sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Stephanie: Aula de Papinha e Receitas de Sopinhas para Bebê

Não tive dúvida sobre fazer ou não a aula de papinha com a Stephanie. Afinal, as aulas sempre foram oportunidades de "sugar" o conhecimento da minha Guru! rs!

Vou relacionar abaixo duas receitas que a Stephanie nos entregou no curso de papinhas. Mas não deixe de participar das aulas, pois as aulas acabam sendo uma oportunidade também de tirar algumas dúvidas sobre vários outros assuntos. O meu blog é meramente informativo. Na prática, você pode enfrentar alguns probleminhas e nada melhor que alguém capacitado como ela para te orientar.

A melhor fase é o leite materno quando vc não precisa se preocupar com nada... Mas as crianças crescem!

Como falei no post anterior, o ideal é que a sopa salgada só seja introduzida após 6 meses. E deverão conter um representante de cada grupo alimentar, como os cereais e tubérculos (arroz, macarrão, batata, aipim, inhame), os legumes (abobrinha, cenoura, chuchu, beterraba, abóbora), as verduras (espinafre, brócolis, couve), as leguminosas (feijão lentilha, grão de bico) e as carnes (carne vermelha, frango ou peixe). Conter as cores: branco/amarelo, verde e vermelho. O ideal é não passar a sopa no liquidificador. Utilizar a peneira inox para amassá-la. No início, você pode utilizar o músculo para dar gosto e colocar uma pitada de sal, mas deve tirar a carne antes de passar na peneira. A substituição da mamadeira com leite pela papinha salgada deverá ser feita, na primeira semana, apenas no almoço e, na segunda semana, incluir também no jantar. Depois você pode bater a carne junto com a sopa. Quando a criança começar a comer comida (10 meses), decorar o prato com rostos etc.

Receita Básica
refogar alho e cebola em 1 colher de sopa de azeite
refogar 100gs de carne (músculo, frango ou peixe)
acrescentar
1 batata
1 cenoura (beterraba ou abóbora)
1 xícara de espinafre
1 pitada de sal (sem exagero)
colocar agua até cobrir tudo
deixar ferver até a cenoura estar mole
tirar a carne
passar tudo na peneira de metal (na introdução. depois pode bater no liquidificador)

Caldo de Legumes (pode ser usado para completar qualquer sopinha)
refogar alho e cebola em 1 colher de sopa de azeite
acrescentar na água fria:
2 batatas (aipim ou inhame)
2 cenoura (beterraba ou abóbora)
1 nabo
1 alho poró (chuchu)
1 xícara de espinafre (brócolis, alface, rúcula, couve, agrião ou couve flor)
1 pitada de sal (sem exagero)
coar o caldo
separar os legumes

Eu nunca fiz esse caldo de legumes. Fazia a receita básica variando os legumes e o tipo de carne. A sopa vai ter uma consistência mais pastosa. Depois você passará aos poucos para a sopa em pedaços. Cuidado para não colocar muitos legumes de um mesmo grupo. Se não a criança não consegue desenvolver o paladar e a sopa pode ficar sem gosto. A gema de ovo pode ser acrescentada duas vezes na semana.


Como a minha empregada vai só 3 vezes na semana, eu fazia uma sopa para o almoço e outra para o jantar. Assim, eu conseguia variar o cardápio da Malu. A empregada fazia sopa para 2 dias e eu guardava na geladeira mesmo. Mas , às vezes, ela fazia numa quantidade maior e eu congelava. Comida fesquinha é muito mais gostosa, mas precisamos de praticidade tb, né? Não dava para trabalhar o dia inteiro e ainda chegar em casa para cozinhar.

É muito importante não ter pressa em dar a comida para o bebê. O momento deve ser prazeroso para o bebê. Permita que ele possa se lambuzar bastante. O contato do bebê com a comida com as mãos, pés... é fundamental. Vai determinar a relação que que ele cria com a comida.

A Malu comia muito bem no início. Era tudo novidade! Depois? Tivemos uma fase de muito sufoco. De levar quase 1 hora para dar a comida para ela. De ter que passear pela casa, ir ver os passarinhos, o cachorro... Descobrimos que a comida precisava de mais tempero. Criança não gosta de comida sem tempero, viu? E também diminuimos a variedade de verduras e legumes numa mesma sopa. Mudamos e melhorou. Hoje, ela demora aproximadamente 30 minutos para comer.

A Malu fica entediada muito facilmente, então, fizemos algumas adaptações. Atualmente, as refeições da Malu são em duas etapas:, pois ela fica facilmente entediada. Primeiro, ela come à mesa para já se acostumar no ambiente com a família. E, quando ela já começa a recusar a comida, mas sei que ela ainda pode comer alguma coisa... vou para o Bumbo no quarto de brinquedos. Essa foi uma das perguntinhas feitas para a Stephanie, lembra? Em outro post detalharei as respostas da Stephanie, ok?

