quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Stephanie: Aula de Enxoval

Já algum tempo estou querendo fazer um post sobre enxoval. Vcs estão percebendo que estou frenética tentando colocar os posts pendentes em dia? rs!

Bom aí vai um dos posts prometidos há tempo...

Infelizmente, somos induzidos e compramos muitas coisas que não tem muita utilidade. Eu não fiz a aula de enxoval com a Stephanie na gravidez da Malu, mas a minha guru me entregou a relação. Pena que já tinha comprado um montão de coisas para a filhota. rs! Vou fazer alguns comentários para cada item. Espero conseguir ajudar vcs. O ideal é, inicialmente, vc focar nos itens RN ( 1º mês) e P ( 2º e 3º mês) . As quantidades serão aproximadas, pois vai depender do tamanho do seu bebê e da época que ele vai nascer.

Artigos do bebê
macacão, camisa ou boby e culotes - de algodão, preferencialmente, sem bordados. Tirar a etiqueta para não incomodar o bebê. O plush/linha pode ser uma opção mais quente para os bebês no inverno.
4 macacões de malha de algodão RN
3 camisinhas de malha ou body RN e culote
3 macacões de malha de algodão P
4 macaquinhos de malha P
3 camisinhas de malha ou body P e culote

Os RN ficam muitas vezes irritados na hora de se vestir. Na minha opinião, a melhor opção para os pais e para os RN são os macacões e macaquinhos. São mais fácieis de vestir, não tem que passar a cabecinha. De qq maneira, é importante saber que o ideal é colocar o body por baixo.O body é uma ótima opção, mas para depois do 1º mês quando tanto os pais como os bebês já estão mais adpatados a colocar as roupinhas. sapatinho/meias e toca - o lugar que o bebê mais perde calor é a cabeça. Por isso, o ideal é usar as toquinhas logo após o nascimento. Os sapatinhos tb devem ser usados para aquecer os pezinhos.

6 pares de sapatinhos com elástico ou meias
2 toquinhas

manta - o objetivo da manta, além de aquecer o RN, é ajudar na transição do ventre ao mundo externo. O bebê dentro da barriga tem um limite do espaço e se sente mais seguro quando os pais dão esse mesmo limite utilizando a manta para manter as mãos juntas ao peito. Os antigos cuieros de flanela são muito bonitinhos, mas não tem a "elasticidade" suficiente para garantir essa segurança para o bebê. Por isso, o ideal são as mantas de linha e de algodão.

1 manta de linha
3 mantas de algodão

toalha - me desculpem a franquesa, mas as toalhas disponíveis para comprar nas feiras... são horrorosas de desconfortáveis para os RN! Podem ser bordadinhas, bonitinhas, mas... nada melhor que uma boa toalha felpuda. Uma boa opção é comprar uma toalha gostosa e, se for o caso, pedir para alguém bordar o tema do enxoval.

3 toalhas de banho felpudas

fraldas de pano - as fraldas de pano podem ser usadas caso o seu bebê tenha alergia as fraldas descartáveis, também podem ser usadas para ajudar a secar o bebê depois do banho, colocar no ombro para arrotar, limpar a boca etc... Mas as fraldas vendidas na feira são de péssima qualidade. Depois de lavá-las elas criam bolinhas. Procure pelas fraldas da antiga fábrica Nova América. Algumas pessoas optam em comprar nas feiras as frladas bordadas com o tema do enxoval. Atualmente, são conhecidas como fralda de boca e fralde ombro.

18 fraldas de pano

fraldas descartáveis - dependendo do tamanho do seu bebê vc quase não vai usar as fraldas RN. As fraldas são trocadas a cada mamada. Detalhes no post Rotina das Mamadas. Na minha opinião, as melhores fraldas são Turma da Mônica Tripla Ação para as trocas mais freqüentes e Turma da Mônica Soft Touch ou Pampers verde para as trocas menos freqüentes (noturnas e passeios). Para o tamanho RN, na época da Malu só era possível acahar no mercado a da Turma da Mônica. Para detalhes leia o post sobre o Chá de Fralda da Malu.
10 pacotes de fraldas descartáveis RN (dependendo do tamanho que o bebê nascer, talvez nem utilize o tamanho RN)
20 pacotes de fraldas descartáveis P
60 pacotes M
60 pacotes G

