quinta-feira, 15 de julho de 2010

A Malu e o Mar: A Organização da Festa


1 mês depois da festa... O post demorou mas saiu!

No post anterior, mostrei algumas fotos para vcs terem uma idéia da decoração da festa. Como muitas pessoas perguntaram, hoje, vou escrever sobre a organização. Não se mexe em time que está ganhando! Por isso, optei em manter alguns fornecedores da festa de 1 aninho da Malu. Vou dividir por tópicos para facilitar o entendimento.

Espero que vocês gostem!

Tema
Existem temas “já prontos” oferecidos pelos fornecedores e isso facilita muito a vida de todos. A idéia é escolher algum tema que seu filho goste. Mas enquanto a Malu não pedir, eu vou sempre optar por temas mais genéricos e menos comerciais. rs! Como eu queria contratar a Árvore Vermelha, mas queria reduzir os custos totais da festa de um ano para outro, resolvi escolher uma tema que as meninas já tinham pronto. Elas desenvolvem novos temas, mas o preço fica mais alto. Então, fiquei na dúvida entre Fundo do Mar e Floresta. Acho até que o tema Floresta combinava mais com a época do ano. Mas o amor dela pelos elementos do mar... falou mais alto. Então, mesmo numa tarde fria de junho... os convidados curtiram a Malu e o Mar.

Convite
Eu já disse no post que fiz sobre o aniversário de 1 ano da Malu que convite para mim é tudo numa festa! Estamos na era digital e é muito comum o convite virtual. Não dá para não aderir, pois, definitivamente, ele é bem mais prático. Com a correria do dia-a-dia, é muito difícil conseguir encontrar as pessoas para entregar um convite de papel. Mas sou da moda antiga e gosto de entregar o convite impresso. Dá mais trabalho e é mais caro. Mas acho que vale a pena o efeito final. Mas não sou designer e tenho muitas limitações, na maioria das vezes, preciso da ajuda de alguém. E nada melhor que os amigos, não?

Então, para variar um pouquinho, abusei de novo da Marima e do Aloisio. Para quem não conehce o casal criativo, eles idealizaram o nosso convite de casamento, o convite de aniversário de um 1 aninho da Malu (caixa de estalinho, blog e convite virtual) e convite de 2 anos da Malu.

Pedi para Marina escrever um pouquinho sobre as suas criações mas vou publicar em outro post. Hoje vou dar apenas uma idéia para vcs! Vejam como ficou lindo!

Convite "Impresso"
Além de muito criativo ficou muito lindo e muito delicado! Eu tb ajudei a montar as conchinhas!




Virtual
Enviei por e-mail para àqueles que eu sabia que teria dificuldade de entregar.


Blog
Como no ano passado criamos um blog que foi um sucesso, esse ano nós repetimos a idéia. Criamos um espaço para dar detalhes sobre a nossa pequena. Além do blog ter ficado lindo, o poema e os dizeres (Malu e o Mar) que o casal escreveu...
Aproveitem para espiar no blog da festa: Malu e o Mar

Como a Mariana e Aloisio chegaram nesse resultado, vcs verão em outro post, em breve.

Vestido
Muitas idas e vindas ao shopping. Queria uma coisa arrumada que não fosse muito "almofadinha" para dar liberdade para ela brincar. Foi uma missão quase que impossível. Não podia escolher nada em promoção para não correr o risco que outra criança estivesse com o vestido parecido.... Preocupação de mãe. Mas não teve jeito! Paguei um din din num vestido da Lilica e... Uma das amiguinhas da Malu apareceu com o mesmo vestido! Tava desfarçado pois ela estava com uma meia de cor diferente e um casaquinho. Mas fazer o quê? Só levando na esportiva e tirando muitas fotos das duas juntas! Segunda a minha tia: esse mundo fashion está presente até na vida das crianças pequenas. rs!


Não sei se isso acontece com vcs, mas já aconteceu 2 vezes comigo. Gosto de um determinado vestido, compro para Malu e chego na festa, tem alguma criança com o mesmo vestido. Reparem no vestido da minha sobrinha, lindo, não? Nem sabia que a minha mãe tinha comprado para ela... Eu comprei um vestido com a mesma estampa para Malu em outra loja diferente da que a minha mãe comprou...