A Malu não é daquelas crianças gulosas, mas come bem. Acho que uma dúvida frequente é sobre a quantidade. Nós mães queremos sempre que os filhos comam muito. Eu sempre faço um super prato! rs! Á vezes, ela come tudo, às vezes, ela deixa comida. Mas ela já diz quando não quer. Se eu acho que ela quase não comeu, mudo de ambiente e insisto mais um pouqinho. Mais cuidado! Não insista demais! Fique atento, pois você pode criar um problema: a criança pode depois achar que 2 biscoitos não são suficientes e só querer parar de comer quando o pacote terminar! rs!

Depois que entra a comidinha de verdade... é ótimo! O arroz, o feijão e o purê estão sempre presentes nas refeições das crianças. Como já mencioinei, dou preferência ao arroz e macarrão integral e o feijão azuki. O purê normalmente faço os tradicionais mesmos: de batata, de inhame, de aipim... Além dos cremes de espinafre, milho e cenoura. Hoje, a Malu come comida de adulto. Mas é lógico que não dou frutos do mar, porco, coisas gordurosas, nem fritura e nem açúcar. Mas de resto, ela está comendo tudo! Ela está na fase de querer comer sozinha. Uma graça, mas fica sempre imunda nas reieições. A estratégia é ter 3 colheres no prato. Duas colheres para ela e uma para mim.

Para as crianças com dificuldade de comer, a Stephanie sugere que a gente decore o prato de comida, ou seja, faça desenhos para atrair maior interesse para a criança. Você pode fazer desenhos das coisas que a crinaça já conehce e aproveitar as diferentes cores dos alimentos (carro, àrvore, cachorro...). Coloque a sua imaginação para funcionar! rs!

Apesar da Stephanie ter dito que isso poderia ser aplicado após 10 meses, eu ainda não decorei nenhum prato, pois só agora percebo que a Malu tem um entendimento maior sobre as coisas da vida. Então, vou começar, em breve, a decorar os pratinhos dela nos finais de semana e prometo tirar fotos das minhas criações e divulgar no post, ok?

Bom, por opção, não dou sobremesa para Malu. Ás vezes, ofereço uma fruta depois da refeição, mas ela não aceita muito bem. Come 4 colheradas e não quer mais. Por isso, não insisti nesse hábito. Para a crianças com muito apetite... As frutas são sempre uma ótima opção de sobremesa!

Tem que ter muita imaginação para variar o cardápio e agradar a todos. Por isso, em breve farei um post,divulgando algumas receitas de comidinhas feitas para a família que agradam a Malu e a gente. Algumas eu peguei de um livro Bebê Gourmet indicado pela Stephanie e outras são receitas normais, da internet...

E você? Tem alguma receitinha especial para introdução do sólido? Como o seu filho(a) reagiu às mudanças?

13 comentários:

Rosi disse...

Ah, como de costume hoje lá no Mundinho tem entrevista especial. Passa lá.

Bjs

Marina disse...

Ixi, tá aí algo que tenho muuuuuuito que aprender!
Não tenho noão do que fazer pra Beatriz qd ela tiver que começar a comer algo que não leite!

hahahahaha

beijoca

Catia disse...

Oi Ana, por um acaso entrei no seu blog ontem, pois estava pesquisando no google sobre a cadeirinha Bumbo e aí vi que você fez curso com a Stephanie. Eu e meu marido também fizemos, e ela é mais que nossa guru tb! ehehehe Estava do meu lado na hora do parto, me auxiliou na amamentação e me de3u muitqa força quando meu filho teve que ficar 1 mês na UTI. Mas agora ele tá com 4 meses e meio, um fofucho e numa fase deliciosa! Como eu volto ao trabalho no mês que vem e meu filhote (Luca o nome dele) ficará com uma babá, optamos juntamente com o pediatra a introduzir os sólidos antes de eu voltar. Então essa semana ele tá no suquinho e por aí vai. Após ter assistido a quase todos os módulos das aulas da Stephanie (meu marido gostou tanto que queria até assistir a aula sobre Gêmeos!rs) achei maravilhosos os seus posts e de muuuuuita utilidade. Sua filhota é linda!!! E me empolguei mais ainda qd vi as fotos dela no Bumbo, mas infelizmente está em falta na Stephanie e em tudo quuanto é loja, mas continuarei procurando. Como esse post trata de leite materno, eu tenho uma dica que recebi enquanto estava com meu filho internado e que foi bastante útil, que é comer 3 vezes ao dia um porção de castanhas/nozes/amêndoas para aumentar a caloria do leite e deixar nossos bebês bem fortinhos! E realmente funciona, pois lá eles mediam a colria do meu leite toda semana e quando introduzi essa dica, meu leite "bombou"! Então acho válido dividir essa informação. Beijoca

RoPertile disse...

vamos fazer um acordo?
vamos trocar nossos empregos?
voce como pedagoga e nutricionista infantil e eu fotógrafa!
Prometo fotografar seus eventos :)))
bjk

Verônica Cobas disse...

