse post to cheia de ideias novas, grande abraço e ficou demais !!