Mamãe
1 Bomba para extrair leite (Mini Eletric Medela) - perfeita, no custo benefício (leia o post Armazenando o Leite Materno).
2 Concha rígida conjunto (Salve Milk) - não aceite a concha de base de mole, pois o efeito na formação do bico não é o mesmo (leia o post Problemas na Amamentação).
3 Sutiã amamentação
10 Potes para guardar leite - dê preferência aos de vidro, mas acabei usando tb alguns de plástico. (detalhes no post Armazenando o Leite Materno)
2 Calcinha alta - para usar depois do parto. Se for cesariana, pois o corte fica em uma região que as calcinhas baixas incomodam
Mods para gestante (Geriatex) - o pacote é enorme, mas se usa pouco.
Pomada cicatrizante (Kelocorte) - caso tenha feito cesariana.
Creme anti-estrias - Mater Skin deve ser usado desde o início da gravidez quando a barriga começar a crescer.
Creme para hidratar os bicos dos seios - Gordura de picanha da Stephanie by Marius. Se vc fizer o curso da Stephanie, vai ganhar. Mas caso não faça, uma amiga no desespero foi no açougue comprou picanha e ela mesmo fez a pomadinha para ela e funcionou.
1 Almofada para amamentar - eu comprei uma na feira, mas o formato dela não era muito adequado. Ás vezes um bom travesseiro pode resolver. Eu comprei na Stephanie o minhocão. É ótimo, é grande e pode ser usado de várias formas. Inclusive, vc pode usar na gravidez para aliviar as costas e o bebê ainda pode dormir em cima. Me chamou a atenção o material: bolinha de isopor que adequa melhor o bebê e o nosso corpo.
1 Chinelo para maternidade - eu não tenho o hábito de usar chinelos, por isso, acho que uma boa havaiana, croc... pode funcionar bem.
2 Camisola para maternidade - culturalmente, temos o hábito de receber visitas no hospital de camisola. Comprei duas para o parto da Malu, mas preciso confessar que depois que comprei a "camisola" de malha na Stepnahie... não queria outra vida. Não tem cara de camisola. Parece mesmo um vestididinho. Acabei usando mais em casa quando eu recebia visita. Mas vou levá-la para a maternidade dessa vez.
2 Cinta - Segundo a Stephanie, a cinta não deve ser usada durante muito tempo. O ideal é que não ultrapasse 10 dias de uso. A gente acaba usando mais tempo, pois nos sentimos mais seguras e tb para dar mais forma ao corpinho. rs! Mas a idéia é a gente fazer os órgão, através da postura, irem voltando para o lugar. Conversem com o médico, mas dêem preferência as cintas de lycra mole. Eu comprei a marca Mi Lady e evite àquelas cintas com custura e "ferro", duras e que chegam até a machucar.

