terça-feira, 23 de agosto de 2011

O meu pequeno não é mais tão pequeno!

Resize of IMG_4501 2

Uma cara de homenzinho!

Pois é. O meu pequeno está com 10 meses! Como passou rápido!

Há algum tempo não escrevo sobre o desenvolvimento do João Pedro.  A gente não deveria comparar os filhos. Eu tento, mas não consigo. Não sei se com vcs acontecem o mesmo. Tudo tem acontecido mais cedo no desenvolvimento do João. Imagino que seja a convivência com a irmã mais velha que acaba estimulando mais. Segundo uma amiga, “o segundo filho é igual ao fusca. Pega no tranco!” Bom, resolvi dividir em tópicos para ficar mais organizado.

ALIMENTAÇÃO

Eu cometi um erro na alimentação do João. Às vezes, para facilitar, ao invés, de passar a sopinha na peneira, eu batia no liquidificador. Tb fiz isso com a Malu e não ocasionou em nada sério. Mas, o João enjoou da sopa e, quando comecei a dar comidinha, ele engasgava muito. Era desesperador, depois de algumas boas colheradas, ele engasgava e vomitava tudo!  O pediatra comentou que isso seria normalizado naturalmente ou, se eu preferisse, eu poderia procurar uma fono. Bom, eu optei em seguir o fluxo natural e esperar mais um pouco. Hoje, ele engasga bem menos, mas, às vezes, ainda acontece.

Eu demorei a introduzir açúcar na alimentação da Malu. Oficialmente, só depois de 2 anos.  Por opção, não costumo dar besterinhas até hoje.  Para vcs terem uma idéia danoninho aqui em casa só entrou quando a Malu tinha 2 anos e meio. Fiz até um post sobre o assunto. Pretendo ter o mesmo cuidado com o João, mas sei que será muito difícil. Outro dia, ele estava lambendo o pote de danoninho da Malu. Pior foi pegar ele de boca aberta e a Malu tentando dar M&M para ele. kkkk

Há algum tempo eu escrevi a minha experiência com papinhas Nestlê na alimentação da Malu. Não uso muito, mas, em algumas situações, é bem prático poder dar para as crianças na rua. Com o João Pedro acontece a mesma coisa. Ele não curte muito a salgada, mas até que come a de frutas.

E o leite no peito… ele largou o peito com 9 meses! Fiquei arrasada! Imaginava amamentar, pelo menos, até 1 ano. Ele tinha uma relação com o peito bem diferente da Malu. Quando chegava do trabalho, ele ficava doido e vinha direto mamar. A Malu largou com 7/8 meses. Mas, pela minha experiência, a gente volta a trabalhar e muitas coisas mudam: a produção vai diminuindo,  algumas mamadas de leite artificial são introduzidas, o bebê vai experimentando outros sabores… O desmame foi muito natural. Oferecia o peito, mas como já não tinha muito leite, ele dava uma chupetada, largava e ria para mim! Com a Malu foi mais traumático. Ela se jogava para trás recusando o peito, rs!

FALA

Acho que o João Pedro vai ser bem tagarela. Ele já fala mama, papa, au au, aô (alô)… 

CORPO

O João começou a engatinhar com 6 meses. Aos 8 meses, quando a gente se descuidava… ele já estava no 2º andar, ou seja, já tinha engatinhado pelas escadas. Ele é muito levado! E, aos 10 meses, ele já ficava em pé sem segurar e dava alguns passinho. Essa semana, ele, começou a andar. Ainda sem muito equilíbrio e com muitas quedas… A última queda foi no domingo de bochecha na mesa de centro.  Tadinho! A bochecha dele está até roxa!

SONO

O João dorme a noite toda desde 45 dias de vida. Detalhei algumas dicas em outro post. Inclusive, a noite de sono dele é de 12/13 horas. Mas ele tem dormido bem pouco durante o dia! Um dia normal ele tira uma soneca de manhã e outra a tarde. Mas são sonecas curtas. Tem dias que ele nem dorme.  Não sei se isso é uma característica de menino ou se é porque ele tem uma personalidade mais agitada!  Mas a Malu dormia mais. Segundo a tabela de sono,  na idade dele, deveriam ser 11 horas de sono à noite e duas sonecas totalizando 14 horas por dia. Se for assim, como ele tem dormido bem à noite, a princípio, está dentro do esperado.

JOÃO PEDRO & MARIA LUÍSA (MALU)

A Malu é bastante carinhosa com o irmão, mas muitas vezes não tem noção de força e acaba machucando ele. Ela tb tem bastante ciúmes. Ás vezes, até machuca de propósito e vive fazendo coisas para chamar a nossa atenção! Só que agora o João revida! rs! Vai em direção à ela, reclama e até tenta morder para se defender. rs!

Mais algumas fotos tiradas do nosso levado!

Resize of IMG_4493Resize of IMG_4496

E vcs? Nessa fase como o seu baby se comportava? E o desmame?

5 comentários:

Juliana disse...

Derreti!

Mary disse...

Ele está muito lindo!!!! Bjos

Ingrid Faria disse...

Ele está uma fofura e lindo!
O meu baby Anderson amava brincar com o telefone, ele não podia ver um que arrumava um jeito para pegar, no mais ele não era tão levado, rsrs

Beijos

Sybelle Alheiros disse...

Ana, como o JP está gostoso... lindo demais...
fase boa né?
tenho dois e sei bem o que falas.
bjs

Juliana Schlachter disse...

A Duda, minha filha, é quase da idade do João Pedro. Ela completou 10 meses no dia 16 de agosto e tem várias semelhanças com ele! Adorei saber que existe outro bebê nesse mundo que sempre dormiu MUITO bem durante a noite e que tira soonecas MUITO curtas durante o dia. Normalmente, a Duda só dorme 30 minutos de manhã e 30 depois do almoço. Ela também está começando a andar e desmamou assim que completou 10 meses. Bem, se quiser saber mais detalhes da minha Pequena, é só fazer uma visita lá no blog milagredagravidez.blogspot.com!