Estou num dilema total! Será que compro a coleção atual para usar no ano seguinte? rs! Vcs tb enfrentam esse problema?
Lista de Convidados
Esse item é sempre problemático! Realmente, é um dilema: pessoas queridas X custo total da festa. É muito difícil também conciliar pessoas que gostamos e pessoas que realmente tem uma relação com a filhota. Esse ano tivemos que dimunir a lista de convidados e farei a festa apenas para os mais chegados. Procuramos relacionar membros mais próximos da família, amigos próximos que participam da rotina da Malu e os amiguinhos dela. Importante é sempre lembrar que numa festa infantil o ideal é que tenha muitas crianças. Ano passado, convidamos 160 adultos e 50 crianças, mas foram apenas 120 adultos e 45 crianças. Esse ano, convidamos 120 adultos e 50 crianças e foram 90 adultos e 45 crianças. Como podem observar, a maioria que falta não tem criança! Mas um motivo para a gente priorizar os convidados, não acham?

Local
Como no ano anterior, optamos para fazer a festa na nossa casa. É preciso pensar em todos os detalhes e dá muito mais trabalho. Mas a festa começa nas idéias, na organização... Eu gosto muito dessa parte antes do evento e se você delegar algumas atribuições, verá que não fica tão pesado. Contratei serviços e profissionais diferenciados e defini suas atuações e não tive tanto trabalho. Nem antes e nem depois. O maior trabalho foram as idas e vindas ao Saara e ao Shopping.

Decoração da festa
Comprei todos os itens no SAARA, tecido para as almofadas, para as toalhas, bolas e os itens para o áquário.

Mandei fazer:
Toalhas: 6 tolhas 1,4x1,40 e 2 tolhas 2,00x2,20.
Almofadas: 3 de 0,55x0,55 e 3 de 0,35x0,35
Esteiras: comprei há alguns anos na CADEG por R$4,00 cada uma
Gastei de tecido na Casa Turuna (toalhas & almofadas) R$ 65,00, para fazer bainha nas toalhas paguei para uma costureira R$ 80,00. Comprei 2 sacos de plumante para fazer as almofadas e TNT por R$ 140,00 e ainda paguei mais R$ 72,00 para a costureira fazer as capas das almofadas.


Enfeite mesa convidado
Para economizar esse ano, eu mesma fiz o centro da mesa de convidados: um aquário. A areia foi retirada da praia, mas todos os outros itens (areia colorida, grama artificial, peixinho de acrílico para colocar de enfeite no aquário) também foram adquiridos no Saara. Gastei R$40,00 para 8 enfeites. Isso significa que cd enfeite saiu por R$5,00. Pensei em colocar um peixinho de verdade, mas desisti da idéia. Montei o aquário de forma que combinasse com a toalha, mas que ao mesmo tempo se destacasse.


Vejam como ficaram os arranjos! Os efeitos dos enfeites com as toalhas!






Importante: piscina desprotegida e muita criança correndo não combinam. Então, isolamos esse ano com uma tela protetora.

Sem falar que o maridão adora fogo. Temos uma lareira na sala de casa que acendemos constantemente e, no quintal, temos uma roda de fogo. Festa em junho tem que ter fogueira e o maridão montou uma linda na roda de fogo! Eu não fotografei. Mas ainda bem que meu irmão fotografou.

Mesa Principal
Como no ano passado, a mesa principal foi obra da Árvore Vermelha! As meninas personalizaram o painel e mais uma vez arrasaram!






Gostaram? Vcs não viram nada! Mais detalhes no outro post.
Lembrancinha
Para presentear as crianças com qualquer besteira, eu prefiro não presentear. Esse ano eu queria economizar e tudo mais elaborado é mais caro. A questão é fazer para 50 crianças. Então, inicialmente, não ia dar lembrancinha. Mas minha mãe insistiu... A idéia era dar um peixinho vivo no saco plástico. O Petshop me cobraria R$1,20 por cada peixinho. Mas aí fiquei pensando nos pais... eles me odiariam! rs! Além disso, no trauma nas crianças que a morte dos peixinhos poderia causar... Foi então que pensei em algo que a Malu ama e que poderia ser levado para casa e tb ser utilizado na festa: as deliciosas bolinhas de sabão. Compramos 48 bolinhas de sabão na caçula por R$40,00. A Marina personalizou os tags e adesivamos na embalagem. A impressão dos tags saiu por R$28,00. Coloquei numa cesta de palha em um móvel de madeira e distribuí as lembrancinhas no decorrer da festa. Mas não fotografei as lembrancinhas na cesta.