Acessórios
1 babá eletrônica - essencial para dar tranqüilidade aos pais enquanto os bebês dormem no quarto deles. Optamos pelo modelos mais simples, mas algumas amigas compraram com câmera e podem, além de escutar o bebê, olhar o que está acontecendo.
1 enfeite de porta maternidade - caso queira adquirir um enfeite, vale a pena ser algo que depois será utilizado na decoração do quarto.
1 bolsa de passeio com trocador - lembre-se que quem vai usar a bolsa é a mãe e o pai. tem que combinar com as nossas roupas. rs! Na minha opinião, a melhor opção são as bolsas mais neutras. Eu comprei na feira um jogo (mala, bolsa e frasqueira), mas depois acabei comprando uma beje na Uncle K que vinha inclusive com um trocador fininho para fazer trocas na rua. Melhor aquisição feita.
1 caixa para guardar os remédios
1 kit escova e pente
1 tesourinha com ponta de bolinha
1 mamadeira pequena (chuquinha) - só utilizei mesmo quando introduzi o suquinho de laranja aos quase 6 meses de vida da Malu.
1 mamadeira Dr. Brows pequena 120ml (wide neck) - usei para ter mais liberdade. Deixava meu leite (materno) para alguém dar na mamadeira (leia o post sobre Introdução das Mamadeira com leite materno)
1 mamadeira Dr. Brows grande 240ml (wide neck) - a quantidade de leite materno é inferior que a de leite artificial. Por isso, no início só usava a mamadeira de 120ml. Não me lembro exatamente, mas acho que só introduzi a de 240ml depois de 5 meses.
1 frasqueira (bolsa térmica) - só vai utilizar quando começar a introdizir alimentos ou a deixar o seu leite congelado para alguém dar.
1 porta-treco -mandei fazer de tecido e pendurei em cima do trocador. Coloco algodão (estoque), fita adesiva, tesoura, pente... Comprei tb um conjunto de três peças para colocar na cômoda, coloco cotonete, algodão, termômetro, remédios...
1 porta-fralda - conjunto do porta-treco de tecido. Facilita bastante ter as fraldas nas mãos em cima do trocador.
1 cesto para roupa suja - disponibilizei um cesto no banheiro das crianças para não misturar nossa roupa.
1 relógio para marcar mamadas - importantíssimo! A rotina das mamadas deve ser uma adapatação da rotina do bebê e da sua. Por isso é bom acompanhar. Eu tinha um caderninho e anotava horário de início, horário de témnino (aí eu calculava o tempo da mamada) e ainda anotava qual era o peito. Especificava tb o que era mamada e o que era a mamada de sobremesa. Essa parte vai influenciar muito a rotina de sono. As pessoas me perguntam como a Malu passou a dormir a noite toda depois de 40 dias de vida. Segui as orientações da Stephanie - depois de 10 dias, vc pode introduzir uma rotina nos horários das mamadas. Os intervalos entre as mamadas durante o dia precisam ser pequenos (mínimo 2 horas e máximo 3 horas). Dessa forma, o bebê fica com calorias reservas e tende a fazer intervalos maiores durante a noite (4/5 horas). Nunca acorede o bebê para mamar de madrugada. Ele precisa chorar (fome). Na mamada da madrugada, vc pega o bebê no escuro e dá o peito, sem trocar fralda, sem que ele perceba que está mamando. Com algum tempo, ele vai passar a não acordar para mamar, pois não criou o hábito de acordar. Importante o bebê ter o espaço dele e não ficar tb no seu quarto por muito tempo isso tb vai interferir. (Detalhes no post Rotina das Mamadas).
2 panelas de ágata (esmaltadas) - vc vai usar para esterelizar as conchas, as mamadeiras e, depois para fazer as comidinhas.
1 pinça de plástico - para pegar os itens esterelizados.
1 caixa tipo tupperwear - para coias esterilizadas.
1 garrafa térmica pequena - para colocar água morna para fazer a higiene no bebê. O lenço umedecido pode dar alergia quando o bebê ainda é muito pequeno. Então, o ideal é usar a água morna com algodão.
1 conta-gotas grande
soro-fisiológico - utilizado no conta-gotas nas narinas sempre depois do banho para lavar o narizinho.
1 seringa - pode ser usada para dar remédio.
1 termômetro de plástico digital
1 termômetro para banheira - na realidadae se vc colocar o pulso/cutovelo vc consiguirá perceber se a água do banho está na temperatura ideal, mas como pais inseguros, é bom ter um termômetro para validar o nosso sentimento no início. Detalhes no post sobre Banhos.
1 escova para limpar mamadeira
1 bolsinha de água quente - eu comprei uma de gel que permite colocar no freezer ou no microondas. Usei com a Malu apenas 2 vezes em momentos de cólicas.
sabonete líquido - não precisa shampoo e sabonete, só o sabonete resolve tudo. Mas fique atendo a cor do sabonete. Ideal que seja transparente ou branco. Evitem os de cores amareladas e avermelhadas
álcool anhidro (absoluto 100%) - para fazer a higiene do umbigo. Converse com seu médico sobre as diferenças, pois o álcool 100% ajuda a secar mais rápido. O álcool 70% esteriliza.
algodão em bolas ou recortado em quadradinhos - mais fácil de manusear e mais econômico que o em bolas).
1 motolia - para aplicar álcool no umbigo.
1 caixa de cotonetes - alguns sugerem o de bolinha. eu usei o comum mesmo.
hipoglós - bisnaga de 90g para misturar no potinho de fezes com 1 colher de chá de óleo vegetal. Melhora a consistência do hipoglós.
óleo vegetal - dê preferência a marca Welleda para misturar no hipoglós e fazer Shantala depois de 1 mês de vida .
fita crepe para bebê - pode ser tb utilizada para que a blusinha não fique embolada. Vc usa a fita para colar a blusa na fralda descartável.
gel anti-séptico para as mãos
1 capa/colchão para bebê-conforto
1 carrinho
- compramos um triciclo, pois gostamos de correr, mas em termos de custo benefício o Pliko P3 da Pég Perego é o ideal mesmo. Detalhes no post sobre Alguns Acessórios para bebês.
1 banheira de plástico com ralo - Detalhes no post sobre Banhos.
1 pé alto para banheira - Detalhes no post sobre Banhos.
1 trocador para cômoda
1 bola para ninar
- daquelas de Pilates, os bebês ficam calminhos, pois estão acostumados ao movimento de quando estavam na barriga. Detalhes no post sobre Alguns Acessórios para bebês.
1 bebê conforto ou cadeira para carro (2 a 22 kilos)
3 lençóis com elástico para berço - vc pode até comprar 1 jogo completo, mas lembre-se que o bebê não dorme coberto. Dorme enrolado na manta até aprox. 3 meses. O lençol de cobrir bonitinho, acaba sendo usado para forrar o berço para decorar.
2 lençóis com elástico para o minhocão - dessa forma vc poderá utilizar o minhocão para o bebê dormir.
1 protetor de colchão - para evitar que o xixi vase para o colchão.
1 minhoquinho (bebê) - comprei junto com o minhocão. O bebê deve ser colocado de ladinho e o minhoquinho é ideal para posicionar o bebê confortavelmente.
1 Sling - não vivo sem slig. Mas tem que acostumar o bebê desde pequeno. detalhes no post sobre Alguns Acessórios para bebês.
1 Cadeirinha BUMBO - cadeirinha que ajuda a sentar e serve ainda como cadeirinha de comer. Detalhes no post.
1 Tummytub - Banho de balde relaxante (ofurô) para ajudar na transição útero-mundo. Detalhes no post sobre Banhos.

