terça-feira, 15 de setembro de 2009

Stephanie: Introdução da Mamadeira com Leite Materno

Como mencionei em outro post, o objetivo é ajudar as mamães para que elas amamentem, EXCLUSIVAMENTE, seus filhos até os 6 meses de vida deles. E para isso, dei várias dicas de como solucionar alguns problemas. Inclusive, se a pessoa já tiver dando complemento, o ideal é que seja pelo Mamma Tutti. Com ele a mãe continua amamentando enquanto o bebê recebe o complemento sem perceber. E, com isso, a sucção do bebê auxiliaria também no aumento da produção de leite da mãe.

Então, nesse post eu vou falar sobre a minha experiência na introdução da mamadeira com o meu leite (materno). Para que tudo der certo, vc deverá também seguir as dicas do post sobre a rotina das mamadas.

Eu imagino que a mamadeira com complemento é fácil da criança pegar! É mais docinho... E leite de peito é bom no peito, né? Por quê introduzir a mamadeira com o leite de peito?

Nas aulas da Stephanie ela sugere introduzir, depois do 10º dia de vida do bebê, 3 mamadeiras do seu leite por semana. Essa introdução é importantíssima e ajudaria a criança a não estranhar tanto quando você tiver que voltar a trabalhar. Inicialmente, como uma boa administradora, fui aos cálculos: 3 mamadeiras por semana não faria o bebê largar o peito? Lembre-se são aprox 8 mamadas por dia. Isso significa 56 mamadas na semana sendo apenas 3 na mamadeira e com o SEU leite materno. Sem chance do bebê largar o peito, né? A idéia das 3 mamadeiras por semana é também para ajudar a mãe ter mais liberdade e poder sair...ou seja, uma mamadeira para que a mãe possa se cuidar (salão, unha), outra mamadeira à noite para a mãe possa ter, pelo menos, uma noite de sono sem acordar e uma outra mamadeira para os pais possam sair para jantar/namorar.
Mas não pode ser qualquer mamadeira! A mamadeira indicada pela Stephanie, foi a da marca Dr. Brown’s de boca larga. Essa mamadeira tem uma válvula e foi especialmente desenvolvida para o bebê não engolir ar (para não ter cólica) e ainda dificultar o fluxo do leite. Assim o bebê não largaria o peito, achando que mamaria com menos esforço, ou seja, o bebê não acharia que iria mamar uma maior quantidade de leite quando usasse a mamadeira.

Adorei a idéia, mas... Como eu conseguia ir na academia 1 hora 3 x na semana, conseguia fazer a unha uma vez na semana... ou seja, não sentia necessidade alguma de deixar a mamadeira para alguém dar o leite enquanto eu estivesse fora. Então, por facilidade demorei e só fui introduzir depois de 2 meses quando queria sair com o maridão, queria tomar uma taça de vinho... Para isso, precisaria deixar uma mamadeira para alguém dar, né?

Pois é, mas a introdução tardia... foi um parto! A Malu não queria pegar a mamadeira de jeito algum. Foi aí que liguei para Stephanie e li também o capítulo sobre esse assunto no livro “Encantadora de Bebês Resolve Todos os seus Problemas” (capa rosa).

Bom, eu juro que não tinha registrado nas aulas da Stephanie que a essa introdução não deveria passar de 2 meses e que, se passasse esse tempo, era possível que o bebê não aceitasse mais a mamadeira. Fiquei desesperada! Como, então, eu voltaria para trabalhar?

Nos 2 primeiros dias de tentativa, fiz tudo errado: forcei, enganei começando com o peito e empurrando a mamadeira, desisti e dei peito etc. Mas depois segui as dicas da Stephanie e do livro e tudo acabou dando certo. Algumas dicas importantes:
- tentar introduzir a mamadeira nas primeiras mamadas do dia quando o bebê está com mais fome;
- no início, o ideal é que outra pessoa (não a mãe) dê a mamadeira;
- nunca force;
- tente 1 hora depois de novo;
- tenha paciência e esteja disposta a eliminar “uma greve de fome”. O bebê não morrerá de fome. Quando a fome apertar, o bebê vai pegar a mamadeira.

Bom, no primeiro dia depois das dicas assimiladas, eu dei a mamadeira às 5hs quando ela ainda estava sonada para que ela não percebesse que era eu... mas ela não quis a mamadeira. Não insisti, depois de um tempinho (eu não esperava 1 hora, esperava 20 minutos) pedi para empregada dar... a Malu tb não quis. Ficamos tentando de tempos em tempos.... Ela mamou a mamadeira do meu leite só às 13hs. A Malu ficou de 5hs até às 13hs sem querer mamar. Na verdade, a última mamada tinha sido às 21hs da noite anterior. Fiquei preocupadíssima, mas não dei o peito. No segundo dia, ela ficou de 5hs até às 9hs sem querer mamar. No terceiro, só não pegou de primeira. Mas depois, na segunda tentativa, já pegou!

