quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Oficina de Cupcake

Já admiti algumas vezes que não levo muito jeito para trabalhos manuais. Mas, aos poucos, tenho ousado um poquinho. As minhas grandes amigas incentivadoras são a Lúcia do Criative-se, Pri e Fabi da Favas Design.

Pois é, resolvi fazer alguns testes de recheio e cobertura de cupcake no final de semana chuvoso. A idéia era treinar um pouquinho para tentar fazê-los para o níver de 60 anos do meu pai em setembro. A minha ajudante fez o cupcake e utilizou a receita básica de baunilha. Eu fiz o recheio de doce de leite e comprei um pacote de pasta americana pronta (branca). Comprei ainda corante em gel e algumas formas para recortar a pasta.

CUPCAKE DE DE BAUNILHA

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo com fermento
14 colheres de sopa de açúcar
12 colheres de leite
200g de manteiga
4 ovos
1 colher de chá de baunilha

Modo de fazer:
Juntar todos os ingredientes (exceto as gotas de chocolate) e bater na batedeira por uns 5-7 minutos em potência máxima. Misturar as gotas de chocolate. Colocar nas forminhas de papel pousadas na forma de cupcake de metal e assar em forno médio até começar a dourar.


RECHEIO
Coloquei uma lata de leite condensado na panela de pressão e misturei com 1 caixa de creme de leite para ficar mais mole e poder rechear com o bico.

Eu acho que a minha ajudante muda alguma coisa da massa do bolo. Ainda não sei o quê. Mas sei que fica bem fofinho. A Lucia comentou que a forminha costuma soltar e realmente algumas soltaram.

A minha maior dificuldade foi a de chegar aos tons desejados. A mãozinha chegou até a doer. rs! Mas preciso confessar que a bagunça foi uma delícia. O Marco havia saído para correr... Para quem não sabe o maridão é um atleta (rs!) e estava treinamendo para a Meia Maratona. Foi um momento delicioso meu e dela. E, como de costume... não podia deixar de dividir com vcs.

Malu com a mão na massa!

Recortado com as forminhas...



Fazendo bola com a pasta americana.


Toda suja de corante...



Escondendo a bagunça...
Reparem no avental!
Foi a tia Fabi que deu!


Muita bagunça!




Resultado final!



E aí? Gostaram? Para quem não leva muito jeito até que... nada mal, né?

Agora, enquanto eu sou amadora nos cupcakes... Não percam o que a Lu e a Pri estão inventando para o chá de fraldas do João Pedro!

5 comentários:

Unknown disse...

Que fofa!
A "mestre cuca" mirim leva o maior jeito na cozinha! :)
Bjos

Renata disse...

Oi Carol,
Vou te enviar umas fotos do meu chá de fraldas que fiz para a Manuela que chagará final de Outubro...
Ficou tudo lindo! Inclusive pedi a Lúcia do Criative-se para me adicionar no orkut e ver as fotos de perto...

Beijos e sucesso o chá de fraldas do JP.

Priscila disse...

Oi, Carol!!
Adorei as fotos!!! Essa Malu é uma figurinhaaaa!!!

Muito bom!

Olha, esse lance das forminhas se soltarem acontece por causa de umidade. Você pode ter deixado as forminhas em algum lugar úmido ou pode ter colocado a massa nas forminhas algum tempo depois de assar. O ideal é colocar a massa e levar direto ao forno. Se a massa estiver muito amanteigada (o que eu acho que não é o caso dessa receita que você usou) pode acontecer o mesmo.

Bjs.
Bjs.

Rosi disse...

Carol

Tô louca para ver o resultado da Lúcia para o Chá de Fraldas.... Sei que vem coisas boas!!!

Bjs na barriga e na Malu

Gabi Maia disse...

Oi amiga!! Sabe q eu ia te ligar hoje mesmo para falar de cupcakes... engraçado!!! Fiz uma vez e a massa ficou meio dura! Vou tentar de novo amanha! Meu niver é no domingo e queria fazer... só fiquei na dúvida do tempo e da forma de conservação... posso fazer amanhã para consumir só no sabado???
A Malu ficou uma fofa cozinhando!!! Parabens!!!
beijos!