Apesar da diferença de sexo do João Pedro e da Malu, iremos aproveitar muitas coisinhas da Malu.

Eu tentei dar a minha opinião em casa item. Espero que eu tenha ajudado. De qq forma, gostaria de alertá-los que nessa lista considerei o uso do berço. Todos já leram que a Stephanie é a favor do futon e do tatame e que ela diz que berço é gaiola de criança. rs! Existem uma teoria que ela defende e prometo que, em breveabaix, publico para vcs. By the way, quem não viu o Programa Estrelas no dia 04/09, é possível clicar no link abaixo para ver a Stephanie com o Mateus Solona e a esposa.


10 comentários:

Juliana disse...

Nunca tire esse blog do ar! Precisarei muito dele daqui um tempo! ;-)
Parabéns, ele está cada vez melhor!

Mamãe Nádia disse...

Olá, adorei conhecer seu blog, vou te seguir! Estou procurando os blogs das mamães pra reunir no Recanto das Mamães Blogueiras (www.recantodasmamaesblogueiras.blogspot.com). Queremos que um dia possamos encontrar lá todos os blogs das mamães. Por que você não dá uma passadinha lá pra nos apoiar? Somos novos e precisamos de ajuda! Vou esperar você! Beijos!

Isabel (irmoliveira@hotmail.com) disse...

Olá, Carol!
Adorei o seu post de hoje. Infelizmente eu não pude fazer as aulas da Stephanie por motivos financeiros. Nos mudamos faz pouco tempo e isso sempre geram gastos com obras e ainda mais com a chegada do primeiro bebê. Com certeza a gente sempre acaba comprando coisas demais e deixa de lado outras coisas que podem ser muito úteis mas não conhecemos e tal.
Para isso, gostaria que postasse fotos de algumas coisas que não sei o que são. Por exemplo a tal minhoquinha e minhocão. Fiquei muito curiosa! O que seria isso?
Aproveito pra pedir mais informaçoes sobre essas anotações nas rotinas das mamadas... limpeza do umbigo... tudo coisas que a gente sabe que tem que fazer mas, no meu caso, iria fazer a limpeza conforme minha mãe e os mais antigos da familia sempre fizeram.
Obrigada mais uma vez por tantas informações que nos passa por meio deste blog maravilhoso.

Beijão.

Isabel (irmoliveira@hotmail.com) disse...

Olá, Carol!
Adorei o seu post de hoje. Infelizmente eu não pude fazer as aulas da Stephanie por motivos financeiros. Nos mudamos faz pouco tempo e isso sempre geram gastos com obras e ainda mais com a chegada do primeiro bebê. Com certeza a gente sempre acaba comprando coisas demais e deixa de lado outras coisas que podem ser muito úteis mas não conhecemos e tal.
Para isso, gostaria que postasse fotos de algumas coisas que não sei o que são. Por exemplo a tal minhoquinha e minhocão. Fiquei muito curiosa! O que seria isso?
Aproveito pra pedir mais informaçoes sobre essas anotações nas rotinas das mamadas... limpeza do umbigo... tudo coisas que a gente sabe que tem que fazer mas, no meu caso, iria fazer a limpeza conforme minha mãe e os mais antigos da familia sempre fizeram.
Obrigada mais uma vez por tantas informações que nos passa por meio deste blog maravilhoso.

Beijão.

Rosi disse...

Carol

Esse post é para ler com muita calma e guardá-lo. Obrigada pelas dicas, essenciais para mim, hehe.

Bjs

Ana Carolina Peixoto disse...

Queridona, eu comprei na Stephanie. Ela tem uma moça que faz para ela. Vá no site dela http://www.stephanieprepar.com.br/, na galeria de fotos, página 5... na segunda linha da direitra vc verá os minhoquinhos e minhocões. Talvez consiga alguma costureira para fazer... só precisaria das medidas...



bjs,

Anônimo disse...

Carol, estou procurando dicas para mala da maternidade e estou numa dúvida louca!!! Como vc fez? Uma mala para vc e outra para o bebê? Que tipo de mala vc usou? Me ajude!!! Bjs, Milena

Anônimo disse...

Boa noite.

Como eu posso fazer essa pomada de gordura de picanha ? Não aguento mais ver a minha mulher sofrer na hora de amamentar.

Obrigado.

Ana Carolina Peixoto disse...

Tente contato com a Stephanie (21) 8258-9008 (21) 2541-4754 (21) 8111-5848

Anônimo disse...

Ok
Obrigado.