E aí, a vida voltou ao normal! Rs! Eu conseguia sair com o maridão, tomar um vinho e deixava a mamadeira com o meu leite para alguém dar.

Não sei qual seria a opinião da Stephanie sobre a introdução da mamadeira com o seu leite se vc dá complemento em mamadeira ou Mamma Tutti. Mas imagino que tenha que ter mais cuidado. Vale à pena consultá-la. O tels dela (21) 2541 - 4754 / (21) 8111-5848.

Tem criança que pega a mamadeira naturalmente. Mas com a Malu eu penei. Agora eu quero saber de vc. Como foi a introdução da mamadeira para o seu filho?

No próximo post, vou falar sobre o armazenamento do leite. Vc vai precisar saber quando você voltar para trabalhar.

14 comentários:

anna paula disse...

Estou amando a sua série sobre amamentação. Tô grávida do segundo, mas já liguei e vou fazer o curso da Stephanie. Muito obrigada! Mas se é melhor introduzir de manhã, qdo o bebê está com mais fome, como usar então para sair 'a noite com o maridão?? Ela falou se pode ser mais do que 3 ou o máximo são 3 por semana??

Beijos

Ana Carolina Peixoto disse...

Anna Paula, que bom que está gostando. Tenho muitas dicas e pouco tempo para escrever :-(

Fico muito feliz por vc ter a oportunidade de fazer o curso com a Stephanie. Depois me conta o que vc achou! Ela possibilitou a gente ter uma vida maravilhosa. Sem muito stress com o bebê e com muita liberdade. O fato da Malu dormir a noite toda, nos possibilita, constantemente, sair à noite. A vida de casal merece atenção, né?

Com relação ao post, se vc introduzir antes dos 2 meses, vc não terá problema e poderá dar a mamadeira em qq hora. No meu caso, a Malu não queria pegar de jeito nenhum, pois passei dos 2 meses. Então, a mamadeira de manhã na primeira mamada foi só no início, ou seja, até a Malu pegar. Depois, ela mamava na mamadeira o meu leite a qq hora.

Com relação a quantidade, acho que vc deverá usar o bom senso. Na época, não me lembro de nehum comentário da Stephanie sobre usar mais que 3 mamadeiras. Tudo vai depender da sua rotina e da sua produção de leite. Eu imagino que, como estamos falando de leite materno, não haveria muito problema se vc tivesse que dar uma quantidade maior na mamadeira. Mas cuidado para não abusar! Vale a pena consultá-la! Depois me conta o que ela falou.

Seja bem-vinda!
Continue espiando! rs!

Bjs,
Carol

Priscila disse...

Muito boas as suas dicas, Carol. Até hoje a Duda presicou tomar a mamadeira com o meu leite umas 6 vezes (frequância bem menor que a que você falou), quando eu precisei me ausentar. E ela não teve nenhuma dificuldade. Sempre pegou de primeira. Eu uso a mamadeira da Avent, que também é ótima. Com o Gui foi a mesma coisa. Mas quando voltei a trabalhar, ele começou com o nan, com 3 meses e meio. Depois de 15 dias recusou o meu peito e o leite secou... Comecei a tomar a alfafa e o chá.
Bjs.
Pri

Ana Carolina Peixoto disse...

Pri, que bom que foi tranquilo para a Duda pegar a mamadeira. Vê se sai com o maridão mais vezes. rs! Tente armazenar o seu leite para dar para a Duda quando vc voltar para o trabalho. Enquanto, a Malu mamava o meu leite na mamadeira, foi dez! Lá para o 8º mês, já não conseguia tirara leite no trabalho, olha que eu ainda tomava plasil... e tive que dar o NAN em uma da mamadas. Sabe o que aconeteceu? A Malu largou o meu peito. Fiquei ararsada! Olha que nessa época era só a mamada das 5:30 e de antes de dormir. Eles vão crescendo... tendo gostos... É isso aí amiga!

Lucia Laureano disse...

Carol,
Adoro seus posts falando sobre tudo que você aprendeu com a Stefanni, imagino que ela seja fantástica! Pena que só a conheci agora, pois vou confessar que no segundo filho pensamos que já sabemos de tudo, né?! Além do mais com todas as dicas que leio por aqui é quase como se tivesse participado das aulas 

Verônica Cobas disse...