Bolo
Quem freqüenta os aniversários da casa da minha mãe vai entender perfeitamente do que eu vou falar. Tenho muitos amigos que antes da festa já perguntam: o bolo vai ser da Maria? Maria faz bolos maravilhosos. Ela trabalha com a minha mãe há mais de 20 anos e chegou lá sem saber cozinhar. Aprendeu com receitas da minha mãe e da minha avó. Mas ela conseguiu superar as duas! O melhor é que ela ama cozinha. Então, sempre fica tudo muito delicioso. Quem quiser encomendar... Ela faz bolo para fora! Eu optei por um bolo mais simples já que a mesa já estaria bem enfeitada. Fizemos, esse ano, 2 tabuleiros grandes. Usamos a tábua de 0,40 cm x 0,50 cm. Recheio de leite condensado, baba de moça e ameixa. Cobertura foi de marshmallow caseiro e minha mãe, deu uma caprichada com corante azul para dar os movimentos das ondas.


Você acha que ficou bom? Não sobrou quase nada!
Doces
A gente sempre ataca as mesas de guloseimas... Tem tanta coisa gostosinha, né? Mas optei por não fazer uma mesa tradicional de guloseimas. Estou introduzindo o açúcar na alimentação da Malu só agora que ela tem 2 anos.Mas depois do ataque dela por jujubas num aniversário... Coloquei jujuba e paçocas e doces. Optamos pelos docinhos tradicionais das festas infantis. As meninas da Árvore Vermelha arrumaram alguns docinhos na mesa do bolo e o resto numa arca, móvel rústico, que temos em casa. Então, ficamos com uma mesa separada para os doces como se fosse uma mesa de guloseima. Achei o resultado ótimo!



Para quem se interessar, para uma festa com 120 adultos e 50 crianças fizemos:

170 - Brigadeiro Preto (bolinha preta)
140 - Brigadeiro Branco (bolinha colorida)
130- Cajuzinho
160 - Beijinho de Coco
110 - Olho de sogra
25 - Brigadeiro de colher preto com paçoca
25 - Brigadeiro de colher preto com bolinhas
30 - Brigadeiro de colher branco com estrelinhas
5 - Jujuba (pacotes)
100 - Paçoca
60 Gelatina

Você achou a quantidade razoável? Mas não sobrou quase nenhum doce....

Minha sogra se propôs a fazer todos os docinhos como no ano passado. Foram algumas noites dormindo de madrugada... Mas que valeram à pena! Os docinhos fizeram um sucesso. Por sinal, vieram até me perguntar de quem eu tinha encomendado os doces, pois estavam divinos! Pois é, a vovó Olinda arrasou! Obrigada!

Eu e Maria (empregada da minha mãe), pensando nas crianças, fizemos os copinhos de gelatina na noite anterior à festa. Mas com o envolvimento com os convidados... DE NOVO, só lembrei das gelatinas no finalzinho. Então, sobraram algumas e doei para o trabalho assistência do meu pai: GEPAR.

Eu fiz os brigadeiros de colher. Peguei a receita no site da Nestlé. O ponto deles é um pouco mais mole que o de brigadeiro normal. Para cada LATA de leite condensado se acrescenta 1 CAIXINHA de creme de leite. Fiz 3 tipos: brigadeiro preto com paçoca muída para dar idéia de areia e decorei com 3 estrelas; brigadeiro preto com bolinhas crocantes de chocolate branco e preto e brigadeiro branco decorado com estrelinhas. Achei que ficou bem legal!