Carol,

Bom demais ontem. Conhecer você, Marco, Malu, sua casa e a deliciosa e generosa forma de receber de vocês. Obrigado!!!!! Agora só falta conhecer a Stephanie...a guru de tanta gente e de quem só saber da existência através desse mundinho virtual. Já coloquei as nossas fotos no Orkut, mas vou te enviar por e-mail também. Beijosss.

Fa disse...

Cacá,Ilios é como Malu: começa a comer e, logo, logo, precisa mudar de ambiente. Eu começo na caderinha dele e depois coloco uma cadeira ao lado da janela e vou conversando, mostrando as árvores, os passarinhos, e ele comendo... Ele adora comida salgada, mas até hoje resiste a doces, a algumas frutas também. Como todos os legumes, adora peixe, como carne, verduras, etc. O problema está sendo a introdução das frutas e de iogurtes. Ele adora leite, come queijo nas refeições, mas resiste à consistência do iogurte. Vamos ver... Bom, uma idéia legal para os legumes é fazer um suflê gratinado, sem gordura, mas com o leite, um pouquinho de queijo por cima e o legume refogao dentro. Não adiciono sal aos alimentos dele. Quando vc fala de comida mais temperada, você fala de quais temperos?
Beijos!
Fa

Ana Carolina Peixoto disse...

Fafá, falo de uma pitada de sal, cebola, alho... A Malu odeia a consistência de mingau. Tem ânsia de vômito. Fiz uma sequencia de post sobre alimentação vai acompanhando... rs!

Para fazer a Malu comer, tb fazemos vários tours pela casa pelo jardim...


Bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Vê, foi maravilhoso o nosso café! Tb adoramos conhecer vcs! Manda as fotos por e-mail sim! Quero colocar no blog. Meu orkut é Carol Peixoto. Me add!

Bjs e boa semana,
carol

Ana Carolina Peixoto disse...

Marina, pois é. Depois do leite... haja criatividade! Aproveite para registrar e guardar as dicas. Vc vai precisar! rs!

Bjs,

Ana Carolina Peixoto disse...

Catia, muito legal esses encontros/achados na internet, né? Eu adoro poder dividir com as pessoas aquilo que aprendi e aprendendo com a Malu. Aprendo tb muito com os leitores! Por isso, continue espiando e deixando o seu comentário, viu?

Muito bom saber que está tudo bem com o Luca agora! Ninguém emrece passar por apertos com eles tão pequenininhos. Melhor ainda saber que a Stephanie esteve sempre por perto. O que seria das nossa vidas sem ela, né? Adorei as dicas da castanhas/nozes/amêndoas. Vou passar para uma amiga!

bjs,

Carol

Priscila disse...

Carol,
O Gui comia muito bem. A introdução de papinhas e sólidos foi muito tranquila. Claro que até hoje passamos por umas fases difíceis, em que ele não come muito bem, mas passa. Agora ele está implicando com feijão.
Confesso que estou com medo de enfrentar problemas com alimentação com a Duda. Hoje tentei dar a primeira papinha de banana. Ela comeu umas 3 colheres e vomitou tudo e mais um pouco...
Bjs.

Catia disse...

Carol, com certeza continuarei espiando o blog, eu tô introduzindo os suquinhos e frutas e suas dicas são excelentes! Com certeza a vinda do nosso filho não seria mesma para mim e meu marido se não fosse a Stephanie, fez toda diferença. Principalmente porque nas aulas dela tem um foco que é muito bacana, que é a importância do pai para o bebê e para a mamãe desde a barriga. Isso me ajudou na amamentação (o início é muito difícil!) e ele tem o prazer de dar o banho no nosso filho todas as noites, desde o primeiro banho na maternidade. Então me identifiquei aqui pela conincidência de termos a mesma guru e pela energia boa desse blog. Bjs e um ótimo final de semana!

Ana Carolina Peixoto disse...

Catia, muito bom saber que vc tem gostado dos assuntos no blog! Melhor ainda pelas coisas em comum! Eu sou suspeita para falar da nossa guri... Ligo para ela até hj! rs!

Bjs e bom final de semana,