Carol,

Pensei em passar por aqui apenas para dizer da pena de não ter conseguido conhecer você essa semana. Mas realmente tem sido difícil com minha mãe internada. Amanhã cedo, no entanto, ela terá alta e espero que, a partir daí, tudo corra bem e eu tenha mais tempo. Bem...sobre mamadeiras, leite materno e afins, nem tenho o que dizer. Até comentei no blog da Priscila falando da minha surpresa em ouvir falar de coisas que jamais conheci, inclusive as cápsulas de alfafa. Mas já faço parte de um outro mundo e só vou voltar a viver esse mundo quando os filhotes produzirem filhotes.
Quero aproveitar para te perguntar uma coisa: independente de nossa happy hour, a próxima vez que for em Niteroi posso te ligar? De repente até consigo passar na sua casa rapidinho para um alô.

Vai ser bom. bjs. Vê

Uma Mulher de Fases disse...

Carol,

Eu não tive problemas, quando o Gabriel nasceu eu estava desempregada, então o amamentei até 1 ano e três meses, não forcei a mamadeira, desmamá-lo foi simples e doloroso ao mesmo tempo. Aos seis meses introduzi alimentos aos poucos, como se deve, e o peito era apenas o leitinho da noite e da manhã, nos dois últimos meses era só a chupeta mesmo, mas a bobona não queria perder aqueles momentos "só nossos". Na páscoa, ele comeu tanto chocolate que não aceitou o peito, neste dia, meu leite empedrou e eu fui parar no hospital com febre de 41°C. No dia seguinte ele recusou o peito e eu fiz uma mamadeira com leite ninho mesmo, sem ser aquele de fases..., adocei com mel e coloquei mucilon, os pediatras de hoje me matariam, mas segui mesmo a receita da minha mãe, deu certo, ele adorou e mamou até os três anos, sempre antes de dormir e ao acordar. Já com a Raphaela, foi mais delicado, eu trabalhava e voltei quando ela completou 4 meses, eu voltei a trabalhar, mas quando ela fez dois, voltei a Faculdade, no primeiro dia ela estranhou a mamadeira, usei a da Gerber que tem a forma do seio materno, mas como diz a minha mãe, na hora da fome, vai qualquer coisa, e assim foi, ela mamou e acostumou, quando eu voltei a trabalhar, levava o tira-leite, gelo, uma bolsa térmica e sofria viu, tirava leite de 4 em 4 horas, pegava 3 trens e um metrô, mas seguia a risca as orientações pra tirar o leite, e deu tudo certo, tirei do peito com um ano e quatro meses, foi sossegado, acho que tive muita sorte, e por falta de $ pra coisas caras babás e etc, acho que me virei muito bem.
Beijos!

Ana Carolina Peixoto disse...

Vê, lógico que pode dar um alô!Adoraríamos a visita! Só me liga antes, pois, normalmente, a gente acaba inventando coisa para fazer e já posso ter algum compromisso. Alguma previsão de vinda?
bjs,

Carol

Ana Carolina Peixoto disse...

Sheila, é impressionante como cd filho é uma história diferente. Legal saber que com o Gabriel vc não teve problema e que com a Rafa... a fome falou mais alto. Com a Malu tb. Só pegou mesmo quando sentiu fome! rs! Depois tirou de letra! Que inveja por vc ter conseguido amamentar por tanto tempo. Eu queria muito amamentar até 1 ano, mas quando a gente dá NAN... começa o problema! Eu tb fiquei 2 meses tirando leite no trabalho (dos 6 aos 8 meses). É uma tralha, né? Mas vale a pena!
Bjs,

Marina disse...

Ana, vc teria alguuma foto dessa mamadeira de boca larga?
Eu olhei várias da Dr. Browns, mas fiquei bem perdida!
:(
bjs,

Marina disse...

Opa! Acabei de achar uma na Americanas!
É essa?
http://www.americanas.com.br/AcomProd/594/626495
bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Marina, é essa mesmo! Vc vai precisar de uma de 120ml e a outra depois de 1240ml. Usava a de 120ml no início com o meu leite materno. Depois que a Malu começou a mamar 150ml/180ml passei a usar a de 240ml. Com o Nan ela passou a mamar 240ml. A de 120ml, ficou para o suco.

bjs,
Carol
PS: espero que vc cveja as respostas.

Anônimo disse...

Adorei tudo que li! Meu Davi esta com 9 semanas e estou super receosa de introduzir a mamadeira (com meu leite) e ele largar o peito... mas vou seguir seu passo a passo e seja o que Deus quiser! vai dar tudo certo!

Luciana disse...

Sua postagem é muito legal, os meus parabens. Eu também usei a mamadeira dr browns quando tive a minha Bruna, uma amiga minha que tinha vivido na inglaterra usou essa marca e achei curioso por causa da valvula anti colica. Depois me tornei fã e usei também o saco de leite igual a este http://farmaciaturcifalense.com/pt/30_dr-browns estes sacos davam pra guardar meu leite para a bebé.
bjoos
Luciana