Cupcake
Bom, já mencionei em outro post que quando eu e meus irmãos éramos pequenos, a minha mãe fazia bolinhos individuais para que cada criança convidada cantasse parabéns junto com a gente. Ela decorava uma mesa baixa para que ficasse na altura das crianças. Sempre achei a idéia genial. Então, esse ano, eu me arrisquei nos cupcakes. Fiz uma receita de cupcake de gotas de chocolate que a Pri me passou:

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo com fermento
14 colheres de sopa de açúcar
12 colheres de leite
200g de manteiga
4 ovos
100g de gotas de chocolate

Modo de fazer:
Juntar todos os ingredientes (exceto as gotas de chocolate) e bater na batedeira por uns 5-7 minutos em potência máxima. Misturar as gotas de chocolate. Colocar nas forminhas de papel pousadas na forma de cupcake de metal e assar em forno médio até começar a dourar.

Cobertura:
Brigadeiro branco e confetes coloridos
Montei uma mesa da altura dos pequenos para que eles em paralelo pudessem cantar parabéns junto com a Malu. As crianças ficaram enlouquecidas! É lógico que o ideal seria que a Malu estivesse na mesma mesa que todas as crianças. Teria sido muito mais divertido. Mas eu esqueci de pedir para a Árvore Vermelha colocar os cupcakes na mesa principal, mas tb não teria o mesmo efeito, pois a mesa montada pelas meninas era alta... Ano que vem, pretendo não esquecer e priorizar o assunto.

Comida & Bebidas
Contamos mais uma vez com a nossa querida Maria e Georgia para fazer o caldo verde. Estava uma delícia! O que seria da nossa família sem a ajuda dessas mulheres com mãos maravilhosas?

Eu poderia ter pedido para as nossas ajudantes fazerem o resto das comidinhas da festa. Mas achei uma opção no mercado bem interessante e com o preço bastante atrativo no ano passado e resolvi repetir esse ano. Contratei o serviço do Del e da Cláudia da Alegria dos Baixinhos. Eles têm barraquinhas de lanches (não é mini lanche, serve para adulto e criança). Então, eu não precisei contratar garçons. As pessoas se serviram nas barraquinhas. Com muitas vantagens, pois eu não precisei montar/desmontar as barraquinhas e nem fazer as comidas. Era tudo responsabilidade deles. Eles deram uma geral no final e até o lixo eles levaram!

Bom, contratamos o serviço por quantidade pensando em aproximadamente 100 adultos e 40 crianças:

300 cachorros-quente
250 mini pizza
70 milhos (dividido no meio)
130 salsichões
90 churrasquinhos
pipoca brinde
algodão doce brinde

bebidas: 35l refrigerante, 14 l água, 7l sucos Maguary - Maracujá e Caju

Comprei ainda 7 garrafas de Mate para acrescentar as bebidas negociadas com o Del.

Foram 86 adultos e 40 crianças e sobraram poucas garrafas de bebida, um pouco de salsichão, cachorro quente e mini pizza. Mas não foi tanto assim e acho que a quantidade teria sido ideal para 100 pessoas.

Para essa quantidade nós negociamos 5 barraquinhas com 6 pessoas. Contratei ainda uma barraca extra e mais 2 pessoas. A idéia era colocar 1 barraquinha com 1 pessoa para servir o caldo verde e acrescentar 1 pessoa para a barraquinha de bebidas, pois precisaria de alguém para servir a cerveja na barraca de refrigerante.

Nós adoramos tomar uma cervejinha e os nossos amigos também. Mas nós não estamos acertando na quantidade de cerveja. Então, ano passado negociamos 10 caixas de cerveja, mas com a lei seca... apenas 4 caixas foram consumidas. Esse ano o maridão fez o cálculo e garantiu que a compra de long neck seria um melhor negócio (mais barato). Fizemos o cálculo equivalente a 4 caixas de garrafas. Compramos no mercado 204 long necks, 4 sacos de gelo e utilizamos nosso isopor. Sobrou cerveja esse ano de novo! Não estamos conseguindo calcular a quantidade. Por ter lei seca e por ter sido num domingo...

No final das contas, fiquei surpresa, pois gastamos com comida e bebida (refrigerante e cerveja) aprox. apenas R$ 20,00 por pessoa. Achei o valor bem razoável tendo em vista que os buffets hoje cobram R$ 35,00 por pessoa sem cerveja incluída.

Biscoito Globo
Quem não gosta do tradicional biscoito da praia? Pois é. Nós adultos adoramos e a crianças então... Alimento presente quase que diariamente nos lanches da escola. rs! Então, não poderia faltar na festinha. Cada pacote custou apenas R$0,60, pois comprei direto da fábrica. Há 2 tipos de embalagem: a tradicional (papel) e a de saco plástico. Optei pela embalagem de saco plástico, pois a durabilidade é de 7/10 dias.

PANIFICAÇÃO MANDARINO LTDA
Tel: 2232-3450
Rua do Senado, 273 A – Centro
menos de 25 biscoitos R$0,80
mais de 25 biscoitos R$0,60




Mesas e Cadeiras
Com o esquema de barraquinhas, as pessoas não ficaram sentadas na mesa. Elas circularam e interagem mais com outras pessoas. Como no ano anterior algumas mesas ficaram vazias, esse ano, alugamos apenas 5 mesas redondas de 6 lugares e utilizamos ainda 1 mesa redonda e 2 mesas retangulares nossas. Contratamos, com o Fábio e Adriana (Fábio Festas) da Av. Central cada mesa por R$10,50 e 3 conjuntos infantis de 1 mesa e 4 cadeiras por R$5,00 cada conjunto. Um adulto sentou na cadeirinha de criança... e tivemos que pagar mais R$15,00 pela cadeira quebrada. Mas achei que valeu muito a pena e o conjunto de carinha era uma graça.



Fotógrafo
Sempre vale a pena contratar um bom fotógrafo. O preço de um fotógrafo varia muito. Cuidados com os mais baratos. Às vezes a composição da foto é até boa, mas quando usa flash direto... Bom, eu não gosto. Os melhores fotógrafos cobram para cobrir uma festa infantil a partir de R$500,00. Eu não podia ter esse gasto esse ano. Então, esse ano eu não contratei fotógrafo, achei que fosse dar conta, mas foi muito difícil administrar a situação. Fiz um curso de um mês de fotografia no Ateliê da Imagem, mas não tenho um bom equipamento. Consegui fazer bons registros da decoração já que a festa ainda não tinha começado. Minha “híbrida” tb não colaborou muito com o cair da noite, a SRL do meu irmão estava com problema de foco... Contei ainda com o envio de algumas fotos de amigos... Agradeço à Cynthia, à Natália e aos meus irmãos, por terem dado alguns cliques durante a festa.


Brinquedos, Animador & Som
Esse ano, eu não contratei espaço baby, nem animador e nem som. Na verdade, logo depois do aniversário da Malu de 1 aninho, eu montei um quarto de brinquedo no 1º andar para ela com tatame, colchão no chão, livros, TV, DVD e muitos brinquedos. Então, aproveitamos esse espaço para os menores fazerem a bagunça deles. Além de quentinho com o cair da noite, o piso é de tatame e os menores adoraram. Infelizmente, não registrei nada no quarto de brinquedos. Mas prometo, em breve, falar sobre esse quarto.

Não gosto muito da maioria dos animadores. Eu sei que as crianças gostam e que muitos pais adoram. Mas eu, particularmente, não gosto muito daquela gritaria de microfone. Sou mais alternativa e prefiro as animações mais pedagógicas. Gosto de algo com música, teatro, fantoche, contador de história... Mas, eu queria economizar esse ano. Além desse tipo de serviço ser mais caro, a Malu tem medo de alguns personagens e vozes dos fantoches e tb ainda não fica muito presa com histórias. Por isso, resolvi deixar para gastar com esse tipo de atividade no próximo aniversário.

Então, para as crianças maiores, comprei um pula pula de encher e um brinquedo gigante (tenda com túnel) para ser montado em casa sempre que o evento tiver muitas crianças... fez um sucesso total! Aluguei ainda com o Fábio ainda 3 mesas e cadeiras para as crianças desenharem e bricarem de massinha . A Árvore Vermelha montou tb um cantinho de esteira para as crianças. Alugamos também uma cama elástica redonda com o próprio Del da Alegria dos Baixinhos por R$140,00.


Não contratamos som, pois compramos um amplificador e 4 caixas de som. Desde a obra que fizemos em casa já deixamos os fios passados para fazer no futuro essa instalação já que gostamos de receber e dar festas e a idéia era fazer esse investimento em algum momento. Salvei algumas músicas infantis no notebook... E funcionou muito bem!

Resumindo...

Mudei o posicionamento dos brinquedos de um ano para o outro e acho que ficou perfeito! Manter o esquema das barraquinhas também foi genial. As pessoas não ficaram sentadas na mesa. Elas circularam e interagiram com outras pessoas.

E aí gostou das dicas? Me conte o que você já fez de diferente quando organizou a festa do seu filho (a)?!

9 comentários:

Paula Bertelli disse...

Parabéns pelo capricho.. como já comentei, fico imaginando suas idas e vidas na costeira, no Saara... com o filhote aí dentro! Que companhia agradavél não?
Bjos

Thaaty disse...

Olá!
Venho acompanhando seu blog pq estou gravidinha e gosto muito das coisas que vc posta!
Adorei a ideia das barraquinhas de comida! Vc poderia me enviar o contato deles?
Obrigada!
Abraços
Thaaty
Meu email é thaatyb@gmail.com

Ana Carolina Peixoto disse...

Paula, obrigada pelo carinho!
bjs, Carol

Ana Carolina Peixoto disse...

Thaaty, seja-bem vinda! Bom saber que vc vem acompanhando o blog! Continue espiando.

Bjs,
Carol
PS:O contato das barraquinhas...
Del ou Claudia
2712-8916 /9613-7914/ 8736-7847
Se precisar de mais algum detalhe me envie um e-mail.

Ana Carolina Peixoto disse...

Renata,
Que bom que vc tem acompanhado o blog. Seja bem-vinda!

Organizar qq evento dá trabalho, mas é muito gratificante no final! rs!

O meu contato para aluguel de mesas e cadeiras é de Niterói (Fábio & Adriana - 3602-8680 / 9554-0584). Eu não tenho contato de mesas e cadeiras no Rio. Mas imagino que a Lucia do Criative-se deva ter. A Pri Resende (do blog para falar de coração) alugou umas cadeiras infantis para o níver do filho recentemente (eram brancas e não tinham carinhas). Tente descobrir os contatos com ela.

Espero ter te ajudado.
E... continue espiando!
Bjs,

Carol

Priscila disse...

Oi, Carol!
Eu já tinha lido esse post com pressa e não tive tempo de comentar. Agora tô voltando pra ler de novo.
O convite da festa ficou muito legal. Adoro essas coisas criativas.
Nunca passei por esse problema de roupa repetida. Mas acho que uma opção interessante seria ter ter dois vestidos pra festa. Assim, se algum convidado aparecesse com a mesma roupa daria tempo de trocar... Outra opção é fazer um vestido com alguma costureira boa. Aí não tem erro, né? Eu gosto de comprar roupa pra Duda numa loja de Juiz de Fora, cidade da minha mãe. Eles vendem as coleções da 1+1 e da GiraBaby que sou apaixonada. E como essas marcas são de São Paulo e pouco vendidas aqui a chance de ver um modelito repetido é pequena.
Acho festa em casa um charme só. E a sua casa, convenhamos, é um lugar perfeito pra isso. Espaçosa e aconchegante.
Eu curto à beça participar de cada detalhe da preparação da festa. Lembrancinhas, centros de mesa, docinhos... Como sou super ansiosa essa fase vai me deixando menos nervosa, hehe.
Pena não ter conseguido ir. Tenho certeza que essa festa foi inesquecível!
Bjs.

Thaaty disse...

Obrigada Carol!
Bjs Thaaty

Gabrielle disse...

Carol, seu blog realmente é incrivel!!! Comecei a ver a festa de 1 ano da Elis esse mês e já ia te mandar um e-mail pedindo dicas quando resolvi entrar no seu blog antes. Nem precisei mandar e-mail... esta tudo aqui. Brigadão!

Unknown disse...

é em rio preto isso ???
quanto vcs cobra pra so a barraquinha de mini pizza ?
me manda pro e-mais a resposta
marianarabesquine@hotmail.com